Blue (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Blue
Blue em Manchester, Inglaterra. (2011)
Informação geral
Origem Londres
País  Inglaterra
Gênero(s) Pop, R&B
Período em atividade 2001-2005
2009-presente[1] [2]
Gravadora(s) Innocent Records, Virgin, EMI
Afiliação(ões) Elton John, Stevie Wonder, Angie Stone, Kool & The Gang, Lil Kim
Página oficial www.officialblue.com
Integrantes
Simon Webbe
Lee Ryan
Duncan James
Antony Costa

Blue é um grupo vocal inglês de R&B e ganhador do Brit Awards constituído pelos membros Antony Costa, Duncan James, Lee Ryan e Simon Webbe. A banda originalmente formada em 2000, lançando três álbuns de estúdio, All Rise (2001), One Love (2002) e Guilty (2003), todos eles chegaram ao número um no Reino Unido junto de dezesseis singles, durante um período de quatro anos. O grupo também trabalhou ao lado de artistas como Stevie Wonder, Elton John e Lil Kim. No final de 2004, o grupo anunciou que eles estariam em hiato e lançaram seu primeiro álbum de compilação, o Best of Blue em 15 de novembro de 2004. No entanto, em 2005, o grupo confirmou que eles estariam separados devido a quererem seguir uma carreira solo.

Em 28 de abril de 2009, o grupo anunciou que eles haviam reagrupado, e voltariam ao palco no verão daquele ano.[3] A banda representou o Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção 2011, em Düsseldorf, na Alemanha, com a canção "I Can" chegar em 11º lugar com 100 pontos. Blue lançou seu quarto álbum de estúdio, Roulette em 25 de janeiro de 2013, com "Hurt Lovers" como o primeiro single. Em 21 de fevereiro de 2013, foi confirmado que o grupo iria se juntar a The Big Reunion em que seis grupos pop do passado fazem um show incluindo B*Witched, Atomic Kitten e Five. A partir de maio de 2013, o grupo estará em turnê no Reino Unido e na Irlanda com os outros grupos na série de concertos Big Reunion.[4] Em 27 de março de 2013, o grupo anunciou que iria embarcar em sua primeira turnê, mais tarde, no ano, a sua primeira turnê em quase dez anos.

Biografia[editar | editar código-fonte]

2001-2002: O início[editar | editar código-fonte]

O grupo surgiu em 2001 com o álbum de estreia, All Rise e o primeiro single de mesmo nome lançado em maio daquele ano. O single entrou na parada britânica em quarto lugar e ficou no Top 10 britânico por cinco semanas. Os outros dois singles "Too Close" (cover do grupo Next) e "If You Come Back" viraram grandes hits e ficaram na primeira posição nas paradas vendendo mais de 200,000 cada.

O álbum All Rise teve bastante sucesso e vendeu mais de 1,5 milhões de cópias só no Reino Unido, ficando em primeiro lugar nas paradas durante 23 semanas. Ganharam muitos prêmios como "Best Newcorner" no BRIT Awards de 2002 e também no Smash Hits Awards, e "Best Single", "Best Newcorner" e "Best Pop Act" no Capital FM Awards.

Em Março de 2002, o Blue atingiu o top 10 britânico com o seu novo single "Fly By II" (a canção foi refeita e remixada), que chegou a primeira posição e teve um enorme sucesso nas rádios do Reino Unido.

2002-2003: One Love e Guilty[editar | editar código-fonte]

Em novembro de 2002 lançaram o segundo álbum, One Love. O álbum entrou nas paradas em primeiro lugar e vendeu mais de 1,3 milhão de cópias no Reino Unido e 2,7 milhões no mundo. O primeiro single, "One Love" foi para o Top 3 britânico e fez que o Blue conseguisse seu segundo single consecutivo nas rádios. Em seguida veio o segundo single do álbum, "Sorry Seems to Be the Hardest Word", um dueto do Blue com o cantor Elton John. Lançado em 2002, esse foi o terceiro single do grupo que chegou em primeiro nas paradas britânicas. Em junho de 2003, Hugh e David Nicholson da banda escocesa de 1970 chamada Blue, levou o grupo para o tribunal. O caso foi um de Alta Corte de alto nível sobre os direitos de usar o nome Blue. Depois de alguma negociação, os dois grupos concordaram em desistir do caso e ambos foram autorizados a continuar a ser conhecido como Blue e usar o nome no mercado.[5]

