Donghae & Eunhyuk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Donghae & Eunhyuk
Donghae e Eunhyuk em Taiwan, em novembro de 2011.
Informação geral
Também conhecido(a) como SJ-Donghae&Eunhyuk, Super Junior-Donghae&Eunhyuk, D&E
Origem Seul
País  Coreia do Sul
Gênero(s) Retro-pop, disco, synthpop, pop, K-pop, J-pop
Período em atividade 2011 – presente
Gravadora(s) Coreia do SulSM Entertainment
JapãoAvex Trax
Afiliação(ões) Super Junior
Super Junior-T
Super Junior-M, Super Junior-H, Younique Unit, SM The Performance
Henry
SM Town
Página oficial http://superjunior-jp.net/de
Integrantes Eunhyuk
Donghae

Donghae & Eunhyuk é o quinto subgrupo oficial da boy band sul-coreana Super Junior. A dupla foi formada em 2011 e contém dois membros do Super Junior, Eunhyuk e Donghae, que se complementam nas músicas. A primeira apresentação oficial da dupla aconteceu em 16 de dezembro de 2011, no Music Bank da KBS, com a canção "Oppa, Oppa".[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

2011 – 2013: Oppa, Oppa, I Wanna Dance e Still You[editar | editar código-fonte]

A dupla lançou seu primeiro single digital, "Oppa, Oppa" em 16 de dezembro de 2011, através de vários portais de música coreanos, como MelOn, Bugs e Mnet. Simultaneamente, a canção foi apresentada no Music Bank.[2] A canção foi apresentada pela primeira vez durante o Super Show 4 em 19 de novembro e, um mês depois, a SM Entertainment anunciou que a dupla iria promover a música como um single em vários programas tradicionais como Music Bank, Music Core, Inkigayo e M! Countdown.[3]

O videoclipe da canção também foi lançado em 16 de dezembro. Outro videoclipe foi lançado em 21 de dezembro, este editado e dirigido por Shindong. O vídeo conta com a participação de Amber do girl group f(x), Peter e Youngsky do grupo One Way, Sungmin e o próprio Shindong.

O single consiste de duas canções: a canção-título "Oppa, Oppa" e "First Love", solo de Donghae. Em abril de 2012 foi lançada uma versão física do single no japão, com as duas canções regravadas em japonês. "Oppa, Oppa" alcançou o segundo lugar nas paradas semanais e diárias da Oricon, e o primeiro na parada de singles da Tower Records japonesa.[4]

Peter do Team Onesound, um dos produtores da dupla, publicou através de seu Twitter que o subgrupo lançaria um novo single em 2013.[5] Em 19 de junho, a dupla lançou seu segundo single japonês, "I Wanna Dance", que incluí o b-side "Love That I Need", em parceria com Henry.[6]

O segundo single coreano da dupla, "Still You", foi lançado em 18 de dezembro de 2013. O vídeo musical para "Still You" foi filmado em Londres. A canção foi performada pela primeira vez durante a turnê SM Town Week, nos dias 28 e 29 de dezembro.[7]

2014 – presente: Ride Me, primeira turnê japonesa e Skeleton[editar | editar código-fonte]

A dupla revelou durante o Super Show 5 em Osaka que iria lançar seu primeiro álbum, seguido de sua primeira turnê, no Japão. Seu primeiro álbum, Ride Me foi lançado em 26 de fevereiro de 2014.[8] [9] A canção "Motorcycle" foi lançada como o principal single do álbum. A versão curta do videoclipe de "Motorcycle" foi lançada através do canal da Avex Trax no Youtube. em 2 de fevereiro.[10] A canção se tornou o tema principal do programa de TV japonês "Sukkiri".

A primeira turnê da dupla, Super Junior D&E The 1st Japan Tour começou em Nagoya, em 3 de março de 2014,[11] passando por oito cidades, incluindo Osaka, Hiroshima, Fukuoka, Kobe, Niigata e Tóquio, para 22 performances. Os rapazes cantaram um total de 22 músicas, incluindo suas canções "I Wanna Dance", "Oppa Oppa", "Kimi Ga Naitara" e "Bambina", do Super Junior.[12] A dupla encerou seu concerto nos dias 8, 9 e 10 de de maio, no Nippon Budokan, atraindo um total de 100 mil fãs para sua primeira turnê japonesa.

Pouco tempo após a turnê Super Junior D&E The 1st Japan Tour, a dupla lançou seu terceiro single japonês, Skeleton, no dia 6 de agosto.[13]

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Nome artístico[14] Nome de nascimento Data de nascimento [14] Local de nascimento
Romanização Hangul Romanização Hangul
Eunhyuk 은혁 Lee Hyuk-jae 이혁재 4 de abril de 1986 (28 anos) Coreia do Sul Goyang, Gyeonggi
Donghae 동해 Lee Dong-hae 이동해 15 de outubro de 1986 (28 anos) Coreia do Sul Mokpo, Jeolla do Sul

Discografia[editar | editar código-fonte]

Turnês[editar | editar código-fonte]

  • 2014: Super Junior D&E The 1st Japan Tour

Referências

  1. "Super Junior's Eunhyuk and Donghae perform "Oppa Oppa" on Music Bank". Página visitada em 09 de julho de 2013. (em Inglês)
  2. "Super Junior's Eunhyuk and Donghae perform "Oppa Oppa" on Music Bank". Página visitada em 09 de julho de 2013. (em Inglês)
  3. "Donghae and Eunhyuk form a special sub-unit from Super Junior". (em Inglês)
  4. "방송전문인터넷미디어". Página visitada em 10 de abril de 2012. (em Coreano)
  5. "Super Junior's Donghae and Eunhyuk to release a new song soon". Página visitada em 10 de julho de 2013. (em Inglês)
  6. "Super Junior's Eunhyuk, Donghae announce new Japanese single I Wanna Dance". Página visitada em 10 de julho de 2013. (em Inglês)
  7. "Super Junior's Donghae and Eunhyuk to release 'Still, You' on the 18th! + 1st teasere". Página visitada em 12 de agosto de 2014. (em Inglês)
  8. Donghae and Eunhyuk provide audio preview of Japanese album 'Ride Me' allkpop (2014-02-06). Visitado em 2014-02-07.
  9. (português)Donghae e Eunhyuk se preparam para seu primeiro álbum japonês e lançam imagens teaser para “RIDE ME” CrazyInLove Kpop. Visitado em 24 January, 2014.
  10. (português)Donghae & Eunhyuk lançam versão curta do clipe de Motorcycle Original Tune. Visitado em 2 February, 2014.
  11. "SUPER JUNIOR D&E THE 1st JAPAN TOUR 2014". Página visitada em 12 de agosto de 2014. (em Japonês)
  12. "Super Junior's Donghae and Eunhyuk wrap up their Japan tour in Tokyo!". Página visitada em 12 de agosto de 2014. (em Inglês)
  13. "Eunhyuk and Donghae to release new Japanese single 'Skeleton'". Página visitada em 12 de agosto de 2014. (em Inglês)
  14. a b "STARHOME > Profile". Página visitada em 27 de julho 2013. (em Coreano e Inglês)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]