Fate/stay night

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ni hon go2.png Este artigo contém texto em japonês.
Sem suporte multilingual apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de kanji ou kana.
Fate/stay night
フェイト/ステイナイト
(Feito/Sutei naito)
Gênero Seinen, Ação, Drama, Comédia , Romance, Fantasia, Sobrenatural
Inadequado para menores de 16 anos i DEJUS (Brasil) (Anime)
Inadequado para menores de 18 anos i DEJUS (Brasil) (Versão Estendida)
Light Novel
Fate ZERO
Autor Type-Moon, Nitroplus
Volumes 06
Mangá
Fate/Stay Night
Autor Nishiwaki Datto
Editora(s) Shonen Ace
Revista Kadokawa Shoten
Data de publicação 26 de Dezembro de 2005
Volumes 16
Anime
Fate/Stay Night
Direção Yuji Yamaguchi
Estúdio Studio DEEN
Exibição original 6 de Janeiro de 2006 – 16 de Junho de 2006
Emissoras de TV Chiba TV,
KBS Kyoto,
MX TV,
Sun TV,
TV Aichi,
TV Kangawa,
TV Saitama,
Animax
Nº de episódios 24
Filme
Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works
Cor Colorido
Diretor Yuji Yamaguchi
Estúdio Studio DEEN
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Fate/stay night (フェイト/ステイナイト, Feito/sutei naito?) é um visual novel japonês desenvolvido pela Type-Moon, escrito por Kinoko Nasu e ilustrado por Takashi Takeuchi, originalmente lançado como um jogo de PC para adultos. Quatro jogos da série foram lançados até o momento. Fate/stay night também possui conexão e crossover com Shingetsutan Tsukihime e Kara no Kyoukai, a história se passa na cidade japonesa Fuyuki, onde de tempos em tempos acontece secretamente uma grande guerra entre magos e seus servos (espíritos de heróis lendários) pela posse do Cálice Sagrado(Santo Graal), objeto que tem o poder de realizar um desejo de seu Mestre. Uma versão de Fate/stay night para a faixa etária acima de 15 anos intitulada Fate/stay night Réalta Nua (Irlandês para "uma nova estrela"), foi lançado para PlayStation 2 em 19 de Abril de 2007, e conta com os mesmos dubladores do anime. Em 28 de Outubro de 2005, a Type-Moon lançou uma visual novel sequência de Fate/stay night intitulada Fate/hollow ataraxia (Grego para "tranquilidade"), no qual a história se passa um semestre após os eventos de Fate/stay night.

Fate/stay night ganhou adaptações para outras mídias. Uma série de mangá é serializada na revista Shōnen Ace da Kadokawa Shoten. Um anime de 24 episódios foi exibido no Japão entre 6 de Janeiro de 2006 e 16 de Junho de 2006. Adicionalmente a série teve adaptada a prequela Fate/Zero exibida em duas temporadas. Três jogos de luta baseados na série foram lançados, Fate/unlimited codes para arcade e PlayStation2, Fate/tiger colosseum e sua sequência Fate/tiger colosseum Upper para PSP. Um RPG para PSP intitulado Fate/Extra foi lançado em 22 de Julho de de 2010. Um filme de Fate/stay night criado pelo Studio Deen foi lançado nos cinemas japoneses em 23 de Janeiro de 2010.

História[editar | editar código-fonte]

A série se passa na cidade japonesa Fuyuki. Uma cidade cercada pelo mar e pelas montanhas. Nesta cidade comum, as trevas se aproximam. Onde acontece um ritual chamado Seihai Sensou (聖杯戦争, Guerra do Santo Graal?), diz-se que o Santo Graal concede desejos para quem o possui. Para que o Santo Graal se materialize, esse ritual está a ponto de ser feito. O Santo Graal escolherá sete Magos (Mestres) e dar-lhes-á sete espíritos heróicos familiares (Servos) divididos em sete classes de acordo com as suas habilidades: Saber (O espadachim), Archer (O arqueiro), Rider (O cavaleiro), Berserker (O insano), Lancer (O lanceiro), Caster (O mago) e Assassin (O mercenário). O mestre possui um contrato com um dos sete espíritos familiares (Classes). O mestre deve provar que está qualificado ter o Santo Graal, ou seja deve eliminar outros mestres à mostra que é o mais forte.

