Saltar para o conteúdo

Alcains: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Desfeita a edição 64815815 de Renato de Carvalho Ferreira
Etiquetas: Desfazer Revertida
Desfeita a edição 64956275 de Alcains vision - O artigo quase inteiro não tem fontes. Só remover se o problema for resolvido
Etiqueta: Desfazer
Linha 1: Linha 1:
{{Mais notas|data=novembro de 2022}}
{{Info/Freguesia de Portugal
{{Info/Freguesia de Portugal
|nome = Alcains
|nome = Alcains

Revisão das 13h35min de 23 de dezembro de 2022

Portugal Portugal Alcains 
  Freguesia  
Brasão de armas à entrada do Museu de Artes e Ofícios
Brasão de armas à entrada do Museu de Artes e Ofícios
Brasão de armas à entrada do Museu de Artes e Ofícios
Símbolos
Brasão de armas de Alcains
Brasão de armas
Gentílico Alcainense
Localização
Alcains está localizado em: Portugal Continental
Alcains
Localização de Alcains em Portugal
Coordenadas 39° 55' N 7° 28' O
Região Centro (Região das Beiras)
Sub-região Beira Interior Sul
Província Beira Baixa
Município Castelo Branco
Administração
Tipo Junta de freguesia
Presidente Milena Cristina da Silva Marques Santos (PS)
Características geográficas
Área total 36,95 km²
População total (2021[1]) 4 616 hab.
Densidade 124,9 hab./km²
Código postal 6005
Outras informações
Orago Nossa Senhora da Conceição
Sítio jf-alcains.pt

Alcains é uma freguesia portuguesa do município e do distrito de Castelo Branco, na província da Beira Baixa, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região da Beira Interior Sul, com 36,95 km² de área territorial e 4616 habitantes.

Esta freguesia tem sede na vila homónima de Alcains, uma das maiores vilas de Portugal, sendo a maior sem estatuto de sede de município no interior do país. Foi o polo industrial mais importante do concelho até meados da década de 80 do século XX.

A freguesia é servida pela auto-estrada A23, e pelas antigas estradas nacionais EN18 e EN352. Por ferrovia, pela Linha da Beira Baixa. O IC31 ligará esta freguesia à fronteira com Espanha, mais precisamente em Monfortinho. Alcains fica situada no eixo urbano Castelo Branco - Covilhã - Guarda.

A qualidade dos queijos aqui produzidos ajudam a projetar o nome da freguesia a nível nacional.

A personalidade mais famosa natural de Alcains é o General Ramalho Eanes, Presidente da República entre 1976 e 1986.

Geografia

A vila de Alcains fica situada a cerca de 12 km a Norte da sua sede de município, Castelo Branco, a pouco mais de 230 km a Nordeste de Lisboa e a cerca de 280 km a Sudeste da cidade do Porto, por Auto-Estrada. Dista da fronteira com Espanha, em Segura, cerca de 55 km e da sua capital, Madrid, cerca de 380 km.

Relevo

Alcains encontra-se situada a cerca de 370 metros de altitude, sendo atravessada pela Ribeira da Líria, afluente do Rio Ocreza que passa dentro dos limites da freguesia a 3 km a Oeste do centro de vila.

O Rio Tejo corre 30 km a Sul, enquanto que os seu afluente Rio Ponsul a cerca de 20 km a Sudeste. O Rio Zêzere, um pouco mais longe: a cerca de 50 km a Oeste.

Num raio de 15 a 30 km podem avistar-se a Serra da Gardunha a Norte, e as Serra de Alvelos e Serra do Moradal a Oeste. A Serra da Estrela fica situada a 50 km de distância. A Serra da Lousã, Serra do Açor, Serra da Malcata e Serra de São Mamede fazem também parte do leque de serras portuguesas visíveis a partir dos pontos mais altos de Alcains. A fronteiriça Sierra de Gata (Espanha) é igualmente possível de observar a Nordeste.

