Richard Alley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Richard Alley
Nascimento 18 de agosto de 1957 (62 anos)
Ohio
Cidadania Estados Unidos
Alma mater Universidade do Wisconsin-Madison, Universidade Estadual de Ohio
Ocupação professor universitário, autor, geólogo
Prêmios Prêmio Tyler de Conquista Ambiental, Prêmio Arthur L. Day, Prêmios Fundação BBVA Fronteiras do Conhecimento, Medalha Wollaston, Prêmio Heinz, membro da União Geofísica Americana, Membro da Associação Americana para o Avanço da Ciência, Membro da Academia Americana de Artes e Ciências, Membro Estrangeiro da Royal Society, Medalha Roger Revelle
Empregador Universidade Estadual da Pensilvânia

Richard Blane Alley (Ohio, 18 de agosto de 1957)[1] é um geólogo estadunidense, professor na Universidade Estadual da Pensilvânia

É autor de mais de 200 publicações científicas sobre a relação entre a criosfera e os eventos de mudança global do clima. É de acordo com o Institute for Scientific Information (ISI) um autor frequentemente citado.

Vida[editar | editar código-fonte]

Richard Alley recebeu o BSc em geologia e mineralogia em 1980 e o mestrado em 1983 na Faculdade de Geologia da Universidade Estadual de Ohio. Obteve o Ph.D. em 1987 na Faculdade de Geologia da Universidade do Wisconsin-Madison. Após curto tempo no pós-doutorado foi chamado para a Universidade Estadual da Pensilvânia, onde ascendeu em 2000 a Evan Pugh Professor of Geosciences.

Condecorações[editar | editar código-fonte]

Em 2007 foi eleito fellow da Associação Americana para o Avanço da Ciência. No mesmo ano recebeu a Medalha Roger Revelle,[2] em 2009 recebeu o Prêmio Tyler de Conquista Ambiental. Em 2010 foi eleito membro da Academia de Artes e Ciências dos Estados Unidos e recebeu em 2011 o Heinz Awards. Em 2014 recebeu o Prêmio Arthur L. Day da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, da qual é membro desde 2008, e foi eleito membro da Royal Society. Em 2016 recebeu o Climate Communication Prize. Recebeu a Medalha Wollaston de 2017.

Obras[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Alexander E. Gates: Earth Scientists from A to Z, Facts on File, 2003
  2. «2007 Roger Revelle Medal Winner». União de Geofísica dos Estados Unidos. Consultado em 19 de outubro de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Susan Brantley
Medalha Wollaston
2017
Sucedido por
Terry Plank