Isabella Bretz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Isabella Bretz
Isabella Bretz
Informação geral
Nome completo Isabella Bretz
Local de nascimento
 Brasil
Origem Belo Horizonte
País  Brasil
Gênero(s) Folk, indie
Página oficial isabellabretz.com

Isabella Bretz (Belo Horizonte, 14 de junho de 1989) é uma cantora, compositora, produtora cultural e analista internacional brasileira.

Iniciou sua carreira artística em 2012 com o álbum "Saudade", que foi seguido das obras "Canções Para Abreviar Distâncias: uma viagem pela língua portuguesa" (2017), "Retalho de Mundo" (2020), "Pequenezas" (2022) e Cabeça Fora D'Água (2022).  

Carreira[editar | editar código-fonte]

Após concluir sua formação em Relações Internacionais em 2010, Isabella preparava-se para um mestrado em 2012, quando decidiu gravar as músicas que havia composto até o momento. Envolveu-se mais do que o esperado com esse trabalho e decidiu, então, seguir carreira musical. O disco Saudade (produzido por Fernando Braga), trouxe 11 composições em inglês e uma em português.

Em 2014, passou uma temporada em Portugal,[1][2] que ocasionou a mudança da artista para este país e a origem de mais obras em língua portuguesa.

Sonora - Festival Internacional de Compositoras[editar | editar código-fonte]

O ano de 2016 foi marcado pelo surgimento do Sonora - Festival Internacional de Compositoras, que teve origem na hashtag #mulherescriando.[3][4] Surgiu de uma iniciativa da musicista Deh Muss[5] em resposta aos line-ups dos festivais, desproporcionalmente masculinos.

Com grande adesão e repercussão, algumas compositoras espalhadas pelo Brasil conversaram sobre a ideia de fazer um festival, denominado, então, Sonora: Deh Mussulini, Flávia Ellen, Amorina e Bia Nogueira (Belo Horizonte), Ana Luisa Barral (Salvador), LaBaq (São Paulo), Ilessi (Rio de Janeiro) e Isabella Bretz (BH, Lisboa e Dublin).

Isabella foi responsável pela internacionalização do evento, levando-o para Portugal[6][7] e Irlanda. Em seguida, Buenos Aires[8] (Kika Simone, Paula Oliveira e Vika Mora) e Barcelona (Mô Maiê) entraram na rede. Assim, houve a consolidação do festival como internacional, já em seu primeiro ano. A partir daí, outras mulheres foram entrando e agregando ideias e iniciativas. Hoje, trata-se de uma grande rede espalhada pelo mundo.[9][10][11][12][13][14]

O Sonora funciona através de uma rede de produtoras locais que estão situadas em cada cidade onde os eventos acontecem e são conectadas e organizadas por uma Coordenação Geral, composta por uma equipe multidisciplinar de mulheres no Brasil e no mundo. Isabella faz parte dessa coordenação desde 2017, quando foi criada. A rede obteve, em seu pico de envolvimento, a participação de 74 cidades em 16 países.  

Canções Para Abreviar Distâncias[editar | editar código-fonte]

Em 2017 Isabella lançou “Canções Para Abreviar Distâncias: uma viagem pela Língua Portuguesa”,[15][16] disco no qual palavras de escritores da lusofonia, todos vivos, foram transformadas em sons: Adélia Prado (Brasil), José Luís Peixoto (Portugal), Mia Couto (Moçambique), Conceição Lima[17] (São Tomé e Príncipe), Vera Duarte[18] (Cabo Verde), Odete Semedo (Guiné-Bissau) Ana Paula Tavares (Angola) e Crisódio T. Araújo (Timor-Leste). O trabalho foi produzido em parceria com Rodrigo Lana (que também realizou as gravações, mix e master) e coproduzido por Matheus Félix. As ações musicais, que chegaram a importantes eventos nacionais[19] e internacionais,[20][21] logo transbordaram para atividades acadêmicas,[22][23][24][25][26] oficinas, saraus e rodas de conversa.

