Wilmar Roldán

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde julho de 2015)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Wilmar Roldán
Nome completo Wilmar Roldán Pérez
Nascimento 24 de janeiro de 1980 (35 anos)
Remedios, Colômbia
Nacionalidade Colômbia colombiano
Filiação FCF
Árbitro FIFA 2008–

Wilmar Roldán Pérez (Remedios, 24 de janeiro de 1980) é um árbitro de futebol colombiano.

Carreira[editar | editar código-fonte]

A primeira vez que atuou como árbitro foi logo aos 14 anos de idade, em torneios locais e regionais. Devido à sua personalidade forte, muitas pessoas passaram a chamá-lo de "O Castrilli do nordeste de Antioquia", devido também ao estilo parecido de apitar com o famoso árbitro argentino Javier Castrilli. Em 23 de fevereiro de 2003, apitou sua primeira partida oficial no Campeonato Colombiano de Futebol entre Millionarios e Once Caldas. Em janeiro de 2008, aos 28 anos de idade, conseguiu se tornar um árbitro FIFA. Tornou-se também um dos mais novos árbitros a apitar uma partida da Copa Libertadores da América, quando apitou a primeira partida da fase quartas-de-final da Libertadores de 2008 entre Boca Juniors (ARG) e Atlas (MEX). Em 2012 arbitrou o segundo jogo da Final da Copa Libertadores, entre Corinthians e Boca Juniors. Em 2013 foi selecionado para apitar jogos do Mundial Sub-20 na Turquia e novamente o segundo jogo da Final da Copa Libertadores em que Atlético Mineiro e Olimpia disputaram o título.

Participou da Copa do Mundo FIFA de 2014 em duas partidas: México 1–0 Camarões (Grupo A) e Coreia do Sul 2–4 Argélia (Grupo H). Em 2015 mediou a final da Copa América de 2015.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]