A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Canadá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Série sobre
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi estabelecida no Canadá nos primórdios da organização da Igreja, por volta de 1838. Grande parte dessa associação deve-se à Guerra Mórmon, ocorrida nos Estados Unidos no mesmo ano.

Alberta[editar | editar código-fonte]

Localização da província de Alberta, no Canadá.

História[editar | editar código-fonte]

A província de Alberta foi uma das primeiras províncias canadenses a receber os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Em 1883, Os Santos dos Últimos Dias ajudaram a colocar uma faixa para o Canadian Pacific Railway[1] e assim se familiarizaram com Alberta. Em 1886, um líder da igreja de Utah decidiu que os membros da Igreja deveriam explorar religiosamente a Alberta, à procura de um local adequado para a colonização no Canadá[1] . Em março de 1887, ele deixou o país com uma pequena comunidade mórmon, chegou ao Creek Lee's em 3 de junho e começou uma colonização que mais tarde resultou na fundação da cidade de Cardston[1] . The Ward Cardston (a primeira congregação mórmon na província) foi organizada em 1888. Outros membros da Igreja que viviam em Utah emigraram para o território. Vários locais da província foram ocupados, como Mountain View, Aetna, Beazer, Leavitt, Kimball, Caldwell, Taylorville, Magrath, Stirling e, após a virada do século, os Santos dos Últimos Dias ocuparam também outras terras como Woolford, Orton, Raymond, Barnwell, Welling, Taber, Frankburg, Glenwood, e Spring Hill.

A primeira estaca em Alberta, chamada de The Stake Alberta (semelhante a uma diocese) foi criada em 1895, sob a participação de John Taylor[1] , e em 1903, sob a participação de Lethbridge. Em 1914, mais de 10.000 Santos dos Últimos Dias vivia nos arredores. Em 1913, foi realizado a "abertura de terra" para a construção do primeiro templo mórmon em Alberta, na cidade de Edmonton. O Templo de Edmonton, após concluído, foi dedicado em 1923.

Templo de Cardston. Este foi o primeiro templo mórmon construído fora dos Estados Unidos.

Em 1935, dois membros da Igreja foram eleitos como membros da Assembléia Legislativa de Alberta[1] . Nathan Eldon Tanner e Solon Baixo foram ambos nomeados para cargos de gabinete provincial, e sua família se mudou para Edmonton. Eldon Tanner serviu como presidente da Câmara, Ministro de Terras e Florestas e Ministro de Minas e Minerais[1] .

Em 1941, Edmonton foi escolhida para ser a sede da Missão Canadá Oeste. A Missão abrangeu partes da Colúmbia Britânica, Alberta e Saskatchewan. No início de 1960, Edmonton deixou de ser a sede da missão, que se mudou para Calgary. Em julho de 1998, a Missão Canadá Edmonton foi criada.

O Templo de Cardston, localizado na província, foi o primeiro templo mórmon a ser construído fora dos Estados Unidos. Há também, o Templo de Edmonton, que foi reinaugurado e rededicado em dezembro de 1999. Em 4 de outubro de 2008 foi anunciado a construção do Templo de Calgary, sendo o terceiro templo mórmon em Alberta

Atualidade[editar | editar código-fonte]

Em Alberta vivem 178.102 Santos dos Últimos Dias (73.630 vivem em áreas rurais de Alberta[2] ). A província possui um templo (Templo de Edmonton), duas Missões, 209 alas e ramos, 51 Estacas e Distritos e 35 Centros de História da Família.

Templos[editar | editar código-fonte]

Manitoba[editar | editar código-fonte]

Localização da província de Manitoba no Canadá.

História[editar | editar código-fonte]

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi estabelecida na província de Manitoba em 1897, quando um Santo dos Últimos Dias solicitou à Primeira Presidência da Igreja, através de carta, que fossem enviados missionários para a província. Os missionários realizaram inúmeros batismos no território, embora muitos dos novos adeptos tenham migrado para Alberta.

Em 1910, a primeira Escola Dominical foi organizada com 37 membros. A adesão à Igreja no distrito cresceu para 197 em 1930, incluindo as regiões de Winnipeg e Bergland. A Missão Canadá Winnipeg foi criada em 1976 com cerca de 4.200 membros em quatro distritos, incluindo Saskatchewan e Ontário. A primeira estaca criada em Manitoba foi criada em 1978.

Atualidade[editar | editar código-fonte]

Em Manitoba vivem 4.532 Santos dos Últimos Dias. A província possui uma Missão, 12 alas e ramos, 2 Estacas e Distritos e 5 Centros de História da Família.

Nova Brunswick[editar | editar código-fonte]

Localização de Nova Brunswick no Canadá.

História[editar | editar código-fonte]

O trabalho missionário de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, nas províncias Marítimas começou em 1833. Um missionário prealizou 0 proselitismo em São João e mais tarde em Sackville, onde ele batizou 18 pessoas e organizou o primeiro ramo (uma pequena congregação) no local. Entre os batizados em Sackville, estava Marriner W. Merrill, que mais tarde pregou extensivamente no Canadá e se tornou um proeminente líder da Igreja. Em 1920, uma filial foi organizada em Saint John. Os membros da igreja construíram uma capela em 1954. O Poder Fredericton foi organizado em 1940, e por 1963 os membros obtiveram uma capela ali. O Poder Moncton, criado em 1966, incluiu a área Sackville, onde o primeiro ramo da Igreja foi criado. A participação neste ramo chegou a 160 pessoas em 1974. Uma Estaca (semelhante a uma diocese) foi organizada em Saint John, em 1988.

Atualidade[editar | editar código-fonte]

Dos 749.168 habitantes da província de Nova Brunswick, 3.044 são Santos dos Últimos Dias. A província ainda possui 6 alas e ramos e 3 Centros de História da Família.

Nova Escócia[editar | editar código-fonte]

Localização de Nova Escócia no Canadá.

História[editar | editar código-fonte]

Missionários de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias começaram o proselitismo nas Províncias Marítimas, em 1833, quando chegaram em Nova Escócia e Nova Brunswick. Em 1843, os missionários foram novamente enviados a Nova Escócia por Joseph Smith Jr., o primeiro Presidente da Igreja. A primeira congregação foi criada em Halifax, em 14 de novembro de 1843, tendo sido chamada "Ala Halifax". Após a criação da Ala Halifax, pequenos ramos começaram a ser criados em cidades próximas como Preston, Papas Harbour e Onslow.

Os membros da Igreja na região marítima se juntaram aos outros membros da Igreja durante a migração para o Oeste dos Estados Unidos no final de 1840 para meados dos anos 1850. Um grupo de 50 membros da Igreja (a maioria de Halifax) viajaram a bordo do navio Barca Halifax, que deixou a cidade em 12 de maio de 1855 e viajaram ao redor do Cabo Horn a San Francisco.

Referências

  1. a b c d e f Alberta (em inglês) Newsroom LDS. Visitado em 26 de março de 2010.
  2. Alberta. LDS Newsroom.

Ver também[editar | editar código-fonte]