Saltar para o conteúdo

Água-marinha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre a gema mineral. Para a cor, veja Água-marinha (cor).
Água-marinha
Água Marinha
Água Marinha transparente
Cristal de Água Marinha

A água-marinha é uma variedade do berilo, com uma composição química de silicato de alumínio e berílio. A sua dureza é 7,5 - 8 na escala de Mohs[1].

A cor da água-marinha varia do verde-azul a azul-claro. O Brasil é o maior produtor, mas esta gema é encontrada um pouco por todo o mundo. Já foi encontrada em Elba, Itália; Mourne Mountains, Irlanda do Norte; Mursinsk, Takovaja River, Shaitansk Hills, Adun-Tchilone Baikal, Rússia; Rossing e KI. Spitzkopje, Namíbia; Madagascar; Zimbábue; Tanzânia; Quénia; Sri Lanka; Índia; Mianmar; Califórnia, Colorado, Connecticut e Maine, Estados Unidos; Austrália; Paquistão; Afeganistão.

No Brasil, existem minas nos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Rondônia (sendo este pouco explorado nesta região) e Rio Grande do Norte onde são encontradas as melhores do país. A Rainha do Reino Unido, Elizabeth II possui várias gemas que lhe foram dadas de presente quando ela esteve no Brasil.

Na década de 1950 foi encontrada em Pancas , Espírito Santo, a maior água-marinha do mundo que, devido à sua beleza, foi denominada "Martha Rocha", a Miss Brasil da época.

Ate década de 1950 foi encontrada em Resplendor, Minas Gerais, ate então era a maior água-marinha do mundo que pesava 110 kg, e suas dimensões eram de 48,5 cm de comprimento e 42 cm de diâmetro. Com a descoberta de uma nova ÁGUA MARINHA, no ano de 1983, na cidade de Tenente Ananias, Rio Grande do Norte deu o novo titulo da maior água marinha do mundo já encontrada, com 149,1 kg, com dimensões aproximadas de 52,1 cm de comprimento e 52,3 cm de diâmetro.  Tem fractura desigual e concoides, clivagem imperfeita. A sua cor varia desde o azul, azul-claro e azul-esverdeado ou até mesmo tende aos tons escuros, com um grau de pureza em 55%. São raros os exemplares com um azul intenso e sem tons esverdeados, uma vez que a maioria das águas-marinhas com um azul perfeito foram sujeitas a tratamentos especiais, o sendo o principal o aquecimento da gema. Este tratamento elimina os tons esverdeados fazendo com que a gema fique com um aspecto mais impressionante. Contudo, nem sempre as pessoas preferiram assim, algumas pessoas preferem os tons naturais por ser mais parecido com o azul do mar.[2][3][4][5]

Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete Água-marinha.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Água-marinha

Referências

  1. Viana, Rúbia Ribeiro; Jordt-Evangelista, Hanna; Costa, Geraldo Magela Da (13 de fevereiro de 2017). «CARACTERIZAÇÃO QUÍMICO-MINERALÓGICA E ESPECTROSCOPIA MÖSSBAUER DE ÁGUA MARINHA DA REGIÃO DE PEDRA AZUL, NORDESTE DE MINAS GERAIS». Revista Brasileira de Geociências. 31 (1): 89–94. ISSN 0375-7536 
  2. «Beryl». mindat.org. Cópia arquivada em 26 de outubro de 2007 
  3. «Beryl Mineral Data». webmineral.org. Cópia arquivada em 12 de maio de 2008 
  4. «Beryl» (PDF). Mineral Data Publishing. 2001. Cópia arquivada (PDF) em 28 de novembro de 2011 
  5. Schumann (2009).
Ícone de esboço Este artigo sobre um mineral ou mineraloide é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.