Usuário(a):DMCarneiro/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portugal Telecom
Sociedade gestora de participações sociais, Sociedade anónima
Atividade Telecomunicações
Fundação 1994
Sede Lisboa, Portugal Portugal
Pessoas-chave Henrique Granadeiro, CEO e Presidente do Conselho de Administração
Empregados 37,020 (2009)
Lucro 683,9 milhões (2009)
Faturamento 6,785 bilhões (2008)
Website oficial telecom.pt

A Portugal Telecom, SGPS, SA ou Grupo PT é um operador de telecomunicações internacional, com mais de 100 milhões de clientes a nível mundial[1], focado em três geografias principais - Portugal, Brasil e África.

Em Portugal, a empresa dispõe de uma oferta de produtos e serviços, nas áreas de telecomunicações e multimédia, direcionados para os segmentos de Consumo e Empresarial. No segmento de Consumo (Residencial e Pessoal), a empresa procura explorar a convergência no mercado suportado em três pilares: simplicidade, comodidade e poupança[2].

Edifício sede da Portugal Telecom em Lisboa

No segmento Residencial tem alavancado o seu negócio com base num serviço avançado de televisão e em ofertas agregadas (bundles), de que é exemplo o M4O. No segmento Pessoal, a empresa posiciona a sua oferta em soluções de voz plana e explora o desenvolvimento da oferta de dados.

No segmento empresarial, o Grupo PT está focado no aumento da penetração de serviços de Sistemas e Tecnologias de Informação (Cloud, Outsourcing e BPO) para reforçar a quota de mercado em Tecnologias de Informação e Comunicação, tendo reforçado esta aposta com a inauguração do novo Data Center da PT na Covilhã[3].

Internacionalmente, a PT pretende maximizar o valor estratégico dos seus ativos, reforçando o enfoque no Brasil e em África. O mercado brasileiro continua a ser prioritário, o que justificou que em outubro de 2013 tivesse sido comunicada ao mercado a intenção de fusão entre a Portugal Telecom e a Oi, criando-se um operador transatlântico[4]. África irá continuar a ser uma importante fonte de crescimento, onde serão reforçadas parcerias, bem como exploradas oportunidades de investimento suscetíveis de criar valor para a empresa e para os acionistas.

A Portugal Telecom está cotada na Euronext Lisboa e na NYSE Euronext (Bolsa de Nova Iorque), assim como nos principais índices de sustentabilidade Dow Jones Sustainability Index World e FTSE4GOOD.

Informações sobre a empresa[editar | editar código-fonte]

Em 1996, a empresa, até então pública, passou para o setor privado e começou a alargar a sua área de intervenção, sendo uma das mais cotadas a nível nacional, com presença em bolsas estrangeiras.

Desde a privatização, cresceu em média por ano cerca de 11% nas receitas e 37% no lucro líquido, muito graças aos negócios de nível internacional da PT Internacional (controla e gere no Brasil a Vivo Participações até à venda da sua participação de 50% à Telefónica, atualmente a Vivo está incluída nos maiores operadores móveis do Hemisfério Sul), às comunicações móveis e à TV Cabo. O maior sucesso da Telesp Celular foi o lançamento em abril de 1999 do "Baby", um telemóvel com cartão pré-pago recarregável equivalente ao Mimo da TMN, o primeiro do género na América Latina. A PT está ainda presente nos mercados de Marrocos, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique, Timor-Leste, Angola, Quénia, China e São Tomé e Príncipe [5] e ainda no Botsuana. [6]

Uma reorganização da empresa efetuada em 1996 levou a que fossem definidas diversas áreas de intervenção: a rede fixa de telefones, a rede de telefones móveis, a televisão por cabo e multimédia, para empresas, a nível internacional, inovação e sistemas de informação. Tudo isto com o objetivo de manter o crescimento, rentabilidade e monopólio da rede fixa.