Clima

Temperado Mediterrânico. A pluviosidade é escassa no Verão. As temperaturas são elevadas, com as máximas na maior parte dos dias a ultrapassarem os 30 °C. As mínimas são relativamente suaves, embora haja um número ainda significativo de noites com temperaturas acima dos 20 °C - numa média anual que ronda as 15 noites - que se designam por noites tropicais em meteorologia.

Os Invernos são frios e chuvosos, com mínimas que podem chegar aos -3 °C enquanto as máximas se situam normalmente em torno dos 12 °C. Episódios de queda de neve são quase todos os anos registados, embora a acumulação no solo seja menos frequente. O último grande nevão data de 10 e 11 de Janeiro de 2010.

Quanto à vegetação, há o predomínio da oliveira, sobreira e azinheira.

Localização no município de Castelo Branco

População

População de Alcains
AnoPop.±%
1864 1 909—    
1878 1 868−2.1%
1890 2 291+22.6%
1900 2 519+10.0%
1911 2 877+14.2%
1920 3 150+9.5%
1930 3 772+19.7%
1940 4 266+13.1%
1950 4 494+5.3%
1960 4 600+2.4%
1970 3 802−17.3%
1981 4 202+10.5%
1991 4 534+7.9%
2001 4 929+8.7%
2011 5 022+1.9%
2021 4 616−8.1%

Evolução da População (1864 / 2011) Grupos Etários (2001 e 2011) Grupos Etários (2001 e 2011)

Economia

Fábricas Lusitana.
Dielmar.

A vila de Alcains foi até à década de 80 do século XX o principal polo industrial do município de Castelo Branco, atingindo um grande desenvolvimento durante as décadas de 60 e 70 através do contributo de algumas empresas de renome nacional, como são o caso das Fábricas Lusitana, da Dielmar e da Sicel, situada junto à Estação Ferroviária de Alcains.

O único matadouro da Beira Baixa especializado na produção, transformação e comércio de carnes e derivados tem aqui a sua sede. Neste vila fica igualmente situado o Parque de Leilões de Gado da Beira Baixa.

A zona de Alcains é desde há muito reconhecida pela qualidade dos seus pastos, que se refletem na qualidade do queijo aqui é produzido. A confeção de chapéus e a tecelagem foram outrora famosas, mas entretanto já desaparecidas.

As pedreiras de granito aqui existentes deram-lhe fama, sendo considerado um dos melhores de Portugal. O trabalho dos canteiros de Alcains está presente em vários pontos do nosso país e também em algumas cidades do mundo. A Companhia de Caminhos de Ferro de Portugal aplicou o granito proveniente desta freguesia em muitas das suas estações. Nas peças de arte e estátuas que ornamentam o Jardim do Paço, bem como a filial do Banco de Portugal em Castelo Branco, os Paços de Concelho da Covilhã entre outras unidades fabris da cidade serrana e ainda por diversas cidades de Portugal como são o caso de Viseu, Guarda, Coimbra, Porto, Estremoz, Elvas, Évora, Lisboa, encontra-se a marca dos canteiros de Alcains. Existem ainda referências a obras em Macau e Lourenço Marques

A vila continua em franco desenvolvimento económico, embora o ritmo que a caracterizou até meados da década de 80 tenha abrandado de uma forma algo considerável.

Ensino

Escola EB1, Edifício 2.

Alcains dispõe de um Infantário e de duas escolas Pré-Primárias. A Escola do 1.° Ciclo é composta por dois edifícios. Existe também a Escola Básica e Secundária de Alcains, dotada de um pavilhão gimnodesportivo e sede do Agrupamento de Escolas José Sanches e S. Vicente da Beira. Até ao ano letivo 2010/2011 existiu ainda a já extinta Escola EB 2/3 José Sanches dispondo de um pavilhão para a prática do desporto.

