Grand Theft Auto IV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de GTA IV)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Grand Theft Auto IV
A arte da capa mostra vários personagens do jogo, incluindo o protagonista da história, Niko Bellic (cima ao centro).
Produtora Rockstar North (PlayStation 3 e Xbox 360)
Rockstar Toronto (computador)[1]
Editora(s) Rockstar Games
Distribuidora Take-Two Interactive (lojas físicas)
Steam (online)[2]
Designer Simon Lashley e Keith McLeman[3]
Compositor(es) Michael Hunter
Motor RAGE
Euphoria[4]
Plataforma(s) PlayStation 3, Xbox 360 e Microsoft Windows[5]
Série Grand Theft Auto
Data(s) de lançamento PlayStation 3 e Xbox 360
América do Norte
Windows
Gênero(s) Ação
Modos de jogo Offline e online
Número de jogadores 1 (offline)
Até 16 (online para PlayStation 3 e Xbox 360)
Até 32 (online para computador)
Classificação BBFC (Reino Unido)[7]
Inadequado para menores de 18 anos i CERO (Japão)[8]
Inadequado para menores de 18 anos i DEJUS (Brasil)[9]
Inadequado para menores de 17 anos i ESRB (América do Norte)[10]
Permitido para maiores de 18 anos GRB (Coreia do Sul)[11]
Inadequado para menores de 15 anos i OFLCA (Austrália)[12]
Permitido para maiores de 18 anos OFLCN (Nova Zelândia)[13]
Inadequado para menores de 18 anos i PEGI (Europa)[14]
Inadequado para menores de 18 anos i USK (Alemanha)[15]
Média Disco Blu-ray, DVD-DL
Requisitos mínimos Windows:
CPU: Intel Pentium 4 3.0 GHz (3.2 GHz para Windows Vista), Intel Core 2.2 GHz (2.4 GHz para Vista), AMD Athlon 3000+ (3200+ para Vista) ou superior; Memória RAM: 1GB (1.5GB para Windows Vista); Placa de vídeo: ATI Radeon X1300 PRO ou NVIDIA GeForce 6800 VRAM: 256MB para Graphics Memory; Armazenamento: 12GB; Placa de som compatível com DirectX 9.0c ; ODD: DVD-ROM; SO: Microsoft Windows XP ou Vista; DirectX DX9.0c ou DX10[16]
Controles Mouse e teclado (computador), DualShock 3 e/ou Sixaxis (PlayStation 3)
Gamepad Xbox 360
Idioma Inglês, Francês e Espanhol
Hardware
Versão 1.06 (Xbox 360), 1.06 (PlayStation 3), 1.0.7.0 (Windows)
Último
Último
GTA Vice City Stories
Grand Theft Auto: Chinatown Wars
Próximo
Próximo

Grand Theft Auto IV (também conhecido pelas abreviações GTA IV e GTA 4) é um jogo de ação da série Grand Theft Auto, criado pela Rockstar Games, produzido por suas subdisiárias e lançado em 29 de Abril de 2008 para PlayStation 3 e Xbox 360 e em 2 de Dezembro de 2008 para computador. Em 17 de fevereiro de 2009, a versão para Xbox 360 ganhou duas expansões, subintituladas The Lost and Damned e The Ballad of Gay Tony, que ganharam versões para PC e PlayStation 3 em 13 de abril de 2010. O jogo obteve um imenso sucesso, chegando a ter mais de 25 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Também ganhou uma excelente avaliação, vistada por grandes sites sobre o assunto, como MobyGames e GameSpy. Grand Theft Auto IV teve um orçamento de custo de cerca de 100 milhões de dólares tornando-o no jogo mais dispendioso de sempre.[17] Grand Theft Auto IV é considerado pelos críticos como o melhor jogo desta geração, bem como um dos melhores jogos de todos os tempos. O editor da Game Informer Andrew Reiner colocou Grand Theft Auto IV no 1º lugar em sua lista de melhores jogos desta geração. A revista Empire colocou Grand Theft Auto IV no 16º lugar em sua lista dos 100 Melhores Jogos de Todos os Tempos.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Grand Theft Auto IV tem uma base semelhante a de seus antecessores, que consiste em controlar um personagem livremente em um ambiente grande e amplo, no caso uma grande metrópole insular. A pé, o jogador pode andar, correr, saltar, escalar, nadar (mas não mergulhar), comer, beber, e também, utilizar diversos tipos de armas, sejam elas facas, bastões, pistolas, fuzis, bazucas, granadas e outras. Também é possível utilizar veículos, como carros, motos, caminhões, barcos e helicópteros. Existem também atividades complemetares, como boliche e corridas. Sendo o jogo centrado no mundo do crime, o jogador pode também realizar ações ilegais, como roubar, agredir e/ou matar alguém, o que pode chamar a atenção de policiais.

Embora seja necessário completar as missões para o desenrolar do enredo e para que o jogador libere certas áreas, estabelecimentos e conteúdos do jogo; é possível realizá-las a qualquer momento do jogo, e em diferentes ordens. Algumas missões, contudo, podem surgir repentinamente e o jogador terá de completá-las assim que for informado. Um fato novo na série é a possibilidade de fazer escolhas, como por exemplo, matar alguém ou poupar sua vida, ou escolher alguém para matar entre duas pessoas. Algumas escolhas podem ser insignificantes para o enredo, outras podem determinar até o final do jogo.

O dos softwares Bullet

Combates e saúde[editar | editar código-fonte]

Os sistemas de combates e de perseguição policial de Grand Theft Auto IV foram totalmente remodelados em relação aos antecessores. Agora o jogador pode se esconder atrás de qualquer objeto e a polícia está mais inteligente.

O jogo possui um sistema de tiro em terceira pessoa. O jogador pode se esconder detrás de paredes, caixas, carros e vários outros objetos; mirar em pessoas específicas ou mirar livremente.[18] Niko também pode fazer execuções em certos personagens, caso esteja portando uma pistola e a marca do alvo esteja piscando em vermelho. Há vários golpes de combate manual, incluindo chutes, socos, contra-golpes e desarmes.

A saúde de Niko é representada por um semicírculo em volta do radar, sendo a outra metade do círculo reservada para representar o colete a prova de balas. Os alvos também são marcados por círculos de energia e colete. A barra pode ser preenchida de várias maneiras: comendo, bebendo soda, dormindo, coletando quites médicos, chamando os paramédicos pelo telefone, ligando para uma namorada que pode auxiliá-lo pelo telefone, ou fazendo sexo com uma prostituta. O nível de saúde diminui conforme o jogador é atropelado, socado, atingido por tiros, afogado ou quando ele cai de uma grande altura. O colete só é danificado por tiros e explosões.[19]

O personagem também pode morrer, seja baleado, atropelado, arremessado pelo para brisa do carro quando a batida é muito forte, afogado e etc. Ele será então levado ao hospital mais próximo onde terá alta após algumas horas e o pagamento de uma quantia de dinheiro (10% da fortuna total do jogador, desde que este valor seja US$10.000,00 ou menos). As armas e a munição são mantidas.

Polícia[editar | editar código-fonte]

O sistema de "Nível de Procurado" foi completamente alterado em relação aos jogos anteriores. O número de estrelas aumenta conforme o jogador pratica crimes cada vez mais violentos, e esse aumento é correspondido pelo envio de homens e veículos de agências mais bem-equipadas. Contudo, são outras as agências que perseguem o jogador. Nas edições anteriores, o jogador era perseguido pela SWAT, pelo FBI e até pelo exército norte-americano, mas agora a polícia é auxiliada por policiais da NOOSE (National Office of Security Enforcement - uma paródia da DHS[20] ) num nível de três estrelas, e por agentes da Unidade de Resposta Tática da NOOSE (uma paródia da Unidade de Serviço de Emergência do Departamento de Polícia da Cidade de Nova Iorque) ou agentes do FIB (Federal Investigation Bureu - paródia do FBI) em níveis de quatro estrelas em diante.

A partir do nível de três estrelas, um helicóptero da polícia é enviado, contendo homens armados com fuzis. Se o nível de estrelas for maior, um helicóptero maior será enviado, embora ainda sejam utilizados atiradores de elite, ao invés das metralhadoras automáticas da aeronave.