Reconhecendo a importância do projeto, a organização internacional CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa concedeu apoio institucional ao mesmo,[27] em carta assinada por sua diretora, afirmando: “Registro com grande satisfação a realização deste projeto que homenageia a Língua Portuguesa e promove sua visibilidade interna e externa da nossa comunidade(...)”. Além da CPLP, outros apoios foram recebidos formalmente, como do Instituto Camões[28], Comissão Nacional da UNESCO (Portugal), União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA),[29][30] Museu Virtual da Lusofonia[29] e outros[31].

O projeto foi levado a Portugal[32] (continente e Açores),[33] Cabo Verde[34], Islândia[35], Timor-Leste[36], Brasil[37], EUA e São Tomé e Príncipe. Seu objetivo é diminuir as distâncias entre os povos lusófonos, promovendo o reconhecimento mútuo, o tratamento de temas delicados, além de levar um pouco de casa para quem está longe e difundir internacionalmente a língua portuguesa. Por seu trabalho nesta área, em 2023 foi convidada para ser mestre de cerimônias do Dia Mundial da Língua Portuguesa, na sede da UNESCO, em Paris.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Tipo de obra Observações
2012 Saudade Álbum
2017 Canções Para Abreviar Distâncias Álbum
2019 Novas Distâncias: Reykjavík[38][39] EP Gravado na Islândia
2020 De onde vem a canção[40][41] Single Canção de Lenine
2020 Retalho de Mundo[42] Álbum
2022 Pequenezas[43] Álbum Com o coletivo Pequenezas
2022 Cabeça Fora D'Água[44][45] Álbum

Outros projetos musicais e colaborações[editar | editar código-fonte]

  • Participação da banda Cartoon na faixa Devaneio, de "Retalho de Mundo" (2020). Pararticipação de Isabella na faixa Generation Y, do álbum "V" da banda (2017).
  • Isabella musicou o poema Silêncio Amoroso, do escritor Affonso Romano, para o álbum "Balada dos Casais" de Thelmo Lins. O arranjo da banda Trivial e interpretação de Thelmo Lins.
  • Em 2022, lançou o single "Respiro", com participação da cantora, compositora e pianista tcheca Markéta Irglová[46]. A música faz parte do álbum "Cabeça Fora D'Água", de Isabella e Rodrigo Lana. Na mesma obra, há também a participação do artista mineiro Renato Enoch, em "30 de Fevereiro".

Audiovisual[editar | editar código-fonte]

Isabella se envolve em diferentes projetos no audiovisual.[47] No “Pequenezas”, ao lado do cineasta, animador, artista plástico e músico Jackson Abacatu e do pianista, produtor e engenheiro de áudio Rodrigo Lana, lançou vários curtas-metragens. Com nomes como “Fiapo de infinito”,  “Centelha de Jornada” e “Pingo de Respiro”, há animações feitas com diferentes técnicas e cenas filmadas em variados lugares. As obras já estiveram presentes em vários festivais nacionais e internacionais:

Ano Festival País Obra Resultado
2017 Curta na UERJ Brasil Fatia de Mutação Finalista
2018 5 Festival brasileiro de Nanometragem[48] Brasil Fatia de Mutação Selecionado
2018 III Cine Paraíso[49] Brasil Fatia de Mutação Selecionado
2018 One Minute Festival[50] Irlanda Fatia de Mutação Finalista
2019 6 Festival Brasileiro de Nanometragem[51] Brasil Centelha de Jornada Selecionado
2019 IV Festival Internacional de Cineminutos de Córdoba[52] Argentina Fatia de Mutação Selecionado
2019 M Film Festival[53] Portugal Fatia de Mutação Selecionado
2019 27º Festival Internacional de Animação do Brasil - ANIMA MUNDI Brasil Pingo de Respiro Selecionado
2019 Mostra Mosca Brasil Pingo de Respiro Selecionado
2019 Mostra MUMIA[54] Brasil Pingo de Respiro Selecionado
2019 FIBABC - Festival Iberamericano de Cortometrajes[55] Espanha Pingo de Respiro Finalista
2019 Bang Awards[56] Portugal Pingo de Respiro Selecionado
2020 15º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões - Melhor Filme[57] Brasil Pingo de Respiro Vencedor
2020 15º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões - Melhor Trilha Musical[57] Brasil Pingo de Respiro Vencedor