O Ensino Primário em Alcains chegou a ter outra escola, nomeadamente no Bairro da Feiteira e inaugurada em 1942. No local onde se situava o antigo edifício da Junta de Freguesia funcionou em finais do Século XIX a primeira Escola de Ensino Oficial da localidade. Aquele espaço foi remodelado para acolher os alunos, mas anteriormente serviu de cadeia (também chamada Casa da Justiça). A vila até ao final da década de 90 do Século XX dispunha também de ensino religioso, lecionado no Seminário de São José que chegou a ser o Seminário Maior da Diocese de Portalegre-Castelo Branco.

História

Monumento de Elevação a Vila e Fonte Romana.

Região habitada desde tempos remotos, com evidentes sinais neolíticos e de predominância romana. O topônimo Alcains deriva do árabe al-Kanîsa, que significa “a igreja” ou, mesmo do termo árabe no plural al-Kanâ'is, que corresponderá a “as igrejas”. Já existia no tempo de D. Afonso Henriques, fazendo parte dos inúmeros povoados que constituíram a Herdade de Açafa. Mais tarde, esta Herdade foi doada por D Sancho I à Ordem dos Templários. Ao longo da Idade Média o seu desenvolvimento foi de certo modo, irregular, devido às constantes recessões demográficas da região. Por finais do século XIV, com a criação dos municípios foi delimitado o termo que dizia respeito à Aldeia de Alcains. Com o dealbar do século XVI foi-se recompondo com o fomento da economia que aproveitava a boa situação geográfica de interligação, com a implantação de numerosas oficinas. O seu progresso ulterior mantém-se devido à predominância de uma actividade agrícola e implantação de indústria significativa.[2]

O topónimo, segundo alguns historiadores, deriva do vocábulo árabe "al-Kanisa", em português "a igreja", podendo ter a mesma origem que Alcañiz, cidade da província espanhola de Teruel.

Alcains, foi elevada à categoria de vila a 12 de Novembro de 1971 pelo Decreto nº 495/71, depois de ter sido considerada a maior aldeia de Portugal durante várias décadas.

Património

Capela do Espírito Santo.
Igreja Matriz de Alcains.
Fonte Romana.
  • Casa de Alcains ou Solar da Viscondessa de Oleiros - Construção do início do século XVIII. Nas suas traseiras ainda se encontra uma Frontaria Monumental da antiga quinta que estava anexa a este Solar.
  • Solar dos Goulões - É o actual Centro Cultural de Alcains e data do início do século XVIII. Funcionou também como Instituição de Beneficência, com o objectivo de colaborar na formação religiosa, social e moral das famílias da região. Era a chamada "Casa do Bem" tendo começado a funcionar em 1968.
  • Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição - Data dos meados do século XVI. É uma igreja de grandes dimensões. Tem uma frontaria pombalina. Contudo, na porta lateral Norte e na parte interior, há uma inscrição que tem a data de 1641.
  • Capela do Espírito Santo - O púlpito existente nesta capela tem gravado o ano de 1689, data da sua reconstrução, que é posterior à da capela e grande pia baptismal. Foi construída no Século XVI.
  • Capela da Senhora da Piedade - Também conhecida por Capela do Senhor das Chagas ou de São Brás. Em 1733 aí foi celebrada a 1ª Missa. Fica anexa ao Solar dos Goulões.
  • Capela de Santa Bárbara - Data dos princípios do século XVIII. Está ligada ao Solar da Viscondessa de Oleiros.
  • Capela do Senhor Jesus do Lírio - Capela situada junto ao actual cemitério da vila e tem data de 1927.
  • Capela do Seminário de São José - A portada desta capela é de granito e formada por ogivas. Data de 1937.
  • Ermida de Santa Apolónia - Foi construída no século XVII. Tem a data de 1639. Possui um alpendre. Sofreu uma grande reparação em 1965.
  • Ermida de São Pedro - Fica situada na zona nascente de Alcains, perto da estação ferroviária. Foi construída no 1º quartel do século XVII
  • Ermida de São Domingos - Situa-se na zona poente de Alcains junto ao nó com a A23. A data da sua construção não está bem definida. Contudo, crê-se que tenha sido no início do século XVII. Tem uma imagem de São Domingos em mármore.
  • Cruzeiro da Levandeira - Foi edificado em 1895 no antigo Largo da Levandeira.
  • Cruzeiro de São Domingos - Anexo à ermida de São Domingos.
  • Cruzeiro de São Pedro - Anexo à ermida de São Pedro.
  • Cruzeiro do Senhor dos Esquecidos - Situado no jardim do centro da vila, data de 1601.
  • Tanque das Freiras - Fica situado na estrada EN18 a norte da ermida de São Domingos. Tem um brasão que parece ser de D. Sancho II.
  • Fonte Maria Rodrigues - Data de 1832 e situa-se a nascente da ermida de Santa Apolónia.
  • Fonte Romana - Embora assim seja conhecida, não tem origem romana. Tem cerca de 5 metros de profundidade, é de forma quadrada e é forrada por granito. Tem aproximadamente 4 metros de lado. É coberta e tem acesso pelos arcos faciais. Data do século XVII.
  • Chafariz de Santo António - Outro exemplo da cantaria de Alcains. Situa-se no largo com o mesmo nome e está ali desde 1928.
  • Monumento ao Canteiro - Situa-se em plena Avenida 12 de Novembro. Serve de homenagem aos artistas de cantaria de Alcains e foi inaugurado no dia 7 de Setembro de 1985.
  • Monumento à Virgem Maria - Data de Junho de 1953. O pedestal é de granito artisticamente trabalhado pelos canteiros de Alcains. A imagem é de mármore finíssimo. Foi mandado construir pelo alcainense José André Júnior.

