Usuário(a):Rangel Carregosa/Testes/03

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Guts
Rangel Carregosa/Testes/03
Álbum de estúdio de Olivia Rodrigo
Lançamento 8 de setembro de 2023 (2023-09-08)
Estúdio(s)
Gênero(s) Pop  · rock
Duração 39:12
Formato(s) Cassete  · CD  · download digital  · streaming  · vinil
Gravadora(s) Geffen
Produção Dan Nigro
Cronologia de Olivia Rodrigo
Sour
(2021)
Singles de Guts
  1. "Vampire"
    Lançamento: 30 de junho de 2023
  2. "Bad Idea Right?"
    Lançamento: 11 de agosto de 2023
  3. "Get Him Back!"
    Lançamento: 15 de setembro de 2023

Guts (estilizado em letras maiúsculas) é o segundo álbum de estúdio da artista musical estadunidense Olivia Rodrigo, lançado em 8 de setembro de 2023 através da gravadora Geffen Records. Inspirada pelo período logo após o sucesso de seu álbum de estreia Sour, Rodrigo concebeu Guts com a intenção de capturar o processo de maturidade que experimentou no final da adolescência. O disco foi desenvolvido em diversos estúdios situados nos Estados Unidos sob a produção musical de Dan Nigro.

Em termos musicais, Guts é um álbum pop notavelmente diversificado, apresentando faixas enérgicas e baladas suaves. Em relação ao seu antecessor, destaca-se por experimentar influências do rock, incorporando uma variedade de sons de guitarra e bateria dos estilos alternativo e pop rock. O conteúdo lírico aborda a transição de Rodrigo da adolescência para a idade adulta, explorando as complexidades e desafios desse período da vida. Os críticos de música observaram letras que mesclam humor e emoções intensas em Guts, narrando as lutas de Rodrigo com identidade, desilusões românticas e profissionais, a fama inesperada e as expectativas sociais enfrentadas como uma jovem mulher.

Guts foi amplamente aclamado e elogiado por críticos de música, destacando-se pelo seu engenho lírico, complexidade e atualidade, bem como pela estética musical geral e energia. Consequentemente, foi incluído em diversas listas dos melhores álbuns de 2023 e recebeu indicações em diversas premiações, incluindo no Grammy Awards de 2024, onde foi indicado para Álbum do Ano e Melhor Álbum Vocal de Pop. Comercialmente, o álbum foi bem recebido, liderado as paradas na Alemanha, Austrália, Reino Unido e Suécia. Nos Estados Unidos, debutou no topo da Billboard 200, com 302 mil unidades vendidas. De Guts foram lançados três singles, incluindo o single número um "Vampire", e "Bad Idea Right?" e "Get Him Back!", que alcançaram o top 10 nas paradas. Para apoiar o álbum, Rodrigo embarcará na Guts World Tour em 2024.

Antecedentes e desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Olivia Rodrigo lançou seu álbum de estreia, Sour, em 21 de maio de 2021, que foi recebido com aclamação da crítica e sucesso comercial.[1][2] Produzido por Dan Nigro, o álbum se tornou o mais reproduzido de 2021 e rendeu a Rodrigo três Grammy Awards, incluindo Artista Revelação.[3][4] Ela embarcou na Sour Tour, com 49 shows realizados na América do Norte e Europa durante a primavera de 2022.[5] Em agosto de 2021, Rodrigo já indicava que seu próximo trabalho musical seria "provavelmente muito mais feliz" do que seu álbum de estreia.[6] Em uma entrevista à Billboard em fevereiro de 2022, ela confirmou que Dan Nigro retornaria como produtor e revelou já ter um título e "algumas canções" prontas.[7][8] Rodrigo pretendia "fazer o máximo possível" antes de embarcar na Sour Tour.[9] No final de 2022, durante a divulgação de seu Spotify Wrapped, ela confirmou que novas canções estavam em andamento.[10] Em 8 de janeiro de 2023, ela compartilhou um trecho de uma faixa no piano em sua conta no Instagram.[11]

