Voz da Verdade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde junho de 2017). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Voz da Verdade
Informação geral
País  Brasil
Gênero(s) Música cristã contemporânea, Rock
Período em atividade 1978 - atualmente
Gravadora(s) Gravadora Independente
Afiliação(ões) Marco Feliciano, Rebanhão, Banda Resgate, Katsbarnea, Vencedores por Cristo, Shirley Carvalhaes
Integrantes Carlos Alberto Moysés
Samuel Moysés
Daniel Moysés
Cristiane Moysés
Alberto Cufone
Elizabeth Moisés
Liliani Zanirato Moysés
Ibsen Batista
Tião
Evaristo Fernandes
André dos Santos Nalesso
Fernando
Dunha
Eliel
Alexandre
Cido
Luiz
Mário
Ex-integrantes Lílian Moisés†
Isa Moysés
Pr. Fued Moysés†
Pr. Nelson Zanirato†
Leonel
Leandro Zanirato†
Luciano Zanirato
Jurandir†
Dayse
Deise
Márcia
Rosa
Joel
César
André Paolilo†
Rogério
Paulo Grégio
Célia Regina Moisés
Rita de Cássia Moisés
Sara Moisés
Lydia Moisés
José Luiz Moisés
Página oficial www.vozdaverdade.com.br

Voz da Verdade é uma banda brasileira de música cristã contemporânea, fundada em 1978.O grupo é parte da instituição religiosa Ministério Voz da Verdade. É uma das bandas religiosas mais longeva no Brasil, com 40 anos de carreira, tendo vendido cerca de 9 milhões de cópias, dentre LP's, CD's e DVD's.[1][2]

A banda tornou-se nacionalmente conhecida já a partir dos seus primeiros discos, diferenciando-se do estilo tradicional da música gospel da época, trazendo inovações de arranjos e estilos. Foram indicados por vários anos em diversas categorias do Troféu Talento e Troféu Promessas. Em 2006 a banda Voz da Verdade recebeu uma homenagem como a BANDA GOSPEL DO SÉCULO, na Câmara dos Deputados, em Brasília onde foi entregue uma placa de prata.


Fundada em 1978, tudo começou quando três jovens entusiastas disseram entre si: "vamos formar uma banda?", esses três jovens eram Carlos A. Moyses, José Luiz Moises e André Paolilo. Ficou assim: Carlos na guitarra, André no Baixo, Célia nos teclados, José Luiz na bateria e Carlos e Elizabeth no vocal. No início, tocavam apenas na igreja, com o tempo foram se aperfeiçoando e ouvindo o conselho da avó Concheta, resolveram gravar o primeiro LP – Quem é o Caminho -; a música que mais tocou nos corações foi “Jesus Vive”, cuja compositora e cantora é a integrante Elisabeth.

O lançamento do primeiro LP foi na igreja em Santo André. José Luiz levou uma vitrola bem antiga, colocou o LP para os membros ouvirem. O povo ficou maravilhado, era o primeiro trabalho, como se fosse o primeiro filho. Seu primo Ricardo lhe falou: Por que você não faz um lançamento ao vivo? Bendita idéia, a partir daí, os lançamentos dos LP’s foram realizados em salões, teatros e ginásios.

O segundo lançamento foi num salão do sindicato, no ano seguinte foi no teatro municipal de Santo André, depois no teatro municipal de São Caetano do Sul, no Anhembi, Ginásio do Ibirapuera, Via Funchal e Estância Árvore da Vida. A presença do público foi marcante em todos estes lugares.

No Anhembi foram necessárias duas apresentações, pois o teatro comportava 3200 pessoas e havia 7000. O povo estava sedento da palavra de Deus. No ano seguinte, o lançamento do CD se deu no Ginásio do Ibirapuera, devido ao grande número de público. Naquele ano superlotou.

O que destacou o conjunto desde o começo, foi o fato de usarem bateria, guitarra e trazerem diversos estilos musicais, danças, coreografias, teatro, ilusionismo... O que, pra algumas igrejas, há alguns anos ainda era considerado pecado.