Quando Niko passa a ser procurado, um círculo forma-se em volta dele, Ele demarca a área onde a polícia estará procurando por ele. Se o personagem sair do círculo e não for avistado por algum policial após um tempo, a perseguição acaba. O círculo aumenta conforme o nível de procurado também aumenta. Há outras maneiras de se escapar da polícia, como utilizando um Pay 'n' Spray (desde que a polícia não o veja entrando no estabelecimento), trocando de veículos escondido da polícia, ou simplesmente ligando para certos personagens que podem ter a habilidade de livrar Niko dos policiais.

Quando o nível de procurado é de apenas uma estrela, policiais não atiram em Niko, mas podem fazê-lo se render caso cheguem muito perto. O jogador pode escapar da polícia logo antes de ser algemado, mas isso lhe renderá uma estrela a mais.[18] Pedestres também podem chamar a polícia caso vejam um crime sendo cometido.[21] [22]

Veículos[editar | editar código-fonte]

Todos os veículos do jogo estão equipados com um mapa GPS, usado no radar do jogo. Pode-se marcar pontos em qualquer lugar do mapa, e o radar automaticamente sugerirá a mais curta rota até o destino, lembrando que ele considera a existência de vias de mão-única, canteiros centrais, etc. Niko pode também parar táxis na rua para viajar pela cidade, mediante o pagamento da corrida. As corridas podem ser simplesmente puladas (mediante o pagamento de uma quantia extra), levando o jogador ao destino instantaneamente.

Durante perseguições, o jogador pode focar a câmera no alvo, e a mira no modo de direção é livre, havendo a possibilidade de se utilizar pistolas, metralhadoras sub-automáticas, granadas ou coquetéis molotov enquanto se dirige.[23]

Os softwares Bullet e Euphoria fazem Niko reagir diferente a cada queda de motocicleta, sendo as reações proporcionais às intensidades dos impactos e às suas direções.[24]

Os veículos também podem ser danificados de diversas maneiras diferentes, de acordo com a intensidade do impacto. Motos podem ter sua lataria amassada e seus faróis quebrados. Carros não explodem se virarem de cabeça para baixo, mas podem ainda pegar fogo e explodir se forem suficientemente danificados por colisões, tiros ou incêndios. Motores podem ser danificados de tal modo a não funcionarem mais, inutilizando o veículo. Explosões próximas ou batidas muito fortes podem ainda entortar as rodas de um carro de modo que ele perca a estabilidade ou até a capacidade de locomoção.

Para fazer missão de táxista, você tem que ligar para o Roman pedindo trabalho, pegar o táxi na empresa dele, buscar o passageiro, e levá-lo onde ele quiser, ganhando uma recompensa que é variada de acordo com a corrida feita.

Comunicação[editar | editar código-fonte]

Como no jogo anterior (GTA San Andreas), o protagonista porta um telefone celular. Contudo, o aparelho agora desempenha um papel muito mais importante e pode ser usado para várias ações. Pode ser usado como agenda, para ler mensagens de texto, chamar amigos e namoradas para sair, conversar com eles ou requisitar serviços como redução no nível de procurado, descontos em lojas, auxílios em geral, etc. Quando uma missão é fracassada, uma mensagem é enviada ao protagonista para que o jogador possa tentá-la de novo sem precisar se dirigir ao local de onde Niko foi enviado. Uma câmera também pode ser usada (no modelo que Niko ganha mais tarde de Playboy X) para tirar fotos. Ainda, o jogador pode ligar para a emergência (911) para chamar a polícia, os paramédicos ou os bombeiros.[25] O celular também pode ser utilizado para acessar o modo de multijogadores.

A internet agora também ser utilizada. Uma rede de lan houses, chamada TW@ (um trocadilho com a palavra twat, que significa vagina ou clitóris) ou laptops de alguns apartamentos podem ser utilizados para acessá-la. Há mais de 100 sites disponíveis, sendo alguns necessários para completar certas missões. Niko possui também um e-mail, com o qual pode receber informações sobre missões ou simplesmente conversar com conhecidos. Nesse caso, a TW@ foi apresentada em construção em GTA III e GTA: Libert City Stories, localizada em Staunton Island.

Quando dentro de um carro da polícia, Niko pode usar o computador do carro para acessar a base de dados dos criminosos de Liberty City, chamar por reforços, ou informar-se sobre crimes que estão acontecendo no momento para que possa resolvê-los e ganhar dinheiro em troca.[26]

Niko pode também assistir à televisão em qualquer de seus apartamentos. Há alguns canais com propagandas e programas como documentários, desenhos animados, reality shows, e até mesmo ver cenas do GTA San Andreas, etc.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

A história do jogo segue a trajetória de Niko Bellic, um veterano da Guerra Civil Iugoslava e ex-traficante de pessoas, quando chega em Liberty City para juntar-se ao seu primo Roman, na esperança de uma vida melhor. Niko também busca o traidor que armou uma emboscada para sua unidade militar levando 12 dos seus 15 companheiros à morte, além de considerar a cidade um local seguro de Ray Bulgarin, o homem que o contratou para traficar pessoas para a Itália e que agora o considera culpado pelo ataque que levou uma embarcação cheia de "mercadorias" a afundar e perder a "carga". Assim que chega, Niko descobre que as histórias de "mansões, mulheres e carros" de Roman eram mentira, e que ele na verdade mora em um pequeno apartamento mal-conservado pago com o dinheiro resultante de sua frota de táxis decadente. Fora isso, Roman tem problemas com o dinheiro que deve a organizadores de jogos de azar e agiotas. Niko o ajuda com esses problemas enquanto tenta começar uma nova vida na cidade.

O primeiro conflito significativo de Niko é com o agiota Vladimir Glebov, para quem Niko trabalha como forma de pagamento das dívidas de Roman. Vlad acaba morto por Niko mais tarde por ter feito sexo com Mallorie, a namorada de Roman. Niko conhece "Little" Jacob Hughes, um traficante jamaicano de drogas e armas; Bruce "Brucie" Kibbutz, um viciado em anabolizantes que vende e "tuna" carros (cujo irmão Mori é apresentado em Grand Theft Auto IV: The Ballad of Gay Tony, uma das expansões do jogo, como um rapaz ainda mais durão e obcecado por um corpo perfeito); e Michelle, uma amiga de Mallorie que acaba se tornando sua namorada.

Após matar Vlad, Niko e Roman são sequestrados por membros da máfia russa de Liberty City, liderada por Mikhail Faustin e seu braço-direito, Dimitri Rascalov. Faustin, contudo, não está bravo com Niko, e o contrata para garantir que Roman seja liberado e tratado (já que levou um tiro no estômago dado pelo Faustin). Niko faz vários serviços para Faustin, e a relação entre ele e Dimitri logo se mostra explosiva, pois enquanto Faustin é muito genioso e prefere puxar o gatilho para resolver seus problemas, Dimitri escolhe o diálogo e a racionalidade. Numa das missões para o mafioso russo, Niko assassina Jason Michaels, membro da gangue de motoqueiros The Lost, cujo vice-presidente Johnny Klebitz é o protagonista da expansão Grand Theft Auto IV: The Lost and Damned. Na expansão, o assassinato dele é confundido com uma investida da gangue rival The Angels of Death, iniciando uma guerra entre as duas. Uma vez que Faustin tenta provocar o líder de uma outra gangue da máfia russa, Dimitri decide que chegou a hora de eliminar seu amigo e pede que Niko o faça. Niko porém descobre que Dimitri é um traidor que estava com Ray Bulgarin (seu ex-chefe no trabalho de tráfico de pessoas) e se vê em uma emboscada em um galpão quando ia buscar o dinheiro resultante de seus serviços para Dimitri. Com a ajuda de Little Jacob, ele elimina seus inimigos, mas Dimitri e Bulgarin escapam.

Logo depois, Niko e Roman vêem-se forçados a fugir de Hove Beach (o bairro onde moravam) uma vez que seu apartamento e a garagem dos táxis são incendiados por Dimitri. Roman revela que planejava pedir Mallorie em casamento, mas o anel foi perdido no incêndio. Agora morando em um apartamento simples em Bohan, Niko passa a trabalhar para o ex-drogado Manny Escuela, que quer fazer fama limpando as ruas de Bohan das drogas e dos traficantes; a traficante porto-riquenha Elizabeta Torres (para quem o jogador também trabalha em The Lost and Damned); o criminoso irlandês Patrick "Packie" McReary; e o traficante Playboy X. Niko também passa a trabalhar para o mafioso italiano Ray Boccino e o Vice-Comissário de Polícia Frankie McReary, irmão de Packie.