O protagonista Emiya Shirou tinha perdido seus pais em um incêndio quando ainda era uma criança. Foi adotado por um homem misterioso chamado Emiya Kiritsugu, um mago. Com o consentimento de seu padrasto, Shirou estudou magia, entretanto, por não possuir talento natural para magia, só é capaz de analisar a estrutura de objetos e reforçá-los.

Um dia, ele é envolvido acidentalmente em uma luta entre dois Servos, Archer e Lancer. Como a guerra é um segredo, Lancer acaba assassinando Shirou. Mas uma aluna de sua escola, Tohsaka Rin (a mestra de Archer) salva sua vida. Lancer o persegue e o ataca novamente, e no momento crítico, Shirou acaba invocando Saber, a ex-Servo de seu padrasto.

A Visual Novel se divide em três rotas baseando-se nas escolhas do jogador: Fate (na qual o anime foi baseada), que se foca em Saber e Shirou. Unlimited Blade Works (na qual o filme foi baseado), que se foca em Rin, Shirou e Archer. E a terceira rota chama-se Heaven's Feel que se foca em Shirou and Sakura.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

A jogabilidade de Fate/stay night demanda pouca interação do jogador já que a maioria do tempo de jogo é passada lendo os textos que são exibidos, representando diálogos entre as personagens ou os pensamentos do protagonista. Ocasionalmente, o jogador chegará a um "ponto de decisão" onde tem a chance de escolher entre as opções exibidas na tela, normalmente duas ou três de cada vez. Neste ponto o jogo "para no tempo" até que o jogador tome sua decisão, que poderá levá-lo a diferentes pontos na história. Existem três linhas principais no enredo que o jogador poderá experienciar, uma para cada heroína da história. Para ver estas três linhas, o jogador terá que jogar o jogo várias vezes escolhendo opções diferentes de cada vez para progredir na história em direções alternativas.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Shirou Emiya (衛宮 士郎, Emiya Shirou?)
Voz: Noriaki Sugiyama (em japonês)

Shirou é o personagem principal da história. Ele é um adolescente sério e muito útil, trabalha duro e honesto. Seus hobbies incluem consertar uma variedade de coisas quebradas, cozinhar e limpar. Ele tem algum talento na magia, foi encorajado pelo pai Emiya Kiritsugu a melhorar seus dons, que são as magias de reforço e de projeção.

Ele estava inicialmente confuso em relação a Guerra do Cálice e tenta sempre proteger os outros do perigo, incluindo o seu próprio servo, Saber;
Saber (セイバー, Seibā?) - Rei Arthur (Arturia)
Voz: Ayako Kawasumi (em japonês)

Saber é a classe considerada mais poderosa na guerra, por ter ótimos status de batalha, resistência e não precisar de uma quantidade de mana absurda como a classe Berserker e ainda assim manter sua sanidade.

A identidade de Saber é Arthuria Pen Dragon ou Rei Arthur, que na realidade é uma mulher. Ela é uma humana, portanto não possui nenhum rank em divindade, mas de acordo com a lenda ela usou duas armas divinas, Caliburn (uma espada que só perde para a EA de Gilgamesh) e Avalon (a bainha de Caliburn, mas que é o verdadeiro poder de Arthuria). Enquanto ela tiver a bainha da espada, nada poderia ser capaz de toca-la, sendo assim o servo invencível.

Mas o que acontece é que Saber não vem ao mundo nem com Caliburn (que havia sido quebrada) e nem com Avalon (que foi roubada antes de sua morte). Embora forte ela percebe que sem suas armas divinas não era capaz de enfrentar servos divinos como Hercules (Berserker). Seu mestre, Shirou Emiya, não é capaz de repor sua mana por ser um mago inexperiente e não ter invocado Saber da forma correta.

