Gabriel Bá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gabriel Bá

Gabriel Bá é um quadrinista brasileiro, nascido no estado de São Paulo, sendo um dos mais premiados quadrinistas brasileiros da atualidade. Junto com seu irmão gêmeo Fábio Moon, já publicou trabalhos nos EUA, Itália e Espanha. Foram os primeiros brasileiros a ganharem o Prêmio Eisner de quadrinhos.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O primeiro trabalho notável dos irmãos foi o fanzine independente no estilo underground chamado 10 pãezinhos, que chegou a 40 números e rendeu muitos elogios aos dois.Já foram publicados 5 livros dos "10 pãezinhos": "O Girassol e a Lua" (2000, Via Lettera), "Meu Coração, Não Sei Por Quê." (2001, Via Lettera), "CRÍTICA" (2004, Devir), "Mesa para Dois" (2006, Devir) e "FANZINE" (2007, Devir).

Eles lançaram mais 3 revistas independentes no Brasil: "ROCK'N'ROLL" (2004), em parceria com Bruno D'Angelo e Kako; "Um Dia, Uma Noite" (2006) e "5" (2007), em conjunto com a americana Becky Cloonan, o grego Vasilis Lolos e o gaúcho Rafael Grampá. Esta última revista ganhou o Eisner Award 2008 de melhor antologia, junto com a hq digital "Sugarshock", escrita por Joss Whedon.

Em 2007, lançaram uma adaptação de "O Alienista", livro de Machado de Assis, premiada com o Prêmio Jabuti de "Melhor livro didático e paradidático de ensino fundamental ou médio".

The Umbrella Academy, HQ escrita por Gerard Way, vocalista da banda My Chemical Romance, desenhada por Gabriel Bá e colorida por Dave Stewart, recebeu diversos elogios do público e da crítica e inclusive foi vencedora do Prêmio Eisner.

Pelo selo Vertigo da DC Comics, Moon e Bá lançarão a hq Daytripper, minisérie em 10 edições, desenhada e escrita por eles e colorida por Dave Stewart.

Desenham “BPRD: 1947″, escrita por Mike Mignola e Josh Dysart, têm uma tira dominical na “Folha de São Paulo”, chamada “Quase Nada”, e uma página de Quadrinhos na revista mensal “Época São Paulo”.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Harvey Awards - Melhor História em Edição Única (Daytripper)
Scream Awards - Melhor artista de Quadrinhos - Gabriel Bá
Jabuti - Melhor livro didático e paradidático de ensino fundamental ou médio (O Alienista)
Eisner Awards - Melhor Antologia (5) e Melhor Quadrinho digital (Sugarshock)
Prêmio HQ Mix - Melhor Edição Especial Nacional (10 Pãezinhos: Mesa para dois), Melhor Revista Independente (10 Pãezinhos: Um dia, uma noite), Melhor Blog de Artista (Os Loucos Underground), Melhor Desenhista Nacional (com Fábio Moon)
Prêmio HQ Mix - Melhor Blog de Artista (Os Loucos Underground)
Prêmio HQ Mix - Melhor Edição Especial Nacional (10 Pãezinhos: CRÍTICA), Melhor Blog de Artista (Os Loucos Underground), Melhor Desenhista Nacional (com Fábio Moon)
  • 1999 - Xeric Foundation Grant - Roland
Prêmio HQ Mix - Desenhista Revelação (com Fábio Moon), Melhor Fanzine (10 Pãezinhos)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Samuel Casal
Troféu HQ Mix - Melhor desenhista
2004
Sucedido por
Spacca
Precedido por
Spacca
Troféu HQ Mix - Melhor desenhista
2006
Sucedido por
Spacca
Ícone de esboço Este artigo sobre autor ou ilustrador de banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.