Templo da Piedade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Templo da Piedade
Tipo Templo romano
Construção 181 a.C.
Promotor / construtor Mânio Acílio Glabrião
Geografia
País Itália
Cidade Roma
Localização IX Região - Circo Flamínio
Coordenadas 41° 53' 29" N 12° 28' 48" E
Templo da Piedade está localizado em: Roma
Templo da Piedade
Templo da Piedade

Templo da Piedade (em latim: Aedes Pietatis) foi um antigo templo romano localizado no Fórum Holitório do Campo de Marte em Roma e dedicado à deusa Piedade (em latim: Pietas). Este foi o primeiro templo romano a abrigar uma estátua dourada de um cidadão romano, o cônsul Mânio Acílio Glabrião, que mandou construí-lo[1][2].

História[editar | editar código-fonte]

O templo foi prometido pelo cônsul Mânio Acílio Glabrião durante a Batalha de Termópilas de 191 a.C. e inaugurado pelo seu filho Mânio Acílio Glabrião, nomeado duúnviro justamente para isso, em 181 a.C.[1][3][4][2].

Mais tarde, este templo se tornou o palco de uma história grega de uma filha que sustentava seu pai aprisionado com seu próprio leite. Contudo, é provável que a presença da dita Coluna Lactária no Fórum Holitório é que fez com que a lenda fosse ambientada neste templo[2]. Seja como for, um costume se estabeleceu em Roma de que as crianças não desejadas podiam ser abandonadas no Templo da Piedade ou na Coluna Lactaria por causa disto[5].

Ele ficava na lateral oriental do fórum, que seria mais tarde ocupada pelo Teatro de Marcelo. Por conta disto, ele foi demolido por ordem de Júlio César em 44 a.C. quando se iniciaram as obras para a construção do teatro[2].

Localização[editar | editar código-fonte]

Planimetria do Campo de Marte meridional

Referências

  1. a b Lívio, Ab Urbe Condita XL.34.4
  2. a b c d Samuel Ball Platner (completado e revisto por Thomas Ashby), A Topographical Dictionary of Ancient Rome, Oxford University Press, Londra, 1929, pp. 389-390.
  3. Valério Máximo, Factorum et dictorum memorabilium libri IX, II.5.1
  4. Cícero, De legibus II.28.
  5. Sêneca, o Moço, De ira 1.15.2.