Após realizar diversos trabalhos para todos, as coisas começam a ir de mal a pior em Bohan conforme os agentes federais e a polícia fecham o cerco em torno de Elizabeta. Ela chega a pedir que Niko vá buscar uma mala de cocaína em um hospital em ruínas, mas Niko enfrente diversos criminosos e a N.O.O.S.E. (paródia do DHS), e quando consegue levar a cocaína para um local seguro, é surpreendido por Michelle, que na verdade era uma agente federal que o vigiava. Elizabeta vê sua situação piorar e mata Manny e seu camera-man Jay quando estes irrompem em seu apartamento filmando-a e ameaçando-a. Niko leva os corpos para um médico que pretende vender seus órgãos no mercado negro. Elizabeta é eventualmente presa mais tarde. Enquanto isso, Roman é sequestrado pelos homens de Dimitri (no jogo The Lost and Damned, é revelado que Johnny realizou o rapto para pagar as dívidas de sua ex-namorada Ashley com Dimitri), pois deve dinheiro a eles. Niko invade o cativeiro (um galpão) furioso e se livra dos seus inimigos, libertando seu primo. Roman decide mudar-se de Bohan e compra mais tarde uma cobertura em Algonquin (o equivalente a Manhattan no jogo).

Enquanto isso, Niko trabalha para Playboy X e seu mentor Dwayne Forge, recém-saído da cadeia. Enquanto Dwayne mantém-se pessimista e acha que sua vida está em ruínas, Playboy mantém uma postura arrogante e ambiciosa. O atrito entre os dois ex-amigos chega a tal ponto que um pede a Niko para matar o outro. A escolha fica por conta do jogador: se ele escolher Dwayne, Niko vai até o seu apartamento e o executa sem enfrentar resistência, com um olhar de desprezo pelo que está fazendo e após frases do tipo "achei que você fosse meu amigo, Niko". Como recompensa, ganha uma alta quantia em dinheiro, mas Playboy X nunca mais fala com ele, dizendo que Niko é muito frio e matou o seu mentor. Se ele escolher Playboy X, Niko enfrentará vários capangas em sua cobertura, perseguirá Playboy pelas ruas sob frases do tipo "essa cidade inteira virá atrás de você, você não é nada sem mim!". Niko eventualmente executa Playboy num beco. Como recompensa, Dwayne deixa a cobertura de seu finado companheiro para Niko e torna-se seu novo amigo.

Michelle (cujo nome verdadeiro é Karen), a ex-namorada de Niko e agente federal, chama Niko para seu local de trabalho no coração de Liberty City. Niko descobre que ela trabalha para uma agência do governo que atende pelo nome de U.L. Paper. O chefe de Michelle não revela o seu nome, e após os serviços de Niko (Niko os cumpre para garantir que sua ficha não seja entregue aos agentes do FIB, o equivalente a FBI no jogo) o agente promete ajudá-lo a encontrar o seu traidor.

Niko ajuda Ray Boccino em um conflito envolvendo diamantes e um mafioso e traficante de diamantes judeu Isaac Roth. Em uma das missões do mafioso italiano, o jogador deve matar Jim Fitzgerald, a princípio um motoqueiro qualquer, mas mostrado como melhor amigo de Johnny em The Lost and Damned. O conflito se estende de maneira que Ray pede que Niko mate Isaac, mas Niko decide depois não trabalhar mais com ele. Em um dos trabalhos que Niko realiza para Ray, ele trabalha com Johnny e deve realizar uma troca num museu de Algonquin, mas a negociação é interrompida por um terceiro, Luis Lopez, protagonista do The Ballad of Gay Tony. É o único ponto do enredo em que os três protagonistas se encontram. Em troca dos serviços de Niko, Ray fornece a localidade de um sujeito que sabe onde mora Florian Cravic, um dos dois elementos que sobreviveram à emboscada armada pelo traidor na guerra. Acreditando se tratar do próprio traidor, Niko chama Roman e invade o apartamento de Florian, buscando vingança. Lá, os primos descobrem que Florian mudou seu nome para Bernie Crane e assumiu sua homossexualidade. Niko percebe que não foi ele o traidor, restando então apenas uma possibilidade: Darko Brevic. Niko poupa Florian, e acaba inclusive ajudando o seu ex-companheiro de guerra em alguns pequenos conflitos. Como forma de agradecimento, Florian deixa o carro esporte de seu namorado para Niko.

Ainda em Dukes, Niko começa a se aproximar da família dos McReary. Além de Packie e Francis, Niko conhece Kate McReary, uma mulher decente e fechada que passa a sair com Niko; Derrick, um viciado em drogas e bebidas; e Gerald, recém-chegado da Irlanda. Niko, Derrick, Packie e "Saint" Michael Kane (um amigo de Packie) roubam o banco da cidade e enfrentam a polícia para escapar com o dinheiro. Michael acaba morto por um dos reféns, e Derrick gasta sua parte do dinheiro com mais drogas e bebidas. Durante o assalto, o homem que atirou em Michael conversa com um rapaz e o informa sobre seu plano. O rapaz é Luis Lopez, e a cena do assassinato é utilizada como abertura da expansão da qual Luis é o protagonista. A pedido de Packie, Niko vai ajudar Derrick com pequenos serviços envolvendo conhecidos dele que estariam falando por suas costas. A certo ponto do jogo, Francis percebe que o comportamento do irmão é um obstáculo em sua jornada rumo à promoção para Comissário, e pede que Niko o mate. Derrick liga logo depois e pede que Niko mate Francis, temendo que o irmão esteja tramando algo contra sua vida. O jogador novamente tem de escolher quem matará: se matar Francis, nada de mais acontece. Se matar Derrick, Niko liga para Francis com raiva por ter feito isso e exige que Francis o ajude toda vez que estiver sendo seguido pela polícia. O jogador passa então a ter a possibilidade de ligar para Francis toda vez que tiver até três estrelas no nível de procurado, e Francis livrará o jogador dos policiais. Qualquer que seja a escolha, Niko comparecerá no enterro do escolhido e enfrentará a máfia que atacará a cerimônia.

Niko também trabalha para Gerry, antes e depois deste ser preso e levado para a prisão de segurança máxima de Liberty City. De lá, Gerry passa instruções para Niko com o apoio externo de Packie. Um dos trabalhos envolve o sequestro de Grace Ancelloti, cujo resgate deverá ser pago com os diamantes que um dia pertenceram a Ray. Gracie é amiga pessoal de Luis Lopez e Gay Tony (seu chefe) e ambos são enviados para resgatá-la, pois são considerados os culpados pela opção dos sequestradores por ela, algo mostrado em The Ballad of Gay Tony, apenas. Durante a troca, contudo, Niko e Packie são atacados por Bulgarin e seus homens. Bulgarin deixa o local; Tony, Luis e Gracie fogem de barco (isso também só é mostrado em The Ballad of Gay Tony), e a dupla mata os inimigos; mas o último homem restante joga os diamantes num caminhão, e as pedras nunca mais são vistas. No final de The Ballad of Gay Tony, é mostrado que um mendigo encontra as pedras preciosas no lixo. O mendigo é visto na cena final da expansão bebendo em uma mansão, cercado de mulheres. É revelado também, no jogo, que Luis trabalhou para Bulgarin, mas este o considerou culpado pelo sumiço dos diamantes, e passa a caçá-lo. No fim do jogo, Luis o mata dentro de seu próprio jato.

Em Alderney, Niko começa a trabalhar para o mafioso Phil Bell e depois para Jimmy Pegorino, além de um contratante misterioso que conversa com Niko em um telefone público e o envia para diversas missões que sempre envolvem o assassinato de pessoas anônimas para o jogador. Eventualmente no enredo, Pegorino pede que Niko mate Ray, acreditando que este o está traindo.

