Atalarico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Março de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Atalarico
Rei da Itália
Governo
Reinado 526534
Antecessor Teodorico, o Grande
Vida
Nascimento 516
Morte 534 (18 anos)
Pai Eutarico
Mãe Amalasunta

Atalarico (516 - 534) foi rei dos Ostrogodos de 526 a 534, como sucessor do avô Teodorico, o Grande.[1] Era filho de Eutarico (morto em 522) [carece de fontes?] e de Amalasunta, que por um período, sendo o filho muito jovem, teve o verdadeiro controle do poder.[1] Não suportando a regência de uma mulher, a educação romana ministrada ao rapaz, o tratamento obsequioso de Amalasunta em relação a Bizâncio, nem tampouco seu espírito conciliador com os romanos, a nobreza gótica decide tirar-lhe o filho e educá-lo segundo os costumes de seu povo.

O jovem, no entanto, não resistiu a isso e morreu. Amalasunta, que queria manter o poder, desposou o duque de Túscia, Teodato, um dos chefes do partido nacional. Este, porém, a exilou em uma ilha do lago de Bolsena, onde a fez renunciar.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b J. B. Bury, The Invasion of Europe by the Barbarians, Lecture 11, The Ostrogothic Conquest of Italy, The Overthrow of Odovacar in Italy [em linha]
Precedido por
Teodorico, o Grande
Reis bárbaros de Roma
526534
Sucedido por
Teodato
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Atalarico