Ano após ano, o grupo lança um CD para exaltar o nome santo de Jesus, sempre com dramatizações, coreografias, lindas pregações, etc...

A maioria dos louvores é de autoria do Pastor Carlos. José Luiz, Rita, Evaristo, Elisabeth e Samuel e Lydia também já compuseram hinos já gravados pelo conjunto.

Hoje, o grupo tem 33 CDs gravados, inspirados por Deus. Em todos eles, é exaltado o nome de Jesus Cristo. A mensagem do grupo é que Jesus é Deus, o Único e Verdadeiro Deus, que veio na Terra para nos salvar.

Durante a trajetória, houveram muitas músicas marcantes como Além do Rio Azul, Quarta Dimensão, O Escudo, Projeto no Deserto, Sou um Milagre (que inclusive foi regravada por diversos artistas), entre outras....

Todos os integrantes da banda são membros do Ministério Voz da Verdade, a qual foi fundada oficialmente com estatutos em 1978, mas existindo desde 1953, cujo presidente foi o Pastor Fued Moysés até ocorrer o seu falecimento em outubro de 2005, tendo assumido no seu lugar o Pastor Carlos Alberto Moysés.

Cantores como KLB, Marcelo Rossi e Chris Durán já regravaram suas canções.[3]

História[editar | editar código-fonte]

Tudo teve início no início dos anos 70, quando Carlos A. Moysés e José Luiz tiveram a idéia de formar uma banda, tocando em casa e igrejas, e a partir daí começaram a ser chamados para apresentarem-se também em alguns eventos evangelísticos.

Foi somente em dezembro de 1978, com o incentivo de sua Avó Concheta, que eles aperfeiçoaram seus talentos e gravaram o primeiro LP da banda, intitulado Quem é o Caminho?, que foi lançado na cidade de Santo André. Nessa época, ainda chamada de A Voz da Verdade, a banda emplacou seu primeiro sucesso, Jesus Vive, hino solado e de autoria de Elizabeth Moisés, irmã de Carlos e José Luiz.

Capa do álbum "Projeto no Deserto" gravado em 2001.

Dai em diante não pararam mais. Em 1979 veio o segundo LP, Consumado (tendo sido relançado com outro encarte em 1980), e em 1981 o terceiro LP Linda Manhã (este contendo os sucessos Pra Nunca Mais Chorar e Ele Virá). 

Carlos Moysés se torna o líder do Grupo, e seu pai Fued Moysés, pastor líder do ministério, se faz presente ministrando nos shows e apresentações do conjunto.

Á medida que o tempo passava, surgiam mais integrantes, precisamente na década de 80, sendo eles Jurandir, Márcia, Dayse, Liliani e Rita (vocalistas). Em 1983 o integrante Evaristo Fernandes, então com doze anos de idade iniciou suas atividades no grupo. André L. Paolilo foi o primeiro contrabaixista da banda. Em meados de 1985 e 1986, ele apresentou sintomas de PAF (espécie de paramiloidose, doença degenerativa hereditária), vindo a falecer em 1987. Ibsen Batista veio a ser o contrabaixista da banda, assumindo o lugar de Paulo Grégio que, por sua vez passou a ser violonista da banda.

No ano de 1987, é lançado o disco Sangue Cor Purpura, responsável pelos sucessos Sangue Cor Púrpura, Deus e Liberdade.

Em 1988, mais um grande título é lançado, o LP Além do Rio Azul, contendo o sucesso de mesmo nome, Além do Rio Azul.

A Partir de 1990, com o LP Um Grito de Liberdade, o Voz da Verdade passou a lançar seus discos em shows ao vivo e de forma independente, sendo o primeiro no Ginásio do Ibirapuera em 1991, e a partir daí, anualmente.  

Em 1992, Jurandir, Márcia e Dayse se desligam da banda.

Em 1994, Samuel Moysés, filho de Carlos Moysés, entra no grupo como backing vocal.[4]

A partir dos anos seguintes grandes sucessos foram emplacados pelo Voz da Verdade, tais como A Ilha, Sete Horas da Manhã, Solidão Nunca Mais, Imagem de Deus, Não é Tarde Demais, Nas Asas do Vento, Desejo de Vida, Lute, Terra do Pão, Dono do Mundo e Majestade.

