Anabela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Anabela
Anabela.jpg
Anabela em 2009
Informação geral
Nome completo Anabela Braz Pires
Nascimento 22 de Setembro de 1976 (37 anos)
Origem Almada
País  Portugal
Gênero(s) Pop, Teatro musical
Instrumento(s) Voz

Anabela Braz Pires (Cova da Piedade, Almada, 22 de Setembro de 1976) é uma conhecida cantora e actriz de teatro musical português, mais conhecida pelo seu primeiro nome, Anabela[1] .

Tornou-se conhecida do grande público por ter representado Portugal no Festival Eurovisão da Canção, pelos seus trabalhos como cantora a solo e também pelas mais variadas peças que protagonizou no teatro musical, colaborando com o encenador Filipe La Féria. Numa entrevista de 2006 à revista Selecções do Reader's Digest, Anabela brincou com a situação dizendo que tinha passado da "menina do festival" para a "menina do La Féria"[2] . A par com a música e com o teatro, Anabela é também uma das vozes portuguesas mais solicitadas para fazer as dobragens das músicas de filmes de animação para a versão portuguesa, contando-se, entre outros, filmes como A Pequena Sereia (voz de Ariel nas canções), Mulan (voz de Mulan nas canções), e Entrelaçados (voz de Rapunzel nas canções), todos da Disney. Também interpretou as vozes nas canções de Kayley em A Espada Mágica e Miriam em O Principe Do Egipto.

Infância e início de carreira[editar | editar código-fonte]

Anabela nasceu na Cova da Piedade, no distrito de Setúbal, sendo a mais nova de 3 irmãos. Começou a cantar mais a sério com 8 anos de idade, participando em vários festivais infantis e juvenis de norte a sul de Portugal. Com 9 anos de idade, lança o seu primeiro single intitulado Rock do Amor. Em 1989, com 12 anos, representou Portugal no Festival Internacional da UNICEF, realizado nos Países Baixos, onde conquistou o segundo lugar e onde recebeu o Danny Kaye Award pela Melhor Interpretação com a canção "Nova Mensagem de Amor". Neste certame, tem a honra e o privilégio de conhecer a famosa actriz Audrey Hepburn e o cantor Júlio Iglésias. Ainda nesse ano, vence a Grande Noite do Fado[3] .

Em 1991 participou no Festival Internacional da Canção de Sopot, na Polónia, representando Portugal com a canção "Brother"[4] . Lançou os seus primeiros álbuns, em 1991 e 1992, denominados Anabela e Encanto.

Carreira musical[editar | editar código-fonte]

1993: Festival RTP da Canção e Eurovisão[editar | editar código-fonte]

Em 1993, com apenas 16 anos, venceu o Festival RTP da Canção[5] e representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção 1993[6] , em Millstreet, Irlanda; com a canção "A cidade (até ser dia)"[7] . Obteve o 10º lugar, com 60 pontos, tendo recebido por duas vezes a pontuação máxima. Nesse ano, o maestro português Armindo Neves, foi considerado o melhor maestro do festival.[6] A canção A Cidade (Até Ser Dia) foi o primeiro single do seu terceiro álbum, com o mesmo nome. Esta canção é uma das mais ouvidas nas rádios portuguesas no ano de 1993.

1996–2002: Trabalho solo e estreia no teatro musical[editar | editar código-fonte]

O seu quarto álbum, lançado em 1996, chama-se Primeiras Águas, que promoveu a música de sucesso "Avenidas", escrita por Clara Pinto Correia e Rui Veloso. Foi o seu primeiro disco na editora Movieplay. Naquele ano também participou do musical infantil de Filipe La Féria Jasmim ou o Sonho do Cinema.

