Torcida Jovem do Botafogo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde fevereiro de 2012).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Bandeirão da Jovem em 2008.
Mesmo diminuta, a TJB segue presente nas partidas do Botafogo em 2008.

A Torcida Jovem do Botafogo, popularmente conhecida como T.J.B, é uma torcida organizada ligada ao clube de futebol brasileiro Botafogo de Futebol e Regatas. Fundada em 9 de setembro de 1969,[1] o Grêmio Recreativo Torcida Jovem do Botafogo é a mais antiga torcida organizada do Botafogo e uma das mais antigas e tradicionais do Brasil.[2]

É uma das principais torcidas organizada do clube, mas teve sua atuação diminuída em 2001, quando alguns de seus membros saíram e criaram a fúria Jovem do Botafogo. Em 2003 a Botachopp e em 2006, ex-integrantes ainda criaram a torcida Loucos pelo Botafogo(22).

Saiu da arquibancada verde e atualmente localiza-se na arquibancada amarela do Maracanã. No Engenhão, fixou-se na Ala Oeste.

A divisão da torcida é feita por esquadrões. Seu símbolo é representado pelos dois braços cruzados em formato de "_`X´_" com a mão fechada e, somente o dedo médio de cada mão levantado (formando um gesto obsceno). Ao contratio do simbolo feito pela Forca Jovem do Vasco na uniao D.P.A. , cruzam-se os bracos para dentro.

História[editar | editar código-fonte]

Em meados dos anos 60, a torcida do Botafogo não parava de crescer a aglomeração em volta da TOB era muito grande. Eram muitas bandeiras e uma multidão festiva que queria ficar sempre perto do líder, num verdadeiro sufoco. Nessa época, o pessoal da rua Miguel Lemos, Copacabana, teve a idéia de formar uma nova facção, o PODER JOVEM DO BOTAFOGO, que permaneceu com este nome por apenas três jogos para, depois, chamar-se, definitivamente, TORCIDA JOVEM DO BOTAFOGO, em 9 de Setembro de 1969.A nova torcida se estabeleceu nas arquibancadas atrás do gol, uma tradição que permanece até hoje.Os fundadores da T.J.B foram: Jorge Mau-mau, Jorge Wellington, George Cachaça, Leno, Jacques, Bené, Geraldo, Hamilton, Nilton, Antônio Carlos, Caio, Zé Carlos e Renatinho,Waldir, Grilo, Paulinho Careca (Bateria) entre outros. A Torcida Jovem se manteve assim até dezembro de 1976. Em janeiro do ano seguinte, a TJB absorveu a UNIFOGO, comandada por Fernando Mesquita, e fundou-se a JOVEM-UNIFOGO, que durou até 1980. Alguns integrantes de destaque na torcida foram Marcos Portela, Dede Barros, Ique, Luciano, Mendonça, Dodão, Vinicius, Arnaldo e Angelo. Nas decádas de 80 e 90 era uma das maiores e mais temidas torcidas Jovem do Brasil tendo como destaque a sua 1ª eleição para Presidente realizada na Torcida em 1989, na qual disputaram Egas Muniz (Baloeiro) que venceu a Oposição de um grande Guerreiro, "Claudio Orelha" 378 votos contra 25.

Egas Muniz (Baloeiro) permaneceu a frente da torcida por 2 anos, período este que foram dedicados a festa da torcida nas arquibancadas por onde a TJB passou, com uma diretoria composta por varios componentes como Ricardo Burgues, Marcio Jacaré, Arthur, Ricardo Negro, Vicente, Biro-Biro, Zero, Manchinha, dentre outros. No ano de 1992, a torcida passou por uma reforma administrativa e teve como presidente Roberto Alves, com Mauro como vice-presidente e o surgimento de novas liderancas como Funa, Kunta, Noy, Luiz Americo o lendario Cabeça e o grupo conhecido como "Galera do Rajah". Nos anos 90, a Torcida Jovem passa a frequentar bailes funk de corredor e ganha destaque neste cenário. Dos anos 2000 até os dias de hoje a T.J.B já passou por altos e baixos, com a manutenção da gestão de Roberto Alves. Por este motivo chegou a quase ser extinta no período de 2001 até 2005 pelo surgimento da Fúria Jovem do Botafogo. No ano de 2006 o Botafogo sagrou-se Campeão Carioca e a T.J.B estendeu uma bandeira enorme no Relógio da Central do Rio de Janeiro. Em 2007 a T.J.B começou a reaparecer no cenário nacional e internacional fazendo caravanas para todo o Brasil e para a Argentina, com a participação de Sansao, assim aumentando o número de componentes. O ano de 2008 foi um ano importante para a Torcida Jovem do Botafogo, com a volta de alguns esquadrões como Juiz de Fora, Petrópolis, São Paulo e Brasília. Nesse mesmo ano a T.J.B comemorou 39 anos de existência. Em 2009 mais um feito importante, a volta de integrantes antigos e do famoso Esquadrão Baixada.

