Renault Voiturette

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade(desde maio de 2015). Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Renault Voiturette
Visão Geral
Nomes
alternativos
Renault Type A
Renault Type B
Renault Type C
Renault Type D
Renault Type E
Renault Type G
Renault Type H
Renault Type J
Produção 1898-1903
Fabricante Renault
Dimensões
Comprimento 1,900 mm
Largura 1,150 mm
Altura 1,400 mm

O Renault Voiturette foi o primeiro automóvel produzido pela Renault, foi fabricado entre 1898 e 1903. O nome foi usado por cinco modelos.

Voiturette Type A[editar | editar código-fonte]

O primeiro Voiturette foi projetado pelo criador do fabricante Louis Renault em 1898. O primeiro Voiturette foi vendido a um amigo do pai de Louis após estar passeando com Louis pela Rua Lepic em 24 de dezembro de 1898. Outros 12 carros foram vendidos naquela noite. A principal razão de ter vendido o carro foi a incrível habilidade do carro subir ruas sem qualquer dificuldade e sua economia de combustível. O carro montado com um motor De Dion-Bouton de um cilindro, o que lhe permitiu atingir uma velocidade máxima de 32 km/h (20 mp/h).[1]

Voiturette Type B[editar | editar código-fonte]

O Tipo B foi basicamente o mesmo Voiturette. No entanto, a diferença foi o aspecto do carro, incluindo um teto e duas portas. Louis Renault inventou o Sedan em 1899.

Voiturette Type C[editar | editar código-fonte]

O Tipo C foi o primeiro carro com capacidade para quatro passageiros, da Renault. Depois de várias modificações mecânicas e físicas, o carro foi lançado em 1900. O carro foi apresentado em 1900 no Mondial de l'Automobile em Paris, apresentando pela primeira vez a Renault Frères como um fabricante de automóveis.[1]

Voiturette Type D/E/G[editar | editar código-fonte]

O Tipo D e E Voiturette foram semelhantes aos do Tipo C, mas com algumas diferenças, principalmente o motor 5CV atualizado. O tipo D foi idêntico ao Tipo C com exceção do teto retrátil e o Tipo E mostrou um teto mais longo do que o do tipo B, mas sem qualquer porta. O Tipo G utilizou o mesmo chassi e carroceria do Tipo D e E, mas com um motor atualizado.

Referências

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Renault Voiturette