Imagawa Yoshimoto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Imagawa Yoshimoto
Imagawa Yoshimoto
Nascimento 1519
Sunpu, Província de Suruga, Japão
Morte 1560
Okehazama, Província de Owari, Japão
País Japão

Imagawa Yoshimoto (今川 義元?, 1519 – 1560) foi um daimyo do período Sengoku no Japão. Estabelecido na província de Suruga, foi um dos três daimyo que dominaram a região de Tokaido .

Começo de vida e sucessão[editar | editar código-fonte]

Yoshimoto nasceu em 1519, terceiro filho de Imagawa Ujichika.[1] do Clã Imagawa, um ramo do Clã Minamoto, que se considera descendente do Imperador Seiwa (850-880). Como não era o primogênito, era inelegível para herdar a liderança diretamente de seu pai. Como resultado, o jovem foi enviado para um templo onde seu nome foi mudado para Baigaku Shōhō (梅岳承芳?). O conflito de sucessão se iniciou quando seu irmão mais velho Imagawa Ujiteru repentinamente morreu em 1536. Seu meio-irmão mais velho, Genkō Etan (玄広恵探?), tentou tomar a herança mas o clã se dividiu em duas facções. A facção de Yoshimoto exigiu que, desde que a mãe de Yoshimoto era consorte de Ujichika, ele era o herdeiro legítimo. A facção de Genkō Etan faction, que, desde que ele era o mais velho, era ele o legítimo herdeiro. A mãe de Genkō Etan era uma concubina e membro da família Kushima, mas eles foram derrotados e mortos no Conflito Hanagura (花倉の乱, Hanagura-no-ran?).[2] Baigaku Shōhō mudou de nome para Yoshimoto e sucedeu ao clã.[2]

Campanhas[editar | editar código-fonte]

Símbolo de do Clã Imagawa

Depois de suceder à liderança da família, casou-se com a irmã de Takeda Shingen da Província de Kai. Isso permitiu estabelecer uma aliança com Takeda. Logo depois, Yoshimoto lutou contra Hōjō da Província de Sagami. Começando em 1542, Yoshimoto iniciou o avanço à Província de Mikawa, num esforço para combater a crescente influência deOda Nobuhide naquela região. Nas campanhas ao longo das décadas seguintes, Yoshimoto tomou controle de uma vasta área incluindo as províncias de Suruga, Totomi e Mikawa.[3]

Em 1552, o filho de Shingen, Takeda Yoshinobu, casou-se com a filha de Yoshimoto. Yoshimoto e o Clã Hojo alcançaram um acordo de paz em 1554, com o casamento do filho de Yoshimoto, Ujizane, com a filha de Hōjō Ujitsuna. Em 1558, Yoshimoto deixou os negócios políticos do clã nas mãos de Ujizane, para focar-se no avanço, em direção ao oeste, dentro de Mikawa.

Batalha de Okehazama e morte[editar | editar código-fonte]

Túmulo de Yoshimoto em Okehazama

No verão de 1560, depois de formar uma tríplice aliança com Takeda e Hōjō, Yoshimoto seguiu para a capital com Tokugawa Ieyasu (então conhecido como Matsudaira Motoyasu) de Mikawa na vanguarda.[4] Apesar de ter uma força de 25,000,[4] Yoshimoto deliberadamente anunciou que tinha 40,000 homens. Apesar dessa declaração ter causado medo em muitas facções, Oda Nobunaga da Província de Owari não se deixou enganar. (Algumas fontes sustentam a estimativa de 40,000.[5] )

Com muitas vitórias, o exército de Yoshimoto estava abaixando a guarda, celebrando com música e sake. Um ataque surpresa do exército de Oda, de 3,000 homens[6] , seguido de um temporal deixou o exército de Yoshimoto em completa desordem.[7] Dois samurais de Oda (Mōri Shinsuke e Hattori Koheita) emboscaram o exército de Imagawa e mataram Yoshimoto, na vila de Dengakuhazama.[8]

Imagawa Ujizane sucedeu à liderança da família depois da morte de Yoshimoto,[9] mas o clã já não tinha o poder. Ujizane foi posteriormente convocado por Tokugawa Ieyasu e tornou-se kōke na administração do Clã Tokugawa. A sobrinha de Yoshimoto foi a Senhora Tsukiyama, esposa de Tokugawa Ieyasu.

Yoshimoto tem vários túmulos; seu corpo foi enterrado em Daisei-ji, um templo na cidade de Toyokawa, na atual Aichi Prefecture.

References[editar | editar código-fonte]

  1. Naramoto Michael, Nihon no kassen: Monoshiri jiten. (Tokyo: Shufu-to-seikatsusha, 1992), p. 259.
  2. a b (em japonês) "Suruga Imagawa-shi" on Harimaya.com (12 July 2008)
  3. Nihonshi yōgoshū B (Tokyo: Yamakawa shuppansha, 2000), p. 122.
  4. a b Naramoto, p. 254.
  5. Frank Brinkley, A History of the Japanese People. (New York: Encyclopædia Britannica, Inc., 1915.), p. 784.
  6. Nihonshi yōgoshū B, p. 122.
  7. Naramoto, pp. 258-259.
  8. "1560: The Spring Thunderstorm," Geocities.yahoo.com [ligação inativa]
  9. Naramoto, p. 259.

External links[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Imagawa Yoshimoto