Fate/stay night

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ni hon go2.png Este artigo contém texto em japonês.
Sem suporte multilingual apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de kanji ou kana.
Fate/stay night
フェイト/ステイナイト
(Feito/Sutei naito)
Gênero Seinen, Ação, Drama, Comédia , Romance, Fantasia, Sobrenatural
Inadequado para menores de 16 anos i DEJUS (Brasil) (Anime)
Inadequado para menores de 18 anos i DEJUS (Brasil) (Versão Estendida)
Light Novel
Fate ZERO
Autor Type-Moon, Nitroplus
Volumes 06
Mangá
Fate/Stay Night
Autor Nishiwaki Datto
Editora(s) Shonen Ace
Revista Kadokawa Shoten
Data de publicação 26 de Dezembro de 2005
Volumes 16
Anime
Fate/Stay Night
Direção Yuji Yamaguchi
Estúdio Studio DEEN
Exibição original 6 de Janeiro de 2006 – 16 de Junho de 2006
Emissoras de TV Chiba TV,
KBS Kyoto,
MX TV,
Sun TV,
TV Aichi,
TV Kangawa,
TV Saitama,
Animax
Nº de episódios 24
Filme
Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works
Cor Colorido
Diretor Yuji Yamaguchi
Estúdio Studio DEEN
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Fate/stay night (フェイト/ステイナイト, Feito/sutei naito?) é um visual novel japonês desenvolvido pela Type-Moon, escrito por Kinoko Nasu e ilustrado por Takashi Takeuchi, originalmente lançado como um jogo de PC para adultos. Quatro jogos da série foram lançados até o momento. Fate/stay night também possui conexão e crossover com Shingetsutan Tsukihime e Kara no Kyoukai, a história se passa na cidade japonesa Fuyuki, onde de tempos em tempos acontece secretamente uma grande guerra entre magos e seus servos (espíritos de heróis lendários) pela posse do Cálice Sagrado(Santo Graal), objeto que tem o poder de realizar um desejo de seu Mestre. Uma versão de Fate/stay night para a faixa etária acima de 15 anos intitulada Fate/stay night Réalta Nua (Irlandês para "uma nova estrela"), foi lançado para PlayStation 2 em 19 de Abril de 2007, e conta com os mesmos dubladores do anime. Em 28 de Outubro de 2005, a Type-Moon lançou uma visual novel sequência de Fate/stay night intitulada Fate/hollow ataraxia (Grego para "tranquilidade"), no qual a história se passa um semestre após os eventos de Fate/stay night.

Fate/stay night ganhou adaptações para outras mídias. Uma série de mangá é serializada na revista Shōnen Ace da Kadokawa Shoten. Um anime de 24 episódios foi exibido no Japão entre 6 de Janeiro de 2006 e 16 de Junho de 2006. Adicionalmente a série teve adaptada a prequela Fate/Zero exibida em duas temporadas. Três jogos de luta baseados na série foram lançados, Fate/unlimited codes para arcade e PlayStation2, Fate/tiger colosseum e sua sequência Fate/tiger colosseum Upper para PSP. Um RPG para PSP intitulado Fate/Extra foi lançado em 22 de Julho de de 2010. Um filme de Fate/stay night criado pelo Studio Deen foi lançado nos cinemas japoneses em 23 de Janeiro de 2010.

História[editar | editar código-fonte]

A série se passa na cidade japonesa Fuyuki. Uma cidade cercada pelo mar e pelas montanhas. Nesta cidade comum, as trevas se aproximam. Onde acontece um ritual chamado Seihai Sensou (聖杯戦争, Guerra do Santo Graal?), diz-se que o Santo Graal concede desejos para quem o possui. Para que o Santo Graal se materialize, esse ritual está a ponto de ser feito. O Santo Graal escolherá sete Magos (Mestres) e dar-lhes-á sete espíritos heróicos familiares (Servos) divididos em sete classes de acordo com as suas habilidades: Saber (O espadachim), Archer (O arqueiro), Rider (O cavaleiro), Berserker (O insano), Lancer (O lanceiro), Caster (O mago) e Assassin (O mercenário). O mestre possui um contrato com um dos sete espíritos familiares (Classes). O mestre deve provar que está qualificado ter o Santo Graal, ou seja deve eliminar outros mestres à mostra que é o mais forte.

