Usuário(a) Discussão:JCSantos

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bem-vindo(a) à Wikipédia, JCSantos. A Wikipédia existe desde janeiro de 2001. Desde então, e após várias discussões, foram sendo estabelecidos princípios que devem guiar o proje(c)to. O que se segue é uma compilação não exaustiva da filosofia da wikipédia. Por favor, reserve alguns minutos do seu tempo para a leitura dos textos de apoio antes de começar sua colaboração, que esperamos frutuosa, na Wikipédia.

Outras páginas que não dispensam a sua leitura, apesar de serem acessíveis por outros caminhos:


If you have trouble understanding Portuguese, please consider using Wikipedia:Babel (available in many other languages) so we are aware of your difficulties.

ATENÇÃO: Para deixar uma mensagem a um usuário é necessário escrever na página de discussão dele, caso contrário o destinatário não será notificado do seu envio com <<Você tem novas mensagens>> e é muito provável que ele não lhe responda. No final da mensagem adicione quatro tis (~~~~) a título de assinatura, para que o usuário saiba quem é o remetente.

Boa estadia e bom trabalho. Gervásio Santana de Freitas Clique sobre a mãozinha ao lado para deixar uma mensagem em minha página de discussão - 16:27, 27 Dezembro 2005 (UTC)

Olá!!!

Eu criei-te aquela página de que falei. Vai à página de usuário: acrescentei-te um quadro que é vulgar.

--Nuno Arala 10h39min de 24 de Novembro de 2007 (UTC)

Bom trabalho. Há tempos que não aparecia alguém disposto a rever os artigos de Matemática. Albmont (discussão) 10h08min de 25 de Janeiro de 2008 (UTC)

Reparei que pegou em alguns artigos revistos por mim e, em certas passagens, recuperou textos que eu apagara escrevendo «Recuperação de texto apagado por vândalo» - é porque eu vi que passagens haviam sumido, entremeadas por vandalismos. Eu não chequei as modificações uma por uma, e supus que as linhas haviam sido acidentalmente eliminadas por alguma reversão de vandalismo. Vou dar uma olhada nos artigos e, se achar oportuno, comentar. Albmont (discussão) 23h39min de 26 de Janeiro de 2008 (UTC)
Gostou do contraexemplo como espaço vetorial com uma única base? Eu tenho um talento para achar contra-exemplos. Quanto ao artigo de Corpo (matemática), espero que, algum dia, haja um artigo em português sobre o Universo de Grothendieck; fica feio uma ligação para a wikipedia em inglês :-) Albmont (discussão) 23h56min de 26 de Janeiro de 2008 (UTC)
Mas veja também a discussão do artigo Corpo (matemática). Albmont (discussão) 23h59min de 26 de Janeiro de 2008 (UTC)

Lamento, mas o 2º parágrafo da entrada de Francisco Joaquim Ferreira do Amaral refere-se ao filho, o Coronel Ferreira do Amaral, que foi Cmandante da Policia de segurança Pública e derrotou a Legião Vermelha. Cumprimentos

Luisa Sousa

Variedade complexa[editar código-fonte]

Caro JCSantos

Quando fores alterar determinados termos que lhe pareçam estranhos, como em:

http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Variedade_complexa&diff=9302128&oldid=8881950

Revise atentamente, em especial, confiando nas versões (em inglês) e (em alemão) se não é apenas uma "impressão", como se percebe aqui:

Função derivável

Função suave

A não ser em raros casos, a estrutura de ligações da WIKI (em inglês) e da (em alemão) estarão erradas, ainda mais em campos técnico-científicos.

Desde já, grato

Quiumen (discussão) 22h32min de 14 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Se bem percebo, está a criticar eu ter substituído função suave por função derivável. Acontece somente que a expressão inglesa smooth function não se traduz por função suave. Traduz-se por função infinitamente derivável ou pot função de classe C. Não percebo porque é que eu deveria ir ver estas coisas à Wikipedia em inglês ou em alemão. Aí, eu aprendo factos, não como os descrever em português. Já agora, sou co-autor de um livro de Análise Complexa (Curso de Análise Complexa, em co-autoria com Aníbal Coimbra de Matos, Dinternal, 2000), por isso espero que perceba que sei de que estou a falar. JCSantos (discussão) 07h00min de 15 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Não copie...[editar código-fonte]

Aureliano de Mira Fernandes


Caro usuário,

Nunca copie para a Wikipédia material de outras fontes !

Você modificou/criou o artigo Aureliano de Mira Fernandes com trechos copiados de http://www.instituto-camoes.pt/cvc/ciencia/p23.html, o que não está de acordo com a política da Wikipédia.

