Saltar para o conteúdo

Primeira Lei de Newton: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 187.123.85.175 ( modificação suspeita : -18), para a edição 36612402 de Kaktus Kid
Linha 1: Linha 1:
{{Mecânica Clássica|Dinâmica}}
{{Mecânica Clássica|Dinâmica}}
As três leis de Newton são a base da mecânica clássica, que permite estudar desde o
As três leis de Newton são a base da mecânica clássica, que permite estudar desde o
movimento dos objetos à nossa volta, até o movimento dos planetas, estrelas e outros
movimento dos objetos à nossa volta, até o movimento dos planetas, estrelas e outros
Linha 7: Linha 7:
== Lei da Inércia ==
== Lei da Inércia ==
A primeira lei de Newton, denominada lei da inércia, foi enunciada por Newton no seu
A primeira lei de Newton, denominada lei da inércia, foi enunciada por Newton no seu
livro assim:
livro assim: JUBILO PASSOU POR AQUI


{| border="1" cellpadding="2" cellspacing="2" align="center" width=100%
{| border="1" cellpadding="2" cellspacing="2" align="center" width=100%

Revisão das 01h04min de 9 de outubro de 2013

As três leis de Newton são a base da mecânica clássica, que permite estudar desde o movimento dos objetos à nossa volta, até o movimento dos planetas, estrelas e outros objetos distantes. As 3 leis foram enunciadas de forma clara numa única página do livro escrito por Newton em 1687 (Princípios Matemáticos da Filosofia Natural). [1]

Lei da Inércia

A primeira lei de Newton, denominada lei da inércia, foi enunciada por Newton no seu livro assim: JUBILO PASSOU POR AQUI

LEI I
Todo corpo mantém o seu estado de repouso ou de movimento uniforme segundo uma linha reta, se não for compelido a mudar o seu estado por forças nele impressas.
Os projéteis continuam no seu movimento, a menos que sejam retardados pela resistência

do ar ou impelidos para baixo pela força da gravidade. Um pião, cujas partes, pela sua coesão, são continuamente desviadas dos seus movimentos retilíneos, não cessa de rodar se não for retardado pelo ar.

Os corpos maiores — planetas e cometas — encontrando menos resistência nos espaços livres, continuam os seus movimentos, retilíneos ou circulares, por tempo muito maior.

Um sistema de referência em que se verifique a lei da inércia, é designado por referencial inercial.

Consideremos um exemplo: uma esfera colocada em repouso sobre uma mesa horizontal, num comboio, observada por duas pessoas, o passageiro que colocou a esfera na mesa e uma pessoa que está sentada na estação por onde está a passar o comboio.

Em relação à pessoa que está na estação, a esfera poderá estar em repouso, se o comboio estiver parado, ou em movimento se o comboio estiver a andar. Nos dois casos a esfera manterá o seu estado, de repouso ou de movimento uniforme; se o comboio estiver em movimento, com velocidade uniforme e em linha reta, a esfera acompanhará o movimento da mesa no comboio, estando assim em repouso em relação ao passageiro no comboio. Se a velocidade do comboio não for uniforme, a esfera, que mantém a sua velocidade uniforme, rodará para trás, se o comboio estiver a acelerar, ou para a frente, se o comboio estiver a abrandar.

Assim, do ponto de vista do passageiro, a bola apenas manterá o seu estado inicial de repouso se o comboio estiver parado ou com movimento retilíneo e movimento uniforme.

Nomeadamente, o comboio em repouso ou com movimento retilíneo e uniforme constitui um referencial inercial, mas ou comboio com movimento não uniforme não será um referencial inercial. Se a velocidade do comboio for uniforme, mas o movimento for ao longo de uma curva, a esfera rodaria para alguns dos lados da mesa e o comboio não seria um referencial inercial.

Referências

  1. [ Dinâmica e Sistemas Dinâmicos. Porto: Jaime E. Villate, 20 de março de 2013. 267 págs]. Creative Commons Atribuição-Partilha (versão 3.0) ISBN 978-972-99396-1-7. Acesso em 25 jun. 2013.

Ver também