Ōtomo Sōrin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ōtomo Sōrin.

Ōtomo Sōrin ( 大友宗麟 ? 1530 - 1587) , também conhecido como Fujiwara no Yoshishige ( 藤原义镇 ?) e Ōtomo Yoshishige ( 大友义镇 ?) , foi um Daimyō japonês , membro da Clã Ōtomo e um dos poucos que se converteu ao catolicismo[1] .

Sōrin era o filho de Ōtomo Yoshiaki , que herdou o Domínio de Funai, na Província de Oita em Khyūsū.

Além de promover a comunicação com os jesuítas , lutou várias batalhas ao longo da década de 1550 para consolidar e ampliar seus territórios: Sōrin derrotou Kikuchi Yoshimune em 1551, e os Sōhei (monges guerreiros) de Usa cinco anos depois. Em 1557, derrotou Akizuki Kiyotane e ocupou a Província de Chikuzen[2] .

Em 1562 , Sōrin depois de se tornar monge budista adotou o nome de Sanbisai Sōrin e depois que se converteu ao catolicismo e foi batizado adotou o nome de Francisco, em 1578 [2] .

Perto do fim de sua vida, Sōrin entrou em conflito com o Clã Shimazu , o único clã com poder suficiente para controlar Khyūsū. Junto com o Daimyō do Clã Ryūzōji (Ryūzōji Takanobu) , apelaram para que Toyotomi Hideyoshi para que ajudasse a controlar os Shimazu que já estavam começando a ameaçar as terras Ryūzōji e Ōtomo [2] .

No começo, Toyotomi se recusou a apoiar Sorin, e este foi derrotado na Batalha de Mimigawa. Toyotomi só iniciou a Campanha de Kyūshū em 1587, assumindo o controle total da ilha, com a ajuda dos Ōtomo e de outras famílias que se juntaram voluntariamente[2] .

Em menos de um ano depois de sua chegada, Toyotomi deixou a ilha restaurando aos Ōtomo seus domínios que foram capturados pelos Shimazu[2] .

Ōtomo Sōrin morreu antes desta campanha terminar e seu filho, Ōtomo Yoshimune, passou as liderar as terras devolvidas ao clã [2] .

Referências

  1. Stephen R. Turnbull The Samurai and the Sacred (em inglês) Osprey Publishing, 2006 p. 96 ISBN 9781846030215
  2. a b c d e f Louis-Frédéric Japan Encyclopedia (em inglês) Harvard University Press, 2002 p.765 ISBN 9780674017535
Ícone de esboço Este artigo sobre História do Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.