Cultura, Turismo e Lazer

Zona de Lazer.

Museus

  • Museu do Canteiro, no edifício do Centro Cultural de Alcains.
  • Museu de Artes e Ofícios Tradicionais, junto ao Largo do Rossio.

Bibliotecas

  • Biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian (Centro Cultural de Alcains)
  • Biblioteca da Junta de Freguesia de Alcains.

A localidade tem um carinho especial pelo teatro. Em meados do século XX já havia representações teatrais no Salão Paroquial. Posteriormente, com a inauguração da Casa do Povo de Alcains passaram a realizar-se no respetivo auditório.

O Grupo de Teatro "A Carroça", foi um grupo de teatro que se destacou nesta área levando os seus espetáculos a vários pontos do país. Mais recentemente surgiu o "Cães à Solta" destinado a um público mais adulto fazendo com que o teatro continue a marcar presença na vila.

A ARCA (Associação Recreativa e Cultural de Alcains), é uma das associações mais dinamizadoras do ponto de vista cultural existentes nesta localidade com diversas atividades que vão desde o teatro à música (com a Orquestra Jovem, o Grupo de Concertinas e a Escola de Música), passando pela ocupação de tempos livres. Desta associação fez parte a emissora A.R.C.A. Rádio1, emissora criada em 1988. Foi a única estação radiofónica até hoje emitir a partir de Alcains.

A Alzine é outra associação mais recente, foi criada no dia 1 de Maio de 2004 e tem como objectivo promover e dinamizar a vila a nível cultural e social. É a promotora dos anuais Festins, Festival do Associativismo de Alcains, que acontece em Agosto tratando-se do maior festival de Verão realizado na Beira Interior.

No plano musical, destaque para a Orquestra Típica de Alcains. Em tempos idos, o Rancho Folclórico da Casa do Povo e a banda da Sociedade Filarmónica de Alcains, atualmente extintos.

No lazer: vários restaurantes, cafés e espaços de diversão noturna. Um jardim em pleno Centro Cívico (Largo de Santo António), uma Zona de Lazer à entrada da vila, um moderno Complexo de piscinas/Piscina Praia (sendo uma delas coberta) e ainda um Centro Hípico na zona sul da freguesia.

