Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) é uma escola de engenharia secular em Lisboa, Portugal. Actualmente, está integrado no Instituto Politécnico de Lisboa mas está em negociação a sua integração na Universidade de Lisboa.
Índice |
[editar] História
O Instituto Superior de Engenharia de Lisboa é uma das mais antigas escolas de engenharia em Portugal. Teve a sua génese em 30 de Dezembro de 1852, por Decreto Régio de D. Maria II, que criou o Instituto Industrial de Lisboa. Este Instituto passou a ter estatuto de ensino superior com a denominação de Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, por Decreto-Lei 830/74 de 31 de Dezembro. Em 25 de Outubro de 1988, pelo Decreto-Lei 389/88 passa a fazer parte da rede de estabelecimentos de Ensino Superior Politécnico, integrado no Instituto Politécnico de Lisboa. O ISEL conta actualmente com cerca de 7000 alunos, 600 docentes e 150 funcionários não docentes.
[editar] Instalações
[editar] Localização
O ISEL está localizado junto à Avenida Marechal Gomes da Costa, na Rua Conselheiro Emídio Navarro, nº1, em Chelas, junto à estação de metro e aos novos estúdios da RTP.
[editar] Infra-Estruturas
O Campus do ISEL, situado na parte oriental da cidade de Lisboa, ocupa aproximadamente uma área global de seis hectares, onde se encontram implantados um conjunto de edifícios bem equipados, que permitem uma melhoria do funcionamento escolar. Aí podemos encontrar salas de aulas, laboratórios, instalações para o corpo docente, reprografias, uma livraria/papelaria, uma agência da Caixa Geral de Depósitos, dois bares/restaurantes para alunos e corpo docente e uma unidade alimentar pertencente aos serviços sociais do Instituto Politécnico de Lisboa, que são imprescindíveis para manter o nível científico, tecnológico e cultural dos cursos e incrementar o bem estar e condições de trabalho dos alunos e funcionários do ISEL. O ISEL dispõe de uma biblioteca central de apoio a toda a escola, tendo capacidade para 152 alunos. No que respeita a alojamento para estudantes, no Campus do ISEL, existe a Residência Maria Beatriz, pertencente aos Serviços de Acção Social, com capacidade para 200 camas. Recentemente (2006) foi inaugurado o novo Edifício Ferreira Cardoso, com excelentes condições a todos os níveis onde decorrem todas as aulas do curso de Engenharia Civil, quer da Licenciatura quer do Mestrado.
[editar] Ensino
Licenciaturas (adequadas ao processo de Bolonha): Engenharia Civil, Engenharia Electrónica e Telecomunicações e de Computadores, Engenharia Electrotécnica, Engenharia Informática e de Computadores, Engenharia Mecânica; Engenharia de Redes de Comunicação e Multimédia e Engenharia Química e Biológica nos ramos de Engenharia Química, Engenharia Biológica e Engenharia do Ambiente.
Mestrados (adequados ao processo de Bolonha): Engenharia Civil, Engenharia Electrónica e Telecomunicações, Engenharia Electrotécnica, Engenharia Informática e de Computadores , Engenharia Química e Engenharia Mecânica.