Antes do fim da história, Niko trabalha para Jon Gravelli, um velho criminoso que vive numa cama de hospital e é amigo do agente da U.L. Paper para quem Niko trabalhou anteriormente. Após realizar esses serviços, Niko é informado que Darko foi encontrado em Bucareste e está sendo levado para Liberty City. Niko pega Roman em seu apartamento e os dois vão ao encontro do traidor na área de carga do aeroporto da cidade. Niko confronta Darko, que encontra-se em um estado deplorável e revela ter traído o grupo por US$1.000,00. Enquanto Roman pede que Niko simplesmente o deixe ir embora, dizendo que ele "não parece aproveitar muito a vida", o próprio traidor diz que ser morto seria um favor. O jogador então é deixado com duas escolhas: matar o traidor ou poupar sua vida, sem consequências para o enredo. Após o encontro com Darko, às vésperas do casamento de Roman com Mallorie, Niko se encontra com Pegorino, que pede que ele vá fazer realizar um negócio altamente lucrativo com Dimitri Rascalov envolvendo heroína. Niko resolve pensar sobre o assunto e descobre que Dimitri está no Platypus (o navio no qual chegou à cidade) com seus capangas, e Niko vê aí uma oportunidade de vingança, porém sem lucro nenhum. Roman insiste que Niko deve ir negociar com Dimitri, para que o dinheiro resultante ajude-o na sua vida de recém-casado. Kate, por outro lado, pede que Niko não negocie, pois isso não seria algo digno de se fazer.

Final[editar | editar código-fonte]

A história pode ser concluída de duas maneiras diferentes, de acordo com a escolha do jogador (negociar com Dimitri ou matá-lo). Em ambos os finais, o casamento de Roman com Mallorie é interrompido por um ataque, algum personagem importante morre, e a batalha final acontece no mesmo local, com sequências de lutas semelhantes.

Se o jogador escolhe matar Dimitri, Niko enfrenta ele e vários capangas no navio. Dentro da embarcação, Niko encurrala Dimitri e o executa de forma considerada indigna, com dois tiros nos seus joelhos e um na cabeça. Mais tarde, no casamento, Pegorino surge de repente em um carro e abre fogo contra os convidados, pois está furioso com a traição de Niko. Após o tiroteio, Kate está morta. Niko, Roman e Little Jacob perseguem um dos homens de Pegorino e o encontram em um cassino abandonado no extremo norte de Alderney. Niko elimina diversos capangas de Jimmy P. enquanto Roman e Jacob procuram um jeito de tirá-lo de lá. O vilão escapa de barco e Niko o persegue de moto, entrando posteriormente em um helicóptero com Roman e Jacob, para finalmente encuralar Pegorino na Ilha Happiness (equivalente à Liberty Island no jogo). Pegorino diz que queria ter matado Niko, e não Kate. Niko então revela que a comissão de mafiosos achava que Jimmy P era uma piada, e então executa o criminoso quando este esboça uma tentativa de atirar. Após os créditos, Roman conta que Mallorie está grávida, e caso a criança seja uma menina, ela se chamará Kate. Packie também liga para Niko e lamenta a morte de sua irmã, dizendo que eram ele e seus irmãos que deveriam pagar pelos crimes da família.

Se o jogador escolher negociar com Dimitri, Niko junta-se a Phil Bell em um porto para pegar o dinheiro assim que Dimitri entregar a heroína. Contudo, Dimitri decide simplesmente matar os negociantes. A dupla enfrenta um grupo de parceiros dos negociantes e escapa com o dinheiro. Pegorino liga para Niko agradecendo por sua ajuda e anunciando sua parceria com Dimitri. Kate fica decepcionada com seu namorado e se recusa a ir ao casamento de Roman. Durante o casamento, um assassino contratado por Dimitri surge e tenta matar Niko, que consegue derrubá-lo, mas não antes do enviado matar Roman acidentalmente. Furioso e frustrado, o protagonista junta-se a Little Jacob e persegue um homem de Pegorino para o mesmo cassino, onde Dimitri e Pegorino estão. No cassino, Dimitri mata Pegorino e foge para a Ilha Happiness de helicóptero. Niko e Jacob o perseguem, e Niko mata Dimitri no mesmo local onde mataria Jimmy P. Antes de matá-lo, Niko diz:

Após os créditos, Mallorie liga para Niko e diz que está grávida de uma criança, que segundo Niko, nunca precisará se preocupar com nada, embora Mallorie retruque dizendo que uma criança sem pai tem muito com o que se preocupar.[27]

Durante e após o enredo, o jogador ainda pode realizar missões com pessoas das ruas, que surgem no radar quando Niko está nas imediações delas. Algumas têm relação com o enredo, como Ilyena Faustin (a ex-mulher de Mikhael Faustin), Hossan (um companheiro de Niko no Playpitus), Grace Ancelloti, Ivan (um personagem que Niko enfrenta a mando de Vlad, cuja vida pode ou não ser poupada, dependendo da escolha do jogador, sendo que o personagem só fica disponível para a missão se o jogador poupar sua vida) e Badman, um amigo de Little Jacob.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Local[editar | editar código-fonte]

Panorama de Liberty City. A versão da cidade em GTA IV assemelha-se à moderna cidade de Nova Iorque.[28]

O jogo se passa na cidade de Liberty City. Dessa vez apresenta muito mais semelhanças a sua inspiração, Nova Iorque, do que nas versões anteriores. É uma cidade insular, ou seja, formada por ilhas, e é uma grande metrópole. A seguir o nome das quatro grandes ilhas e entre parênteses sua fonte inspiradora: Algonquin (Manhattan), Broker (Brooklyn), Dukes (Queens), Bohan (Bronx) e a cidade de Alderney (Nova Jersey).

Algonquin[editar | editar código-fonte]

Algonquin é o maior distrito em Liberty City, abrigando 29 dos 65 bairros da área metropolitana da cidade, com uma população estimada em 4,331,205 habitantes. Serve como núcleo de Liberty City, e contêm os dois principais centros comerciais da cidade. Downtown Algonquin e Midtown Algonquin abrigam os arranha-céus, alguns mundialmente conhecidos. Algonquin apresenta a maior taxa de densidade populacional de toda Liberty City, e é conhecida por ser o centro financeiro e econômico do mundo. Alguns indícios sugerem que o distrito ultrapassou Londres como a "Capital Financeira do Mundo". Como mencionado acima, Algonquin é um grande centro comercial, financeiro e cultural dos Estados Unidos da América e do mundo. A maioria das empresas de rádios, televisões e telecomunicações do país estão presentes no distrito, assim como diversos jornais, revistas e outros meios de entretenimento da mídia. Algonquin apresenta diversos pontos turísticos famosos, atrações turísticas, museus e teatros. Também serve como casa da sede do Civilization Committee, do bairro The Exchange, da BAWSAQ e da maioria das sedes das empresas do país. É indiscutivelmente o centro de toda Liberty City e sua área metropolitana, mantendo a sede do governo da cidade, e a maior fracção de trabalhos, negócios e atividades recreativas.

O distrito é dividido em três ilhas separadas. 27 de seus 29 bairros estão localizados na principal ilha de Algonquin, enquanto o bairro de Happiness Island está localizado na ilha de mesmo nome, assim como ocorre com Colony Island, localizada à leste da principal ilha. Seu nome vem de uma tribo nativo-americana que viveu na região dos Grandes Lagos americanos, mas que agora vivem no Quebec, Canadá. A história diz que Algonquin é uma palavra nativo-americana que significa "place to build condo skyscrapers" (em português, "lugar para construir condomínios de arranha-céus"). Algonquin é legalmente inacessível ao jogador até a missão Blow Your Cover, oferecida por Elizabeta Torres, onde os bloqueios nas pontes que passam sobre o Humboldt River são liberados. Downtown Algonquin é rica, têm grandes edifícios, grandes empresas, e muitos carros de luxo caros em sua parte mais à sul. Uptown Algonquin é conhecida por suas casas luxuosas localizadas próximas ao Middle Park, sua população pobre e suas gangues, sendo conhecida também como o gueto de Algonquin, com uma grande taxa de criminalidade devido ao fato de ser extremamente perigosa à noite. Midtown Algonquin é conhecida por abrigar a Star Junction, Middle Park e a Rotterdam Tower.[29]

Broker[editar | editar código-fonte]