Exceto se se tratar de material no domínio público ou se tiver a autorização expressa do autor, nunca copie para a Wikipédia material de outras fontes. O motivo é simples: os direitos de autor estão defendidos por legislação adotada por todos os países do mundo, e se um autor se sentir lesado pode processar a Wikipédia, o que pode provocar danos muito sérios ao projeto.

Se você for o detentor dos direitos de autor do texto copiado, por favor envie uma autorização conforme descrito em Wikipedia:OTRS.

Note no entanto que o que está protegido por direitos de autor é a expressão artística da informação e não a própria informação. O que isto significa é que você pode utilizar a informação obtida de fontes exteriores desde que a expresse pelas suas palavras. Ou seja: não pode copiar os textos, mas pode reutilizar a informação neles contida.

O aviso anterior vale também para edições no artigo António Aniceto Monteiro. --Gunnex msg contrib 10h13min de 4 de Março de 2008 (UTC)
Estão melhor agora? —JCSantos (discussão) 14h47min de 4 de Março de 2008 (UTC)

Venho convidar-te a participares no WikiNorte3 – 3.º Encontro de Wikipedistas do Norte de Portugal que decorrerá no dia 29 de Março de 2008, sábado, na cidade do Porto. O ponto de encontro será a Estação de São Bento. Consulta a agenda de temas a tratar, inscrever-te e aparece. Um abraço, Manuel de Sousa (discussão) 16h35min de 15 de Março de 2008 (UTC)

responder devidamente[editar código-fonte]


Responda na página de discussão daquele que lhe falou.

Caro editor

Quando um usuário nos envia uma mensagem, deveremos responder na página de discussão dele.

Aqui na wikipédia, se um usuário escrever na página de discussão de outro, esse outro é notificado quando entrar na wikipédia. Assim, você não deve responder na sua própria página de discussão (como fez com a mensagem de Quiumen). É possível que você não tenha visto sinais da sua mensagem; significa que ela não foi lida.

Obrigado por participar de discussões.

  • Boas contribuições!

SuperKapaQuê? 11h33min de 12 de Abril de 2008 (UTC)

Trisecção aproximada[editar código-fonte]

Você realmente não entendeu ou essa é mais uma daquelas perguntas para gerar uma discussão infindável? Se realmente não entendeu, olhe com atenção. A propósito: a construção é uma reprodução de minha autoria. Merrill (discussão) 02h16min de 3 de Setembro de 2008 (UTC)

  • O ângulo em questão está destacado na figura, AOB. Sinta-se a vontade para pesquisar a construção e melhorar o artigo; esta tarefa está na minha lista mas se estiver com pressa...

Merrill (discussão) 18h06min de 19 de Outubro de 2008 (UTC)

4º WikiNorte[editar código-fonte]

O WikiNorte resolveu atravessar o Douro.
O WikiNorte nasceu no berço de Portugal, esteve numa das cidades que lhe deram o nome e agora resolveu atravessar o Douro para conhecer, ao vivo e a cores, a Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto...

E contamos com a tua presença!

Pode-te interessar[editar código-fonte]

Caro JC Santos,

Como meu conterrâneo da cidade do Porto, contacto-te sobre um assunto que, creio, te poderá interessar.

Não sei se acompanhaste, mas recentemente houve uma grande polémica em torno da reformulação do artigo do grande poeta nacional Luís de Camões. O artigo estava francamente pobre e houve um editor do Brasil que se dedicou a melhorá-lo. O trabalho efectuado foi notável -- há que admiti-lo -- mas o problema foi que todo o texto foi vertido para português brasileiro e, apesar dos pedidos feitos, o editor brasileiro recusou-se a aportuguesar o texto.

Na sequência disso, perante o crescimento exponencial de editores brasileiros na Wikipédia (o que, apesar de ser bom, não está a ser acompanhado de idêntico crescimento do nosso lado) e tendo em conta as inquietações que tenho ouvido da parte de muitos portugueses, achei que fazia falta uma regra que, pelo menos, protegesse os temas tipicamente portugueses de situações idênticas à que se passou com Camões.

Para tal, fiz uma proposta que advogava que todos os artigos intimamente ligados a um dado país lusófono passassem necessariamente a ser escritos na variante em uso nesse país. Assim, Tripas à moda do Porto, Luís de Camões, Serra da Estrela, União Europeia, Aníbal Cavaco Silva, Portugal Telecom, etc. ficariam sempre em português europeu; Inconfidência Mineira, Machado de Assis, Amazônia, Mercosul, Luiz Inácio Lula da Silva, Embraer, etc. em português brasileiro; Reino do Congo, José Luandino Vieira, Kilamba Kiaxi, José Eduardo dos Santos, Sonangol, etc. em português angolano e por aí fora...

