Dead by Daylight

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dead by Daylight
Dead by Daylight
Desenvolvedora(s) Behaviour Interactive
Publicadora(s) 505 Games
Behaviour Interactive
Deep Silver
Starbreeze Studios
Diretor(es) Ashley Pannell
Dave Richard
Mathieu Coté
Produtor(es) Stéfan Beauchamp-Daniel
Escritor(es) Farah Daoud-Brixi
Programador(es) Fadi Beyrouti
Jean-Philip Desjardins
Rémi Veilleux
Artista(s) Filip Ivanovic
Marc Salha
Compositor(es) Michel F. April
Motor Unreal Engine 4
Plataforma(s) Microsoft Windows
PlayStation 4
Xbox One
Nintendo Switch
Android
iOS
Stadia
PlayStation 5
Xbox Series X/S
Lançamento Microsoft Windows
14 de junho de 2016
PlayStation 4, Xbox One
20 de junho de 2017
Nintendo Switch
24 de setembro de 2019
Android, iOS
17 de abril de 2020
Stadia
1 de outubro de 2020
Xbox Series X/S
10 de novembro de 2020
PlayStation 5
12 de novembro de 2020
Gênero(s) Survival horror
Modos de jogo Multijogador
Página oficial

Dead by Daylight é um jogo eletrônico multijogador online assimétrico do gênero survival horror desenvolvido pelo estúdio canadense Behaviour Interactive. O jogo é jogado em um modo um contra quatro, onde um jogador assume o papel de um assassino, e os outros quatro jogam como sobreviventes, tendo que escapar do assassino e reparando cinco geradores para abrir os portões de saída e evitarem de serem capturados, enganchados e sacrificados. Foi lançado em junho de 2016 para Microsoft Windows; junho de 2017 para PlayStation 4 e Xbox One, setembro de 2019 para Nintendo Switch, e uma versão adaptada para iOS e Android foi lançada em abril de 2020, sendo outubro e novembro do mesmo ano o lançamento para Stadia, PlayStation 5 e Xbox Series X/S.[1][2][3][4][5]

Além dos personagens-jogáveis originais, o jogo inclui personagens licenciados de várias franquias do terror como Halloween, The Texas Chain Saw Massacre, A Nighmate on Elm Street, Ash vs Evil Dead, Scream, Saw, Stranger Things, Silent Hill, Resident Evil, Hellraiser, Ringu e Alien. Até mesmo o astro de Hollywood Nicolas Cage fez sua estreia no mundo dos games como um sobrevivente no jogo. Dead by Daylight recebeu críticas mistas após o lançamento, embora tenha sido um sucesso comercial, atraindo mais de 50 milhões de jogadores.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Um grupo de até quatro sobreviventes deve fugir de um assassino. A perspectiva dos sobreviventes são em terceira pessoa, enquanto a perspectiva do assassino é em primeira pessoa.[6] Os sobreviventes não podem lutar contra o assassino e só podem sobreviver correndo e se escondendo deles. Eles devem usar obstáculos na forma de paletes de madeira, janelas e itens que eles encontram dentro de baús ou trazem antes do começo da partida para correrem do assassino pelo tempo que puderem. Para escapar, os sobreviventes devem consertar um total de cinco geradores espalhados por todo o mapa para ativar os portões de saída, então eles devem abrir os portões de saída e sair da área ou, alternativamente, encontrar uma escotilha que surge aleatoriamente no mapa para escaparem.[7]

Sobreviventes[editar | editar código-fonte]

