Floresta Nacional de Ritápolis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Floresta Nacional de Ritápolis
Categoria VI da IUCN (Área Protegida de Manejo de Recursos)
Rhinella rubescens, espécie de sapo comum na região [1]
País  Brasil
Estado  Minas Gerais
Dados
Área 89,00 ha
Criação 21 de setembro de 1999
Gestão ICMBio
Coordenadas 21° 3' 21" S 44° 15' 35" O
Floresta Nacional de Ritápolis está localizado em: Brasil
Floresta Nacional de Ritápolis

A floresta nacional de Ritápolis está localizada no estado de Minas Gerais na região sudeste do Brasil. O bioma predominante é o da Mata Atlântica.[2]

Fazenda do Pombal[editar | editar código-fonte]

Na Flona-Ritápolis estão as ruínas da Fazenda do Pombal, terras que pertenceram aos pais de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Localizada às margens do Rio das Mortes, o sítio histórico é considerado uma reserva ecológica e é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA)[3].

Referências

  1. ICMBio. «Amostra preliminar da biodiversidade de herpetofauna da Floresta Nacional de Ritápolis» (PDF). Consultado em 03/03;2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «FN de Ritápolis». Consultado em 3 de março de 2013 
  3. Emanuelle Ribeiro; Fernando Chaves (24 de março de 2011). «Fazenda do Pombal: berço da Inconfidência e refúgio ecológico». Observatório da Cultura. Consultado em 26 de janeiro de 2015 
Ícone de esboço Este artigo sobre Unidades de Conservação da Natureza é um esboço relacionado ao Projeto Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.