DVB

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um aparelho receptor DVB

DVB é a sigla de Digital Video Broadcasting - (Transmissão de Vídeo Digital), às vezes chamado de televisão digital ou da sua sigla DTV (do inglês Digital Television).

Conhecido como padrão europeu de TV Digital, foi projetado a partir dos anos 80 pelo consórcio que hoje possui 250 integrantes de 15 países. Desde 1998, está em operação no Reino Unido, tendo chegado a outros países da União Européia e à Austrália. Está previsto para ser implantado na Índia, na Nova Zelândia e cerca de outros 20 países. Detém um mercado atual de 270 milhões de receptores.

O padrão trabalha com conteúdo audiovisual nas três configurações de qualidade de imagem: HDTV (1080 linhas intrelaçadas), EDTV (576 linhas progressivas) e SDTV (576 linhas intrelaçadas). Nas duas últimas configurações, permite a transmissão simultânea de mais de um programa por canal, permitindo uma média de quatro. No início de sua implantação, apresentou dificuldades de recepção na Inglaterra, sendo sujeito à interferência de ruídos de eletrodomésticos ou motores.

DVB é o padrão adotado pelas principais operadoras privadas de TV por assinatura por satélite. Em Portugal tem sido adoptado nos canais pay-per-view de televisão por cabo como alternativa ao sistema analógico.

Diferentes sistemas de televisão digital terrestre

O padrão DVB é designado de acordo com o serviço ao qual está vinculado:

Outras informações:

  • Aplicações - EPG, t-GOV, t-COM, Internet
  • Middleware - MHP/MHEG
  • Compressão - MPEG-2 e MPEG-2 SDTV
  • Transporte - MPEG-2
  • Modulação - COFDM

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

...