Broker é um dos 5 distritos de Grand Theft Auto IV, contendo 12 dos 65 bairros de Liberty City, enquanto sua população é a terceira maior, estimada em 1,368,198 de habitantes. É um arquético do distrito de Brooklyn, na cidade de Nova Iorque. É situado ao sul do distrito de Dukes, e conectada ao distrito de Algonquin pela Broker Bridge e pela Algonquin Bridge. As ruas de Broker foram nomeadas tomando base em palavras relacionadas à cowboys, após a era do Velho Oeste (Cassidy Street, Deadwood Street, Earp Street, Hickock Street, e Kid Street são alguns exemplos). As avenidas de Broker foram nomeadas em relação à tribos indígenas (Iroquois Avenue, Mohawk Avenue, Onandaga Avenue, e Seneca Avenue são alguns exemplos). Broker e Dukes são os únicos distritos na área metropolitana de Liberty City que formam uma ilha. Todos os outros distritos são separados por águas. É um distrito extremamente perigoso, dominado por diversas gangues russas. Isso pode ser notado perto da primeira casa de Niko Bellic, em Hove Beach, onde alguns traficantes e mafiosos andam armados pelas ruas. O simples fato de atirar acidentalmente pode provocar um intenso tiroteio, atraindo a atenção da polícia.[30]

Dukes[editar | editar código-fonte]

Dukes é um distrito de Liberty City em Grand Theft Auto IV. Mesmo contendo apenas 8 dos 65 bairros da cidade, sua área é consideravelmente grande, sendo maior até mesmo que seu distrito vizinho Broker. Sua população é estimada em 1,418,844 habitantes. Seu arquétipo é Queens, um distrito localizado na cidade de Nova Iorque. Seu nome não apresenta nenhuma relação com o título de duque, mas sim com Dukey (fezes, no português), porque de acordo com o documentário The History of Liberty City, "the people in the area smelled like shit" (em português, "as pessoas na área cheiravam à fezes"). As ruas do distrito são nomeadas conforme grandes batalhas na história dos Estados Unidos, como a Concord Avenue, Bunker Hill Avenue, Yorktown Avenue, Saratoga Avenue, Ticonderoga Avenue e Stillwater Avenue. O distrito é divido em duas ilhas diferentes: sete de seus oito bairros estão na ilha principal de Dukes / Broker, enquanto Charge Island é localizada à oeste, na ilha de mesmo nome. Dukes e Broker são os únicos distritos na área metropolitana de Liberty City que compartilham uma mesma ilha; todos os outros distritos são separados por águas.Dukes consiste em oito grandes e altamente povoados bairros, apresentando a segunda maior população entre os distritos da cidade, atrás apenas de Algonquin. O caráter de Dukes varia consideravelmente de bairro para bairro. Ele tem a maior área verde entre todos os outros distritos de Liberty City, que é concentrada principalmente a norte (Meadows Park), e nas partes mais à oeste do Francis International Airport. O bairro mais urbanizado é o East Island City, que é centrado ao redor da Dukes Boulevard, uma das principais vias públicas do distrito. O mesmo contêm uma agência do Bank of Liberty, o National Union of Comtemporary Arts e a LC24 Tower, em adição à algumas áreas industriais decadentes na parte sul do bairro, que faz divisa com Broker. Charge Island é outro ponto industrial importantes de Dukes. Áreas exclusivamente comerciais estão concentradas na Camden Avenue (Cerveza Heights), onde a maioria dos estabelecimentos comerciais são negócios étnicos independentes, assim como ocorre na Saratoga Avenue (Willis). Cerveza Heights pode ser considerado o bairro de maior importância do distrito, com a presença dos únicos serviços médicos e policiais de Dukes e uma das mais importantes estação de metrô da cidade: a Huntington Street. Algumas regiões de Dukes podem ser consideradas locais arborosos, exóticos, caros e suburbanos. Isso ocorre principalmente em Willis, Meadow Hills e Meadows Park. Os únicos conjuntos habitacionais estão localizados juntamente com a Yorktown Avenue, em Steinway, um bairro com uma grande concentração de pessoas da classe trabalhadora.Francis International Airport é o maior bairro de Dukes e de toda a Liberty City, servindo obviamente como o centro da aviação na cidade. Assim como seu arquétipo da vida real, o distrito mostra muitas evidências de multiculturalismo. As comunidades notadas por grandes identidades étnicas são: Steinway (irlandesa e alemã), Cerveza Heights (italiana, hispânica, latina e chinesa) e Willis (jamaicana e caribenha).[31]

Bohan[editar | editar código-fonte]

Bohan é um dos cinco distritos de Liberty City. É a menor ilha entre as maiores em GTA IV, contando com apenas 7 dos 65 bairros de Liberty City e apenas quatro empresas acessíveis. Tem uma população estimada de 1.045.463 habitantes, o que faz com que o distrito seja o menos populoso da cidade. A sua localização na vida real é Bronx, na cidade de Nova Iorque. Bohan está desbloqueado desde o início de Grand Theft Auto IV, mas a Safehouse de extrema importância no jogo não é desbloqueada até a missão Roman's Sorrow.

Bohan é o mais depravado dos cinco bairros de Liberty City. Ele consiste principalmente em conjuntos habitacionais degradados e abandonados. South Bohan e Fortside são os melhores exemplos deste tipo de local. Embora muitas vezes haja evidência de elegância em outros bairros desfavorecidos de Liberty City, isso não ocorre nos dois bairros citados. Há uma forte presença de gangues nesses dois bairros, sendo South Bohan a principal relva dos Spanish Lords. Fortside é o maior bairro de Bohan, sendo também considerado seu centro comercial, mas mesmo assim é considerado pequeno em relação aos outros bairros importantes de Liberty City.

Chase Point e Bohan Industrial consistem de modo geral em armazéns abandonados e instalações de ancoragem arcaica, servindo como os bairros industriais decadentes de Bohan. A prostituição é muito comum nestes bairros, muito mais do que em qualquer outro lugar em Liberty City. Prostitutas de rua podem ser encontradas reunidas em muitas esquinas durante toda a noite. Além disso, no mesmo período, ladrões e bandidos de rua vagam livremente. Luis Lopez avisa Arnaud, apos ele ser assaltado, que as coisas muitas vezes podem ficar difíceis, e que ele não deve andar sozinho.

A polícia raramente se preocupa com os crimes, o que pode ser notado quando Niko Bellic foi capaz de entrar num armazém abandonado e matar uma gangue inteira de traficantes de drogas, tudo isso sem nenhum problema policial para Manny Escuela, que estava fazendo um documentário sobre o crime e a corrupção no distrito. Comentário do câmera-man de Manny direcionado à Niko após esse massacre: "As mortes mais insensatas, e os policiais mesmo assim ainda não estão aqui...". Northern Gardens é um dos bairros menos depravados do distrito, contando com um espaço verde considerável e uma praia em seus limites a norte, mas que mesmo assim ainda conta com algumas pessoas sem abrigo vagando pelas ruas. O bairro conta com os únicos serviços médicos e policiais do distrito. A principal função do bairro é o povoamento de seus conjuntos habitacionais. Northern Gardens é um dos bairros mais populosos de Liberty City. O complexo dos principais conjuntos habitacionais mostra sinais de enobrecimento, com a presença de pequenas lojas de conveniência e alojamentos consideravelmente modernos. Uma delegacia está diretamente ligada ao Northern Gardens por meio de uma pequena escada, presumivelmente para permitir uma presença policial mais eficaz e uma resposta mais efetiva aos crimes.

Boulevard é o maior bairro de Bohan e abriga um parque considerável, um bom espaço verde e uma praia em seus limites a norte. Boulevard é o mais seguro e menos depravado dos sete bairros. As áreas ao sul do distrito são de caráter urbano e se concentram ao redor da via pública Grand Boulevard.

Little Bay está à leste e é o menor bairro do distrito. Ele contêm apartamentos de poucos andares e pode ser considerado uma das áreas mais seguras e menos decadentes de Bohan.A população de Bohan é principalmente de nacionalidade espanhola e latina; sua população é particularmente concentrada ao redor do porto-riquenho South Bohan e do dominicano Fortside. Outros enclaves étnicos incluem a demografia predominantemente afro-americana em Northern Gardens e a presença albânica do Leste Europeu em Little Bay. Existe também uma presença conhecida da Italian Mafia e da Lupisella Family, mas nenhum das duas podem ser vistas nas ruas.[32]

Alderney[editar | editar código-fonte]

Alderney é um estado americano localizado a oeste de Liberty City. Apesar dos dois estados serem completamente independentes um do outro, Alderney é considerado parte da área metropolitana de Liberty City.