Primeira rota: No decorrer desta rota Shirou, seu mestre, aprende que seu verdadeiro talento como mago era criar coisas, principalmente armas. Para derrotar seus inimigos, Shirou faz uma cópia da Caliburn - derrotando Berserker - e uma cópia da Avalon para derrotar o herói mais antigo e mais poderoso, Gilgamesh.

No fim é explicado que o pai adotivo de Shirou lutou na última guerra do Graal e utilizou a Avalon para invocar Saber, embora ela nunca soube disso. Para salvar Shirou ele botou a mesma dentro dele por meio de magia, e esta o regenerou. Era por isso que Shirou conseguiu replicar duas armas extremamente poderosas sem morrer.

Seu Hougu se chama Excalibur, onde ela armazena uma grande quantidade de energia e taca em forma de laser.

Segunda rota: Nesta rota Saber é mais passiva, onde os personagens principais são Archer e Shirou, as lutas seguem e no final ela fica encarregada de destruir o cálice em vez de derrotar Gilgamesh

Terceira rota: Saber é corrompida por Alter Sakura e se torna Alter Saber, uma das antagonistas da rota.

Rin Tohsaka (遠坂 凛, Tohsaka Rin?)
Voz: Kana Ueda (em japonês)

Mestra do servant Archer. Rin é uma dos sete participantes da Guerra do Cálice Sagrado. Rin é um prodígio em habilidades mágicas, como é notado por diversos personagens ao longo da história, e chega a servir como professora de magia para Shirou e oficialmente aceita-o como pupilo ao final da história. Rin tenta invocar um servo da classe Saber, porém acaba invocando o servo Archer o que a irrita no princípio. No começo, ela persegue Shirou e Saber como legítimos inimigos, mas depois se tornou aliada deles. Em todas as três rotas Rin luta ao lado de Shirou.

Archer (アーチャー, Āchā?)
Voz: Junichi Suwabe (em japonês)

Servo de Rin. Se considera o servo mais forte e apesar de pertencer a classe Archer, suas principais armas são um par de pequenas espadas gêmeas chamadas Kanshou e Bakuya. A maior habilidade de Archer é a de reproduzir qualquer tipo de espada ou lâmina que ele vir, porém as suas cópias são um pouco inferiores a original. Sua verdadeira identidade é a de um Shirou Emiya de uma dimensão alternativa que alcançou seu sonho de se tornar um herói porém morreu solitário. Seu verdadeiro objetivo é tentar matar Shirou, pois ele pensa que assim criará um paradoxo e deixará de existir.

Primeira rota: Archer morre quando luta contra Berserker (Hercules), achando que seria capaz de derrota-lo, mas depois percebe que seu Hougu estava além da capacidade dele, e teria que derrota-lo 12 vezes para que realmente morresse. Ele consegue tirar 5 vidas do herói Hercules, mas morre em seguida.

Segunda rota: ele revela a Shirou Emiya que sua verdadeira identidade é Shirou Emiya vindo do futuro. Ele diz que tenta realizar seus ideais, que é acabar com toda a guerra, mas que no fundo se sente solitário e traído por os próprios ideais, morrendo sem conseguir atingi-lo. Ele tenta matar Shirou para reverter seu destino.

Terceira rota: é morto por Alter Saber e as sombras da Dark Sakura, mas antes transplanta seu braço em Shirou, o tornando extremamente poderoso.

Seu Hougu se chama Unlimited Blade Works, onde ele leva seus inimigos para uma realidade alternativa que possui todas as espadas que ele copiou até hoje, e é capaz de usar todas lá.

