Clube Atlético do Porto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: "Porto" redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Porto (desambiguação).
Porto-PE
Clube Atlético do Porto
Nome Clube Atlético do Porto
Alcunhas Gavião do Agreste[1]
Tricolor
Tricolor do Agreste[2]
Torcedor(a)/Adepto(a) Tricolor
Portense
Mascote Gavião
Principal rival Central[3]
Fundação 30 de julho de 1993 (30 anos)[4]
Localização Caruaru, Pernambuco, Brasil
Mando de jogo em Antônio Inácio
Capacidade (mando) 6 000 lugares[5]
Presidente José Porfírio de Oliveira[6]
Treinador(a) Oscar de Souza[7]
Patrocinador(a) Aposta Ganha
Material (d)esportivo Orangotango
Competição Pernambucano - Série A2
Ranking nacional Sem ranqueamento
Website clubeatleticodoporto.com
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Clube Atlético do Porto (conhecido popularmente como Porto de Caruaru ou simplesmente Porto-PE e cujo acrônimo é CAP)é uma agremiação desportiva brasileira da cidade de Caruaru, no interior de Pernambuco. Foi fundado em 30 de julho de 1993 e suas cores, presentes no escudo e bandeira oficial, são o azul, preto e branco.

Tem como modalidade esportiva principal o futebol, como um dos clubes mais vencedores e tradicionais do interior e do estado de Pernambuco. No profissional, seus títulos mais importantes conquistados no futebol são a Copa Pernambucana de 1999 e a Série A2 do Campeonato Pernambucano de 2003.[8] É o quarto maior campeão Sub-20 do Campeonato Pernambucano com quatro conquistas, tendo o último conquistado em 2018. [9]

Desde 2019, o Porto não aparece na lista do Ranking Nacional de Clubes da CBF, que leva em conta o comportamento das equipes nas últimas cinco temporadas e que foi divulgado em dezembro de 2022. O clube ocupava a ducentésima setima colocação, com 57 pontos.[10] Sendo um dos clubes pernambucanos, com o pior ranqueamento entre todos os clubes do país.

História[editar | editar código-fonte]

Rua que deu origem ao nome do clube.
Primeira equipe do Porto em 1994

O Clube Atlético do Porto, foi fundado no dia 30 de junho de 1993, por José Porfírio de Oliveira, morador da Rua Coronel Francisco Rodrigues Porto, em Caruaru. Inicialmente batizado com o nome de Futebol Clube do Porto, inspirado no clube de Portugal de mesmo nome e com as cores Vermelha e Branca, foi fundado com o intuito de participar das competições amadoras da Liga Desportiva Caruaruense (LDC), logo se afiliou na Federação Pernambucana de Futebol como clube profissional, adotando as cores do extinto Atlético Clube Caruaru (preto, branco e azul) e substituindo o nome Caruaru por Porto, em seguida o clube passou a mandar seus jogos no estádio Antônio Inácio de Souza, que é administrado pela LDC. O clube se profissionalizou em 8 de março de 1994 com o nome que tem hoje. O agora Clube Atlético do Porto disputou seu primeiro jogo oficial ainda em 1994, na segunda divisão do pernambucano: uma vitória por 6 a 0 sobre o Ferroviário do Recife.[11]