No início de junho de 2023, o site de Rodrigo foi atualizado com uma contagem regressiva programada para terminar em 30 de junho,[12] data que também havia sido mencionada por ela no final de maio. Em 13 de junho, Rodrigo anunciou oficialmente o primeiro single do álbum, "Vampire", com lançamento previsto para 30 de junho, e revelou a capa do single.[13] Em 20 de junho, ela deixou uma mensagem de voz para seus fãs, que acabou sendo a primeira prévia de "Vampire", com um instrumental conduzido pelo piano.[14] Em 26 de junho de 2023, sua loja online revelou o título oficial do álbum, Guts, e sua data de lançamento. Logo após, Rodrigo divulgou a capa do álbum e anunciou oficialmente o projeto em suas redes sociais.[15][16] Em uma declaração, Rodrigo compartilhou que o álbum aborda as "dores do crescimento" e sua jornada para descobrir quem ela é neste momento de sua vida. Ela expressou sentir que amadureceu "10 anos entre as idades de 18 e 20", um processo que ela descreve como parte natural do "crescimento" e que espera refletir com o projeto.[17]

Rodrigo criou Guts aos 19 anos, enquanto vivenciava um período de "confusão, erros, constrangimentos e angústia típicos da adolescência".[15] Ela descreve o álbum como uma "cápsula do tempo", abrangendo desde baladas "profundas e cinematográficas" até canções "joguetonas e despreocupadas".[18] Após o lançamento de Sour, Rodrigo decidiu se afastar da composição por seis meses, permitindo-se viver experiências para enriquecer sua inspiração.[19] O trabalho no álbum foi concluído aproximadamente uma semana antes do lançamento de "Vampire".[20] Em uma entrevista com Zane Lowe para o Apple Music, Rodrigo revelou que já tinha o título Guts em mente desde o período de criação de Sour.[21] O título foi influenciado pelos "interessantes contextos" que ela notou as pessoas usarem, como "desabafar seus sentimentos, odiar intensamente alguém".[21]

Composição[editar | editar código-fonte]

Guts apresenta uma variedade de faixas com diferentes estilos sonoros, desde baladas delicadas como "Lacy" até faixas movidas por guitarras retrô, como "Ballad of a Homeschooled Girl". A colaboração entre Rodrigo e Nigro foi crucial no desenvolvimento do álbum, com feedback construtivo e contribuições para o seu som geral. O The A.V. Club destaca que Guts combina elementos musicais nostálgicos e contemporâneos, tornando o álbum atrativo para um público amplo.

Em Guts, a presença de rock é mais proeminente do que em Sour, ampliando os sons agressivos e de rock alternativo brevemente apresentados no primeiro álbum de Rodrigo. Segundo o crítico principal do Los Angeles Times, Mikael Wood, Rodrigo e Nigro demonstram habilidade ao "mudar tons de guitarra e sons de bateria para dar a cada faixa uma identidade distinta", incorporando elementos de emo, new wave, shoegaze e rap rock em diferentes faixas. Canções como "All-American Bitch" e "Ballad of a Homeschooled Girl" destacam-se com influências do pop punk, enquanto "Love Is Embarrassing" e "Lacy" incorporam, respectivamente, sons new wave e elementos dramáticos do folk. De maneira geral, tanto o jornalista da Rolling Stone, Brian Hiatt, quanto o escritor da Vulture, Craig Jenkins, classificam Guts como um álbum de rock, argumentando que uma direção tão forte para o gênero é incomum para um grande artista pop como Rodrigo.

Ao comparar Guts com Sour, o The A.V. Club destaca influências mais antigas, especialmente os sons de grunge e pop-rock da década de 1990 e início dos anos 2000. O escritor Matthew Kim, da The Line of Best Fit, observa uma "inspiração musical frequente" vinda do "revival do pop punk e rock de garagem" do início do século XXI, relacionando isso ao nascimento de Rodrigo naquela época e ao subsequente contato com a coleção de rock alternativo de seus pais. Além do grunge e new wave, Jenkins também menciona o power pop como uma tática estilística por trás das baladas sentimentais e das faixas de rock alternativo do álbum. Concordando, Will Hodgkinson, do The Times, destaca que o álbum alterna "entre baladas sinceras e um indie rock vibrante". Em "Vampire", que começa como uma suave balada ao piano, a intensidade cresce transformando-a em uma espécie de ópera rock.

