Renault Twingo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Renault Twingo
Renault Twingo (II, Facelift) – Frontansicht, 21. Juli 2012, Heiligenhaus.jpg
Visão Geral
Produção 1993 — presente
Fabricante Renault
Modelo
Classe veículo pequeno
Carroceria hatch 3 portas
Designer Patrick Le Quément
Ficha técnica
Motor 55cv
Transmissão Manual
Modelos relacionados
Citroën C1
Peugeot 107
Ford Ka
Volkswagen Fox
Kia Picanto
Volkswagen Up!
Cronologia
Último
Renault
Próximo

O Twingo é um modelo citadino de porte mini da Renault. Surgido em 1993, este miniautomóvel veio revolucionar as cidades europeias. Inicialmente foi concebido para apenas possuir um tipo de carroceria, uma versão e um motor. A carroceria é de 3 portas tipo monovolume (foi este modelo que impulsionou outras marcas a fazerem citadinos tipo monovolume). O nome Twingo é uma mistura de "Twist" e "Tango".

1993[editar | editar código-fonte]

Twingo primeira geração.

A versão inicial possuía apenas como opcional Ar Condicionado e o teto panorâmico, estando disponível em várias cores claras e alegres. Os seus bancos traseiros rebatiam e deitavam, o que juntamente com os da frente, tornavam-no numa cama.

O seu motor era o fiável 1237 c.c. e 55cv. Contudo a boa receptividade do público e a necessidade de criar um Twingo à medida de cada um trouxeram vários pacotes de equipamento (Pack - Vidros eléctricos, fecho central de portas com telecomando, retrovisores eléctricos, etc). Foram também fabricadas várias séries limidadas com interiores e estofos relativos a cada série (Zoom, Spring, Kenzo, Alizé etc.) e normalmente equipados com o Pack, tendo algumas séries incluído airbag e ar condicionado (Kenzo).

Outra revolução do Twingo foi a versão Easy em que a caixa de quatro velocidades era manual, mas com embreagem pilotada (dispensa o pedal de embreagem), é uma boa opção para quem necessita de um carro só com 2 pedais mas não quer uma caixa automática.

1996[editar | editar código-fonte]

Em 1996 a motorização foi renovada pelo novo motor D7F com 1149c.c. de 60cv. Surgiram também novos interiores e passaram a ter uma 3ª luz de stop na tampa da mala. Com este novo motor o Twingo tornou-se mais económico e mais potente e reforçou os argumentos perante as novas ameaças do mercado (Ford Ka, Lancia Y). Porém, o Twingo conseguiu sempre manter-se na liderança associado a preços competitivos, conforto e qualidade de construção.

1998[editar | editar código-fonte]

Snow in 2001.jpg

No final de 1998 um reestyling trouxe-lhe novos faróis e para-choques. O interior também foi totalmente renovado: novos bancos e tabliê, passou a incluir duplo Airbag de série e Airbags laterais como opção. Foi adicionado à lista de opcionais a possibilidade do teto panorâmico de vidro. Foi chamado de Twingo 2.

Surgiu a versão Initiale Paris, com o interior em tons de bege, bancos em pele, volante em pele, Rádio CD com comando satélite, Ar condicionado, Direcção assistida, pintura metalizada exclusiva, jantes especiais e faróis de nevoeiro.

2001[editar | editar código-fonte]

O ano de 2001 trouxe novidades ao pequeno Renault: O novo motor 1149 c.c. com cabeça 16v passava a contar com 2 motores com 60cv e 75cv. Os faróis também foram substítuidos por faróis de vidro liso, vieram novas cores e interiores que têm ajudado o Twingo a manter-se muito atual 13 anos depois.

2007[editar | editar código-fonte]

Recentemente as vendas têm decaído, fazendo com que a Renault decida que seria o momento certo para lançar o novo Twingo, mas com um visual completamente renovado. A produção do anterior modelo foi terminada em 2006, sendo esperado o novo modelo: Twingo II, em meados de 2007.

2014[editar | editar código-fonte]

Em 2014 foi lançada uma nova geração deste modelo, que foi feita em parceria com a Daimler, e que por isso partilha a mesma base e alguns componentes com o também novo Smart Forfour. O novo Renault Twingo é inspirado no Renault 5, sendo por isso bastante diferente da geração anterior. Este é também o primeiro Renault Twingo com 5 portas.

Geração atual do modelo - 2014
Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.