O Porto desde seu início sofreu com o preconceito por ser um clube que possui "um dono", ou seja, um empresário da cidade banca as despesas desde sua fundação, o que gerou antipatia da população de Caruaru. A Sala de Troféus reúne as várias taças conquistadas pela equipe de futebol do Porto durante os mais de 20 anos de existência do clube. Contou também com os troféus que o tricolor obteve em outras modalidades esportivas, além de obras de arte e monumentos que prestam homenagem à história do clube, especialmente no futebol. Logo nos dois primeiros anos da sua profissionalização vieram as primeiras conquistas: bicampeão do Interior nas temporadas 1994 e 1995. No campeonato pernambucano o Porto foi a primeira equipe que não é da capital ou região metropolitana do Recife a ficar na 2ª colocação do campeonato, tal fato ocorreu por duas oportunidades seguidas, vice-campeão pernambucano em 1997 e 1998, deixando claro que era uma nova força do futebol do interior. Disputou torneios nacionais como a Copa do Brasil e torneios regionais, como a Copa do Nordeste. No ano de 1999 o Gavião do Agreste chegou pela primeira vez na decisão da copa pernambuco, classificado para o mata-mata eliminou a equipe do Cabense e em seguida a equipe do Unibol até chegar na grande final contra o Central de Caruaru, seu maior rival, se sagrando campeão Copa Pernambuco de 1999. No Início dos anos 2000, o Tricolor do Agreste ainda conseguiu outros títulos a nível estadual, foi pela 5ª vez campeão do interior no ano 2000, porém, na temporada 2002 do campeonato pernambucano a equipe não teve um bom desempenho e acabou rebaixada para a Série A2 do pernambucano pela primeira vez em sua história. No ano seguinte, na disputada da segunda divisão, a equipe fez ótima campanha, terminou em primeiro lugar na primeira fase da competição com 5 vitórias 1 empate e 2 derrotas, na segunda fase também passou em primeiro com 3 vitórias e 1 empate, no quadrangular final com jogos de ida e volta contra as equipes: Serrano, Centro Limoeirense e Barreiros, a equipe do Porto terminou em 1ª lugar com 4 vitórias 1 empate e 1 derrota se sagrando campeão da Série A2 de 2003, voltando para a elite do futebol pernambucano.

Após 13 anos vivendo no auge da elite do futebol pernambucano, o clube viveu seu pior momento sendo rebaixado pela segunda vez para a Série A2 em 2016.[12] No ano seguinte, o clube não conseguiu emplacar, foi eliminado nas quartas de final e terminou a competição sétima colocação geral. Em 2018, teve uma nova chance de retornar a elite do futebol pernambucano. O Porto fez boa campanha na fase de grupos, foi líder do Grupo B invicto, mais novamente o clube é eliminado nas quartas e mais uma vez o clube não conseguiu voltar a primeira divisão. Em 2022 após seis anos, o tricolor volta a disputar a elite do futebol pernambucano, terminando em quarto[13][14] e com um aproveitamento de 47%, na Segunda divisão Pernambucana do mesmo ano.[15]

Clube[editar | editar código-fonte]

Patrimônio[editar | editar código-fonte]

O clube hoje possui um dos melhores CT da região Nordeste, fica na Rua Gonçalo Coelho 401, Maurício de Nassau, Caruaru - PE; onde está localizado o Clube Atlético Porto-Ninho Gavião (ou Ninho do Gavião). Um dos maiores centros de treinamento do Nordeste, o que ajudou no título de Clube Formador concedido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). No que diz respeito a estrutura do clube, além do CT, a equipe possui prédios em nome do Clube Atlético do Porto na cidade e Caruaru, segundo pesquisa realizada em 2018, o clube encontra-se na 13ª posição do nordeste no que diz respeito a patrimônio segundo o valor de custos, com um total de R$ 2.990.648,00.[16][17]

Estádio[editar | editar código-fonte]

Apesar de não ter estádio próprio, a equipe atualmente manda seus jogos no estádio Antônio Inácio de Souza, estádio que pertencia ao Vera Cruz Futebol Clube (extinto). O estádio que tem capacidade para até 6 mil espectadores hoje pertence a Liga Desportiva Caruaruense, mas em conjunto com o Clube Atlético do Porto ambos administram o estádio. Outro estádio que já foi sua casa foi o Luiz José de Lacerda, o "Lacerdão", casa do rival Central, utilizado quando o clube disputou a Série D do campeonato brasileiro de 2014 como também em outras oportunidades quando o Antônio Inácio não estava disponível ou liberado para jogos. O estádio do rival possui grama natural e capacidade de 19 mil pessoas.[5]

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Escudo[editar | editar código-fonte]

O escudo do clube é representando por um Gavião, ave de rapina da família águias e sua mascote, carregando uma bola de futebol em cima das iniciais do clube “C”, “A” e “P”. O escudo aparece também no seu centro de treinamento o “Ninho do Gavião”.

Mascote[editar | editar código-fonte]

Gavião, mascote do Porto

Gavião é uma espécie de águia da pertencentes a família dos Accipitridae e Falconidae, em particular dos gêneros Leucopternis, Buteo e Buteogallus. São águias geralmente identificadas pelo tamanho, de médio e pequeno porte, em relação a outras aves de rapina.