Os jogadores assumem o papel de um dos 41 sobreviventes, Dwight Fairfield, Meg Thomas, Claudette Morel, Jake Park, Nea Karlsson, Laurie Strode, William 'Bill' Overbeck, Ace Visconti, Feng Min, David King,[8][9] Quentin Smith, David Tapp, Kate Denson, Adam Francis, Jeff Johansen, Jane Romero, Ash Williams, Steve Harrington, Nancy Wheeler, Yui Kimura, Zarina Kassir, Cheryl Mason, Felix Ritcher, Élodie Rakoto, Yun-Jin Lee, Jill Valentine, Leon S. Kennedy, Mikaela Reid, Jonah Vasquez, Yoichi Asakawa, Haddie Kaur, Ada Wong, Rebecca Chambers, Vittorio Toscano, Thalita Lyra, Renato Lyra, Gabriel Soma, Nicolas Cage, Ellen Ripley, Alan Wake e Sable Ward.[carece de fontes?] O objetivo dos sobreviventes é fugir da área fechada, o que pode ser feito de duas maneiras: reparando cinco geradores quebrados para fornecer energia para alavancas de dois portões de saída; ou escapando pela escotilha. A escotilha abre somente quando há apenas um sobrevivente restante na partida. Os sobreviventes precisarão de uma chave para abrir a escotilha se houver mais de uma pessoa viva.[10] O assassino pode fechar a escotilha. As opções de movimento dos sobreviventes consistem em correr, caminhar, andar agachado ou rastejar. Eles devem evadir e enganar o assassino, perdendo sua linha de visão em uma perseguição ou se escondendo com sucesso deles.

Assassinos[editar | editar código-fonte]

Alternativamente, os jogadores assumem o papel de um dos 35 assassinos, O Caçador, O Espectro, O Caipira, A Enfermeira, O Vulto, A Bruxa, O Médico, A Caçadora, O Canibal, O Pesadelo, A Porca, O Palhaço, O Espírito, A Legião, A Praga, O Ghostface, O Demogorgon, O Oni, O Mercenário, O Carrasco, O Flagelo, Os Gêmeos, O Trapaça, O Nemesis, O Cenobita, A Artista, A Onryō, A Draga, O Vilão, O Cavaleiro, a Negociante de Crânios, a Singularidade, o Xenomorfo, o Cara Legal e o Desconhecido.[11] A maioria dos assassinos tem apenas uma forma de locomoção, movendo-se em ritmo acelerado, o que é moderadamente mais rápido do que o ritmo de um sobrevivente correndo. Ao caçar os sobreviventes, o assassino deve capturá-los ou golpeando-os duas vezes com a arma (o primeiro golpe reduz o estado de vida do sobrevivente de "saudável" para "ferido" e empurra-os a uma curta distância à frente do assassino, enquanto o segundo golpe os leva ao estado "morrendo", onde o sobrevivente rasteja lentamente no chão) ou agarrá-los em certos movimentos, pegá-los dentro de armários, enquanto tentam saltar sobre barricada ou através de janelas, enquanto consertam um gerador, ou tentam resgatar um sobrevivente um gancho. Alguns assassinos têm ataques secundários que causam dano duplo e colocam os sobreviventes no estado "morrendo" em apenas um ataque. Todo assassino tem uma habilidade secundária, chamada de "poder". Cada poder é único. Por exemplo, o Espectro pode se tornar invisível e se mover mais rápido ao tocar seu sino (mas incapaz de atacar os sobreviventes enquanto estiver oculto), e o Caipira usa uma motosserra que permite que ele corra rapidamente pelo mapa e derrube sobreviventes instantaneamente com ela. Os poderes podem ser melhorados usando complementos que são comprados na teia de sangue.

O objetivo do assassino é sacrificar os sobreviventes à Entidade, um ser malévolo que domina o reino em que Dead by Daylight ocorre. Sobreviventes presos são colocados em ganchos de açougue localizados ao longo do território da partida, o que inicia o processo de sacrifício, que levará dois minutos para ser concluído sem qualquer influência externa. Alguns complementos especiais, vantagens ou as oferendas chamadas 'Memento Mori' permitem que o assassino pule o processo de sacrifício e mate um sobrevivente diretamente com as próprias mãos, com uma animação especial.

