Catecumenato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Crisma. Por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não se esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central. (desde abril de 2015)
Sacramento da confirmação na Igreja da Assunção da Abençoada Virgem Maria em Rijeka, na Croácia

O Catecumenato, também conhecido como Sacramento da Confirmação e crisma, é o sacramento que confirma e consolida a graça batismal e concede o dom especial do Espírito Santo, unindo, desta forma, o cristão a Cristo e à sua Igreja.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Existe uma íntima relação entre os sacramentos do Batismo e da Confirmação, mesmo que haja uma distância de anos entre estas celebrações. O gesto de estender as mãos sobre o confirmando e a unção com o óleo do crisma são os sinais do dom do Espírito Santo. Ele comunica uma força especial para viver e testemunhar a fé cristã. Este sacramento também chama-se Crisma, porque a unção é realizada com o sagrado óleo de Crisma. Por esta unção, o cristão participa das unções do Espírito sobre Jesus em seu batismo e sobre os apóstolos e Maria em Pentecostes.

Considerando-se a prática comum dos Batismos de crianças, a Confirmação passa a marcar a maturidade da e a personificação do compromisso batismal. Por esta razão, é necessário que seja precedida de cuidadosa catequese. Somente assim, o sacramento da Crisma será uma experiência especial e marcante na vida dos jovens, suscitando a continuidade da sua participação consciente e ativa nas celebrações e na vida da Igreja.

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Catecumenato

Ver também[editar | editar código-fonte]