Em 1999, Anabela trabalhou novamente com La Féria, estrelando o musical Koko. Nesse ano foi lançado o álbum Origens, novamente para a Movieplay, que foi anunciado pela HMV Japão como "a nova geração do fado".[8]

Em 2000 gravou quatro faixas com o músico galego Carlos Núñez, para o álbum maio Longo[9] , lançado pelo músico; e participou na digressão internacional, a qual durou dois anos e meio. Em 2002 continuou a parceria com La Féria, interpretando a protagonista Eliza Doolittle da produção portuguesa de My Fair Lady.

2005: Álbum experimental[editar | editar código-fonte]

Em 2005 lançou novo álbum, Aether, com a ajuda de Carlos Maria Trindade[10] , No disco interpretou poemas de poetas portugueses como Florbela Espanca, Fernando Pessoa, Manuel Alegre e José Carlos Ary dos Santos. Foi lançada uma versão desse álbum em Espanha pela Resistencia Records[10] . Em Março de 2006 apresentou-se em três concertos especiais na Espanha[10] e dois nos Açores[11] , exibindo algumas das canções presentes no álbum Aether.

2006–2008: Música no Coração[editar | editar código-fonte]

Em 2006, Anabela e Lúcia Moniz alternaram na interpretação da personagem Maria do musical Música no Coração, a produção portuguesa de The Sound of Music, no Teatro Politeama em Lisboa.

2008-presente: Jesus Cristo Superstar[editar | editar código-fonte]

Fazendo uma pausa de menos de um mês, Anabela retornou para o palco em 30 de Maio de 2008[12] , no Teatro Politeama em Lisboa, trabalhando mais uma vez com La Féria. Ela fez o papel de Maria Madalena em Jesus Cristo Superstar[13] , a produção lisboeta de Jesus Christ Superstar. Por todo o mês de Agosto de 2008, Anabela e a companhia inteira apresentaram o musical em Portimão no Algarve[14] .

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • Anabela (Discossete, 1991)
  • Encanto (Discossete, 1992)
  • A Cidade (Até Ser Dia) (Discossete, 1993)
  • Primeiras Águas (Movieplay, 1996)
  • Origens (Movieplay, 1998)
  • Aether (Elec3city, 2005)
  • Encontro (Zona Música, 2006) (álbum em dueto com o tenor Carlos Guilherme)
  • Nós (iPlay, 2010)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Ondina Veloso
Portugal no Festival Eurovisão da Canção
1993
Sucedido por
Sara Tavares

Referências

  1. Certidão de lista de associadas da Audiogest (pdf). IGAC/Ministério da Cultura (2007-07-25). Arquivado do original em 24 de Dezembro de 2013. Página visitada em 18 de Janeiro de 2014.
  2. Entrevista para o Selecções do Reader's Digest - Parte 1. Seleccoes.pt.
  3. Entrevista para o Selecções do Reader's Digest - Parte 2. Seleccoes.pt.
  4. archive.org page of all Sopot attendees (em Russo). Pesnyagoda.by.ru.
  5. Festival RTP da Canção 1993 - Finais. Geocities.com.
  6. a b Página do Eurovisão 1993 - eurovision.tv (em inglês). Eurovision.tv.
  7. A cidade até ser dia - eurovision.tv (em inglês). Eurovision.tv.
  8. Crítica de "Origens" - HMV (em japonês). Hmv.co.jp.
  9. Hispavista - Música - Mayo Longo (em espanhol). Musica.hispavista.com.
  10. a b c Anabela apresenta o projecto "Aether" em Espanha (em português). Music.elec3city.net.
  11. Anabela nos «Concertos Íntimos» dos Açores (em português). Music.elec3city.net.
  12. Anabela, estreou no dia. Teatropoliteama.pt (30 de Maio como Maria Madalena em “Jesus Cristo Superstar” - teatropoliteama.pt).
  13. Portugal: Anabela em 'Jesus Christ Superstar' - esctoday.com. Esctoday.com.
  14. Artigo do Jornal Audiência (PDF). Jesuscristosuperstar.pt (27 de Agosto de 2008).