Grand Theft Auto IV: The Ballad of Gay Tony

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Grand Theft Auto: The Ballad of Gay Tony
Produtora Rockstar North (Rockstar Games)
Editora(s) Take-Two Interactive
Xbox Live Marketplace
Designer Dan Houser
Sam Houser
Motor RAGE
Euphoria (motor de movimento)[1]
Plataforma(s) PC,PlayStation 3 e Xbox 360
Série Grand Theft Auto
Data(s) de lançamento Agosto - Outubro de 2009[2]
Quarto ciclo financeiro de 2009 da Take-Two Interactive
Gênero(s) Tiro em terceira pessoa, ação-aventura
Modos de jogo Single-player, multiplayer
Classificação Inadequado para menores de 18 anos i CERO (Japão)
Inadequado para menores de 18 anos i DEJUS (Brasil)
Inadequado para menores de 17 anos i ESRB (América do Norte)
Inadequado para menores de 15 anos i OFLCA (Austrália)
Inadequado para menores de 18 anos i PEGI (Europa)
Inadequado para menores de 18 anos i USK (Alemanha)
Média DVD DL, download
Requisitos mínimos Download,
Grand Theft Auto IV para Xbox 360, uma conexão de internet ativa, Live Gamertag, e Disco rígido com espaço livre.
Controles Gamepad
Idioma Inglês
Hardware
Vídeo 720p

Grand Theft Auto: The Ballad of Gay Tony é a segunda de duas expansões episódicas para a versão de Xbox 360 e para Playstation 3 e PC lançado no dia 13 de abril de 2010 Grand Theft Auto IV, desenvolvidas pela Rockstar North programada para lançamento durante o quarto ciclo do ano fiscal da Take-Two Interactive em 2009 (1 de agosto de 2009 - 31 de outubro de 2009).[2] Foi anunciado em 26 de maio de 2009. Um pacote combinado em disco intitulado Grand Theft Auto: Episodes from Liberty City é esperado para lançamento junto do lançamento da segunda expansão e terá ambas The Lost and Damned e The Ballad of Gay Tony, sem a necessidade de possuir o GTA IV original para serem jogadas.[3]

No jogo, o protagonista é Luis Fernando Lopez, guarda-costas de Anthony "Gay Tony" Prince, o dono de duas casas noturnas em Liberty City.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

A jogabilidade de The Ballad of Gay Tony é similar à do jogo principal e da primeira expansão. Assim como The Lost and Damned, The Ballad of Gay Tony também tem uma série de "checkpoints" nas missões, que permitem ao jogador, no caso de uma morte ou de um fracasso, retomar a missão do momento em que esta terminou, tornando desnecessárias novas viagens até o local da missão e novas tentativas de partes já cumpridas. Contudo, isso só funciona ao acionar-se a mensagem de texto que chega à Luis pelo celular logo depois do fim da missão. Chegar ao ponto de início da missão recomeça-a a partir da primeira animação.

Outra novidade é a possibilidade de repetir as missões do enredo quantas vezes for desejado, sendo que cada missão termina com uma tabela de pontos e dados. O objetivo é melhorar a pontuação o máximo possível, embora isso não seja necessário para completar o jogo.

O jogo traz novas armas, diferentes das do The Lost and Damned: (duas novas metralhadoras, uma nova espingarda, uma nova pistola e um novo rifle, além de bombas detonáveis à distância. Há também novos veículos, como esportivos, sedãs, helicópteros (incluindo um helicóptero que carrega grandes objetos e um helicóptero de combate equipado com metralhadoras e mísseis) e um tanque de guerra. Quando em um helicóptero, o radar do jogo funciona também como um altímetro. Uma inovação, presente no jogo Grand Theft Auto: San Andreas, é o para-quedas, que é utilizado em algumas missões do jogo e também em missões extras de BASE jumping. Outras atividades novas incluem jogar golfe, realizar tarefas administrativas nas casas noturnas, participar de jogos de bebidas alcoólicas, dançar, participar de torneios de artes marciais mistas e participar de guerras de tráfico de drogas com seus amigos, similares às guerras de gangues da expansão anterior.

Enredo[editar | editar código-fonte]

O jogo começa com Luis Fernando Lopez sendo feito refém no assalto a banco que Niko Bellic, Patrick McReary, Derrick McReary e Saint Michael realizam no enredo do jogo principal. Ele é o homem que conversa com o rapaz que tenta em vão matar os assaltantes com uma pistola. Após o assalto, enquanto conversa com seu chefe pelo celular, Luis quase é atropelado por Niko e, posteriormente, por Johnny Klebitz. Ao retornar ao apartamento de Gay Tony, ele encontra Rocco Pelosi, um mafioso da família Ancelotti, e Vince, seu aliado. A dupla leva uma grande quantia de dinheiro como forma de pagamento por um dinheiro emprestado anteriormente. Numa tentativa de agradar Rocco, Tony e Luis vão a Chinatown negociar com um criminoso oriental. Billy Grey, presidente da gangue The Lost Motorcycle, da qual Johnny Klebitz é o vice-presidente, é visto tramando uma armadilha para Johnny e Jim Fitzgerald com o criminoso enquanto Tony e Luis entram na sala. As negociações logo ficam tensas e Luis protege Tony enquanto elimina alguns inimigos.