Dotadas de asas curtas, são adaptadas à predação em espaços fechados. De uma forma geral, os gaviões têm uma distribuição bastante vasta, que inclui todos os continentes com exceção da Antártida. Sendo ave da família das águias, os gaviões são criaturas imponentes e soberanas que passam a mítica da grandeza que foca no sucesso, algo que o Porto sempre almeja em sua história. Clubes como o Benfica de Portugal tem como sua mascote uma ave dessa família.

Uniformes[editar | editar código-fonte]

O uniforme do Clube Atlético do Porto possui as cores azul, preto e branco, cores adotadas pelo clube em homenagem ao extinto Atlético Clube Caruaru, clube da mesma cidade. O primeiro padrão da equipe é semelhante a do Grêmio de Porto Alegre, que também possui listras verticais com as cores.

  • Uniformes dos jogadores
  • Primeiro uniforme: Camisa azul, com faixas verticais pretas, calção e meias pretas;
  • Segundo uniforme: Camisa branca, com faixas verticais azuis e pretas, calção e meias brancas.
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo

Títulos[editar | editar código-fonte]

Lista de conquistas do Porto de competições municipais e internacionais de futebol organizadas ou reconhecidas pelas entidades internacionais oficiais do futebol. A lista traz os maiores títulos do tricolor, como os municipais e estaduais oficializados pela LDC e pela FPF-PE. Há uma conquista não oficial de âmbito nacional, o Torneio Seletivo Pernambucano para a disputa da Série C,[18] conquistado em 1999. O torneiro, era uma seletiva para indicar os representantes estaduais para a disputa da polêmica Copa João Havelange. O Porto iria disputar os Módulos Verde e Branco, equivalentes a Série C.

ESTADUAIS
Competição Títulos Temporadas
Copa Pernambuco 1 1999
Campeonato Pernambucano - Série A2 1 2003
Campeonato Pernambucano do Interior 5 1994, 1995, 1997, 1998 e 2000
MUNICIPAIS
Competição Títulos Temporadas
Caruuaru Liga Desportiva Caruaruense 2 1993 e 1994
TOTAL
Competição Títulos Descrição
Títulos Oficiais 9 7 Estaduais e 2 municipais
Outras conquistas
  • Pernambuco|Brasil Torneio Seletivo Pernambucano para Série C: 1999

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

Clube Atlético do Porto
Torneio Campeão Vice-campeão Terceiro colocado Quarto colocado
Brasil Copa do Brasil
Brasil Campeonato Brasileiro - Série C 0 (não possui) 0 (não possui) 0 (não possui) 1 (1996)
Brasil Campeonato Brasileiro – Série D
Copa do Nordeste
Pernambuco Pernambucano - Série A1 0 (não possui) 2 vezes (Última em 1998) 0 (não possui) 5 vezes (Última em 2011)
Pernambuco Pernambucano - Série A2 1 (2003) 0 (não possui) 0 (não possui) 2 (2019 e 2022)
Pernambuco Copa Pernambuco 1 (1999) 2 (2010 e 2012) 1 (2007) 0 (não possui)
Caruuaru Liga Desportiva Caruaruense 2 vezes (Última em 1993)

Participações[editar | editar código-fonte]

Participações em 2023
Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última P Aumento R Baixa
Pernambuco Série A1 24 Vice-campeão (1997 e 1998) 1994 2024 3
Série A2 6 Campeão (2003) 2003 2024 2
Copa Pernambuco 5 Campeão (1999) 1999 2012
Brasil Série C 8 4º colocado (1996) 1994 2007
Série D 2 18º colocado (2014) 2011 2014
Copa do Brasil 1 Fase preliminar (1999) 1999
Copa do Nordeste 1 Fase de Grupos (1999) 1999

Ídolos[editar | editar código-fonte]

Josué

Ao longo de sua história, o Porto sempre contou com jogadores e técnicos de grande expressão nacional, que contribuíram para as inúmeras conquistas da equipe no futebol do Brasil e do exterior. O Porto entrou no futebol com um objetivo, revelar talentos para o país todo. De lá saíram nomes como Araújo (Goiás, Náutico, Cruzeiro, Atlético Mineiro e futebol japonês), Josué (São Paulo, Wolfsburg, Atlético Mineiro e Seleção Brasileira) e Rômulo (Vasco da Gama, Spartak Moscow, Flamengo e Seleção Brasileira).