O Blue terminou o ano de 2002 ganhando os prêmios de "Best Pop Act" no TOTP (Top of the Pops) Awards 2002, e "Best UK Band" e "Best Live Act" no Smash Hits Awards 2002. Em fevereiro de 2003, o grupo fez uma perfomance da música "Riders" no BRIT Awards e ganharam o prêmio de "Pop Act" na premiação. O terceiro single de One Love foi "U Make Me Wanna" cujo videoclipe foi gravado num iate na África do Sul.

Ganharam mais prêmios tanto no país natal quanto no exterior incluindo "Favourite Group" da Capital Radio (no Reino Unido), "Best Pop Video" da MTV Japão e "Best International Group" da MTV Ásia. O grupo teve grande repercussão e vendas na Nova Zelândia, Bélgica, Noruega, Malásia, Austrália, Suécia, Dinamarca, Hong Kong, Irlanda e Tailândia.

Depois de passar o tempo gravando e viajando em turnê para a Europa e o Extremo Oriente e aparecendo em festivais pelo Reino Unido, o Blue viria com um novo álbum.

Guilty foi lançado em 2003 e o álbum e também o single ficaram em segundo lugar nas paradas do Reino Unido. Os próximos singles foram "Signed, Sealed, Delivered I'm Yours" (uma parceria com Stevie Wonder e Angie Stone) que ficou em décimo primeiro lugar, "Breathe Easy" (ficou em quarto lugar) e "Bubblin'" (que ficou em nono lugar). O álbum vendeu 1 milhão de cópias no Reino Unido.

O grupo foi homenageado no filme Simplesmente Amor de 2003, quando foi feito uma brincadeira com o quarteto disputando o topo das paradas de sucesso com um dos protagonistas do filme, um velho e debochado roqueiro que fazia uma "versão" natalina da canção "Love Is All Around", canção da banda de rock inglesa The Troggs.

2004-2005: Best of Blue e separação[editar | editar código-fonte]

Blue performando na Greatest Hits Tour, em 2005.

Em 2004 lançaram a primeira compilação, Best of Blue, que veio com duas músicas que viraram singles, "Curtain Falls" e "Get Down On It" (uma parceria com o Kool & The Gang e Lil Kim).

Em 2005, o Blue resolveu se separar depois que o cantor Elton John sugeriu que seguissem carreira solo e que deveriam se concentrar nela porque a popularidade do grupo estava decaindo. Nesta mesma época, lançaram a segunda compilação, 4Ever Blue.

2005-2009: Carreiras solo[editar | editar código-fonte]

Após sua separação em 2005, todos os quatro membros da banda embarcaram em carreira solo. Simon Webbe se tornou o bem mais sucedido dos quatro, lançando dois álbuns solo, e ganhou quatro sucessos no top 10 britânico, incluindo "Lay Your Hands", "No Worries" e "Coming Around Again". Lee Ryan alcançou um sucesso menor, lançando um álbum de estúdio top 10 e quatro singles, dois dos quais atingiu o top 20. Duncan James lançou um álbum de estúdio e três singles, e o sucesso só se consegue com o seu disco de estréia, Sooner or Later. Antony Costa alcançou o sucesso, pelo menos, lançando somente um single. Ryan pretendia lançar um segundo álbum de estúdio, mas o lançamento foi cancelado; e Webbe pretende lançar um terceiro, no entanto, seus lançamentos foram adiados devido à reunião do Blue.

2009-2012: Aparições e retorno[editar | editar código-fonte]

Em 16 de abril de 2009, foi revelado que a banda está em negociações para voltarem e gravar um material inédito já que eles tem um acordo para gravar 3 álbuns com a gravadora Innocent e a EMI Music [6] . Segundo o site Radio 1 da BBC, o Blue já estaria escrevendo o novo material com o cantor e produtor americano Ne-Yo em Nova York [7] .