Videoclipes e outras obras em vídeo[editar | editar código-fonte]

Ano Título Direção Observações
2012 Saudade Carlos Queiroz
2013 Light as Feathers Carlos Queiroz
2013 Simples Isabella Bretz
2014 Conversation Carlos Queiroz
2016 The River and The Fear Eduardo Sanna
2019 Transitório[58] Isabella Bretz
2020 De onde vem a canção Isabella Bretz
2020 Oferenda Isabella Bretz Música de Rodrigo Lana
2020 O Rio e o Medo[59] Isabella Bretz
2021 Faísca de pó[60] Jackson Abacatu
2022 Cicatriz[61] Jackson Abacatu
2022 Sentido
2023 Abajur Luís Evo Ao Vivo
2023 Bifurcação Luís Evo

Livros[editar | editar código-fonte]

Lançou em 2019, em parceria com Rodrigo Lana, o livro “Conhecimentos de Áudio para Cantores”[62], que objetiva apresentar o universo do áudio para esses profissionais com linguagem simples, desenvolvendo suas carreiras. O projeto deu origem ao compartilhamento gratuito sobre o tema nas redes sociais, a oficinas e masterclasses.

Em 2022 foi lançado o livro ilustrado de poesia "Pequenezas", acompanhando um disco com 16 minicanções e 4 animações[63][64]. A obra conta com o prefácio do escritor português José Luís Peixoto.  

Isabella tem algumas participações em antologias poéticas, como “Cem poemas, sem mil sonhos” (selo editorial Starling), Conexões Atlânticas (In-finita) e outras.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Com o Pequenezas, Isabella Bretz ganhou o Troféu Cacto de Ouro no 15º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, na categoria Melhor Trilha Musical de Animação, com Pingo de Respiro. A obra também foi vencedora das categorias Melhor Filme de Animação e Melhor Diretor (Jackson Abacatu).[57]

Em 2021, o Sonora - Festival Internacional de Compositoras foi laureado como Melhor Festival de Música Independente no Prêmio Profissionais da Música[65]. No mesmo ano, Isabella foi finalista nas categorias Melhor produtora executiva, Projetos Musicais Especiais: Livros Técnico Musicais e Projetos Musicais Especiais: Trilha de Cinema.'