No álbum de 1997, intitulado Coração Valente, Samuel Moysés fez sua primeira participação como solista, cantando a música Porto Desejado, se tornando também o novo guitarrista da banda.

Em 1999, a banda cresce com a Estréia das Vocalistas Lydia Moisés cantando Esconderijo[5] ao lado de seu pai, e Lílian Moisés cantando Impossívell[6] com sua avó Isa, no CD O Espelho, ambas vindo a ter uma grande notoriedade nos discos do Voz da Verdade a partir daí.

Em 2000, foi lançado o álbum Deus Dormiu lá em Casa, no qual Daniel Moysés fez uma participação como baterista na faixa "Vale de Decisão". Em 2001, foi gravada a versão ao vivo do disco, tornando a banda uma das primeiras do meio a lançar um show em DVD.

No ano seguinte, o baterista Luciano Zanirato, que era irmão de outro baterista que havia falecido, não pôde continuar a participar do grupo por causa de mudança de cidade. A partir do álbum Projeto no Deserto, o baterista do grupo foi Daniel Moysés, filho de Carlos Alberto Moysés.[7] A musicalidade do Voz da Verdade passa a sofrer algumas alterações por influência de Samuel Moysés, e de seu irmão Daniel Moysés.

Em 2002, Sara Moisés, filha de José Luiz e Rita ,ingressa na banda como backing vocal e fazendo segunda voz na faixa "Debaixo das Asas", ao lado de seu primo Samuel.

Em 2003 é lançada a coletânea "Os Três Primeiros", onde foram regravadas as faixas dos três primeiros álbuns da banda. Foi lançado também o álbum O Melhor de Deus está por Vir, que contém o maior sucesso da banda, O Escudo.

Em 2004, antes do início das gravações do álbum Sonhos, o percussionista Leandro Zanirato faleceu devido á um infarto fulminante.[8] A integrante Isa Moysés, esposa do Pr. Fued Moysés (líder do grupo), também não participou do álbum, deixando o grupo para cuidar do marido, além disso sua audição estava prejudicada.

Em 2005, o Pastor Fued Moysés, esposo de Isa faleceu,[9] e o grupo começou a ser liderado por Carlos A. Moysés, vocalista do grupo e compositor da maioria das músicas.[10] É lançado o álbum Ainda Estou Aqui.

Em 2006, o grupo vence a indicação de Banda do Ano junto com Oficina G3 no Troféu Talento.[11][12] No dia 9 de junho do mesmo ano, o grupo recebeu uma premiação, e foram intitulados como a Banda Gospel Top do Século, na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde foi entregue uma placa de prata. A homenagem foi de iniciativa do Senador Paulo Otávio e a solenidade foi presidida pelo Bispo Robson Rodovalho da Rede Gênesis de Televisão da Igreja Sara Nossa Terra.[13]

Na páscoa de 2006, a integrante Lydia Moisés sofre um grave acidente de carro. Durante sua internação, Carlos A. Moysés compôs a canção Teatro da Vida especialmente para ela, que gravou a faixa no álbum Filho de Leão.

Em 2008, o grupo grava seu DVD comemorativo dos trinta anos de existência,na Estância Árvore da Vida. O álbum foi lançado ainda no mesmo ano, em DVD e em CD Duplo, ambos intitulados 30 Anos - Ao Vivo.

Em 2009 é lançado o álbum Chuva de Sangue. Sua versão em DVD foi gravada em 19 de dezembro do mesmo ano,no Ginásio do Ibirapuera,após alguns anos gravando na Via Funchal.

Em 4 de agosto de 2010, a vocalista Lílian Moisés, filha da tecladista Célia e do falecido contrabaixista André Paolilo, não resistiu a um transplante de fígado realizado no dia 27 de julho no centro cirúrgico do Hospital Albert Eistein. A operação foi necessária pois a cantora tinha uma doença degenerativa hereditária, chamada polineuropatia, que atrofia os nervos e músculos, a mesma doença que seu pai sofrera.[14][15][16] A cantora morreu após uma parada cardíaca enquanto passava pela cirurgia de retirada do fígado para que o órgão fosse substituído.[17] Alguns dias após, no dia 29 de agosto, o Pr. Nelson Zanirato, apresentador do grupo também falece,[18] fatos esses que fizeram com que neste ano não houvesse lançamento, o que quebrou a partir daí o calendário de lançamentos anuais da banda.