Depois de alguns anos no ostracismo, em 2014 a Torcida Jovem do Botafogo ensaia um retorno aos estadios, sob nova administracao. Diversas outras torcidas do Botafogo, como a Loucos pelo Botafogo e a Baixada Fogo foram formadas por ex-integrantes da Torcida Jovem que seguem algumas de suas tradicoes e ideologias.

Aliadas[editar | editar código-fonte]

Amigas[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Esquadrões[editar | editar código-fonte]

  • Zona Sul : Rajah,Botafogo ,Humaitá ,Urca , Leme ,Copacabana ,Ipanema ,Leblon ,Gavea , Jardim Botânico, Horto, Cosme velho, Laranjeiras, Largo do Machado, Catete,Gloria.
  • Central

Centro, Santa Teresa, Praça 11 ,Estácio, Cidade Nova, Santo Cristo, Gamboa, Saúde, Praça da Bandeira, Rio Comprido, São Cristóvão,Maracanã, Praça Hilda, Tijuca, Grajaú, Mangueira, São Francisco Xavier,Benfica , Vila Isabel, Andaraí,Usina ,Alto da Boa Vista.

  • Zona Norte :

Méier, Cachambi, Engenho Novo, Engenho de Dentro, Cascadura, Abolição, Piedade, Jacaré, Maria da Graça, Del Castilho, Todos os Santos, Água Santa, Encantado, Pilares, Inhauma, Engenho da Rainha, Tomás Coelho, Cavalcante, Eng. Leal, Turiaçu, Oswaldo Cruz, Campinho, Bento Ribeiro, Madureira, Quintino Bocaiuva, Vila Valqueire, Marechal Hermes,Guadalupe.

  • Zona Oeste:

Deodoro, Guadalupe, Vila Militar, Campo dos Afonsos, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Realengo, Padre Miguel, Bangu, Senador Camará, Senador Vasconcelos, Santíssimo, Campo Grande, Inhoaíba, Cosmos, Santa Margarida, Paciência, KM 32, Santa Cruz, Sepetiba, Jardim Maravilha, Guaratiba, Pedra de Guaratiba, Ilha de Guaratiba,Barra de Guaratiba.

  • Leopoldina :

Caju, Manguinhos, Maré, Bonsucesso, Ramos, Penha, Higienópolis, Vila Kosmos, Vila da Penha, Irajá, Colégio, Coelho Neto, Vicente de Carvalho, Vaz Lobo, Brás de Pina, Parada de Lucas, Cordovil, Penha Circular, Vista Alegre,Jardim America,Vigário Geral,Cidade Alta, Rocha Miranda, Olaria.

  • Jacarepaguá :

Praça Seca, Tanque, Taquara, Curicica, Cidade de Deus, Gardênia Azul, Anil, Pechincha, Camorim, Boiuna,Vargem Grande, Rio das Pedras, Freguesia de Jacarepaguá.

  • Baixada:

Nova Iguaçú, Morro Agudo, Caioaba/Itaipu, Posse, Cerâmica, Austin, Cacuia, Queimados, Japeri, Paracambi, Cabuçu, Mesquita, S.Joao de Meriti, Belford Roxo, Édson Passos, Nilópolis, Olinda, Anchieta, Ricardo de Albuquerque, Pavuna, Duque de Caxias.

  • Esquadrão Barra/ Recreio.
  • Esquadrão Parque União.
  • Esquadrão Região dos Lagos.
  • Esquadrão São Paulo.
  • Esquadrão Niterói/ S.G.
  • Esquadrão Sul do Estado.
  • Esquadrão Juiz de Fora - MG.
  • Esquadrão Espírito Santo .
  • Esquadrão Manaus - AM.
  • Esquadrão Belém - PA.
  • Esquadrão Cuiabá - MT.
  • Esquadrão Recife - PE.
  • Esquadrão Alagoas .
  • Esquadrão Brasilia - DF.
  • Esquadrão EUA.
  • Esquadrão Itália .