O estado aparece apenas em Grand Theft Auto IV e nas suas duas expansões. Em Grand Theft Auto: Chinatown Wars, este estado foi removido do mapa, ficando apenas Liberty City.

Crime

O crime e a corrupção também estão presentes em Alderney. A Família Pegorino e a Korean Mob comandam o crime organizado de Alderney, algumas outras "famílias" da máfia também operam em Alderney, como por exemplo os Ancelottis e os Pavanos. Além desses, as gangues The Lost Brotherhood, Angels of Death, e M.O.B. também praticam atividades ilegais na área. Gangues de Alderney[33]

  • Ancelotti Family
  • Midtown Gangsters
  • The Lost MC
  • Angels of Death MC
  • African Americans
  • Pavano Family
  • Pegorino Family
  • Spanish Lords

Produção, tecnologia e plataformas[editar | editar código-fonte]

Um anúncio do GTA IV em Julho de 2007, no Distrito de Chinatown, em Nova York.

A produção de Grand Theft Auto IV começou em novembro de 2004, quase imediatamente ao lançamento de Grand Theft Auto: San Andreas.[34] Cerca de 150 desenvolvedores trabalharam em GTA IV,[35] liderados pelos membros da produção de Grand Theft Auto III.[36] O jogo utiliza a Rockstar Advanced Game Engine (que já tinha sido utilizada no jogo Rockstar Games presents Table Tennis) em combinação com o software Euphoria para a animação.[37] Ao invés de utilizar animações pré-defindas o motor de jogo, Euphoria funciona na medida em que o personagem se move, trazendo assim mais realismo aos movimentos.[38] O Euphoria também permite aos NPCs reagirem de forma mais realista as ações do personagem principal.[39] O jogo também utiliza um sistema de animação 3D chamado Image Metrics para facilitar a sincronização dos lábios e expressões faciais dos personagens.[40] A folhagem das árvores virtuais do jogo foi produzida por um pacote de programação chamado SpeedTree.[41]

Em uma das imagens da capa do jogo, em que a personagem Lola aparece lambendo um pirulito, a personagem tem cinco dedos para fora do palito do pirulito, faltando ainda o dedão para segurá-lo pela parte de trás, o que indica que ela tem seis dedos.[42] A mesma imagem aparece na tela de carregamento do jogo.

Xbox 360 e Playstation 3[editar | editar código-fonte]

A versão Xbox 360 tinha conteúdo exclusivo, dois episódios para expandir o jogo (The Lost and Damned e The Ballad of Gay Tony), que posteriormente foi lançado para PC e PlayStation 3, com novas áreas, missões e personagens.[43] Para jogar online, é preciso ser assinante da Xbox Live.

A versão PlayStation 3 requer instalação obrigatória no HD, ocupando 3,7 GB. Para jogar online na PlayStation Network (PSN) não é preciso pagar taxas extras.

Windows[editar | editar código-fonte]

Em 6 de agosto de 2008 a Rockstar Games anunciou que a versão para Microsoft Windows estava em desenvolvimento pela Rockstar North e Rockstar Toronto.[44] O jogo inicialmente teve seu lançamento anunciado para 18 de novembro de 2008 na América do Norte e na Europa em 21 de Novembro de 2008, mas foi adiado para 2 e 3 de dezembro respectivamente.[5]

Mal-desempenho[editar | editar código-fonte]

Na versão para Windows, vários jogadores e fãs da série reclamaram pelo peso de GTA IV e mal-desempenho em seus respectivos PC's, a Rockstar Games logo tratou de produzir patchs para o jogo que prometiam melhorar, o fato do jogo ter esse peso todo está ligado ao jogo ter sido um porte dos consoles, que ficou mal otimizado.

Expansões episódicas[editar | editar código-fonte]

A Rockstar Games lançou duas expansões episódicas para Grand Theft Auto IV (Grand Theft Auto IV: The Lost and Damned e Grand Theft Auto: The Ballad of Gay Tony). Inicialmente eram exclusivos via download pela Xbox Live e requeria o jogo original. Porém, em outubro de 2009 foi lançado o Grand Theft Auto: Episodes from Liberty City para Xbox 360, contendo as duas expansões e sem precisar do jogo original para funcionar.[45]

Em janeiro de 2010, a Rockstar anunciou que o Grand Theft Auto: Episódios from Liberty City ia ser lançado também para Playstation 3 e Microsoft Windows em 13 de abril de 2010 na América do Norte e 16 de abril na Europa.

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Tal como os jogos anteriores da série Grand Theft Auto, Grand Theft Auto IV apresenta uma trilha sonora que pode ser ouvida quando o jogador entra em um veículo. Ao todo, são 18 estações de rádio, sendo 3 delas talk shows. As estações de música contém uma grande variedade de gêneros musicais com músicas de artistas notáveis tal como Genesis, David Bowie, The Smashing Pumpkins, The Sisters of Mercy, Bob Marley, Don Omar, The Who, Queen, Black Sabbath, Philip Glass, Simian Mobile Disco, Nas, Kanye West, R. Kelly, Ne-Yo, Miles Davis, Elton John, ZZ Top, R.E.M. e Barry White. No episódio The Lost and Damned O repertório aumenta, com artistas como Sepultura, Cannibal Corpse, Aerosmith, AC/DC, The Doors, Deep Purple, Iron Maiden, Alice Cooper, Mötley Crüe, Bon Jovi, Freeway, Busta Rhymes e T.I.

A música tema de Grand Theft Auto IV chama-se "Soviet Connection" e foi composta por Michael Hunter, o mesmo que compos a música tema de Grand Theft Auto: San Andreas.

Em outros jogos da série, cada estação possuía uma única lista reprodução, tocando as mesmas músicas e anúncios sempre na mesma ordem. Com as estações de Grand Theft Auto IV, cada som é um arquivo separado que toca em ordem aleatória, permitindo que eles toquem em diferentes ordens e eventos mencionados nas estações.[27] Algumas músicas também foram editadas para se adaptar ao universo de Liberty City.[46]

Após a Rockstar Games firmar parceria com a Amazon.com os jogadores podem obter informações de como comprar as músicas em formato MP3 no mundo real pelo celular do jogo.[47] O jogador disca ZIT-555-0100 no celular de Niko marcando o nome da estação de que ele gosta. Depois, ele vai receber uma mensagem de texto para que ele envie o nome da música e do artista. Se o jogador for registrado no Rockstar Social Club ele também receberá um e-mail no mundo real com as informações de como comprar as músicas escolhidas pelo Amazon.com.[48]

O pacote da edição especial de Grand Theft Auto IV, contém um disco chamado The Music of Grand Theft Auto IV que possui uma seleção de 16 músicas presentes no jogo,[49] entre elas a música tema original e a música Liberty City: The Invasion que foi feita especialmente para o jogo.[50]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Análises de especialistas[editar | editar código-fonte]

 
Resenha crítica
Publicação Nota
Official XBox Magazine britânica/americana 10/10[51] - 9,5/10[52]
Official Playstation Magazine britânica/australiana 10/10[53] - 10/10
Electronic Gaming Monthly A+, A+, A
Eurogamer/Eurogamer.pt 10/10[54] - 9/10[55]
Game Informer 10/10[56]
GameSpot 10/10[57]
GameSpy 5/5[58]
GamesRadar 10/10[59]
GameTrailers 9,8/10[60]
IGN 10/10[61]
1UP.com A+[62]
Computer and Video Games 9,5/10[63]
TeamXbox 10/10[64]
X-Play 5/5[65]
Empire (Reino Unido) 5/5[66]
Xbox World 360 98%[67]
Playstation World 10/10[68]
UGO 9,9[69]
Pontuação global
Publicação Nota média
GameRankings X360: 96.35%[70]
PS3: 97.29%[71]
Metacritic X360: 98/100[72]
PS3: 98/100[73]
PC: 90/100[74]

