Igreja dos Santos Apóstolos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde maio de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Uma imagem da Vaticano Codex de 1162, que acredita-se ser uma representação da Igreja dos Santos Apóstolos.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Igreja dos Santos Apóstolos

A Igreja dos Santos Apóstolos (Aghioi Apostoloi, em grego), também conhecida como Polyandreion Imperial, era uma basílica cristã.

História[editar | editar código-fonte]

Erguida em 330 d.C. em Constantinopla, então a capital do Império Bizantino por Constantino, o Grande, e finalizada pelo seu filho Constâncio II em 337. Fora destruída na Revolta de Nika em 532. Reconstruída entre 532 e 550 pelo imperador Justiniano I. Dentre as grandes igrejas do Império Romano do Oriente, apenas a Basílica de Santa Sofia lhe fazia sombra. Nesta igreja eram sepultados imperadores e imperatrizes bizantinas, entre eles Constantino o Grande, sua mãe Santa Helena (Helena de Constantinopla), Justiniano I e sua esposa Teodora, Heráclio, Basílio I entre outros. Também eram sepultados alguns santos e patriarcas da Igreja Ortodoxa, entre eles São João Crisóstomo.

Relíquias de alguns apóstolos: Santo André, São Lucas (evangelista) e Timóteo de Éfeso (discipulo de Paulo de Tarso, São Paulo). Fora saqueada durante a Quarta Cruzada em 1204. Quando Constantinopla foi tomada pelos otomanos, em 1453, a igreja tornou-se a sede do Patriarca Ecumênico da Igreja Ortodoxa, por um breve período de tempo. Em 1461, foi demolida para dar lugar à Mesquita Fatih (do Conquistador), onde está sepultado o sultão otomano Maomé II, o Conquistador, que conquistou Constantinopla em 1453.

A Basílica de São Marcos, em Veneza, foi parcialmente inspirada na Igreja dos Santos Apóstolos.

Ícone de esboço Este(a) artigo sobre capela, igreja ou catedral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Turquia é um esboço relacionado ao Projeto Europa e ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.