Na primeira vez que um sobrevivente é enganchado, ele entra na primeira fase. Nesta fase, o sobrevivente pode tentar uma chance baixa (de 4%) de escapar do gancho por conta própria ao custo de acelerar tremendamente o processo de sacrifício para a segunda fase por falha em escapar. Sobreviventes enganchados também podem ser resgatados por outros sobreviventes. Oferendas e vantagens específicas podem aumentar a chance de escapar do gancho sozinho. Se o sobrevivente escapa ou é salvo e, eventualmente, é enganchado pela segunda vez, ele entra na 'fase de luta', na qual o sobrevivente tem que resistir à Entidade tentando apunhalá-los acertando os testes de perícia contínuos que vão se diminuindo com o passar do tempo, até que sejam salvos por um aliado ou mortos pela 'Entidade'. Se o sobrevivente for salvo durante a 'fase de luta' e for enganchado pela terceira vez, ele morrerá para a Entidade instantaneamente sem oportunidade de sobrevivência.

O assassino, apesar de andar mais rápido que os sobreviventes, é mais lento do que os sobreviventes na maioria dos outros movimentos: depois de atingir um sobrevivente, o assassino diminuirá a sua velocidade de movimento para limpar o sangue de sua arma. O assassino também é mais lento em saltar janelas e não pode pular sobre paletes que os sobreviventes podem lançar em seu caminho (com exceção da Legião e o Vilão), em vez disso os assassinos têm que rodear o local ou gastar algum tempo destruindo-as.

O assassino também tem uma habilidade de leitura de aura, revelando constantemente a localização de geradores, totens enfeitiçados e, ao carregar um sobrevivente, ganchos através do mapa. Um mecanismo foi adicionado no Patch 1.5.0, que introduziu a mecânica 'Sede de Sangue'. Durante 15 segundos em uma perseguição sem usar o poder, quebrar ou ser atordoado por paletes ou atacar um sobrevivente, o assassino recebe um impulso de 0,2 m/s à sua velocidade de movimento base; 30 segundos em uma perseguição concede ao assassino um aumento de 0,4 de m/s; e finalmente, se uma perseguição durar 45 segundos consecutivos, o assassino recebe um impulso de 0,6 m/s. A sede de sangue dura apenas até que uma perseguição termine ou até o assassino realizar algumas das ações citadas.

Vantagens[editar | editar código-fonte]

Sobreviventes e assassinos têm a opção de utilizar até quatro vantagens (também chamadas pelo termo em inglês Perk), que dão habilidades especiais aos seus personagens. Cada personagem (sobrevivente ou assassino) começa com um conjunto de três vantagens que são exclusivas para eles e devem primeiro ser desbloqueadas antes que os outros sobreviventes possam usá-las. Essas vantagens podem ser desbloqueadas e atualizadas na teia de sangue usando Pontos de Sangue. Cada teia de sangue pode conter até duas vantagens. Essas vantagens podem variar de dar uma arrancada de velocidade para correr do assassino, até ser capaz de se curar sem a necessidade de um kit de primeiros socorros ou de um companheiro de equipe, ou desbloquear a capacidade de sabotar ganchos sem uma caixa de ferramentas. Há também uma infinidade de vantagens "universais" disponíveis para qualquer sobrevivente, bem como para assassinos.[7]

Enredo[editar | editar código-fonte]

A Entidade, um ser sobrenatural oriundo da antiga teia de sangue, é despertada do seu sono profundo sempre que é convocada por ações de grande violência e malícia. Os assassinos, em sua maioria assassinos em série, ou vítimas de uma terrível tragédia, são retirados de suas respectivas realidade por ela e convencidos a cumprir suas ordens. Para manter sua existência, a Entidade exige sacrifícios o que obriga os assassinos a caçarem e matarem os sobreviventes, para que possam se alimentar de suas esperanças e roubar um pedaço de suas almas após a morte. Em seguida, eles são trazidos de volta à vida para repetir o julgamento, tentando escapar incessantemente.[12]