Referências

  1. Informação, Sul (19 de junho de 2014). «Regula, D.A.M.A e DJs Karetus atuam no Festival Atlântico de Sines» 
  2. «Festival Flower Power traz lendários Fischer-Z de regresso a Portugal» 
  3. «Mulheres Criando - Vozes no deserto: Quebrando o silêncio da composição feminina». 1 de fevereiro de 2017 
  4. LeiaJá. «Sonora: Olinda recebe Festival de Compositoras» 
  5. «Conheça o festival SONORA - Ciclo Internacional de Compositoras». 14 de dezembro de 2016 
  6. «Sonora - Festival Internacional de Compositoras | Lisboa». Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres 
  7. «Sonora - Festival Internacional de Compositoras | Lisboa - Viral Agenda» 
  8. «Sonora: Festival Internacional De Compositoras» 
  9. «Sonora, female songwriters' festival comes to Essaouira» (em inglês). 21 de junho de 2018 
  10. «Sonora Festival São Carlos tem edital para inscrição de bandas, musicistas e compositoras» 
  11. Pernambuco, Diario de; Pernambuco, Diario de (25 de outubro de 2019). «Festival Sonora aporta em Olinda incentivando as mulheres na musica» 
  12. Rondonoticias.com.br. «Porto Velho sediará o Sonora Festival internacional de mulheres compositoras» 
  13. «SONORA Festival Austin» (em inglês) 
  14. «SONORA: EL FESTIVAL DE COMPOSITORAS QUE RECORRE EL MUNDO LLEGA A CHILE». Via Sinapsis 
  15. Welle (www.dw.com), Deutsche. «Música para "abreviar distâncias" entre os países lusófonos | DW | 03.01.2018» 
  16. «BRASILEIRA GRAVA CD COM OITO POEMAS DE PAÍSES DIFERENTES DA LÍNGUA PORTUGUESA». Instituto Internacional da Língua Portuguesa 
  17. Somos (18 de dezembro de 2018). «Poema da escritora são-tomense, São Lima, já em canção no continente americano» 
  18. SAPO. «Morabeza-Festa do Livro: Vera Duarte acredita que o evento será um "grande momento" de troca cultural e literária» 
  19. Minas, Estado de; Minas, Estado de (1 de outubro de 2019). [https://www.em.com.br/app/noticia/cultura/2019/10/01/interna_cultura,1089100/leonardo-boff-vem-a-bh-falar-sobre-a-amazonia.shtml «Leonardo Boff vem a BH falar sobre a Amaz�nia»]. Estado de Minas. Consultado em 28 de julho de 2022  replacement character character in |titulo= at position 42 (ajuda)
  20. «Primeira Festa do Livro Morabeza reúne 40 autores na Cidade da Praia em outubro». www.dn.pt. Consultado em 28 de julho de 2022 
  21. «Edição de estreia do "Morabeza" arrancou ontem em Cabo Verde». 31 de outubro de 2017. Consultado em 28 de julho de 2022 
  22. «Disco lusófono da mineira Isabella Bretz vira curso em universidade dos EUA». Estado de Minas. 9 de fevereiro de 2021. Consultado em 27 de julho de 2022 
  23. George, Ashley (27 de agosto de 2021). «Shortening Distances». Language Magazine (em inglês). Consultado em 27 de julho de 2022 
  24. «EUA: Álbum de artista brasileira que mostra "diversidade da lusofonia" integra curso universitário». Lusa - Agência de Notícias de Portugal. 15 de fevereiro de 2011 
  25. Mira, Fernanda (15 de fevereiro de 2021). «Artista brasileira mostra "diversidade da lusofonia" em universidade nos EUA». Plataforma Media. Consultado em 27 de julho de 2022 
  26. Sandoval, Noé (17 de fevereiro de 2021). «Música de artista brasileña abre caminos para el aprendizaje del mundo lusófono». The Daily Aztec. Consultado em 28 de julho de 2022 
  27. «CPLP apoia disco "Canções Para Abreviar Distâncias: uma viagem pela língua portuguesa"» 
  28. «Música e poesia marcam a celebração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP em Timor-Leste». Instituto Camões 
  29. a b Macedo, Isabel. «Canções para abreviar distâncias» 
  30. «Projeto "Canções Para Abreviar Distâncias: uma viagem pela Língua Portuguesa" conta com o apoio da UCCLA | UCCLA». www.uccla.pt. Consultado em 27 de julho de 2022 
  31. «BRASILEIRA GRAVA CD COM OITO POEMAS DE PAÍSES DIFERENTES DA LÍNGUA PORTUGUESA». Blogue do IILP. 26 de outubro de 2017. Consultado em 28 de julho de 2022 
  32. Portugal, Rádio e Televisão de. «Dário Pequeno Paraíso - Rumos - Magazines - RTP» 