Assim nasceu a PT Multimédia (agora ZON, principal rival da empresa), que operava nas áreas de media, serviços interativos e Internet. Esta empresa chegou a deter cerca de 90% do mercado da televisão por subscrição, seja por cabo ou satélite, que possibilitava o acesso a mais de 50 canais através da TV Cabo.

Entretanto, o Grupo PT, através da Marconi, que participa em 36 cabos submarinos internacionais, disponibilizou uma rede internacional de serviço telefónico, telemática, transmissão TV e Internet. A Marconi tem ainda acesso aos sistemas de satélite Intelsat, Inmarsat e Eutelsat.

Em 2003, a Portugal Telecom e a Telefónica Mobiles formaram uma "joint venture", na altura, a maior operadora de rede móvel do mercado brasileiro e do hemisfério sul, a Vivo com mais de 30 milhões de clientes. Em agosto de 2005 a empresa foi envolvida no escândalo político brasileiro, conhecido como escândalo do mensalão.

Em 28 de julho de 2010, a Portugal Telecom perde a gestão da Vivo para a Telefonica devido à compra de 50% da Vivo até então detida pela PT. De salientar que foi usada pela primeira vez em Portugal uma Golden share, as chamadas ações douradas que permitem ao estado o poder de veto num negócio que comprometa o interesse estratégico nacional. No entanto, devido ao facto de a PT adquirir um posição na Oi foi possível deixar o negócio concretizar-se com um encaixe na PT de 7,5 mil milhões de euros, ou seja é respeitado o interesse estratégico nacional, a PT fica com 22,4% da Oi e abre o caminho para uma expansão do negócio na América Latina, é de salientar que o negócio foi inicialmente vetado pelo governo por que não havia alternativa, depois negociou-se com a Oi e a PT passou a ser uma das maiores acionistas.

A partir de 10 de junho de 2011, a Portugal Telecom começou a aplicar o Acordo Ortográfico de 1990 na redação dos seus documentos internos e externos.

História[editar | editar código-fonte]

A evolução da Portugal Telecom está ligada a todo o percurso de desenvolvimento das telecomunicações em Portugal. Embora a criação da PT date apenas de 1994, é no século XIX que se inicia a aventura das telecomunicações em Portugal, em que tiveram papel preponderante empresas que, ao longo do tempo, foram evoluindo até integrarem o universo empresarial que serviu de base à formação da PT de hoje (frase de Óscar Vieira).

A privatização da Portugal Telecom decorreu durante dezasseis anos e cinco vagas de ofertas públicas de ações. Este processo terminou definitivamente em 2011, quando o Estado Português prescindiu das suas 500 ações Golden Share[7].

A história da empresa assenta em marcos que fizeram desta empresa uma referência a nível nacional e internacional: a Portugal Telecom lançou o Mimo, o primeiro pré-pago do Mundo realizou a primeira vídeo chamada em Portugal e terceira na Europa; lançou a melhor rede de fibra ótica da Europa; lançou o primeiro canal interativo do país, o MEO; distingue-se pelo seu investimento em I&D em Portugal; é a única empresa de telecomunicações em Portugal a fazer parte do DJSI; é a única empresa de telecomunicações nacional cotada na NYSE.

PT Multimedia[editar | editar código-fonte]

A PT Multimedia foi criada em julho de 1999 pelo Grupo PT e centralizava as atividades de media e internet, tais como TV Cabo, PT Conteúdos, Internet (PTM.com), Lusomundo, Páginas amarelas (24,75% de participação), Sportinveste, entre outros[8].

Em 2007, após uma Oferta Pública de Aquisição, apresentada pela Sonae ao Grupo PT, houve uma cisão (spin-off) entre as duas, tendo a PT Multimedia dado origem à ZON Multimédia[9]. Já em 2013 a ZON fundiu-se com a operadora telefónica do Grupo Sonae (Optimus) tendo dado origem à Zon Optimus[10].