Os sobreviventes são atraídos para o mundo criado pela Entidade quando vagam muito perto dos lugares de onde os assassinos foram retirados, desaparecendo do mundo real sem deixar vestígios. Eles acabam em uma fogueira solitária, onde descansam entre as provações, até que um assassino os persiga novamente. Cada julgamento ocorre em uma série de lugares construídos pela Entidade das áreas de onde os assassinos foram levados. A única esperança de fuga dos sobreviventes é completar uma série de geradores espalhados em cada lugar para ativar portões e escapar. Se o assassino matar todos os sobreviventes, com exceção de um ainda vivo, a Entidade oferecerá a este último uma outra alternativa de fuga na forma de uma escotilha. Escapar de tais territórios sempre leva os sobreviventes de volta à fogueira, e ofertas podem ser criadas para serem queimadas e apelar a favor da Entidade. Como a Entidade alimenta a esperança dos sobreviventes de escapar, ela os ajuda tanto quanto os assassinos, atuando como um observador imparcial da caçada, intervindo apenas para reivindicar os que estavam pendurados em seus ganchos.[12]

Conteúdo para download[editar | editar código-fonte]

  • dagger Esse símbolo destaca DLCs que possuem personagens licenciados, indicando que a Behaviour adquiriu os direitos de uso para os personagens fictícios.
Nome da DLC Data de lançamento Assassino Sobrevivente Mapa
The Last Breath 18 de agosto de 2016 A Enfermeira Nea Karlsson Enfermaria Conturbada (Hospício Crotus Prenn)
The Halloween Chapter dagger 25 de outubro de 2016 O Vulto Laurie Strode Travessa Lampkin (Haddonfield)
Of Flesh and Mud 8 de dezembro de 2016 A Bruxa Ace Visconti A Rosa Lívida (Pântano do Remanso)
Left Behind dagger 8 de março de 2017 William "Bill" Overbeck
Spark of Madness 11 de maio de 2017 O Doutor Feng Min Centro de Tratamento (Instituto Memorial Léry)
A Lullaby for the Dark 27 de julho de 2017 A Caçadora David King Refúgio da Caçadora (Floresta Vermelha)
LeatherFace dagger 14 de setembro de 2017 O Canibal
A Nightmare on Elm Street dagger 26 de outubro de 2017 O Pesadelo Quentin Smith Escola Primária de Badham (Springwood)
The Saw Chapter dagger 23 de janeiro de 2018 A Porca David Tapp O Jogo (Fábrica de Embalagens de Carnes Gideon)
Curtain Call 12 de junho de 2018 O Palhaço Kate Denson Capela do Padre Campbell (Hospício Crotus Prenn)
Shattered Bloodline 18 de setembro de 2018 O Espírito Adam Francis Residência da Família (Propriedade dos Yamaoka)
Darkness Among Us 11 de dezembro de 2018 A Legião Jeffrey "Jeff" Johansen Resort do Monte Ormond (Ormond)
Demise of the Faithful 19 de março de 2019 A Praga Jane Romero O Templo da Purgação (Floresta Vermelha)
Ash vs Evil Dead dagger 2 de abril de 2019 Ashley "Ash" Williams
Ghost Face dagger 18 de junho de 2019 O Ghostface
Stranger Things dagger 17 de setembro de 2019 O Demogorgon Steve Harrington e Nancy Wheeler O Complexo Subterrâneo (Laboratório Nacional de Hawkins)
Cursed Legacy 3 de dezembro de 2019 O Oni Yui Kimura Santuário da Ira (Propriedade dos Yamaoka)
Chains of Hate 10 de março de 2020 O Mercenário Zarina Kassir Saloon do Cachorro Morto (Túmulo de Glenvale)
Silent Hill dagger 16 de junho de 2020 O Carrasco Cheryl Mason Escola Primária Midwich (Silent Hill)
Descend Beyond 8 de setembro de 2020 O Flagelo Felix Richter
A Binding of Kin 1 de dezembro de 2020 Os Gêmeos Élodie Rakoto
All-Kill 30 de março de 2021 O Trapaça Yun-Jin Lee
Resident Evil™ dagger 15 de junho de 2021 O Nemesis Leon S. Kennedy e Jill Valentine Ala Leste da Delegacia de Raccoon City (Raccoon City)
Hellraiser dagger 7 de setembro de 2021 O Cenobita
Hour of the Witch 19 de outubro de 2021 Mikaela Reid
Portrait of a Murder 30 de novembro de 2021 A Artista Jonah Vasquez Ninho dos Corvos (Cemitério Renegado)
Sadako Rising dagger 8 de março de 2022 A Onryō Yoichi Asakawa
Roots of Dread 7 de junho de 2022 A Draga Haddie Kaur Jardim da Alegria (Ilha sem Vida)
Resident Evil™: Project W dagger 30 de agosto de 2022 O Vilão Rebecca Chambers e Ada Wong Ala Oeste da Delegacia de Raccoon City (Raccoon City)
Forged In Fog 22 de novembro de 2022 O Cavaleiro Vittorio Toscano Praça Arrasada (Borgo Dizimado)
Tools Of Torment 7 de março de 2023 A Negociante de Crânios Thalita Lyra e Renato Lyra Acampamento de Caça em: Abrigo Florestal (A Propriedade MacMillan)
End Transmission 13 de junho de 2023 A Singularidade Gabriel Soma Pouso do Lago Toba (Floresta de Dvarka)
Nicolas Cage dagger 25 de julho de 2023 Nicolas Cage
Alien dagger 29 de agosto de 2023 O Xenomorfo Ellen Ripley Destroços da Nostromo (Floresta de Dvarka)
Chucky dagger 28 de novembro de 2023 O Cara Legal
Alan Wake dagger 30 de janeiro de 2024 Alan Wake
All Things Wicked 12 de março de 2024 O Desconhecido Sable Ward Praça de Greenville (Ilha sem Vida)

