Dorothy Stratten

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
674 (253387322).jpg

Dorothy Stratten (cujo nome real é Dorothy Ruth Hoogstraten) foi uma atriz canadense nascida no dia 28 de fevereiro de 1960, num hospital do Exército de Salvação (Salvation Army) em Vancouver, Colômbia Britânica; faleceu no dia 14 de agosto de 1980.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Cresceu e frequenteu a High School em Coquitlam. Em 1976 ao trabalhar em part-time num fast-food (Dairy Queen), conheceu um promotor local chamado Paul Snider (então com 26 anos) que a persuadiu a enviar fotos para a Playboy. Stratten forjou a assinatura da sua mãe no formulário de adesão a modelo da revista. Em 1979, após ter mudado o seu apelido para Stratten, tornou-se a Miss Agosto da Playboy. Em 1980, chegou a Playmate do Ano da Playboy.

Em Junho de 1979 casou com Snider em Las Vegas, Nevada. Pouco tempo depois fez um ensaio nu para a revista Playbouy e ela começou a cometer adultério com o dono da revista, Hugh Heffner que lhe exigiu que se divorciasse de Snider o que resultou rapidamente na separação e num divórcio pendente em Agosto, 1980.

Em 1980, participou do filme Galaxina, onde foi a protagonista pela primeira vez.

Em 14 de Agosto de 1980, o então ex-marido Snider estuprou-a e assassinou-a em seu apartamento na zona ocidental de Los Angeles, aparentemente por ciúmes devido ao relacionamento que a atriz tinha com o diretor de filmes de Hollywood Peter Bogdanovich.

Snider suicidou-se logo depois disso no mesmo apartamento. A história trágica de Stratten foi retratada no filme Star 80, de 1983, dirigido por Bob Fosse.

Peter Bogdanovich escreveu um livro sobre Dorothy intitulado A Matança do Unicórnio. Casou-se, mais tarde, com a irmã de Dorothy, Louise. Divorciaram-se em 2001.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Depois de ter aparecido na Playboy, Stratten lançou-se numa carreira de actriz bem sucedida, aparecendo em cinco filmes antes da sua morte:

  • Skatetown EUA (1979)
  • Americathon (1979)
  • Autumn Born (1979)
  • Galaxina (1980 ) - o único papel como estrela
  • They All Laughed, de Peter Bogdanovich (1981) - lançado postumamente

Apareceu também na televisão no seriado Ilha da Fantasia, no episódio Cruise Ship to the Stars da série Buck Rogers no 25º Século, e no programa The Tonight Show Starring Johnny Carson.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]