Após quase 2 anos sem lançar álbum algum, no final de 2011, o conjunto lançou o disco Eu Acredito, o trigésimo segundo álbum da banda.[19] Sua versão em DVD foi gravada ao vivo na cidade de Goiânia.

Em 2013, é realizada pelo ministério uma conferencia nacional em comemoração aos 35 anos do Voz da Verdade, porém sem a participação da Família do Pastor José Luiz. Neste mesmo ano, Evaristo Fernandes deixa a banda para colaborar com a igreja Voz da Verdade em Sorocaba.

Em 2014, a banda diminuiu sua formação. Carlos A. Moysés,líder da banda, permanece,enquanto José Luiz Moisés deixa a banda juntamente com sua família, Rita Moisés e suas filhas Lydia Moisés e Sara Moisés, devido a mudança de cidade ocasionada pelo fato de que ele se tornaria pastor de duas congregações, uma em Alphaville e outra em Sorocaba.

Sob a nova conjuntura, neste mesmo ano, o Voz da Verdade lançou o álbum Heróis ,que teve sua gravação de DVD realizada no dia 22 de agosto de 2015.[20]

Em 26 de novembro de 2016, o pianista Evaristo Fernandes retorna oficialmente à banda, fato este que deixou todos os admiradores da banda muito felizes e mostra, mais uma vez, que o perdão e a amizade superam qualquer atrito do passado.

Atualmente, o conjunto faz apresentações esporádicas, e se prepara para a gravação do CD e DVD "Até Aqui eu Cheguei - Voz da Verdade 40 Anos", que ocorrerá em novembro de 2018.

Programa de TV[editar | editar código-fonte]

O grupo tem um programa na televisão com o mesmo título exibido aos sábados ás 13h,na Rede TV. O programa tinha acabado por tempo indeterminado,[21][22] porém voltou ao ar no dia 03 de dezembro de 2011, sendo gravado nos estúdios Voz da Verdade na cidade de Santo André, programas esses dirigidos por Carlos Paiva (diácono),e editados por seu filho,Marcos Paiva,carinhosamente chamados de "Bob Pai" e "Bob Filho". Em 2016, o programa deixou de ser transmitido.

Formação[editar | editar código-fonte]

Atual[editar | editar código-fonte]

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

  • Fued Moysés – (1978-2005)
  • Lílian Moisésvocais. (1999-2010)
  • Lydia Moisésvocais. (1999–2013)
  • José Luiz Moisés – vocais, guitarra e violão. (1978–2013)
  • Rita de Cássia – vocais. – (1980–2013)
  • Sara Moisés – vocais. (2002–2013)
  • Isa Moysés – vocais. (1978-2004)
  • Jurandir – vocais. (1980-1993)
  • Márcia – vocais. (1980-1993)
  • Dayse – vocais. (1980-1993)
  • Deise – vocais. (1980-1989)
  • Rosa – vocais. (1982-1986)
  • Joel – saxofone. (1980-1986)
  • Leandro Zanirato – percussão. (1987-2004)
  • Luciano Zanirato – bateria. (1979-2001)
  • Nelson Zanirato – apresentador da banda. (1980-2010)
  • André Paolilo – contrabaixo. (1980-1987)
  • Paulo Grégio – violão. (1991-1995)
  • Paulo Grégio- Contrabaixo. (1988-1990)
  • Leonél Zanirato- Bateria. (1980-1984)
  • Célia Moisés - teclado. (1978-2013)

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de Estúdio[editar | editar código-fonte]

Álbuns Ao Vivo[editar | editar código-fonte]

2008: 30 Anos

Série Especial[editar | editar código-fonte]

  • 1994: O Homem que Encontrou Jesus no cinema
  • 2003: Os Três Primeiros
  • 2002: Voz de Ouro

