Takeda Katsuyori

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estátua de Takeda Katsuyori (Yamato (Kōshū, Yamanashi), Japão)

Takeda Katsuyori (武田勝頼? 1546 – 3 de Abril 1582) foi um samurai japonês do Período Sengoku, que era famoso como o chefe do clã Takeda e o sucessor do lendário líder Takeda Shingen, pela Suwa goryōnin (諏訪御料人? nome real desconhecido), a filha de Suwa Yorishige. Os filhos de Katsuyori eram Takeda Nobukatsu e Takeda Katsuchika.

Katsuyori, antes conhecido como Suwa Shirō Katsuyori (諏訪四郎勝頼?), herdou de sua mãe o clã Suwa e ganhou o Castelo Takatō como sede do seu domínio. Após a morte de seu irmão mais velho Takeda Yoshinobu, Katsuyori Nobukatsu tornou-se líder do clã Takeda, mas por sua pouca idade, Katsuyori acabou liderando de fato governante o Clã. Ele tomou conta da família após a morte de Shingen e lutou contra Tokugawa Ieyasu no Takatenjin em 1574 e em Nagashino em 1575. Ele capturou Takatenjin, e ganhou o apoio de seu clã.

Katsuyori provocou a ira do Clã Hōjō, ajudando Uesugi Kagekatsu contra Uesugi Kagetora, que era o sétimo filho de Hōjō Ujiyasu, aprovados pelo herdeiro de Uesugi Kenshin.

Takatenjin fugiu em 1581, o que levou clãs como Kiso e Anayama a retirarem o seu apoio. Suas forças foram destruídas pelos exércitos combinados de Oda Nobunaga e Tokugawa Ieyasu no Temmokuzan em 1582, depois disso Katsuyori e seu filho Nobukatsu cometeram Seppuku.

Houve rumores de que Oda Nobunaga teve grande prazer em ver Katsuyori decapitado, uma vez que o Clã Takeda sempre foi seu maior rival.

Referências e Leituras Complementares[editar | editar código-fonte]

  • Takeda Katsuyori no Saiki (em japonês)
  • Shibatsuji Shunroku 柴辻俊六 and Hirayama Masaru 平山優. Takeda Katsuyori no Subete 武田勝頼のすべて. Tokyo: Shin Jinbutsu Ōraisha 新人物往来社, 2007.
  • Shibatsuji Shunroku 柴辻俊六, Takeda Katsuyori 武田勝頼. Tokyo: Shin Jinbutsu Ōraisha 新人物往来社, 2003.