Type-Moon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
TYPE-MOON
タイプムーン
Type-Moon
Atividade Visual novel, Anime, Jogos eletrônicos
Fundação 1998
Sede  Japão
Pessoas-chave Kinoko Nasu, Takashi Takeuchi
Produtos Tsukihime, Fate/Stay Night, Kara no Kyoukai
Website oficial http://www.typemoon.com/
http://www.typemoon.org/

Type-Moon (タイプムーン Taipu Mun?) é uma empresa japonesa desenvolvedora de jogos, mais conhecida pelos seus famosos Visual novel. Fundada pelo autor Kinoko Nasu e o ilustrador Takashi Takeuchi. É também conhecida sob o nome de Notes Co., Ltd. (有限会社 ノ ー ツ Yugen-kaisha Notsu?) por sua publicação e operações corporativas. Depois de criar a famosa visual novel e imensamente popular Tsukihime como dōjin soft, Type-Moon, desde então ficou famosa após o grande sucesso com Tsukihime que atingiu uma fama inesperada. Também produziu o popular Visual novel Fate/Stay Night. Ambas as obras foram adaptadas para séries em Anime e Mangá que acumularam um grande sucesso internacional.

História[editar | editar código-fonte]

A Type-Moon foi fundada pelo artista Takashi Takeuchi e o escritor Kinoko Nasu, cujo primeiro projeto foi o livro Kara no Kyoukai, que foi originalmente lançado em outubro de 1998 e reeditado em 2004. Em 2007 Kara no Kyoukai teve uma adaptação em anime pela Ufotable, uma série com 7 filmes. O nome da empresa na verdade vem de uma das obras mais antigas de Kinoko, "Angel Notes". Em dezembro de 2000, Type-Moon lançou um jogo estilo Visual novel , Tsukihime, que vendeu muito bem e acumulou uma grande base de fãs por causa de seu enredo abrangente e extenso e o estilo único de Kinoko Nasu como escritor de histórias. O jogo levou à criação de diversas mercadorias campeãs de vendas, recordações, e uma legião de fãs com milhões ao redor do mundo. Tsukihime foi adaptado logo depois, em 2003 em uma série de anime (detestada por todos os fãs), Shingetsutan Tsukihime, que foi produzido por JCStaff e publicado pela Geneon e um mangá baseado na série (adorado por todos os fãs) que começou a ser publicada em 2004 e terminou em 2010.

Logo depois, em janeiro de 2001, a Type-Moon lançou Plus-Disc, um complemento de Tsukihime que contou com três histórias paralelas e multimídia variadas, e em agosto de 2001 lançou uma sequeância de Tsukihime, Kagetsu Tohya, e logo, em Abril de 2003 lançou Tsuki-Bako, um especialmente embalado set três de discos que inclui Tsukihime, Plus-disc e Kagetsu Tohya e uma trilha sonora remixada para os dois jogos e mais multimídia.

Em dezembro de 2002, Type-Moon, em associação com French-Bread (conhecido como Watanabe Seisakujo antes de 2003), lançou o seu primeiro jogo de luta, Melty Blood, um jogo de luta 2D baseado no universo de Tsukihime, e que foi muito popular e foi seguida por uma expansão, Melty Blood ReACT, lançada em Maio de 2004, e uma atualização do patch, Melty Blood REACT Final Tuned, foi lançada como um download gratuito através da Internet. Melty Blood é considerado entre os melhores jogos de luta 2D já feito, e foi lançado como uma porta de arcade, Melty Blood: Act Cadenza em março 2005, e foi lançado na plataforma PS2 em agosto de 2006.

Type-Moon logo a fez a transição de uma organização de dōjin softs para uma organização comercial e, em 30 de janeiro de 2004, lançou seu primeiro lançamento comercial, um jogo estilo Visual novel hentai, Fate/Stay Night, que quebrou todos os recordes e mais tarde foi adaptada para uma série de anime que foi ao ar com 24 episódios no Japão a partir 06 de janeiro de 2006 e ganhou uma série me mangá que foi publicado desde 26 dezembro de 2005 na Shonen Ace (conhecida pela a adaptação dos mangás Neon Genesis Evangelion e Gunsou Keroro). A sequência de Fate/Stay Night, Fate/Hollow Ataraxia, foi lançada em 28 de outubro de 2005. Fate/Stay Night foi lançado na plataforma PS2 em maio 2007.

Lançamentos[editar | editar código-fonte]

Type-Moon desenvolveu e produziu o seguinte:

Novels[editar | editar código-fonte]

Tsukihime[editar | editar código-fonte]

  • Tsukihime: Um Eroge para PC, originalmente lançado em Dezembro de 2000.
  • Tsukihime PLUS-DISC: Lançado em janeiro de 2001.
  • Kagetsu Tohya: Continuação de Tsukihime, lançado em agosto de 2001.
  • Tsukibako: Especialmente um pacote-set que incluiu três discos, Tsukihime, PLUS-DISC e Kagetsu Tohya e uma trilha sonora remixada para os dois jogos e mais multimídia, lançado em abril de 2003.
  • Tsukihime: um re-make do Visual novel original ainda não lançado, supostamente contém uma rota para a personagem Yumizuka.

Fate/[editar | editar código-fonte]

Melty Blood[editar | editar código-fonte]

Mahou Tsukai no Yoru[editar | editar código-fonte]

  • Mahou Tsukai no Yoru: Ou Witch on the Holy Night é o novo Visual novel de Type-Moon para todas as idades que caracteriza Aozaki Aoko (a protagonista), Kuonji Alice e Soujyuro Shizuki. As ilustrações foram feitas por Hirokazu Koyama. Originalmente escrito antes de Tsukihime, Mahou Tsukai no Yoru foi lançado em 12 de abril de 2012

Girls' Work[editar | editar código-fonte]

  • Girls' Work: Um novo trabalho escrito pelo ex-membro da Liarsoft Hoshizora Meteo Myogaya Jinroku. Com a cidade de Shinjuku e Paris se tornando uma única cidade chamada "Cidade que Sonha" onde se passa a história e a cidade é o personagem principal.(?)

Outros trabalhos[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]