Ilyasviel von Einzbern
Voz: Mai Kadowaki (em japonês)

Uma jovem aristocrata descendente da antiga família Einzbern, Ilyasviel viajou para o Japão para competir na Guerra do Santo Graal como uma mestra. Apesar de parecer ser uma pequena criança, Ilyasviel já é adulta e um homuncúlo (seres humanos artificiais conhecidos por corpos pequenos e vidas curtas) com imenso poder mágico e mestra do servo Berserker. Porém Ilyasviel é diferente dos demais homuncúlos por causa de seu nascimento: ela nasceu como um ser humano normal, filha da homuncúlo Irisviel von Einzbern e Kiritsugu Emiya, o que a faz a meia-irmã mais velha de Shirou. Ela se sente desconfortável ao ser chamada de Ilyasviel e portanto pede a todos que a chamem de "Ilya".

Primeira rota: Illya e Berserker vão atrás da maioria dos servos e esses tentam se defender, visto que seu Berserker junto com sua quantidade absurda de mana eram uma combinação invencível. Entretanto, Shirou consegue replicar a espada divina Caliburn, e Saber da um golpe que retira todas as 7 vidas restantes de Berserker. Após a morte de seu servo, se torna aliada de Shirou.

Segunda rota: Illya é atacada pelo servo mais poderoso e que não fazia parte da guerra, Gilgamesh. Ele utiliza um de seus hougus, Endiku, uma corrente que é poderosa contra servos divinos (Hercules possui A em divindade). Após preso pela corrente, Gilgmesh derrota Berserker e pega o coração de Illya para transplantar em Shinji.

Terceira rota: Illya tem seu Berserker absorvido por Dark Sakura e se junta a Shirou (que teve sua serva absorvida) e Rin (que teve seu servo morto por Alter Sakura). No final da história se sacrifica para fechar o calice e salvar a vida de Shirou.

Berserker
Voz: Tadahisa Saizen (em japonês)

Servo de Illyasviel, que tem como verdadeira identidade ser o Herói Hércules, que segundo a lenda cumpriu 12 tarefas e afazeres, portanto recebeu como "premio" algo que chega perto da imortalidade, o Servo Berserker/Hércules tem 12 vidas. Eles dois são considerados o servo e mestre mais poderosos de Fate Stay Night, até a aparição de Gilgamesh.

A classe Berserker tem uma habilidade especial chamada  Mad Enhancement em que o servo, quanto mais alto for o efeito, mais altos seus status ficarão, mas em contrapartida ele perderá parte de sua identidade quanto mais alto o  Mad Enhancement for, no caso de Hércules é B, onde ele só possui um hougu de level B também. Provavelmente perdeu uma arma divina e hougus mais poderosos que B quando se tornou um Berserker e perdeu parte de sua identidade. Seus status são os mais altos de todos os servos, e provavelmente só poderia ser morto por um servo com uma divindade alta ou uma arma divina poderosa, pois em corpo a corpo ele é imbatível.

Primeira rota: na primeira rota é derrotado por Shirou e Saber após matar Archer. Após bater bastante de Saber, Shirou consegue duplicar uma espada divina que era da posse de Saber antes de sua morte, forte o suficiente para tirar 6 vidas de Hércules com apenas um golpe

Segunda rota: Gilgamesh aparece e derrota facilmente Berserker, ao utilizar uma corrente que funciona contra alvos com alta divindade.

Terceira rota: é absorvida por Dark Sakura, essa não consegue controla-lo por sua força, e ele acaba perdendo sentidos como audição e visão. É morto por Shirou que consegue copiar um hougu que esse possuía antes de morrer, no qual ele utilizou enquanto vivo para matar a Hidra.

Rider (Medusa)
Voz: Yū Asakawa (em japonês)

É uma das servas mais poderosas da guerra, mesmo que isso só seja mostrado na ultima rota (Fate Stay Night - Heaven Feels)

Na primeira e na segunda rota de Fate Stay Night é dita como a serva mais fraca, tendo status baixos e não apresentando nenhuma habilidade tirando seu hougu (Bellerophon) e é a primeira serva a ser eliminada.