Luis visita sua mãe, que tem problemas financeiros e quer que ele vá para a faculdade; seus amigos Henrique Bardas e Armando Torres, envolvidos no tráfico de drogas; e Yusuf Amir, um empresário árabe do setor imobiliário, para quem Luis realiza uma série de tarefas, como roubar veículos de grande porte.

No decorrer da história, Tony leva seu namorado Evan Moss e Luis para um porto, no qual eles pretendem comprar diamantes no valor de dois milhões de dólares de um chefe de cozinha no navio Platypus, no qual Niko chegou a Liberty City (o chefe pode ser visto misturando os diamantes com polme de bolo na animação de introdução de GTA IV). Durante a troca, membros da gangue The Lost, liderados por Johnny, atacam e matam Evan para obter as pedras. Após o episódio, Tony apresenta Luis a Mori Kibbutz, irmão de Brucie Kibbutz, que é constantemente ridicularizado e incomodado por ele. Após realizar algumas tarefas para o rapaz, Luis consegue quitar as dívidas de seu chefe com Mori, e Brucie eventualmente enfrenta o irmão e o soca no rosto. Mais tarde, na casa noturna Maisonette 9, Brucie aparece com Roman Bellic e o agradece pela ajuda. Enquanto agradece e elogia Luis, Brucie aproxima o seu rosto lentamente, numa suposta tentativa de beijá-lo. Luis o afasta e deixa o local.

Tony e Luis se encontram com Ray Bulgarin e seu parceiro Timur no Maisonette 9, e a dupla oferece alguns serviços a Luis em troca de ajuda financeira. Luis ajuda Ray a eliminar alguns agentes federais corruptos e adquirir o time de hóquei Liberty City Rampage. Enquanto isso, Gracie Ancelotti, uma amiga de Tony e Luis, é seqüestrada por Niko Bellic e Patrick McReary, embora isso só seja mostrado com detalhes no GTA IV.

Os Ancelottis concluem que Gracie foi sequestrada por causa dos diamantes e culpam Tony e Luis pelo acontecido. Ao descobrir que os diamantes estão sendo trocados por dinheiro no Libertorian (um prédio no Middle Park, réplica virtual do Central Park de Nova Iorque), Tony envia Luis para recuperá-los. Luis intercepta a troca (na qual Niko e Johnny tentam trocar as pedras pelo dinheiro), toma os diamantes de um homem e escapa no helicóptero que havia roubado anteriormente para Yusuf, e que agora foi folheado a ouro.

Bulgarin telefona para Luis, pedindo que ele vá para o topo de um prédio. Lá, ele encontra uma caixa com a cabeça do chefe de cozinha do Platypus, e Bulgarin acusa ele, o chefe e Luis de se unirem para roubar os diamantes dele. Vários enviados do russo então surgem e atacam Luis. Posteriormente, Giovanni Ancelotti, pai de Gracie, ordena que Tony e Luis vão trocar os diamantes pela garota, como forma de pagar o seu resgate. Após a troca, Luis, Tony e Gracie escapam num barco enquanto Bulgarin aparece e traz vários homens para matar Niko e Patrick. Bulgarin foge, e os diamantes são jogados em um caminhão tombador por um dos enviados do criminoso russo (algo mostrado no GTA IV, apenas).

No meio desses acontecimentos, Tony deixa de pagar os impostos das casas noturnas e elas são fechadas pela prefeitura. Luis se encontra com Rocco e Vince no banheiro do Middle Park e a dupla explica que Tony deve ser morto, pois os Ancelotti e os russos provavelmente se unirão para matar Tony, Luis e todos os seus amigos e famílias. Luis a princípio rejeita a proposta veementemente. Contudo, quando entra no Maisonette 9 e encontra a mesma dupla expondo a situação para Tony, Luis ameaça matar seu chefe, mas muda de idéia e executa Vince. Rocco escapa, pois Luis evitou sua morte por ele ser ligado à máfia. Vários russos fortemente armados invadem então o clube para eliminar os dois. Após a batalha, Tony foge para seu apartamento e ameaça ir embora da cidade por quase ter sido assassinado pelo seu guarda-costas. Luis o convence a mudar de idéia e se esconder no Monoglobe do Meadows Park, em Dukes.