Sustentabilidade[editar | editar código-fonte]

A sustentabilidade é um compromisso estratégico assumido pela Portugal Telecom, que trabalha diariamente para poder melhorar os seus índices e desempenhos no âmbito responsabilidade financeira, social e ambiental[11].

A empresa não se limita a diminuir a sua pegada de carbono no dia a dia da sua atividade[12], internamente são promovidas várias campanhas de sensibilização dos colaboradores para esta temática, com o objetivo de se estimular comportamentos sustentáveis, não só em prol da empresa e do ambiente, mas também da sua própria saúde[13]. Paralelamente, alguns dos produtos da empresa já evidenciam esta política, de que são exemplo o MEO Energy[14] ou da fatura electrónica[15].

A importância desta área para a Portugal Telecom levou-a a desenvolver diversas plataformas de interação com clientes e investidores sob o tema da sustentabilidade[16], com o intuito de os manter sempre informados relativamente às medidas que a empresa toma com vista ao cumprimento do objetivo estratégico preconizado[17].

Esta é uma preocupação real da empresa que, desde 2010, tem sido distinguida anualmente pelo índice Dow Jones Sustainability Index como uma das 11 empresas referência mundial em sustentabilidade no setor das telecomunicações. O Grupo PT tem sido consecutivamente nomeado para mais indicadores, como é o caso do FTSE4GOOD.

Torre de comunicações de Monsanto[editar | editar código-fonte]

A torre de comunicações da Portugal Telecom situa-se em Lisboa. Possui uma altura de cem metros e está localizado no Parque Florestal de Monsanto, a uma cota de 187 metros acima do nível do mar, e é o ponto mais importante de Teledifusão de toda a rede da PT Comunicações.

Esta torre é responsável por receber os sinais de TV da RTP, SIC e TVI e distribui-los para os restantes Centros Emissores dispersos por todo o território nacional. Neste Centro também se procede à interligação com os estúdios desses vários operadores, ao encaminhamento de sinais de TV para os estúdios e ao envio destes sinais para a Estação de Satélites de Alfouvar (Sintra).

Fusão com a Oi[editar | editar código-fonte]

Em 2 de outubro de 2013 a Oi e a Portugal Telecom anunciaram um fusão para criar uma grande multinacional luso-brasileira de telecomunicações e com operações em todos os países que falam a língua portuguesa e com mais de 100 milhões de clientes, com a fusão das duas empresas se cria um nova companhia, com uma estrutura do estilo CorpCo, ainda sem nome oficial anunciado[18].

Principais acionistas[editar | editar código-fonte]

Empresa[19] Nº de Ações %
Grupo Espírito Santo 90.767.087 10,12%
RS Holding 90.111.159 10,05%
Telemar Norte Leste S.A. 89.651.205 10,00%
Caixa Geral de Depósitos 56.582.921 6,31%
Norges Bank 44.442.888 4,96%
UBS AG 42.024.498 4,69%
Grupo Visabeira 23.642.885 2,64%
BlackRock Inc. 21.025.118 2,35%
Morgan Stanley 20.509.972 2,29%
Controliveste International Finance 20.419.325 2,28%
Pictet Asset Management SA 18.246.357 2,04%
Ontario Teachers’ Pension Plan Board 18.000.000 2,01%
Bestinver 17.981.057 2,01%

Empresas e marcas associadas[editar | editar código-fonte]

Portugal[editar | editar código-fonte]

Marcas

Com o objetivo de ser uma empresa líder em todos os setores e mercados do seu segmento, a Portugal Telecom articula a sua oferta através de várias marcas:

  • MEO para televisão interativa e conteúdos
  • TMN para a área de voz e dados móveis
  • SAPO para portais


Empresas

A TMN foi fundada em 22 de março de 1991 e é o operador de comunicações móveis da Portugal Telecom.

Inovação e orientação para o Cliente são as principais linhas de atuação da tmn. Inovação tecnológica, inovação na oferta de produtos e serviços e uma atitude de orientação para o cliente concretizada pela diversificação contínua de soluções à medida das necessidades de todos e de cada um, para todos os tipos de utilização do telemóvel, pessoais ou profissionais.