Letras[editar | editar código-fonte]

As letras de Rodrigo em Guts têm como foco sua transição da adolescência para a vida adulta, explorando desafios relacionados à identidade, à súbita fama, ao romance e às expectativas sociais para jovens mulheres. Conforme Jenkins destaca, a faixa de abertura "All-American Bitch", fazendo referência a Joan Didion, introduz um mundo de "normas sociais restritivas e padrões de beleza" que Rodrigo percorre ao longo do álbum, enquanto procura por "companhia significativa em um cenário de ociosos, mentirosos e oportunistas sociais".

Ao relacionar "Guts" de forma conceitual com "Happier Than Ever" de Billie Eilish (2021), ambos explorando as repercussões da fama, Wood destaca como Rodrigo entrelaça histórias de desilusão social-profissional com narrativas de traição romântica. Em "Lacy", Rodrigo admira uma rival como uma "estrela deslumbrante". Da mesma forma, "The Grudge" detalha como o relacionamento de Rodrigo com alguém que ela admirava azedou; alguns críticos, especulando com base nos fãs, sugerem que a música pode ser sobre Taylor Swift ou Gracie Abrams, enquanto outros interpretam a canção como o arrependimento de Rodrigo e sua incapacidade de perdoar após um rompimento romântico. Segundo o crítico musical Robert Christgau, a "complicação definidora" das letras do álbum é a baixa probabilidade de Rodrigo encontrar "alguém tão inteligente, decente, bem-sucedido e engraçado quanto ela nos círculos sociais que sua fama bem merecida abre para ela e a deixa presa".

Lançamento e promoção[editar | editar código-fonte]

Repercussão[editar | editar código-fonte]

Crítica profissional[editar | editar código-fonte]

Reconhecimento[editar | editar código-fonte]

Lista de faixas[editar | editar código-fonte]

Equipe e colaboradores[editar | editar código-fonte]

Desempenho comercial[editar | editar código-fonte]

Paradas semanais[editar | editar código-fonte]

Certificações[editar | editar código-fonte]