Os mais importantes sites e revistas especializados em jogos do mundo fizeram análises do jogo. Grand Theft Auto IV recebeu excelentes notas. Os sites agregadores de análises Metacritic e GameRankings consideraram um dos jogos de maior pontuação de todos os tempos[75] Depois de seu lançamento mundial, a produtora não enviou cópias para as publicações. Ao em vez disso, os analistas tinham que jogar os jogos nas instalações da Rockstar ou em um quarto de hotel reservado.[76]

Edição de maio de 2008 da Xbox Magazine publicou o primeiro review de GTA IV, dando ao jogo a pontuação máxima de 10/10 a publicação afirmou que o jogo tem um "mundo realista surpreendente; uma história verdadeiramente cativante e um imensamente divertido multiplayer" e que é "grande em todos os aspectos".[51] A Official UK PlayStation Magazine também deu nota máxima para o jogo descrevendo-o como o melhor de todos os GTAs.[53] A Xbox World 360 deu nota 98% para o jogo, sendo a maior nota já dada antes pela revista.[67] O site GameSpot deu nota 10 (perfeito)[77] [78] para o jogo, tornando-se o primeiro jogo desde 2001 a receber essa classificação.[77] O jogo foi considerado "indubitavelmente o melhor GTA de todos" pelo site.[77]

O tablóide britânico Daily Star fez uma análise positiva do jogo, elogiando-o amplamente.[79] O jornal americano The New York Times descreveu o jogo como "violento, inteligente, profano, encantador, ofensivo, esperto, ricamente texturizado e rigorosa ordem de trabalhos culturais" sendo assim uma "sátira disfarçada de diversão"[80]

Sucesso comercial e Guiness[editar | editar código-fonte]

O jogo foi considerado o produto de entretenimento mais rentável da história, segundo o Portal G1.[81] (Mas acabou perdendo esse título para o recém lançado Call of Duty: Modern Warfare). De acordo com a reportagem, o jogo teve 3,6 milhões de vendas nas primeiras 24 horas após o lançamento, arrecadando US$ 310 milhões.

A categoria "produtos de entretenimento" engloba, também, filmes e livros. Com seus números superlativos, GTA IV derrubou, por exemplo, o livro Harry Potter and the Deathly Hallows, que arrecadou US$ 220 milhões em suas primeiras 24 horas de estreia, o jogo Halo 3, que fez US$ 170 milhões, e o filme Spider-Man 3, que fez US$ 60 milhões.

No dia 13 de maio de 2008, os editores do Guiness, o popular livro dos recordes, anunciaram que GTA IV será registrado em sua próxima edição nas categorias "jogo que mais faturou em 24 horas" e "produto de entretenimento que obteve maior lucro em 24 horas".[82]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Junto com as diversas críticas positivas que tem recebido de várias publicações, Grand Theft Auto IV tem recebido diversos prêmios e nomeações. As versões para Playstation 3 e Xbox 360 são, respectivamente classificadas como o segundo e sexto melhor jogo de todos os tempos segundo o site GameRankings.[83]

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Desde antes, até depois do lançamento o jogo tem sido tema de diversas polêmicas e controvérsias. Pessoas como George Galloway, Jack Thompson e Glenn Beck criticaram duramente o jogo. Algumas organizações da cidade de Nova York também se manifestaram negativamente como a Mothers Against Drunk Driving (Mães contra a Condução Alcoolizada).[84] A MADD pediu a ESRB que o jogo fosse reclassificado de "M" para "AO" ("Somente Adultos") porque o jogador pode Dirigir sob o efeito do álcool.

Em 2007, o advogado Jack Thompson, que já havia lançando diversas campanhas contra os jogos anteriores da série e contra o jogo Bully também da Rockstar Games, prometeu tomar providências para proibir a venda do jogo para menores.[85] Em março de 2007, a Take-Two Interactive abriu uma ação judicial contra o advogado, que estaria tentando impedir o lançamento do jogo.[86] Em 18 de setembro de 2007, o advogado apresentou um documento ao tribunal federal da Flórida,[87] afirmando que estaria sendo retratado em uma missão no qual o protagonista deveria matar um advogado. Jack Thompson afirmou que se as semelhanças não fossem retiradas ele tomaria as "devidas providências para impedir o lançamento do jogo."[88]

Após o seu lançamento, oficiais de Nova York estavam revoltados com a escolha da cidade como inspiração para o jogo. O porta-voz do prefeito Michael Bloomberg disse que "o prefeito não suporta qualquer jogo em que se ganha pontos por ferir ou matar policiais". Apesar não se "ganhar pontos", o jogador precisa matar policiais em determinadas partes do jogo para avançar no enredo.[89] [90] Em resposta, Jason Della Rocca diretor executivo da International Game Developers Association acusou os criticos de hipocrisia por criticar somente videogames, e não livros, programas de TV e filmes que também utilizam temas violentos com Nova York como palco.[91]

Na Nova Zelândia[92] e na Austrália,[93] as cópias tiverem de ser editadas para tornar o jogo menos violento e assim a venda ser permitida. Nesses países, foram removidas as cenas de insinuação de sexo com prostitutas, na versão original, o grande excesso de sangue que sai do corpo de quando alguém é baleado deixa marcas de pegadas ou de pneus quando o protagonista passa por cima de corpos, na versão australiana isso foi retirado, as marcas de feridas de balas também foram substituídas por pequenas descolorações.[94] Outra modificação, ocorrida no mundo inteiro, é o fato de que, quando o jogador atira na cabeça de uma pessoa, a cabeça da pessoa morta some. Obviamente, a censura caiu sobre esse fato em que, mesmo que o indivíduo perca sangue ao levar o tiro, sua cabeça permanece intacta.

Há relatos no Reino Unido e Estados Unidos de crimes cometidos por jogadores de Grand Theft Auto IV e contra vendedores de lojas que o vendem.[95] [96] [97] Um exemplo disso foi em junho de 2008, quando seis adolescentes foram presos por roubar várias pessoas e tentar roubar um carro. Quando interrogados pela policia, afirmaram ter se "inspirado" em Grand Theft Auto IV.[98]

