Café com leite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Café-com-leite)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Café-com-leite, ou café com leite, é uma expressão da língua portuguesa. Pode retratar a mistura entre duas bebidas famosas: café e o leite. Esses duas bebidas juntas formam uma das bebidas matinais mais consumidas do mundo e tem um grande número de variações como o cappuccino.

Surgimento e história[editar | editar código-fonte]

O Café com leite é uma bebida que entra no cardápio de várias pessoas de todo o mundo, inclusive no Brasil

O café com leite é uma bebida de muitos contrastes, já que é apreciado em muitos lugares do mundo. Essa bebida surgiu na Europa. Quando o café entrou nesse continente e a fazer sucesso, regiões leiteiras da Europa (Países Baixos) tiveram a ideia de misturar o café com o leite , para dar a energia do café e o alimento do leite. Essa ideia não deu muito certo dentro da Europa, já que o leite não era produzido em todas as regiões para o consumo com o café. A reinvenção surgiu na Itália, com o surgimento do cappuccino.

Com o neocolonialismo, o café com leite se espalhou para a Ásia, Américas e Oceania, e teve como destaque o próprio cappuccino. Nas áreas rurais, onde o processo do cappuccino não podia ser feito, os colonos misturavam o leite integral das vacas com o café passado. Isso se perpetuou nas cidades pequenas e com o tempo várias pessoas haviam se habituado com o café com leite, mais barato e fácil de fazer.

O café e o leite foram evoluindo, em meados dos anos 50 com o surgimento do leite em pó, o café com leite ficou mais acessível a regiões onde o leite não era produzido e nem levado, fazendo com que se popularizasse cada vez mais. O café evoluiu até chegaram os solúveis, ou seja, o café é transformado em pó e pode ser dissolvido na água e/ou no leite, assim não precisando passar no coador para tirar as impurezas.

A alta tecnologia dos dias de hoje fez com que as indústrias alimentícias criassem um novo tipo de café com leite, que não precise nem do café e nem do leite. É o café com leite soluvel, que só é necessário de água para fazê-lo.

Compostos nutritivos[editar | editar código-fonte]

Café com leite

O café-com-leite não possui propriedades próprias, já que é uma mistura entre outras duas bebidas. Possui nutrientes do leite e do café, entre eles:

  • Cálcio: ajuda na manutenção do sistema esquelético, na contração de músculos (cãibra), participa de funções enzimáticas e na coagulação do Sangue. Sua deficiência pode causar osteoporose;
  • Proteínas: elas exercem em várias funções de nosso corpo, que ajudam na composição da pele, dos hormônios, na defesa, na recuperação de energia (junto com a gordura) e na oxigenação do sangue;
  • Cafeína: essa, por sua vez, se encontra no café. Atua sobre o sistema nervoso central, no metabolismo e na produção de suco gástrico. Na medicina é usado para acelerar o coração aumentando sua capacidade de trabalho.
  • Vitamina B existem vários tipos dessa vitamina e está presente em grande parte no café. Ajuda no metabolismo, na prevenção de doenças e no sistema nervoso;
  • Antioxidantes: ajudam no combate de radicais livres, melhorando o desempenho na prática de esportes e qualquer outro esforço físico

Linguística[editar | editar código-fonte]

O café-com-leite também serve de expressão lingüística, uma gíria. É usado para designar a pessoa que participa de uma ação com neutralidade (não pode dar conselho e não pode ser aconselhado), somente participando.

Existe também uma cor chamado café-com-leite, um cor que possui propriedades de coloração parecida com a da bebida e é utilizada no vestuário e como forma de identificar manchas na pele.