O protagonista Emiya Shirou tinha perdido seus pais em um incêndio quando ainda era uma criança. Foi adotado por um homem misterioso chamado Emiya Kiritsugu, um mago. Com o consentimento de seu padrasto, Shirou estudou magia, entretanto, por não possuir talento natural para magia, só é capaz de analisar a estrutura de objetos e reforçá-los.

Um dia, ele é envolvido acidentalmente em uma luta entre dois Servos, Archer e Lancer. Como a guerra é um segredo, Lancer acaba assassinando Shirou. Mas uma aluna de sua escola, Tohsaka Rin (a mestra de Archer) salva sua vida. Lancer o persegue e o ataca novamente, e no momento crítico, Shirou acaba invocando Saber, a ex-Servo de seu padrasto.

A Visual Novel se divide em três rotas baseando-se nas escolhas do jogador: Fate (na qual o anime foi baseada), que se foca em Saber e Shirou. Unlimited Blade Works (na qual o filme foi baseado), que se foca em Rin, Shirou e Archer. E a terceira rota chama-se Heaven's Feel que se foca em Shirou and Sakura.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

A jogabilidade de Fate/stay night demanda pouca interação do jogador já que a maioria do tempo de jogo é passada lendo os textos que são exibidos, representando diálogos entre as personagens ou os pensamentos do protagonista. Ocasionalmente, o jogador chegará a um "ponto de decisão" onde tem a chance de escolher entre as opções exibidas na tela, normalmente duas ou três de cada vez. Neste ponto o jogo "para no tempo" até que o jogador tome sua decisão, que poderá levá-lo a diferentes pontos na história. Existem três linhas principais no enredo que o jogador poderá experienciar, uma para cada heroína da história. Para ver estas três linhas, o jogador terá que jogar o jogo várias vezes escolhendo opções diferentes de cada vez para progredir na história em direções alternativas.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Shirou Emiya (衛宮 士郎, Emiya Shirou?)
Voz: Noriaki Sugiyama (em japonês)

Shirou é o personagem principal da história. Ele é um adolescente sério e muito útil, trabalha duro e honesto. Seus hobbies incluem consertar uma variedade de coisas quebradas, cozinhar e limpar. Ele tem algum talento na magia, foi encorajado pelo pai Emiya Kiritsugu a melhorar seus dons, que são as magias de reforço e de projeção.

Ele estava inicialmente confuso em relação a Guerra do Cálice e tenta sempre proteger os outros do perigo, incluindo o seu próprio servo, Saber;
Saber (セイバー, Seibā?)
Voz: Ayako Kawasumi (em japonês)

Saber, o servo da espada, é o servo de Shirou, uma guerreira poderosa. Saber é independente e reservada, e principalmente, muito centrada em seus objetivos. Ela aparenta ser fria, mas na verdade está suprimindo suas emoções para se focalizar no seu objetivo. Sua classe é considerada a mais forte, com excelentes pontuações em todas as categorias e altos níveis de resistência a magia. Como o seu mestre não a invocou corretamente, ela não recebe energia mágica, e com isso minimizou a sua atividade para preservar o que sobrou dela. Ela fica frustrada com Shirou pela sua tendência a protegê-la e acredita que isso pode acabar com as chances de vencer a Guerra.

O verdadeiro nome de Saber é Arturia Pendragon (Rei Arthur), e tem posse da espada "Excalibur", considerada a mais forte espada de toda a história mística. A espada é também seu "Fantasma Nobre" (arma associada ao Servo, que representa sua identidade). Além disso, ela possui uma espada invisível (chamada simplesmente de "Ar Invisível") e a bainha da espada Excalibur, Avalon, que dá imortalidade à aquele que usa-lá.