Referências

  1. pc.ign.com - Grand Theft Auto IV UK Hands-on.
  2. Grand Theft Auto IV no Steam Valve (2008-11-19). Visitado em 2008-11-21.
  3. http://www.imdb.com/title/tt0802999/fullcredits. Visitado em 23/06/2009.
  4. Gamasutra.com - Product: Grand Theft Auto IV Using NaturalMotion's Euphoria.
  5. a b c Thang, Jimmy (2008-10-30). GTA IV PC Delayed to December IGN. Visitado em 2009-08-16.
  6. Bramwell, Tom (10 de novembro, 2008). Grand Theft Auto IV Hands-on EuroGamer. Visitado em 2008-11-10.
  7. BBFC: Grand Theft Auto IV.
  8. CERO: Grand Theft Auto IV.
  9. Classificação Indicativa – Grand Theft Auto IV DJCTQ (2008). Visitado em 29 de janeiro de 2010.
  10. ESRB: Grand Theft Auto IV.
  11. GRB – Grand Theft Auto IV (em coreano) Game Rating Board (05 2008). Visitado em 29 de janeiro de 2010.
  12. OFLCA: Grand Theft Auto IV.
  13. OFLCN: Grand Theft Auto IV.
  14. PEGI: Grand Theft Auto IV.
  15. USK: Grand Theft Auto IV.
  16. Computergames.ro – Grand Theft Auto IV official system requirements.
  17. http://digitalbattle.com/2010/02/20/top-10-most-expensive-video-games-budgets-ever/
  18. a b Miller, Greg; Goldstein, Hilary (2008-03-01). IGN: Grand Theft Auto IV hands-on preview IGN.
  19. Robinson, Martin (2008-02-28). Grand Theft Auto IV UK Hands-On IGN. Visitado em 2008-03-04.
  20. What does N.O.O.S.E stand for? CBS Interactive Inc. Visitado em 2009-12-04.
  21. GamesTM, Julho de 2007, p34
  22. Cundy, Matt (2007-07-26). Six things in the demo that will change GTA forever GamesRadar. Visitado em 2007-07-26.
  23. PSM3 Magazine – Issue #98 (Fevereiro de 2008)
  24. AAA Titles using Bullet Bullet physics engine Erwin Coumans (2009-01-05). Visitado em 2009-01-05. "We are allowed to mention that some parts of Bullet have been co-developed and optimized with Rockstar and merged into their Rage game engine, used on XBox 360, PC and PlayStation 3 in Midnight_Club:_Los_Angeles"
  25. Tassi, Paul (2008-03-19). Grand Theft Auto IV and Gran Turismo 5 Look To Redefine Virtual Racing – and Felonies Edmunds Insideline. Visitado em 2008-10-13.
  26. Roper, Chris (2008-01-23). Grand Theft Auto IV Update IGN. Visitado em 2008-02-23.
  27. a b Grand Theft Auto IV. Rockstar North. (Rockstar Games). (2008-04-29)
  28. Moore, Matthew (2008-05-14). Grand Theft Auto IV: Photos reveal similarities between Liberty City and New York City Daily Telegraph. Visitado em 2008-11-12.
  29. Wikia-Algonquin(IV)
  30. Wikia-Broker (IV)
  31. Wikia-Dukes(IV)
  32. Wikia-Bohan (IV)
  33. Wikia-Alderney(IV)
  34. (Junho 2007) "GTA Gets Real". PlayStation Official Magazine (UK) (6): 54–67. Reino Unido: Future Publishing.
  35. Rosmarin, Rachel (12-11-2006). Take-Two Takes A Hit Forbes.com. Visitado em 2009-08-15.
  36. Fritz, Ben (19-04-2007). Dan Houser's very extended interview about everything "Grand Theft Auto IV" and Rockstar Variety. Visitado em 2009-08-15.
  37. Boyer, Brandon (2007-06-29). Product: Grand Theft Auto IV Using NaturalMotion's Euphoria Gamasutra CMP Game Group. Visitado em 2009-08-16.
  38. Grand Theft Auto Trailer 2 Launched! GTA4.net (28 junho 2007).
  39. Eddy, Andy (2008-02-28). Grand Theft Auto IV Hands-On Preview (Xbox 360).
  40. The Making of Grand Theft Auto IV Edge (17-03-2008). Visitado em 2009-08-15.
  41. Smith, Logan; Taylor Kearns (2008-04-30). Trees in latest Grand Theft Auto game were "grown" in Lexington Wis News. Visitado em 2009-08-15.
  42. criticalhits.com.br/ Os seis dedos de Lola
  43. Título não preenchido, favor adicionar.
  44. Robinson, Martin (2008-10-30). Grand Theft Auto IV UK Hands-on IGN (UK). Visitado em 2008-10-30.
  45. Breckon, Nick (26-05-2009). Second GTA 4 Expansion Tells 'The Ballad of Gay Tony' (em inglês) Shacknews. Visitado em 14-07-2010.
  46. Totilo, Stephen (2-05-2008). 'Grand Theft Auto IV' Music Man Explains How Those 214 Songs Made The Soundtrack MTV News. Visitado em 2008-05-18.
  47. GTA IV Unveils New Music Download Model Yahoo! (2008-04-10). Visitado em 10-04-2008.
  48. GTA IV Unveils New Music Download Model Yahoo! Games (2008-03-27).
  49. Grant, Christopher (2007-05-21). Grand Theft Auto IV special edition announced at $90 Joystiq. Visitado em 2008-04-27.
  50. Plunkett, Luke (2008-04-25). What's On GTA IV's Soundtrack? Kotaku. Visitado em 2008-04-27. Cópia arquivada em 2013-01-03.
  51. a b Jon Hicks (2008-04-28). Xbox Review: Grand Theft Auto IV Xbox 360: The Official Magazine. Visitado em = 2009-07-31.
  52. N4g - Official US Xbox Magazine gives GTA IV 9.5/10.
  53. a b gta 4.tv -Official Playstation Magazine Review: 10/10 Título não preenchido, favor adicionar.
  54. Eurogamer.net - Grand Theft Auto IV Review.
  55. Eurogamer.pt - Grand Theft Auto IV Título não preenchido, favor adicionar.
  56. Gameinformer.com - Grand Theft Auto IV Review.
  57. Gamespot - GTA IV.
  58. Gamespy - Grand Theft Auto IV.
  59. Games Radar - GTA IV.
  60. GameTrailers - GTA IV.
  61. IGN - Grand Theft Auto IV.
  62. 1UP - Grand Theft Auto IV Título não preenchido, favor adicionar.
  63. Computer and Video Games - Grand Theft Auto IV Review.
  64. Team Xbox - GTA IV Review.
  65. NG4 - News: X-Play Reviews GTA IV.
  66. NG4 - News: Empire Magazine reviews GTAIV.
  67. a b Xbox World 360. (Abril 2008). "GTA IV review". Future Publishing.
  68. NG4 - News: PlayStation World Magazine GTA 4 Review 10/10.
  69. Título não preenchido, favor adicionar.
  70. Grand Theft Auto IV Gamerankings. Visitado em =12-06-2009.
  71. Grand Theft Auto IV Gamerankings. Visitado em =12-06-2009.
  72. Grand Theft Auto 4 (X360) Review Metacritic. Visitado em =2008-10-13.
  73. Grand Theft Auto 4 (PS3) Review Metacritic. Visitado em =2008-10-13.
  74. Grand Theft Auto IV (pc: 2008): Reviews Metacritic.com (12-02-2008). Visitado em =2009-01-18.
  75. Top-Ranked Games GameRankings. Visitado em 2009-01-23.
  76. Grand Theft Auto receives acclaim BBC News Online (2008-04-28). Visitado em 2008-04-28.
  77. a b c Justin Calvert (2008-04-29). Grand Theft Auto IV for Xbox 360 Review 2 pp. GameSpot. Visitado em 2008-04-29.
  78. The scoop on the GTA IV score GameSpot (2008-04-30). Visitado em 2009-07-31.
  79. Daily Star Review. Visitado em 2008-04-20.
  80. Schiesel, Seth (2008-04-28). Grand Theft Auto Takes On New York New York Times.
  81. Portal G1: 'GTA IV' bate recorde de vendas e entra para o Guiness.
  82. Confirmed: Grand Theft Auto IV Breaks Guinness World Records With Biggest Entertainment Release Of All-Time Guinness World Records (13-05-2008). Visitado em 2008-05-13.
  83. Título não preenchido, favor adicionar.
  84. Sinclair, Brendan (2008-04-30). Mothers against GTAIV's drunk driving GameSpot. Visitado em 2009-07-27.
  85. Graft, Kris (1-03-2007). Thompson Rallies Against GTA IV Future US. Visitado em 2009-07-31.
  86. Case 07-80238 (PDF) Gamepolitics.com (13-03-2007). Visitado em 2009-07-31.
  87. Thompson, Jack (18 de setembro de 2007). Case 1:07-cv-21256-AJ Document 12-2 (PDF), gamepolitics.com.
  88. Jack Thompson Says GTA 4 Mission Target is Him; Threatens to Block Release gamepolitics.com (18 de setembro de 2007). Visitado em 2007-09-18.
  89. Gendar, Alison; Pereira, Ivan; Saul, Michael (2007-03-31). Pols rage as vid game takes shot at city NYDailyNews.com. Visitado em 2007-04-01.
  90. IGN Guides. Visitado em 2009-03-24.
  91. Elizabeth Millard (4-02-2007). New York Balks at Next Grand Theft Auto newsfactor.com.
  92. New Zealand version of GTA IV also cut GTAGaming.com. Visitado em 2008-04-16.
  93. Van Leuveren, Luke (4-02-2008). Aussie version of GTA IV completely uncensored PALGN. Visitado em 2009-07-31.
  94. Título não preenchido, favor adicionar.
  95. Sherwood, James (2008-04-30). Grand Theft Auto 4 queue man stabbed in head The Register.
  96. Frith, Holden (2008-04-29). Man stabbed while waiting to buy Grand Theft Auto IV The Times.
  97. Mannion, Paul (5-01-2008). Chester boys attacked by Grand Theft Auto snatchers Chester Chronicle. Visitado em 11-09-2008.
  98. Crowley, Kieran (2008-06-27). 'Game Boy' Havoc on LI New York Post. Visitado em 2009-07-31.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]