Teledeporte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde janeiro de 2016).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
TDP
Teledeporte
Tipo DVB-T, DVB-C e DVB-S
País Flag of Spain.svg Espanha
Fundação 14 de fevereiro de 1994 (24 anos)
Pertence a Televisión Española
Proprietário Televisión Española
Cidade de origem Torrespaña (Madrid)
Formato de vídeo 576i (SDTV)
1080i (HDTV)
Canais irmãos La 1
La 2
24h
Clan
Página oficial www.rtve.es/teledeporte
Disponibilidade aberta e gratuita
Espanha TDT
Andorra TDT
Andorra: 25
Disponibilidade por satélite
Movistar+
Dial: 63
Disponibilidade por cabo
Vodafone TV
Dial: 252
Telecable
Dial: 40
Euskaltel
Dial: 64
R
Dial: 73
Disponibilidade via ADSL
Movistar+
Dial: 63
Orange TV
Dial: 84
Disponibilidade digital
RTVE
Transmissão online

Teledeporte (TDP) é um canal de televisão temático da TVE dedicado ao mundo dos esportes que inciou as suas transmissões a 14 de Fevereiro de 1994 através do satélite Hispasat. Foi o segundo canal temático que se implantou na Espanha depois da Eurosport e antes da Sportmanía, Canal+ Deporte e Telecinco Sport.

A TVE canaliza através do canal Teledeporte sua participação na Plan ADO e por ela pode ser considerado o meio audiovisual de referencia para os esportistas espanhóis que praticam modalidades olímpicas.

Actualmente, Teledeporte opera desde o Centro de Produção de Programas da TVE em Sant Cugat del Vallès (Barcelona), transmite 24 horas ao dia (com redifusão do melhor da jornada anterior durante a madrugada) e se dirige a um público heterogéneo e potencialmente numeroso.

O embrião do atual canal foi um programa esportivo exibido ao final da terceira edição do Telediario, entre 1987 e 1990 pela TVE1.

Em 14 de fevereiro de 1994 tornou-se um canal independente. Em 19 de dezembro de 2013, sem aviso prévio, iniciaram-se as transmissões em HD do canal, através do RGE2. Desde 31 de dezembro do mesmo ano às 11:55, é um simulcast da versão SD do canal, transmitindo o mesmo canal em alta definição. Em 1 de julho de 2014, a TVE anunciou o encerramento do canal Teledeporte em 31 de dezembro do mesmo ano. Em 25 de outubro do mesmo ano, imediatamente após a mudança na presidência da RTVE, foi anunciado que a empresa estava recuando e não fecharia o canal.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]