Serra da Boa Esperança

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vista da parte sul da Serra de Boa Esperança.
Vista de outra porção sul da serra.

A Serra da Boa Esperança é uma cadeia montanhosa localizada no centro-sul do estado de Minas Gerais, no município de Boa Esperança, e pode ser avistada nos municipios de Cristais, Carmo do Rio Claro, Ilicínea, Guapé e Piumhi, entre outras. Está a cerca de 280 quilômetros de distância da capital mineira, Belo Horizonte e a cerca de 380 quilômetros de São Paulo.

História[editar | editar código-fonte]

Suas referências em documentos históricos são antigas e abundantes. A famosa carta do Alferes Moreira, de 1732, hoje em Évora, narra a viagem desse aventureiro que se perdeu na busca do "Morro" das Esperanças.

É também a quadrilheira, na verdade cordilheira das Esperanças descrita em dezenas de documentos dos aventureiros paulistas no ir e vir de São Paulo a Pitangui, quando atravessavam o rio Grande nas itaipavas da Serra das Esperanças. Por fim, é o ponto que marca onde ficava a Primeira Povoação, ou Primeiro Quilombo do Ambrósio e seus quilombos tributários, atuais municípios de Cristais, Guapé, Aguanil, Piumhi, Formiga, etc., desde os idos de 1725, mais ou menos. Como se vê além de sua beleza imensa, tem muita história esta serra que atravessa o rio Grande, num semibumerangue de sul para norte, como pode ser vista no famoso mapa da Confederação Quilombola chamada no geral de Quilombo do Campo Grande, desenhado a mando do capitão Antônio Francisco França por volta de 1763.

Parque[editar | editar código-fonte]

O Parque Estadual da Serra da Boa Esperança é um parque brasileiro, criado a 16 de maio de 2007, pelo decreto 44.520, com uma área de 5.873,9960 hectares, protegidos pelo Instituto Estadual de Florestas.

Música[editar | editar código-fonte]

Uma canção com esse nome, de Lamartine Babo, fez muito sucesso no rádio, em 1937 na voz de Francisco Alves.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Unidades de Conservação da Natureza é um esboço relacionado ao Projeto Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.