Recepção[editar | editar código-fonte]

 Recepção
Resenha crítica
Publicação Nota
GameSpot PC: 6/10[13]
Pontuação global
Agregador Nota média
Metacritic PC: 71/100[14]
PS4: 64/100[15]
XONE: 58/100[16]

Dead by Daylight recebeu "críticas mistas ou médias", de acordo com o agregador de críticas Metacritic.[14] A GameSpot deu uma pontuação de 6 de 10, dizendo que "Dead by Daylight executa bem o conceito de um jogo competitivo de terror, mas apenas até certo ponto".[13]

Vendas[editar | editar código-fonte]

Até maio de 2019, o jogo vendeu mais de 5 milhões de cópias.[17]

Spin-offs e outras mídias[editar | editar código-fonte]

Jogos[editar | editar código-fonte]

Hooked on You: A Dead by Daylight Dating Sim, um jogo eletrônico de romance visual do gênero simulador de namoro, foi lançado em 3 de agosto de 2022. Em 2021, a Behaviour Interactive realizou uma pesquisa sobre Dead by Daylight, com uma das perguntas feitas aos fãs sobre qual tipo de gênero eles gostariam que a empresa explorasse no futuro com os personagens de Dead by Daylight; e uma das opções possíveis era um simulador de namoro.[18][19] Em 22 de fevereiro de 2022, foi descoberto que, em 16 de fevereiro, a Behaviour Interactive havia registrado uma marca registrada para um projeto intitulado Hooked on You: A Dead by Daylight Dating Sim.[20] A descrição da marca registrada informa que ela cobre videogames, bem como quadrinhos e graphic novels.[21][19] O jogo foi anunciado oficialmente em 17 de maio de 2022, durante uma transmissão ao vivo da desenvolvedora e lançado no final daquele ano em 3 de agosto.[22] O simulador de namoro é um romance visual baseado em texto com um estilo de anime. Criado em colaboração com a Psyop, Hooked on You permite que o jogador namore quatro dos Assassinos originais de Dead by Daylight sendo eles: o Caçador, a Caçadora, o Espectro e o Espírito, e guiados por Sobreviventes originais como Dwight e Claudette.[23]