A banda confirmou que eles estariam na estação de rádio 95.8 Capital FM's Summertime Ball, que se realizou no Estádio de Emirados de Londres em junho de 2009 [8] . Depois da apresentação, a banda aceitou se apresentar no festival Silverstone Classic em agosto de 2009. Durante o ano, a banda também se apresentou no Midlands Music Festival, do qual as seus royalties foram doados à caridade. A viagem de reunião da banda, que é devida começar em dezembro de 2010, incluirá realizações pela companhia de artistas de dança Flawless, os finalistas da temporada de 2009 da série de talento do canal britânico ITV Britain's Got Talent.

Em uma entrevista na Rádio BBC 1 em janeiro de 2010, Duncan James revelou que a banda tinha voado a um estúdio de gravação em Nova Iorque no início de 2009 para gravar o material do novo álbum. Ele também revelou que eles escreveram o material com o Jay-Z e Ne-Yo, e que este material parece realmente diferente a algo que eles fizeram alguma vez antes. Durante uma conversa pública na sua conta do twitter em junho de 2010, Lee Ryan mencionou que ele escreveu quatro canções do quarto álbum da banda. Ele também afirmou que a banda tinha estado no estúdio e tinha começado a gravar as faixas do álbum.

Blue na final do Festival Eurovisão da Canção 2011.

Foi anunciado em 26 de janeiro de 2011 que o Blue iria representar o Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção 2011 em Düsseldorf na Alemanha com a canção "I Can" [9] . O acontecimento coincide com o aniversário de 10 anos de carreira do grupo e foi ao ar na televisão britânica uma hora de documentário com o Blue se preparando para a final do Eurovisão 2011. A final foi em 14 de maio de 2011 e o Blue terminou em 11º posição com 100 pontos.

Blue revelou que estava trabalhando com Bruno Mars no quarto álbum. Numa entrevista com a Digital Spy, Lee Ryan disse: "Nós estamos escrevendo com Ne-Yo, e eu tenho escrito pelo menos um par de canções no meu próprio, que provavelmente irá fazer o álbum. Nós também estamos trabalhando com Bruno Mars em uma música chamada "Black and Blue" - ele está enviando suas peças ao longo de uma demo que gravamos há um tempo atrás ele tem algumas notas assombrando no refrão..."[10]

Blue fez uma turnê em Manila junto com o ex-integrante do 98 Degrees, Jeff Timmons e com a boy band britânica A1 em 25 de fevereiro de 2012.[11] Eles performaram três dias depois no Singapore Indoor Stadium com A1 e Timmons. O concerto se intitula The Greatest Hits Tour: Blue, Jeff Timmons of 98 Degrees and A1 – Live in Singapore.

Em 22 de junho de 2012, a banda estreou sua nova canção, "Hurt Lovers"[12] , durante um show na China. Em entrevista logo após o show, a banda afirmou que "Hurt Lovers" foi uma das primeiras faixas que gravou depois de se reunirem, e que era uma escolha óbvia para o seu single de retorno. Recebeu recepção positiva em toda a Ásia, antes de ser estreado oficialmente na Alemanha em 6 de outubro de 2012. Assim, os criadores do filme Schluss Macher se aproximaram da banda, e perguntou se a música poderia ser usada como o tema oficial do filme. Assim, a faixa recebeu um lançamento antecipado na Alemanha em 4 de janeiro de 2013, antes de ser lançado em todo o mundo no final do ano. Na promoção do single, a banda se apresentou ao vivo no Vocea României (o The Voice romeno) em 4 de dezembro de 2012,[13] bem como embarcar em uma turnê acústica de rádio em seis cidades da Alemanha.

2013-presente: The Big Reunion e Roulette[editar | editar código-fonte]

Em outubro de 2012, o grupo confirmou através de sua página oficial do Facebook de que o título de seu quarto álbum de estúdio seria Roulette.[14] Também foi revelado que o álbum recebeu um lançamento antecipado na Alemanha, sendo disponibilizado a partir de 25 de janeiro de 2013. A banda tirou fotos da arte do álbum em um cassino abandonado em novembro de 2012. Em 21 de fevereiro de 2013, foi confirmado que o grupo iria se juntar ao reality show do ITV2 The Big Reunion.[15]

Em 15 de março de 2013, foi relatado que, após a primeira aparição do grupo em The Big Reunion, o seu primeiro álbum de greatest hits, o Best of Blue, havia subido na parada do iTunes, chegando ao número 7.[16] A edição britânica do Roulette foi lançado em 29 de abril de 2013.[17]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