Rin Tohsaka (遠坂 凛, Tohsaka Rin?)
Voz: Kana Ueda (em japonês)

Mestra do servant Archer. Rin é uma dos sete participantes da Guerra do Cálice Sagrado. Rin é um prodígio em habilidades mágicas, como é notado por diversos personagens ao longo da história, e chega a servir como professora de magia para Shirou e oficialmente aceita-o como pupilo ao final da história. Rin tante invocar um servo da classe Saber, porém acaba invocando o servo Archer o que a irrita no princípio. . No começo, ela persegue Shirou e Saber como legítimos inimigos, mas depois se tornou aliada deles

Archer (アーチャー, Āchā?)
Voz: Junichi Suwabe (em japonês)

Servo de Rin. Se considera o servo mais forte e apesar de pertencer a classe Archer, suas principais armas são um par de pequenas espadas gêmeas chamadas Kanshou e Bakuya. A maior habilidade de Archer é a de reproduzir qualquer tipo de espada ou lâmina que ele vir, porém as suas cópias são um pouco inferiores a original. Sua verdadeira identidade é a de um Shirou Emiya de uma dimensão alternativa que alcançou seu sonho de se tornar um herói porém morreu solitário. Seu verdadeiro objetivo é tentar matar Shirou, pois ele pensa que assim criará um paradoxo e deixará de existir.

Ilyasviel von Einzbern
Voz: Mai Kadowaki (em japonês)

Uma jovem aristocrata descendente da antiga família Einzbern, Ilyasviel viajou para o Japão para competir na Guerra do Santo Graal como uma mestra. Apesar de parecer ser uma pequena criança, Ilyasviel já é adulta e um homuncúlo (seres humanos artificiais conhecidos por corpos pequenos e vidas curtas) com imenso poder mágico e mestra do servo Berserker. Porém Ilyasviel é diferente dos demais homuncúlos por causa de seu nascimento: ela nasceu como um ser humano normal, filha da homuncúlo Irisviel von Einzbern e Kiritsugu Emiya, o que a faz a meia-irmã mais velha de Shirou. Ela se sente desconfortável ao ser chamada de Ilyasviel e portanto pede a todos que a chamem de "Ilya".

Berserker
Voz: Tadahisa Saizen (em japonês)

Servo de Illyasviel, que tem como verdadeira identidade ser o Herói Hércules, que segundo a lenda cumpriu 12 tarefas e afazeres, portanto recebeu como "premio" algo que chega perto da imortalidade, o Servo Berserker/Hércules tem 12 vidas, então é preciso matá-lo 12 vezes, portanto é considerado o mais forte Servo, depois da Saber e Gilgamesh.

Rider
Voz: Yū Asakawa (em japonês)

Diferente de todos os outros servos, Rider, em vez de ser um herói épico é um demônio. É a serva mais fraca e a primeira a ser derrotada, fisicamente seu poder é fraco porém ela tem um hougu poderoso que lhe permite evocar uma criatura mística chamada pegasus, porém mesmo assim é derrotada pelo primeiro Hougu de Saber.

Adaptações[editar | editar código-fonte]

Light Novel[editar | editar código-fonte]

A Light Novel chamada Fate/zero narra os acontecimentos da quarta guerra do Graal, história anterior da do jogo(visual novel) e anime. Acaba por explicar uma série de fatos ocorridos no anime e a relação que existe entre alguns personagens.

Anime[editar | editar código-fonte]

Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido. Ajude e colabore com a tradução.

Animada pelo Studio Deen e produzida pelo Fate Project, que foi formado em resposta à grande popularidade da visual novel e inclui Geneon Universal Entertainment, TBS, CREi, Type-Moon, e Frontier Works Inc, a adaptação para anime de Fate/stay night foi exibida, no Japão, de 6 de Janeiro a 16 de Junho de 2006, totalizando 24 episódios. Mais tarde a série teve suas estréias internacionais no canal Animax, tendo sua versão dublada em Português (Brasil) em 2009.

Jogos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.