Criei uma tentativa de consenso sobre o tema mas, ao fim de um mês de debate, 11 dos 39 participantes discordaram da proposta e reclamaram por uma votação que teve início na passada terça-feira.

Como este é um assunto que, creio, também é do teu interesse, convido-te a votares. Obrigado e um abraço, -- Manuel de Sousa msg 09h02min de 17 de junho de 2010 (UTC)[responder]

Olá, bom dia![editar código-fonte]

Só Claudi Balaguer/Capsot da Viquipèdia catalana e naõ falo bem português. Trabalho em uma campanha de apoio da criação d'um Chapter Catalan per a "Amical de la Viquipèdia" que não é estado acceptado até agora perque Catalan não tem estado. Se queres dar o teu apoio podes pôr (?) Wikimedia CAT na tua página. Perdon per o meu português muito malo... Te desejo um bom verão. Obrigado, até logo! Cordialment Capsot (discussão) 21h20min de 19 de junho de 2010 (UTC)[responder]

Wiki Loves Monuments 2011 Caro JCSantos, já teve início o Wiki Loves Monuments 2011, um concurso de fotografia a nível europeu, com o objetivo de fotografar todos os monumentos da Europa, organizado em Portugal pela Wikimedia Portugal.

O concurso decorre de 1 a 30 de setembro de 2011, com as fotos a terem de ser carregadas no Wikimedia Commons com uma licença Creative Commons compatível, e como é obvio, tiradas pelos concorrentes. Uma lista dos monumentos portugueses disponíveis está presente em www.wikilovesmonuments.org.pt, mais completa e actualizada que Lista do património edificado em Portugal e respectivas listas temáticas.

Para mais informações, regulamento e ferramentas de ajuda, consulte o site oficial em http://www.wikilovesmonuments.org.pt

Alchimista Fala comigo! 01h00min de 7 de setembro de 2011 (UTC)[responder]

Venho por este meio convidar para um encontro em Coimbra, em Setembro deste ano. A data e o local ainda não estão decididos, pelo que se convida também a dar a sua opinião sobre esses detalhes. Queremos fazer deste o maior encontro de Wikipedistas em Portugal, pelo que se pede que divulgue este convite o mais amplamente possível. Obrigado!

GoEThe (discussão) :Mensagem entregue por GoeBOThe (discussão) 13h42min de 23 de agosto de 2012 (UTC)[responder]

Olá, JCSantos. Bem-vindo. Alerto que a contribuição que realizou no artigo Instituto Luso-Árabe para a Cooperação não possui fontes confiáveis e independentes, conforme orienta a política de verificabilidade da Wikipédia, por isso seu texto pode ter sido removido, modificado ou marcado com o uso de predefinições (como {{sem-fontes}} e {{carece de fontes}}).

Para adicionar referências é necessário colocar <ref>referência</ref> após sua edição, substituindo o termo referência pela bibliografia ou ligação de onde obteve a informação que adicionou, de acordo com o livro de estilo. Encontre fontes: ABW  • CAPES  • Google (N • L • A).

Por favor, leia as ligações apresentadas acima e observe o que dizem, assim seu esforço aqui terá um bom resultado. Se, ao ler a política, lhe surgir alguma dúvida, por favor deixe-me uma mensagem em minha página de discussão e quando eu puder lhe responderei, ou então, pode consultar algum membro do programa de tutoria ou um administrador da Wikipédia. Também pode utilizar o assistente para a criação de artigos, que o guiará passo a passo no processo de criação. Saudações e boa sorte em suas edições. Vítor (discussão) 23h16min de 10 de março de 2016 (UTC)[responder]

Olá, JCSantos, receba as nossas boas-vindas.


Caro(a) editor(a): o Museu de Évora, com o apoio da Wikimédia Portugal, está a desenvolver um projeto de colaboração para divulgar, com espírito aberto e colaborativo, o espólio arqueológico, histórico e artístico conservado no Museu. Haverá inúmeras biografias a desenvolver, artigos sobre obras de arte, arqueologia e património a criar e expandir, pelo que toda a ajuda é bem-vinda. Pode encontrar mais informações e acompanhar o projeto em Wikipédia:GLAM/Museu de Évora, e caso pretenda dar o seu contributo, assine desde já a lista de participantes.

Aproveitando a comunicação, estamos a avaliar a possibilidade de realizar um edit-a-thon / workshop no Museu, no dia 21 de maio, como celebração do Dia Internacional dos Museus. Se tiver interesse e disponibilidade em participar, por favor comunique-o em Wikipédia Discussão:GLAM/Museu de Évora/Coordenação#Edit-a-thon 21 de Maio?.

Atenciosamente, Alchimista Fala comigo!