Coletâneas[editar | editar código-fonte]

Série Brothers Music[editar | editar código-fonte]

  • 2010: Triunfal
  • 2013: Asas da Liberdade

Série Kandace[editar | editar código-fonte]

  • 2000: A Serviço do Senhor
  • 2009: Decisão

Lydia Moisés[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lydia Moisés

Videografia[editar | editar código-fonte]

Em VHS[editar | editar código-fonte]

Relançados em DVD[editar | editar código-fonte]

  • 2006: Coração Valente (remasterizado)
  • 2006: Quando Deus se Cala (remasterizado)
  • 2006: O Espelho (remasterizado)

Em DVD[editar | editar código-fonte]

Brothers Music[editar | editar código-fonte]

  • 2011: Triunfal (Gravado em 22 de Junho de 2011 no Teatro Bradesco-SP
  • 2013: Asas da Liberdade + Show da Banda Voz da Verdade 35 Anos

Lydia Moisés[editar | editar código-fonte]

  • 2010: Ao Vivo

Prêmios e Títulos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «O sucesso da música gospel nas lojas». Consultado em 1 de setembro de 2016. 
  2. «CD Filho de Leão (Voz da Verdade) - Análise». Super Gospel. Consultado em 21 de junho de 2015. 
  3. «Nossa História-Voz da Verdade». www.vozdaverdade.com.br. Consultado em 29 de junho de 2016. 
  4. Jornal Impacto. Banda Voz da Verdade estará completa em Andradina no dia 1° Página visitada em 1 de fevereiro de 2013
  5. «ESCONDERIJO». www.vozdaverdade.com.br. Consultado em 2 de julho de 2016. 
  6. [http://www.vozdaverdade.com.br/cd-oespelho/impossivel.html «IMPOSS�VEL»]. www.vozdaverdade.com.br. Consultado em 2 de julho de 2016.  replacement character character in |titulo= at position 7 (ajuda)
  7. Americanas. CD Voz da Verdade - Projeto no Deserto Página visitada em 1 de fevereiro de 2013
  8. Voz da Verdade. Nossa História: Leandro Zanirato Página visitada em 1 de fevereiro de 2013
  9. «O Último Adeus». www.vozdaverdade.com.br. Consultado em 29 de junho de 2016. 
  10. Voz da Verdade. Entrevistas: Entrevista com o Pr. Carlos Moysés Página visitada em 1 de fevereiro de 2013
  11. O Verbo. Confira os vencedores do Troféu Talento de 2006 Página visitada em 1 de fevereiro de 2013
  12. Super Gospel. Confira a lista completa dos vencedores do Troféu Talento Página visitada em 1 de fevereiro de 2013
  13. Voz da Verdade. Nossa História: Homenagem ao conjunto Voz da Verdade - Banda Top Gospel do Século Página visitada em 1 de fevereiro de 2013
  14. Gospel Prime. Vocalista do Voz da Verdade morre após transplante de fígado Página visitada em 30 de janeiro de 2013
  15. Amigo de Cristo. Morre vocalista do Voz da Verdade Página visitada em 1 de fevereiro de 2013
  16. Portal DT. Morre Lilian Ferrão, vocalista do ministério "Voz da Verdade" após fazer transplante de fígado Página visitada em 1 de fevereiro de 2013
  17. «Memorial -Lilian». www.vozdaverdade.com.br. Consultado em 2 de julho de 2016. 
  18. Gospel Prime. Pr. Nelson Zanirato da Banda Voz da Verdade faleceu Página visitada em 1 de fevereiro de 2013
  19. «CD Eu Acredito (Voz da Verdade) - Análise». Super Gospel. Consultado em 21 de junho de 2015. 
  20. «Análise: CD Heróis - Voz da Verdade». O Propagador. Consultado em 21 de junho de 2015. 
  21. Guiame. Programa Voz da Verdade na Rede TV não será mais exibido Página visitada em 1 de fevereiro de 2013
  22. Eu sou Livre. Programa Voz da Verdade na Rede TV não será mais exibido Página visitada em 1 de fevereiro de 2013