O protagonista então vai para Firefly Island numa tentativa de eliminar Bulgarin. Ele mata vários russos durante uma negociação negócio envolvendo heroína, e assassina Timur depois deste o revelar que Bulgarin está prestes a fugir da cidade de avião. Após um telefonema, Luis consegue que Yussuf apareça em seu helicóptero para eliminar inimigos em seu caminho para o aeroporto. De moto, o protagonista consegue entrar no avião em movimento e prestes a decolar. Dentro da aeronave, Luis elimina os últimos capangas de Bulgarin e o encontra segurando uma granada, de modo que, caso ele seja morto, o artefato caia e detone, matando Luis também. O protagonista o executa, e a granada cai no chão, explodindo e destruindo o avião, mas não antes que ele consiga saltar de para-quedas. Uma vez no Meadows Park, onde Tony o espera, Luis tromba com um mendigo. Depois que ele se afasta, o mendigo encontra os diamantes em uma lata de lixo e vai embora alegremente. Tony, Luis e Yusuf se encontram e festejam a vitória.

Durante os créditos, diversas cenas são mostradas. Algumas remetem a missões realizadas por Luis. Em outra cena, Mori é visto lutando artes marciais mistas com seu irmão, Patrick é visto saindo de um táxi para entrar no aeroporto de Liberty City, e o mendigo é visto bebendo em uma mansão, cercado de mulheres. Após o final do jogo, as casas noturnas são reabertas e o jogador pode repetir as missões, se assim desejar.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Luis Fernando Lopez[editar | editar código-fonte]

Luis Lopez é um gângster associado ao narcotráfico de Northwood Dominicana, e também trabalha como guarda-costas para o clube de Anthony "Tony Gay" Prince. Existem rumores de que ele esteja envolvido no circuito clandestino de lutas. Luis não só põe ordem nas boates de Tony, como também põe ordem na cidade, sendo visto algumas vezes como um justiceiro.

Anthony Prince, Gay Tony[editar | editar código-fonte]

Anthony Prince é um dos melhores amigos de Luís, assim como também é seu chefe. Tony é dono de duas boates em Liberty City, a Maisonette 9 e a Hercules. Tony é um dos aliados da Ancelotti Families e, como também, é um grande empresário, sofre perigo constante e a maior parte do tempo é salvo ou amparado pelo seus amigos.

Yusuf Amir[editar | editar código-fonte]

Yusuf Amir é um bilionário empresário de imóveis do Oriente Médio, para quem Luis tem a oportunidade de trabalhar. Você deve se lembrar de GTA IV, a primeira missão que você completa para o Playboy X envolve acabar com mafiosos em um canteiro de obras operado por Yusuf. Além se ser um grande festeiro, Yusuf se torna um dos melhores amigos de Luis, ajudando-o em várias missões e lhe dando dicas.

Inimigos/Vítimas[editar | editar código-fonte]

Frickie Van Hardenburg[editar | editar código-fonte]

Frickie é um sul-africano que comete vários crimes em Liberty City, tais como más negociações e tráfico de armas, por isso é tão rico. É morto em seu iate com seus possíveis negociadores, após Luis Lopez roubar seu Buzzard e explodir completamente o iate, matando a todos.

Jack Duffy[editar | editar código-fonte]

Jack Duffy é um operador no sistema de transprote de metrô de liberty City, além de ter afiliações com a Messina Families. É morto após Luís jogar sitcky bombs no vagão do metrô.

Tahir Saeed[editar | editar código-fonte]

Tahir trabalhou um longo tempo com Ahmed e Yusuf, mas após envolver Yusuf em problemas policiais, se tornou um dos seus piores inimigos. Tahir estava em um ponto de observação na Rotterdam Tower, quando Luís chegou ameaçando ele e a Ahmed a mando de Yusuf. Luís derrubou Tahir do prédio, que morreu caindo em cima de um táxi.

Ahmed Khalil[editar | editar código-fonte]

É um operador da NOOSE junto de Tahir, e além de ser um dos piores inimigos de Yusuf, opera especialmente para acabar com os negócios de Yusuf e para controlar todas as suas ações. Luís assusta Ahmed arremessando Tahir da Rotterdam Tower, fazendo com que Luís tenha que travar uma louca perseguição derrubando helicópteros e atirando em policiais, além de ter que subir na antena do prédio para matar Ahmed. Com medo de Luís, Ahmed oferece seu paraquedas a ele e com muito medo, acaba "escorregando" do prédio e caindo em queda livre ao chão. Você pode ter a opção de atirar em Ahmed ao invés de subir na antena, mas assim você perderá o paraquedas, e talvez falhando a missão.