Na vila há residenciais e um hotel de turismo rural.

Personalidades

General Ramalho Eanes em 1983, numa visita de Estado aos Estados Unidos.
  • General Ramalho Eanes - Presidente da República - (1976-1986).
  • António Trigueiros Coelho de Aragão - Um dos maiores pioneiros do progresso fabril na vila de Alcains e fundador das Fábricas Lusitana em 1954. Ainda antes, em 1925 deu vida a Fábrica de São Pedro junto à Estação da CP em Alcains. A ele se deve também a criação do Sindicato dos Pedreiros do distrito de Castelo Branco em Alcains; a Casa do Povo da vila foi edificada sob o seu impulso, oferecendo gratuitamente todo o terreno, bem como o do local onde atualmente se situa o actual Estádio de Alcains, de nome " António Coelho Trigueiros de Aragão ".
  • Doutor Juiz Conselheiro Emídio Pires da Cruz- Em 1944 nomeado como Procurador da Republica junto da Relação do Porto e Subsecretário de Estado da Assistência Social em 1957.
  • D. Manuel Sanches Goulão- Bispo da Diocese de São Tomé de Meliapor entre (1719-1726), sendo o 6º dessa antiga diocese portuguesa. Faleceu num naufrágio da nau quando seguia seguia para a Índia.
  • D. Aurélio Granada Escudeiro- Bispo da Diocese de Angra - (1979-1996).
  • Hermano Sanches Ruivo - Vereador do 14.º bairro de Paris e conselheiro da câmara da capital francesa, sendo o primeiro português a ocupar um importante cargo naquela autarquia.
  • José Manuel Tavares Castilho- Licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa, (1986), Mestre em Sociologia (1997) e Doutor em História Social Contemporânea (2008), pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. O livro "Os Deputados da Assembleia Nacional, 1935-1974, Assembleia da República/Texto, 2009" valeu-lhe o Prémio Calouste Gulbenkian de História Moderna e Contemporânea em 2010.
  • Maria Cristina Vicente Pires Granada- Foi Deputada na Assembleia da República (2002-2005); Vereadora na Câmara Municipal de Castelo Branco (desde 2005) e Candidata ao Parlamento Europeu, pelo PS, em 2009.

Coletividades e Associações

Sede do Clube Desportivo de Alcains.
  • ARCA - Associação Recreativa e Cultural de Alcains
  • Alcaténis Sport Clube
  • Alzine - Associação Cultural Alcainense
  • Associação Alcainense de Boa Vontade
  • Associação de Dadores de Sangue da Beira Interior Sul
  • Associação Judo Clube Alcainense
  • Associação Juvenil de Alcains
  • Associação Lirimoto
  • Associação Mega Jovem
  • Associação Papa-Léguas de Alcains
  • Associação Recreativa de Caça e Pesca Alcainense
  • Associação de Veteranos de Alcains
  • Casa do Benfica de Alcains
  • Clube Desportivo de Alcains
  • Clube Recreativo Alcainense
  • Corpo Nacional de Escutas - Grupo 175
  • Grupo de Teatro Cães-à-solta
  • Motoclube de Alcains - Dog´s Land
  • Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Alcains
  • Orquestra Típica de Alcains
  • Terceira Pessoa - Associação
  • Triplo A - Associação Ambiental de Alcains

Feiras

  • Feira dos Santos - feira secular realizada todos os anos a 1 de Novembro. Os frutos secos são o " prato forte " desta feira sendo uma das mais concorridas de toda a região atraindo milhares de visitantes.
  • Feira do Queijo de Alcains - Realiza-se no fim-de-semana anterior ao da Páscoa
  • Mercado Semanal - aos Sábados.