  33. © Via Ocêanica 2012 (www.viaoceanica.com). «ARG ACOLHE LANÇAMETO DO ÁLBUM "CANÇÕES PARA ABREVIAR DIST NCIAS: UMA VIAGEM PELA LÍNGUA PORTUGUESA" - Notícias - Jornal da Praia» 
  34. «Primeira Festa do Livro Morabeza reúne 40 autores na Cidade da Praia em outubro - DN» 
  35. Santos, Joseane (14 de novembro de 2018). «A Cantora Isabella Bretz e o Pianista Rodrigo Lana Lançam EP "Novas Distâncias: Reykjavík"» 
  36. «Sarau de Encerramento das Celebrações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP» (em inglês) 
  37. «Candeia: atrações pra todo mundo». 30 de setembro de 2019 
  38. Santos, Joseane (14 de novembro de 2018). «A Cantora Isabella Bretz e o Pianista Rodrigo Lana Lançam EP "Novas Distâncias: Reykjavík"». Culturaliza BH. Consultado em 28 de julho de 2022 
  39. Artistas mineiros se inspiram na Islândia em projeto | Jornal da Cidade BH, 2 de janeiro de 2019, consultado em 2 de maio de 2020 
  40. Cavalcante, Victor Hugo (21 de maio de 2020). «Isabella Bretz e Rodrigo Lana recriam canção de Lenine em novo single». Jornal Folk. Consultado em 27 de julho de 2022 
  41. «Isabella Bretz e Rodrigo Lana recriam canção de Lenine em novo single e clipe». immub.org. Consultado em 27 de julho de 2022 
  42. Minas, Redação Cenário (13 de dezembro de 2020). «Cantora mineira Isabella Bretz lança novo álbum, "Retalho de Mundo"». Revista Cenário Minas. Consultado em 27 de julho de 2022 
  43. GAZETADASEMANA.COM.BR; GAZETADASEMANA.COM.BR (25 de fevereiro de 2022). «Álbum "pequenezas" une Isabella Bretz, Rodrigo Lana e Jackson Abacatu». Gazeta da Semana. Consultado em 27 de julho de 2022 
  44. Pacheco, Nuno (16 de dezembro de 2022). «Cabeça Fora D'Água, um disco pensado "para confortar pessoas adultas"». PÚBLICO. Consultado em 12 de novembro de 2023 
  45. «Isabella Bretz e Rodrigo Lana resignifcam essência humana em "Cabeça Fora D'Água"». observatoriodosfamosos.uol.com.br. Consultado em 12 de novembro de 2023 
  46. «"Respiro": um convite ao movimento». 10 de novembro de 2022. Consultado em 12 de novembro de 2023 
  47. «Isabella Bretz». IMDb. Consultado em 27 de julho de 2022 
  48. «Confira a lista de filmes selecionados para o 5 Festival Brasileiro de Nanometragem - Incubadora de Artistas» 
  49. «Seleção de filmes 2018». Cine Paraíso 
  50. «30 films selected for the One Minute Film Festival!». Galway Film Centre 
  51. «Confira a lista de selecionados no 6º Festival Brasileiro de Nanometragem». Incubadora de Artistas 
  52. «COMPETENCIA PROFESIONAL - CINEMINUTO CÓRDOBA 2019». Cineminutos 
  53. Palmeira, Leça da (30 de maio de 2019). «Vai começar o M Film - Festival Internacional de Cinema de Matosinhos» 
  54. «M U M I A» 
  55. «Finalistas – fibabc» (em espanhol) 
  56. «BANG Awards Festival - Pingo de respiro» 
  57. a b c Redação. «CONFIRA OS GANHADORES DO 15º ENCONTRO NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES». Leufeitosa Designer. Consultado em 28 de julho de 2022 
  58. «Jornal A Voz de São Tomé e Príncipe». www.avozdesaotome.st. Consultado em 28 de julho de 2022 
  59. «Isabella Bretz lança clipe "O Rio e o Medo" de seu próximo disco». Peneira Musical. 10 de novembro de 2020. Consultado em 27 de julho de 2022 
  60. Moia, Marina (7 de abril de 2021). «Isabella Bretz lança videoclipe animado de "Faísca de Pó"». Nação da Música. Consultado em 27 de julho de 2022 
  61. Brasília, Equipe Times (23 de agosto de 2022). «Isabella Bretz e Rodrigo Lana transformam as marcas da vida no single "Cicatriz». Jornal Times Brasília. Consultado em 8 de novembro de 2022 
  62. Felix, Geraldo (12 de setembro de 2019). «Artistas lançam livro que promete desvendar o universo do áudio para cantores e profissionais da voz» 
  63. Pacheco, Nuno. «"Pequenezas", uma viagem gráfica em livro-disco pelos caminhos da poesia». PÚBLICO. Consultado em 27 de julho de 2022 
  64. «"Pequenezas". Música, poemas e ilustrações que procuram simplificar a vida». Gerador. 25 de fevereiro de 2022 
  65. «PPM». ppm.art.br. Consultado em 27 de julho de 2022