  • "All Rise" (2001)
  • "Too Close" (2001)
  • "If You Come Back" (2001)
  • "Fly By II" (2002)
  • "Best In Me" (2002)
  • "One Love" (2002)
  • "Sorry Seems to Be the Hardest Word" (com Elton John) (2002)
  • "U Make Me Wanna" (2003)
  • "Guilty" (2003)
  • "Signed, Sealed, Delivered I'm Yours" (com Stevie Wonder e Angie Stone) (2003)
  • "Supersexual" (single espanhol) (2003)
  • "The Gift" (single promocional japonês) (2003)
  • "Breathe Easy" (2004)
  • "A Chi Me Dice" (single italiano, versão italiana de "Breathe Easy") (2004)
  • "Bubblin'/You & Me Bubblin'" (2004)
  • "Curtain Falls" (2004)
  • "Get Down On It" (com Kool & The Gang e Lil Kim) (2005)
  • "Only Words I Know" (2005)
  • "I Can" (2011)
  • "Hurt Lovers" (2013)
  • "Without You" (2013)
  • "Break My Heart" (2013)

Turnês[editar | editar código-fonte]

Como atração principal
  • One Love Tour (2002-03)
  • Guilty Tour (2003-04)
  • Greatest Hits Tour (2004-05)
  • Roulette Tour (2013-presente)
Como abertura
  • The Big Reunion (2013) (Ato especial)

Fontes[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "Boy band Blue set for reunion gig". Metro.co.uk (28 de abril de 2009). Página visitada em 4 de setembro de 2009.
  2. "All Rise (from the ashes): Boy band Blue reunite after four years". Daily Mail (28 de abril de 2009). Página visitada em 4 de setembro de 2009.
  3. Blue Reform For Summer Gig. Sky News (28 de abril de 2009). Página visitada em 24 de maio de 2013.
  4. Blue Join Reality Show The Big Reunion. MTV.co.uk (22 de fevereiro de 2013). Página visitada em 24 de maio de 2013.
  5. Blue bands settle name dispute. BBC News (30 de junho de 2003). Página visitada em 24 de maio de 2013.
  6. Boyband Blue to get back together?. Digital Spy (21 de abril de 2009). Página visitada em 15 de outubro de 2010.
  7. Reunited boyband Blue are writing with Ne-Yo. BBC Newsbeat (14 de janeiro de 2010). Página visitada em 15 de outubro de 2010.
  8. Boy band Blue set for reunion gig. Mirror.co.uk (28 de abril de 2009). Página visitada em 15 de outubro de 2010.
  9. "Eurovision Song Contest – Dusseldorf 2011. Esctoday.com (30 de janeiro de 2011). Página visitada em 30 de agosto de 2011.
  10. Digital Spy (13 de março de 2011). "Blue confirm "haunting" Bruno Mars collab – Music News". 13 de março de 2011. Página visitada em 30 de agosto de 2011.
  11. A1, BLUE AND JEFF TIMMONS LIVE IN MANILA 2012. philippineconcerts.com. Página visitada em 20 de dezembro de 2011.
  12. Hurt Lovers (2-Track). Amazon.co.uk. Página visitada em 24 de maio de 2013.
  13. VOCEA ROMÂNIEI. Grupul britanic Blue, invitat special în ediţia de marţi. Realitatea.net (dezembro de 2012). Página visitada em 24 de maio de 2013.
  14. Roulette. Amazon.de. Página visitada em 24 de maio de 2013.
  15. Alex Fletcher (22 de fevereiro de 2013). Blue join ITV2's 'Big Reunion' lineup. Digital Spy. Página visitada em 24 de maio de 2013.
  16. Lewis Corner (15 de março de 2013). Blue climb iTunes chart following 'Big Reunion' appearance. Digital Spy. Página visitada em 24 de maio de 2013.
  17. Roulette Official UK Version [Explicit Lyrics]. Amazon.co.uk. Página visitada em 24 de maio de 2013.
  18. Blue - Ultimate Blue: 2cd hmv.com Página visitada em 26 de julho de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Blue (banda)
Precedido por
Josh Dubovie
com "That Sounds Good to Me"
Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção
2011
Sucedido por
Engelbert Humperdinck
com "Love Will Set You Free"