Já na terceira rota (Heaven Feels), em meio a uma batalha em que esta estava tendo problemas para eliminar Shirou, é descoberta que sua verdadeira mestra era Sakura, mas que essa transferiu seu direito de mestre para Shinji, quando ele a forçou (mesmo que ela não tivesse vontade de lutar sabendo que Rin - sua irmã - e Shirou eram mestres). Sakura grita quando Shinji manda rider finalizar Shirou, e este perde os direitos. Assim que Rider volta a ser serva de Sakura, ela se torna incrivelmente forte e rápida, e revela habilidades extremamente poderosas que não poderiam ser usadas com Shinji (seu antigo mestre), levando em conta em que ele por não ser um mago não poderia suprir sua necessidade de mana.

O que torna Rider uma das mais poderosas é suas habilidades, pois como um Rider seus status de luta não são tão altas (apenas sua agilidade, que é maior que a de um próprio servo da classe Assassin).

Habilidades da classe (Rider):[editar | editar código-fonte]

Resistencia mágica: C

Riding (habilidade de cavalgar): A+

Habilidades dela própria (Medusa):[editar | editar código-fonte]

Divinity: -E (Medusa possui divindade, embora muito baixa por ter sido transformado em uma górgona. Antigamente ela era uma deusa)

Independent Action: C (Quanto maior, mais tempo o servo pode ficar no mundo real sem um mestre. Medusa, com Rank C, pode ficar durante um dia)

Monstrous Strenght: B (É uma das três habilidades que faz ela ser muito poderosa, nessa forma ela drena uma quantidade de mana alta para poder ganhar uma força sobre-humana. Quanto mais tempo permanecer nessa forma, mais perto de se transformar em uma górgona ficará)

Mystic Eyes: A+ (São os olhos de Medusa. Ela drena uma quantidade alta de mana de seu mestre para usá-lo. Qualquer um que olhe para ela e tiver rank C ou abaixo em mana se transformará lentamente em pedra. Aqueles que tiverem Rank B dependerá do herói para saber o que acontecer. Os que tiverem A ou mais ficarão mais lerdos e perderão um ponto em cada Status)

Noble Phantasms:[editar | editar código-fonte]

Bellerophon: A+ (Hablidade mais forte de Medusa, onde ela invoca um cavalo. Embora não pareça muita coisa, isso a deixa a serva mais rapida, e oferece a ela um grande nível de resistência e força. A maioria dos servos não é capaz de enfrenta-la quando ela ativa essa habilidade junto com as outras, mas isso gasta uma extrema quantidade de mana que Shinji jamais conseguiria suprir, apenas Sakura. Seu ataque principal é ir para cima do inimigo com toda velocidade, quando usado por Rider e sua verdadeira mestra é dito que derrota facilmente a Excalibur, Hougu que Arturia usa para derrota-la na primeira rota)

Blood Fort Andromeda: B (Uma barreira que suga a mana de todos que tiverem dentro até a morte para fortalece-la)

Breaker Gorgon: -C (Rider se torna capaz de tacar um tipo de pesadelo em apenas um inimigo)

Adaptações[editar | editar código-fonte]

Light Novel[editar | editar código-fonte]

A Light Novel chamada Fate/zero narra os acontecimentos da quarta guerra do Graal, história anterior da do jogo(visual novel) e anime. Acaba por explicar uma série de fatos ocorridos no anime e a relação que existe entre alguns personagens.

Anime[editar | editar código-fonte]

Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido. Ajude e colabore com a tradução.

Animada pelo Studio Deen e produzida pelo Fate Project, que foi formado em resposta à grande popularidade da visual novel e inclui Geneon Universal Entertainment, TBS, CREi, Type-Moon, e Frontier Works Inc, a adaptação para anime de Fate/stay night foi exibida, no Japão, de 6 de Janeiro a 16 de Junho de 2006, totalizando 24 episódios. Mais tarde a série teve suas estréias internacionais no canal Animax, tendo sua versão dublada em Português (Brasil) em 2009.

Jogos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.