Jogadores famosos
Treinadores famosos

Rivalidades[editar | editar código-fonte]

Derby Central-Porto[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Clássico Matuto (Central-Porto)

O maior rival do Porto é o Central, com o qual a partida que é disputada contra este é chamada de Clássico Matuto. [19] É considerado uma das maiores rivalidades do futebol do interior pernambucano. A partida inaugural desse confronto se deu em 1994, sendo que na ocasião o Porto saiu saio perdedor com um placar de 2 a 0. Outros confrontos serviriam para acirrar a rivalidade, tais como a histórica goleada de 5 a 0 aplicada pelo Central no Porto no Campeonato Pernambucano de 2014 e a decisão da Copa Pernambucana de 1999.

Torcida[editar | editar código-fonte]

Apesar de não ter uma grande torcida, o time caruaruense tem o torcedor símbolo, que está em todas as partidas, Geral do Porto. Tocando zabumba e distribuindo pipocas e balas, ele mantém a animação nas partidas do clube. Geraldo Epifânio, de 51 anos, é considerado um torcedor folclórico. Ele se orgulha de ser um dos primeiros torcedores a se interessar pelo então iniciante Clube Atlético do Porto. Geraldo também se orgulha de ser o único torcedor a viajar com a delegação pelo Brasil.

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Última atualização: 2 de abril de 2023


Elenco atual do Clube Atlético do Porto[20]
Pos. Nome Pos. Nome Pos. Nome
G Brasil Henrique M Brasil Bruninho G Brasil Christian
LD Brasil Ricardo V Brasil Geyson Z Brasil Carioca
Z Brasil Rafael Esculápio G Brasil Hélio Breckenfeld M Brasil Danilo Antônio
Z Brasil Cleberson Z Brasil Pedrão V Brasil Elizeu
LE Brasil Gabriel Neto Z Brasil Júnior Sergipe A Brasil Tharcysio
A Brasil Robinho Z Brasil Vagner Massaia
V Brasil Vágner Rosa LE Brasil Edvaine
A Brasil Fábio Bahia M Brasil Adão
M Brasil Wesley V Brasil Rafael Gelatti
A Brasil Wallyson Topete V Brasil Gabriel Mury
M Brasil Itallo Melo A Brasil Luan Carioca

Técnico: Brasil Oscar de Souza


Categoria de base[editar | editar código-fonte]

Não é de hoje que o Porto sempre foi referência na categoria de base.[21] O clube já disputou vários campeonatos de base como a Copa São Paulo de Futebol Júnior, uma das mais tradicionais competições de Futebol de base do país. O clube tem pelo menos uma conquista em quatro principais categorias no futebol de pernambuco.

O clube também promove competições de base para desenvolver e revelar seus atletas, não é de hoje a equipe do Porto recebeu o título de Clube Formador concedido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), toda essa estrutura resultou em inúmero títulos de base no estado e na região nordeste, além de campanhas de destaque a nível nacional, todos esses fatores são a explicação pelo fato do clube sempre revelar grandes jogadores para o futebol brasileiro e mundial, nomes como: Josué, Araújo, Rômulo, que defenderam a seleção brasileira, como também os jogadores como Elicarlos, Rogério, Joelson, Vagner Rosa, Rodolfo Potiguar, entre outros.[22]

Sub-20 (Principal)[editar | editar código-fonte]

O Sub-20 do Porto, é uma das categorisa de base mais tradicionais do interior pernambucano. É o quarto maior campeão pernambucano na categoria, somando quatro conquista no estadual. Já participou de uma edição da Copa do Brasil Sub-20 em 2019. É uma das referências entre clubes formadores do país, [21] revelando craques para o futebol nacional e internacional.

