Floresta Nacional de Passa Quatro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A floresta nacional de Passa Quatro é uma unidade de conservação brasileira, situada no município mineiro de Passa Quatro (MG), sendo controlada pelo Instituto Chico Mendes e integrante do SNUC. A Floresta possui uma área total de 335 ha onde se desenvolvem atividades de pesquisa, manejo ambiental e uso sustentável e está inserida numa ramificação da Serra da Mantiqueira.

Cachoeira de Iporã na FLONA de Passa-Quatro.

História[editar | editar código-fonte]

A Floresta Nacional de Passa-Quatro pertencia, anteriormente, ao Instituto Nacional do Pinho e passou à jurisdição do IBDF (atual IBAMA) em 1967, tendo sido criada oficialmente pela Portaria IBDF n.°562 de 25/10/1968. Foi controlada pelo IBAMA até 2007 e agora é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Uso da área[editar | editar código-fonte]

Sua área total está assim dividida:

  • 111 hectares plantados com araucárias;
  • 64,3 hectares plantados com Pinus;
  • 18,6 hectares de araucária nativa remanescente;
  • 83,8 hectares de matas naturais foliòsas e matas fluviais costeiras.
  • 57,3 hectares de administração, viveiro de mudas, lagos, criatório de trutas, rio, áreas de lazer, cachoeiras, etc.

A altitude média se encontra acima dos 900 metros, e apresenta desnível máximo de 500 metros com declividades de até 80º.

Atualmente desenvolve-se lá um projeto de piscicultura de trutas e de manejo de mudas nativas. Possui também um pequeno serpentário e local para alojamento de pesquisadores.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Unidades de Conservação da Natureza é um esboço relacionado ao Projeto Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.