Festivais, Festas e Romarias

  • Festa das Papas - No último fim de semana de Agosto. É uma festa emblemática de Alcains que traz à vila anualmente inúmeros visitantes para se deliciarem, de uma forma grátis, com as famosas Papas de Carolo de Alcains
  • Romaria de Santa Apolónia - Realizada no 5º fim de semana após a Páscoa. Leva anualmente uma multidão de gente ao recinto de Santa Apolónia. É uma romaria que combina o religioso com o popular. Organizada por um grupo de festeiros, o cortejo sai na manhã de Domingo do adro da Igreja Matriz de Alcains em direcção à Ermida. Muitos populares transportam as oferendas em tabuleiros de madeira para que as mesmas sejam "oferecidas" à Santa. O almoço é habitualmente realizado no parque anexo ao recinto. A tradição manda que, e antes da Missa que encerra a Romaria, se dê em cortejo 3 voltas à Ermida.
  • Festas de "nomes próprios" - Trata-se essencialmente de convívios que reúnem anualmente pessoas (essencialmente homens) com o mesmo nome, ou seja, confraternizações. Por exemplo: "Festa dos Joões" ; "Festa dos Josés" ; "Festa dos Manueis" ; "Festa dos Antónios", etc..
  • Semana do Agrupamento - Durante cinco dias, e para marcar o encerramento de mais um ano lectivo, o Agrupamento de Escolas José Sanches de Alcains leva a cabo um programa de festas que inclui actividades desportivas e culturais, jogos tradicionais, uma Feira de Artesanato. No ano de 2009 há a destacar a recriação da Festa de Santo António e que não se realizava em Alcains desde 1977.
  • Festins - Festival essencialmente destinada à juventude em Julho/Agosto, organizada por uma associação local, a Alzine. Decorre durante 3 a quatro dias combinando a música, dança, cinema, teatro, yoga, palestras e até passeios de burro.
  • 31 de Outubro - Anualmente, na noite de 31 de Outubro para 1 de Novembro, realizam-se um pouco por toda a vila jantares reunindo os daqui naturais e residentes, por cada ano de nascimento. Trata-se de uma noite com bastante movimento nas ruas de Alcains.
  • East Festival - A única edição deste festival de música de dança decorreu no dia 10 de Junho de 2009. Contou com a presença de Tiësto, Yves Larock e do DJ português Diego Miranda, entre outros. O principal impulsionador do evento foi o DJ Hugo Tabaco, natural de Alcains. Fonte: [1] - East Festival 2009

Artesanato e Gastronomia

Estátua do Canteiro.
Queijo de Alcains.
  • Trabalhos em cantaria
  • Trabalhos em marcenaria
  • Queijos de Alcains (Queijo de Ovelha, Queijo de Ovelha feito à Cabreira, Queijo de Cabra e Queijo Picante)
  • Sopa de Matação ou Antiga
  • Enchidos (Morcela, Farinheira, Chouriça, Bucho (tradicionalmente comido no domingo gordo), Mouro, Chouriço)
  • Cabrito recheado
  • Ensopado de Borrego
  • Miga de Peixe (Feito tradicionalmente com as Carpas pescadas na Barragem de Santa Águeda- Marateca)
  • Papas de Carolo
  • Bolo de Ovos (mais conhecido como Bolo da Páscoa)
  • Bolos de azeite
  • Broas de Leite
  • Borrachões
  • Esquecidos
  • Laburdo (com fígado, entremeada e sangue de porco)
  • Broas de mel
  • Broinhas de Requeijão de Alcains
  • Bolo de Farinheira
  • Vigaristas (Pastéis com chouriço)
  • Pastéis de massa tenra
  • Biscoitos

Referências

  1. «População residente, segundo a dimensão dos lugares, população isolada, embarcada, corpo diplomático e sexo, por idade (ano a ano)». Informação no separador "Q601_Centro". Instituto Nacional de Estatística. Consultado em 28 de Fevereiro de 2014. Cópia arquivada em 4 de Dezembro de 2013 
  2. «Câmara Municipal de Castelo Branco». Cm-castelobranco.pt. Consultado em 29 de Dezembro de 2010. Arquivado do original em 22 de Junho de 2009 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Alcains

Ligações externas