Principais títulos
ESTADUAIS
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Pernambucano 4 2004, 2008, 2014 e 2018
MUNICIPAIS
Competição Títulos Temporadas
Caruuaru Campeonato Caruaruense Sub-20 1 1997

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Campanhas de destaque
Clube Atlético do Porto – Sub-20
Torneio Campeão Vice-campeão Terceiro colocado Quarto colocado
Brasil Copa do Brasil
Pernambuco Campeonato Pernambucano 4 (último em 2018) 3 ( último em 2013)
Participações
Participações em 2023
Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última P Aumento R Baixa
Pernambuco Campeonato Pernambucano 9 Campeão (4 vezes) 2004 2023
Brasil Copa do Brasil 1 Primeira fase 2019

Outras categorias de base[editar | editar código-fonte]

Sub-17
  • Liga Desportiva Caruaruense Sub-17: (2005)
  • Copa Porto: (2016).
Sub-15
  • Pernambuco Campeonato Pernambucano Aberto de Futebol Infantil e Juvenil: (2013)
  • Copa Porto: (2016)
Sub-14
  • Copa Porto: (2016).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Gavião do Agreste tem semana de chegadas e saídas
  2. Porto divulga preços de ingressos para duelo contra o Sport; confira os valores
  3. Central x Porto: clássico histórico de rivalidade no Agreste de Pernambuco
  4. Clube Atlético do Porto comemora 24 anos de fundação
  5. a b «CNEF - Cadastro Nacional de Estádios de Futebol (Rev. 6)» (PDF). CBF. 18 de janeiro de 2016. Consultado em 3 de setembro de 2016 
  6. Após um ano de pausa, Porto-PE confirma retorno ao futebol profissional
  7. «Treinador do Porto-PE comenta primeira semana de trabalho e diz que grupo está se enturmando». ge.com. 17 de dezembro de 2022. Consultado em 5 de fevereiro de 2023 
  8. «Relembre os Campeões da Série A2 do Campeonato Pernambucano». Por Nivaldo Machado, FPF-PE. 14 de setembro de 2022. Consultado em 19 de junho de 2023 
  9. «Porto vence o Santa Cruz e é campeão do Sub-20». Por Assessoria FPF. 30 de novembro de 2018. Consultado em 1 de agosto de 2019 
  10. «Ranking da CBF 2019: Palmeiras lidera lista; Cruzeiro é segundo». CBF. 5 de novembro de 2018. Consultado em 19 de junho de 2023 
  11. «Clube». Clube Atlético do Porto. Consultado em 30 de maio de 2020 
  12. «PERNAMBUCANO: Após 13 anos, Porto é rebaixado à Série A2 de 2017». Agência Futebol Interior. 5 de março de 2016. Consultado em 30 de maio de 2020 
  13. «Porto, Central, Petrolina e Maguary sobem na A2; PE terá 3 times de Caruaru». Cássio Zirpoli / em cassiozipoli.com.br. 13 de novembro de 2022. Consultado em 26 de novembro de 2022 
  14. «Central, Porto e Petrolina e Maguary avançam às semis da A2 e garantem acesso à elite do Pernambucano». Ivan Mota /Especial para o Diario; em Esportes DP. 13 de novembro de 2022. Consultado em 26 de novembro de 2022 
  15. «Porto vence o Vera Cruz fora de casa e volta à elite após seis anos». ge.blobo. 13 de novembro de 2022. Consultado em 26 de novembro de 2022 
  16. Zirpoli, Cassio (3 de maio de 2018). «O ranking de patrimônio dos clubes do Nordeste via balanços oficiais em 2018». Cassio Zirpoli. Consultado em 30 de maio de 2020 
  17. Caruaru, Por Tiago Medeiros; PE. «Título? Porto de Caruaru quer mesmo é 'lucrar' com o Estadual». globoesporte.com. Consultado em 30 de maio de 2020 
  18. Ricardo Amaral (15 de maio de 2015). «PE: Torneio Seletivo Série C 1999». História do Futebol]. Consultado em 19 de junho de 2023 
  19. «Central x Porto: clássico histórico de rivalidade no Agreste de Pernambuco». Por Vital Florêncio, no GE. 9 de agosto de 2013 
  20. «Site oficial do Porto» 
  21. a b «Clubes pernambucanos recebem certificado da CBF por destaque na formação de atletas». Publicado por Maria Lua Ribeiro em Blog do Torcedor. 16 de junho de 2018. Consultado em 5 de junho de 2019 
  22. «O Ninho do Gavião». Clube Atlético do Porto. Consultado em 30 de maio de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]