Mais dois jogos derivados foram anunciados em 19 de maio de 2023. O primeiro foi descrito como um jogo narrativo para um jogador "cheio de escolhas poderosas de vida ou morte" e está sendo desenvolvido pela Supermassive Games, conhecida pelos jogos de terror Until Dawn, The Quarry e a série de antologia The Dark Pictures.[24] O segundo jogo foi descrito como uma experiência de jogador contra ambiente cooperativa idealizada para quatro jogadores e "focada na ganância e na sede de poder". O título está sendo desenvolvido pela Midwinter Entertainment.[25]

Jogo de tabuleiro[editar | editar código-fonte]

Uma adaptação no formato de jogo de tabuleiro, intitulada Dead by Daylight: The Board Game, foi criada pela Level 99 Games e distribuída pela Asmodee nos Estados Unidos.[26] Ela apresenta os personagens originais até o capítulo All Kill do jogo original. Um jogador assume o papel do assassino e dois a quatro jogadores assumem o papel de sobreviventes. Os jogadores usam vantagens, itens, adereços e poderes para atravessar o mapa, a fim de reparar geradores e escapar ou caçar e matar os sobreviventes.[27] O jogo foi lançado em 7 de abril de 2023 após uma campanha bem-sucedida de arrecadação de fundos no Kickstarter.[28] A expansão Malicious Expansion, anunciada em 2024, continua a inclusão de conteúdo do jogo original até Forged in Fog.[29]

Quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Uma série de quadrinhos explorando os quatro membros da Legião antes dos eventos do jogo foi publicada pela Titan Comics, escrita por Nadia Shammas, ilustrada por Dillon Snook e colorida por Emilio Lecce.[30] Não houve anúncio de um lançamento no Brasil.

Adaptação cinematográfica[editar | editar código-fonte]

Em março de 2023, a Variety anunciou que Jason Blum e James Wan estavam produzindo uma adaptação cinematográfica do jogo pelos estúdios Blumhouse Productions e Atomic Monster, respectivamente, em parceria com a desenvolvedora Behavior Interactive.[31]

