Floresta Nacional de Amapá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Floresta Nacional de Amapá
Categoria VI da IUCN (Área Protegida de Manejo de Recursos)
País  Brasil
Estado  Amapá
Dados
Área 412 000,00 ha
Criação 10 de abril de 1989
Gestão ICMBio
Coordenadas 1° 2' 32" S 51° 56' 32" O
Floresta Nacional de Amapá está localizado em: Brasil
Floresta Nacional de Amapá

A floresta nacional de Amapá está localizada no estado do Amapá na região norte do Brasil. O bioma predominante é o da Floresta Amazônica.[1] Ela é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável e tem uma área de aproximadamente 459.800ha, sendo a 5ª maior Unidade de Conservação do Amapá. Conforme seu Decreto de Criação (Decreto № 97.630, de 10 de abril de 1989), a FLONA do Amapá tem por objetivo promover o uso múltiplo dos recursos naturais de forma a permitir a geração permanente de bens e serviços passíveis de serem oferecidos por essa UC.

A Floresta Nacional do Amapá está inserida nos municípios de Ferreira Gomes, Pracuúba e Amapá; sendo Pracuúba o município que abrange a maior área da FLONA do Amapá (50,30%), seguido de Ferreira Gomes (43,49%) e Amapá (6,21%). A área da FLONA é limítrofe a outros cinco municípios: ao sul a FLONA faz limite com os municípios de Porto Grande, Serra do Navio e uma pequena porção de Pedra Branca do Amapari; a noroeste a UC é limítrofe ao Município de Calçoene, e a leste faz limite com o Município de Tartarugalzinho.

Vale ressaltar que as sedes desses municípios encontram-se distantes da UC, e que esse isolamento da FLONA, determinada pelo difícil acesso, distância dos centros urbanos e baixa densidade populacional, tem contribuído para assegurar a manutenção de ecossistemas com elevado grau de conservação e diversidade. Por outro lado, por se tratar de uma UC de uso sustentável, o acesso a áreas produtivas e o escoamento de produção podem ser considerados como um obstáculo para o desenvolvimento local da região.

Em janeiro de 2014 foi publicado no diário oficial da união o Plano de Manejo da Floresta Nacional do Amapá. O documento é um dos instrumentos mais importantes para a gestão das unidades de conservação, e no caso da FLONA do Amapá proporciona a possibilidade da realização de Concessões Florestais, Uso dos Recursos Florestais Não Madeireiros, e Ecoturismo.

Referências

  1. «FN de Amapá». Consultado em 16 de fevereiro de 2013 
Ícone de esboço Este artigo sobre Unidades de Conservação da Natureza é um esboço relacionado ao Projeto Brasil. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.