Vic Manzano[editar | editar código-fonte]

É o dono da boate Bahama Mamas, um clube muito badalado em Liberty City. Após ver Luís Lopez tendo relações com a sua namorada, Monique, Luís deixa Vic furioso levando-o a apontar uma arma ao personagem, mas Luís acaba matando Vic e os seus guardas. Vic é culpado de variados crimes em Liberty City e em Las Venturas, tanto que Monique mentiu a Luís, dizendo que Vic estaria em Las Venturas, mas supostamente ele não estava.

Mori Green[editar | editar código-fonte]

Mori é um traficante e comprador de diamantes e durante uma troca com Niko e Johnny Klebitz junto de Isaac Roth no Libertonian, é acertado por um tiro fatal, dado por Luís, interrompendo a troca. Na confusão Isaac foge com os diamantes e parte da maleta de dinheiro de Isaac é destruída, deixando um enorme prejuízo para Ray Boccino.

Marki Ashvilli[editar | editar código-fonte]

Ashivilli é o dono do time de hóquei fictício de Liberty City, o Liberty City Rampage. Ray Bulgarin queria comprar o time, possivelmente para aumentar os desvios de dinheiro em sua conta, porém Ashivilli recusou a oferta. Furioso, Bulgarin exige que Luís mate o homem. Luís invade o prédio do time na Star Junction, e após matar os seguranças de Ashivilli, Luís acerta um tiro em Ashvilli, que o derruba do prédio, fazendo ele cair no pátio de outro prédio, morrendo.

Vincenzo "Vince" Pelosi[editar | editar código-fonte]

Vince é um afiliado da Ancelotti Crime Family, assim como também é tio de Rocco. Aparece pela primeira vez ao lado de seu sobrinho para pegar uma parte do dinheiro que Tony Prince devia à família Ancelotti. Logo após a troca de Gracie Ancelotti pelos diamantes, Vince e Rocco tentam convencer Luis a matar Tony, para satisfazer Ray Bulgarin e o chefe da família Ancelotti, Giovanni Ancelloti. Durante a reunião de Luis, Tony, Vince e Rocco no clube Maisonette 9, Luis pede desculpas a Tony, apontando uma arma para o mesmo em seguida. Porém, Luis se arrepende com a ideia de matar seu chefe e acaba atirando em Vince, matando-o.

Curiosidade[editar | editar código-fonte]

publicado em 18/10/2010 às 16h54:

Uma decisão da 3ª Vara Civil de Barueri, em São Paulo, proíbe, em todo mundo, a comercialização do game Episodes From Liberty City, uma versão do famoso jogo de ação GTA 4. O motivo é a presença do funk "Bota o Dedinho pro Alto" no game sem a autorização dos autores da música. De acordo com a decisão da Justiça, que é liminar (provisória), a Rockstar Games, empresa responsável pelo jogo, e a Synergex do Brasil, que distribui o jogo no país, precisam retirar os produtos das lojas até 48 horas após serem notificadas. Caso contrário, estão sujeitas a pagar multa diária de R$ 5.000.

A medida vale para as versões do produto para os videogames Playstation 3, Xbox 360 e PC.

O brasileiro Hamilton da Silva Lourenço diz ter criado a letra do funk, que é interpretado pelo filho dele, o MC Miltinho de 7 Anos. Thiago Jabur Carneiro, do escritório Mello Advogados, que representa Lourenço, diz que houve tentativas de negociar com a Rockstar antes de entrar com a ação, mas não se chegou a um acordo.

Na decisão, a Justiça pede que seja expedido um documento internacional a ser enviado aos Estados Unidos para que a medida seja cumprida mundialmente pela produtora de games.

O advogado diz que a Rockstar apresentou documentos em que os autores da música dariam autorização para o uso da canção. Mas as assinaturas dos papéis não conferem com as de Lourenço. A distribuidora Synergex diz que só vai se pronunciar após ser avisada oficialmente pela Justiça. Representantes da Rockstar não foram encontrados para comentar.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Boyer, Brandon (29/06/2007). Product: Grand Theft Auto IV Using NaturalMotion's Euphoria (em inglês). Gamasutra (CMP Game Group). Página visitada em 28 de maio de 2009.
  2. a b Take-Two Interactive Software, Inc. Reports Second Quarter Fiscal 2009 Financial Results (em inglês). Take-Two (26/05/2009). Página visitada em 28 de maio de 2009.
  3. McElroy, Griffin (26/05/2009). Rockstar announces GTA: The Ballad of Gay Tony, coming to Xbox Live and retail compilation. Joystiq. Página visitada em 28 de maio de 2009.
  4. Rock Games (em português). Rock Games Awards 2009. Página visitada em 24 de dezembro de 2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]