  • PT Inovação

A PT Inovação, S.A. é a empresa do grupo cujo ‘’core business’’ é o desenvolvimento de novas soluções empresariais que criem valor para as empresas PT e suas participadas, promovendo processos de inovação ao nível dos serviços, tecnologias e operações.

  • PT Sistemas de Informação

Criada a 22 de dezembro de 1999, a PT Sistemas de Informação (PT-SI) é a empresa PT responsável pelo fornecimento de Soluções de Tecnologias e Sistemas de Informação (SI/TI) ao mercado empresarial interno e externo.


Participações Estratégicas Internacionais[editar | editar código-fonte]

Empresa Atividade País Participação da PT[20]
Oi Operador Integrado de Telecomunicações Predefinição:BRZ 25,60%
Unitel Móvel  Angola 25,00%
MTC Móvel Namíbia 34,00%
CVT Móvel Cabo Verde Cabo Verde 40,00%
Timor Telecom Fixo e Móvel Timor-Leste 4,69%
CST Fixo e Móvel  São Tomé e Príncipe 51,64%

As empresas Unitel, MTC, CVT e CST são detidas pela Holding Africana (Africatel), da qual a PT detém mais de 75%, sendo que os restantes quase 25% são propriedade de um fundo de investimento.

Declarou compra de 100% da empresa GPTI em fevereiro de 2010. A PT acredita dar um passo importante para conquistas de novos territórios.

Referências

  1. «PT atinge 100 milhões de clientes». Jornal de Negócios. 17 de Dezembro de 2012 
  2. «Operações da PT em Portugal». telecom.pt. 29 de Abril de 2013 
  3. «PT inaugura na Covilhã um novo Data Center». RTP. 23 de Setembro de 2013 
  4. «PT e Oi comunicam combinação dos seus negócios» (PDF). CMVM. 2 de Outubro de 2013 
  5. portugaltelecom.pt, O Grupo Portugal Telecom, 28 Mai 2004.
  6. portugaltelecom.pt, PT Inovação e Visa lançam serviço inovador a nível mundial, 26 Abr 2004.
  7. «Fim da Golden Share». DN Economia. 26 de Junho de 2011 
  8. «PT Multimedia em análise» (PDF). Finbolsa. 27 de Maio de 2002 
  9. «Entendimento da ANACOM sobre o spin-off» (PDF). ANACOM. 08 de Maio de 2005  Verifique data em: |data= (ajuda)
  10. «Optimus e Zon avançam com fusão». Diário Económico. 14 de Dezembro de 2012 
  11. «Política de Sustentabilidade PT» (PDF). PT 
  12. «Grupo Portugal Telecom tem a Sustentabilidade no código genético». Diário Económico. 07 de Abril de 2011  Verifique data em: |data= (ajuda)
  13. «O caso da PT». Blog GreenTalks. 27 de Janeiro de 2012 
  14. http://meo.pt/conhecer/mais-servicos/meo-energy
  15. http://casa.telecom.pt/PTResidencial2/Tabs/MyPTPublico/facturaelectronica/factelectbox.htm
  16. «PT lança aplicação tablet para investidores». Jornal Expresso Economia. 23 de Maio de 2012 
  17. http://sustentabilidade.telecom.pt/
  18. «PT e Oi assinam acordo para pôr a fusão em marcha». Público. 02 de Outubro de 2013  Verifique data em: |data= (ajuda)
  19. «Participações Qualificadas». 21 de outubro de 2013. Consultado em 23 de outubro de 2013 
  20. Participação da Portugal Telecom no capital da referida companhia

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ligações Nacionais

Ligações Internacionais

Categoria:Multinacionais de Portugal Categoria:Empresas de telecomunicações de Portugal Categoria:Empresas no Euronext 100 Categoria:Empresas fundadas em 1994