Histórico de lançamento[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Sour by Olivia Rodrigo Reviews and Tracks» (em inglês). Metacritic. Consultado em 1 de agosto de 2023. Cópia arquivada em 10 de novembro de 2021 
  2. Sisario, Ben (31 de maio de 2021). «Olivia Rodrigo's 'Sour' Scores the Biggest Debut of the Year». The New York Times (em inglês). ISSN 0362-4331. Consultado em 1 de agosto de 2023. Cópia arquivada em 31 de maio de 2021 
  3. Aswad, Jem (1 de dezembro de 2021). «Olivia Rodrigo, Bad Bunny Top Spotify's 2021 Year-End Charts». Variety (em inglês). Consultado em 1 de agosto de 2023. Cópia arquivada em 1 de dezembro de 2021 
  4. Jones, Marcus (4 de abril de 2022). «Olivia Rodrigo had a Grammys night that was anything but 'Sour'». Entertainment Weekly (em inglês). Consultado em 1 de agosto de 2023. Cópia arquivada em 4 de abril de 2022 
  5. Bowenbank, Starr (6 de dezembro de 2021). «Olivia Rodrigo Announces 2022 Sour Tour Dates: See the List». Billboard (em inglês). Consultado em 1 de agosto de 2023. Cópia arquivada em 6 de dezembro de 2021 
  6. «Living Her Teenage Dream: Olivia Rodrigo Interviewed». Clash (em inglês). 11 de agosto de 2021. Consultado em 1 de agosto de 2023. Cópia arquivada em 27 de fevereiro de 2023 
  7. Unterberger, Andrew (23 de fevereiro de 2022). «Woman of the Year Olivia Rodrigo Is Writing New Music (And Reuniting With A Big Collaborator)». Billboard (em inglês). Consultado em 1 de agosto de 2023. Cópia arquivada em 22 de abril de 2023 
  8. DeSantis, Rachel (23 de fevereiro de 2022). «Olivia Rodrigo Says She Already Has a Title for Her Next Album: 'Excited to Create a New Era'». People (em inglês). Consultado em 1 de agosto de 2023. Cópia arquivada em 1 de abril de 2023 
  9. Spanos, Brittany (7 de março de 2022). «Olivia Rodrigo Is Ready to Hit the Road -- Finally». Rolling Stone (em inglês). Consultado em 1 de agosto de 2023. Cópia arquivada em 25 de maio de 2023 
  10. Robinson, Ellie (1 de dezembro de 2022). «Olivia Rodrigo teases new music in Spotify Wrapped message». NME (em inglês). Consultado em 1 de agosto de 2023. Cópia arquivada em 12 de janeiro de 2023 
  11. Iasimone, Ashley (9 de janeiro de 2023). «Olivia Rodrigo Teases New Music: 'Working on So Many New Songs'». Billboard (em inglês). Consultado em 1 de agosto de 2023. Cópia arquivada em 28 de janeiro de 2023 
  12. Aniftos, Rania (2 de junho de 2023). «Olivia Rodrigo Fans React to Cryptic Countdown Clock». Billboard (em inglês). Consultado em 1 de agosto de 2023. Cópia arquivada em 9 de junho de 2023 
  13. Singh, Surej (14 de junho de 2023). «Olivia Rodrigo announces new single 'Vampire'». NME (em inglês). Consultado em 2 de agosto de 2023. Cópia arquivada em 30 de junho de 2023 
  14. Denis, Kyle (21 de junho de 2023). «Fans Think Olivia Rodrigo Shared a Snippet of New Song 'Vampire': Listen». Billboard (em inglês). Consultado em 2 de agosto de 2023. Cópia arquivada em 22 de junho de 2023 
  15. a b Dailey, Hannah (26 de junho de 2023). «Olivia Rodrigo Announces Sophomore Album 'GUTS': Here's When It Arrives». Billboard (em inglês). Consultado em 2 de agosto de 2023. Cópia arquivada em 26 de junho de 2023 
  16. Carras, Christi (26 de junho de 2023). «Olivia Rodrigo sets title, release date for new album, 'Guts'». Los Angeles Times (em inglês). Consultado em 2 de agosto de 2023. Cópia arquivada em 26 de junho de 2023 
  17. Minsker, Evan (26 de junho de 2023). «Olivia Rodrigo Announces New Album Guts». Pitchfork (em inglês). Consultado em 2 de agosto de 2023. Cópia arquivada em 26 de junho de 2023 
  18. Kaufman, Gil (6 de julho de 2023). «Olivia Rodrigo Says Her Second Album Is 'About Failures and Successes and Making Mistakes'». Billboard (em inglês). Consultado em 2 de agosto de 2023. Cópia arquivada em 6 de julho de 2023 
  19. Tolentino, Jia (6 de julho de 2023). «A New Decade, A New Album, A New Life—Olivia Rodrigo's Next Chapter». Vogue (em inglês). Consultado em 2 de agosto de 2023. Cópia arquivada em 6 de julho de 2023 
  20. Madarang, Charisma; Spanos, Brittany; Mier, Tomás (30 de junho de 2023). «Everything We Know About Olivia Rodrigo's New Album 'Guts'». Rolling Stone (em inglês). Consultado em 2 de agosto de 2023. Cópia arquivada em 1 de julho de 2023 
  21. a b Wilkes, Emma (1 de julho de 2023). «Olivia Rodrigo thought of 'Guts' title before 'Sour' came out». NME (em inglês). Consultado em 2 de agosto de 2023. Cópia arquivada em 11 de julho de 2023