Referências

  1. Tach, Dave (26 de abril de 2016). «Dead by Daylight is a horror movie where you're the victim (or the killer)». Polygon (em inglês). Consultado em 21 de outubro de 2018 
  2. Sykes, Tom (6 de fevereiro de 2016). «Dead by Daylight is an asymmetrical slasher horror». pcgamer. Consultado em 21 de outubro de 2018 
  3. O'Connor, Alice (22 de abril de 2016). «Dead By Daylight Bringing 4v1 Slasher Horror To June». Rock Paper Shotgun. Consultado em 21 de outubro de 2018 
  4. «Dead by Daylight is now available on Stadia». Dead by Daylight. 1 de outubro de 2020 
  5. Romano, Sal (1 de setembro de 2020). «Dead by Daylight coming to PS5, Xbox Series X this holiday». Gematsu (em inglês). Consultado em 18 de novembro de 2020 
  6. «Dead By Daylight Is Just Another Upcoming Slasher Horror Game—Or Is It?». CINEMABLEND. 10 de fevereiro de 2016. Consultado em 26 de julho de 2019 
  7. a b Petitte, Omri (18 de julho de 2016). «Dead by Daylight beginner's guide». PC Gamer (em inglês). Consultado em 8 de dezembro de 2019 
  8. «New 'Dead by Daylight' Footage Introduces the Killers - Bloody Disgusting!». Bloody Disgusting! (em inglês) 
  9. «Dead By Daylight Gets Halloweenie In New DLC» 
  10. «E3: Dead By Daylight Wants To Kill You». Bleeding Cool Comic Book, Movie, TV News 
  11. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome wikipt
  12. a b «Dead By Daylight Non Playable / Characters». TV Tropes. Consultado em 8 de dezembro de 2019 
  13. a b «Dead by Daylight Review». GameSpot (em inglês). Consultado em 24 de fevereiro de 2020 
  14. a b «Dead by Daylight - PC». Metacritic (em inglês). Consultado em 24 de fevereiro de 2020 
  15. «Dead by Daylight - PS4». Metacritic (em inglês). Consultado em 24 de fevereiro de 2020 
  16. «Dead by Daylight - XBOX ONE». Metacritic (em inglês). Consultado em 24 de fevereiro de 2020 
  17. «Video: Inside the massive success of Dead by Daylight». VentureBeat (em inglês). 6 de maio de 2019. Consultado em 24 de fevereiro de 2020 
  18. Smith, Callum (22 de fevereiro de 2022). «Dead By Daylight Hooked On You dating simulator trademark leaked». HITC (em inglês). Consultado em 15 de outubro de 2023 
  19. a b Connor Sheridan (22 de fevereiro de 2022). «It looks like the Dead by Daylight devs are planning a dating sim spinoff». gamesradar (em inglês). Consultado em 15 de outubro de 2023 
  20. Perrault, Patrick (22 de fevereiro de 2022). «Trademark Reveals Hooked on You: a Dead by Daylight Dating Sim». TechRaptor (em inglês). Consultado em 15 de outubro de 2023 
  21. «Dead By Daylight Dating Sim Revealed In Trademark Listing And, Just Wow, What An Idea». GameSpot (em inglês). Consultado em 15 de outubro de 2023 
  22. «Dead by Daylight | 6th Anniversary Broadcast» (em inglês). YouTube. 17 de maio de 2022. Consultado em 15 de outubro de 2023. Cópia arquivada em 18 de maio de 2022 
  23. «Dead By Daylight Dev Announces Dating Sim Spin-Off, Gives Killers Amazing Glow-Ups». Kotaku (em inglês). 18 de maio de 2022. Consultado em 15 de outubro de 2023 
  24. Bankhurst, Adam (19 de maio de 2023). «Dead by Daylight Spin-Offs Announced and Include a Story-Based Game from Until Dawn's Supermassive». IGN (em inglês). Consultado em 15 de outubro de 2023 
  25. «Dead by Daylight is getting spin-off games from Supermassive and Midwinter». Destructoid (em inglês). 19 de maio de 2023. Consultado em 15 de outubro de 2023 
  26. Allen, Richard (2 de março de 2022). «A board game version of Dead by Daylight is set to release this Halloween». GAMINGTREND (em inglês). Consultado em 15 de outubro de 2023 
  27. «Dead by Daylight™: The Board Game». Level 99 Store (em inglês). 6 de abril de 2023. Consultado em 15 de outubro de 2023 
  28. «Asmodee Will Bring 'Dead by Daylight: The Board Game' into U.S. Retail». icv2.com (em inglês). Consultado em 15 de outubro de 2023 
  29. Editor-in-chief, Matt Jarvis (19 de abril de 2024). «Dead by Daylight board game's first expansion adds more killers and survivors to hunt in new maps this summer». Dicebreaker (em inglês). Consultado em 25 de abril de 2024 
  30. Squires, John (20 de março de 2023). «'Dead by Daylight' Prequel Comic Book Previewed With Official Teaser Trailer». Bloody Disgusting! (em inglês). Consultado em 25 de abril de 2024 
  31. Lang, Brent (2 de março de 2023). «'Dead by Daylight' Horror Movie Coming From Blumhouse, Atomic Monster and Behaviour Interactive (Exclusive)». Variety (em inglês). Consultado em 15 de novembro de 2023. Cópia arquivada em 2 de março de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]