Fúria Jovem do Botafogo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Fúria Jovem do Botafogo
Fúria Jovem 2.jpg
Fúria Jovem do Botafogo
Fundação 21 de junho de 2001
Símbolo Triângulo / Cachorro
Sede Centro
Presidente Vanilson Van
[www.furiajovem.com.br Página oficial]

Fúria Jovem do Botafogo é a maior torcida organizada ligada ao Botafogo de Futebol e Regatas.

História[editar | editar código-fonte]

A Fúria Jovem foi criada em 21 de junho de 2001 a partir de torcedores dissidentes da Torcida Jovem do Botafogo. Rapidamente, tornou-se a principal torcida do clube,hoje temos cerca de 15.089 membros. A participação do clube na Série B do Campeonato Brasileiro de 2003 fez a torcida se solidificar ainda mais, estando presente nos jogos do Estádio Caio Martins e fora de casa durante a campanha de volta a Série A. Tem como seu Lema Por amor ao Botafogo. Seus preceitos São: Ética,Respeito e Atitude. Hoje a Fúria Jovem do Botafogo,tem Tido um Aumento Gradual nos seus Membros e/ou Participantes,Tornando-se assim a maior Organizada do clube Botafogo Futebol e Regatas.

Associação[editar | editar código-fonte]

Fúria Jovem no Maracanã.

A associação à Fúria Jovem faz-se a partir do pagamento de uma taxa de adesão junto à diretoria da torcida. Com ela, o membro recebe uma carteirinha de identificação como sócio e tem direito a desconto na compra de Materiais com a torcida. Não há cobrança de mensalidade. E aqueles que não são sócios podem, também, acompanhar os jogos junto à organizada. Todo lucro arrecadado é investido em materiais (bandeiras, bandeirões, festas de arquibancada, fumaça, papel picado e outros).

Simbologias[editar | editar código-fonte]

Seu lema é "Por amor ao Botafogo", e suas diretrizes são: "Ética, Respeito e Atitude". A torcida é dividida por "canis" em homenagem a um dos mascotes alternativos do clube, o cachorro. Seu símbolo é um triângulo feito com as duas mãos abertas, com as palmas viradas para a frente, ligadas, em cima pelos dedos indicadores, e embaixo pelos polegares. O mascote da Fúria Jovem do Botafogo é um cachorro, com braços tonificados, e com roupas da torcida.Os torcedores da Fúria são conhecidos como "Furiosos" ou "Cachorrada".

Localizações[editar | editar código-fonte]

Ficheiro:Engenhão bot x por 008.jpg
Fúria Jovem na ala norte do Engenhão.

No Maracanã, local onde ocorrem os clássicos do futebol carioca, a Fúria Jovem localiza-se no setor norte superior, mesmo setor ocupado pela Torcida Jovem, Fogoró e a Loucos Pelo Botafogo, exceto em jogos contra o Flamengo, nesse caso a torcida fica no setor Sul. No Estádio Nilton Santos, de posse do alvinegro, ela fica no setor leste inferior, lado oposto às cabines de TV e rádio e quando é clássico no lado Norte do Niltão, juntamente com as torcidas Fogoró e a barra-brava Loucos pelo Botafogo

Bandeiras[editar | editar código-fonte]

Bandeirão da Fúria no Maracanã.
Bandeiras de bambu

As bandeiras da Fúria são em sua maioria pretas com desenhos em preto e branco ou mesmo com o desenho de seu mascote. Todas são do mesmo tamanho, quatro metros por quatro.

Bandeirões

Um dos principais bandeirões da Fúria Jovem é representado por uma grande bandeira do Botafogo de Futebol e Regatas com a inscrição em uma das listras brancas "Ética, respeito e atitude", que recobre grande parte do setor ocupado pela torcida alvinegra. Além deste, existem um "camisão" que representa o uniforme do clube, um bandeirão negro com dois símbolos da Fúria e marca do patrocinador, Casas Sto. Antônio, e outro com a foto de Garrincha e a inscrição "A Alegria do Povo".

Festas[editar | editar código-fonte]

Membros da Fúria Jovem fazendo o símbolo da torcida.

As festas oficiais da Fúria Jovem ocorrem sempre à data de sua fundação, ou no dia mais próximo ao fim de semana. Para ela, a torcida cria camisas comemorativas que dão acesso ao evento e que ilustram seu mascote, seu lema e o tempo desde sua fundação. Sendo na festa de comemoração de seus 9 anos foi comemorada na furacão 2000!!

Aliadas/Amizades[editar | editar código-fonte]

Torcida antes de um jogo.

No mundo das torcidas organizadas, para realizar viagens e poder se defender de grupos criminosos, muitas torcidas fazem alianças com outras de Estados distintos. Possui aliança com:

Canis[editar | editar código-fonte]

Veja a lista de "Canis" da Fúria Jovem e os respectivos bairros ou regiões que são cobertas por eles.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Fúria em 2008, no Engenhão.