Boxer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Boxer
Boxers com orelhas naturais e cortadas
Nome original Deutscher Boxer
País de origem  Alemanha
Características
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 2
Seção 2 - Cães de tipo pinscher e schnauzer, molossoides, cães montanheses e boieiros suíços - molossóides
Estalão #144 - 8 de fevereiro de 2006

Boxer[Nota] (em alemão: Deutscher Boxer) é uma raça canina oriunda da Alemanha. Aparentemente foram gerados através de cruzamentos entre os brabants bullenbeisser da Bélgica e cães semelhantes de Danzig, ainda que se considere o buldogue inglês como um de seus antecessores. Estes caninos - os mais altos das raças de cara achatada - são considerados eternas crianças, embora desconfiados e cautelosos com estranhos. Segundo estudos, o boxer é, em pensamento e atitudes, uma criança de três anos, sendo considerado então a companhia perfeita para famílias ativas, apesar da aparência de cão de guarda. O boxer, mesmo aparentando força no alto de seus 32 kg e 63 cm, é um cão de saúde frágil, o que resulta em uma expectativa de vida abaixo da média: a caudectomia gera alterações nas vértebras do animal ao redor do osso sacro; o câncer vitima mais boxers que qualquer outra raça canina; sua face achatada gera dificuldades respiratórias; e as doenças cardíacas também são outra preocupação.[1]

Referências

  1. Fogle (2009), pág 202 e 203

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Boxer
Wikipedia lexikon2.jpg   Nota linguística: Na busca pela padronização de uma nomenclatura^ e para adequar a grafia da Wikipédia às normas do português, os nomes das raças - alguns mantidos no original (Fogle (2009)) - estão grafados em iniciais minúsculas, como também visto em dicionário de Cinologia. Todavia, as entidades cinófilas - CBKC do Brasil, CPC de Portugal e FCI - possuem o padrão adotado em maiúsculas, assim como a Enciclopédia Conhecer (vol. II, p. 414).


Ícone de esboço Este artigo sobre cães, integrado ao Projeto Cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.