Johnny B. Goode

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
"Johnny B. Goode"
Single de Chuck Berry
do álbum Chuck Berry Is on Top
Lado B "Around and Around"
Lançamento 31 de março de 1958
Gravação 6 de janeiro de 1958 na Chess Studios, em Chicago, Illinois
Gênero(s) Rock and roll
Duração 2:30
Gravadora(s) Chess Records
Composição Chuck Berry
Letrista(s) Chuck Berry
Produção Little "Bongo" Kraus
Cronologia de singles de Chuck Berry
Último
Último
"Sweet Little Sixteen"
(1958)
"Beautiful Delilah"
(1958)
Próximo
Próximo

"Johnny B. Goode" é uma canção de rock escrita em 1955 por Chuck Berry e lançada por ele próprio em 31 de março de 1958. A canção se tornou uma das mais populares dos anos 50. A letra fala sobre um jovem cantor em início de carreira.

O personagem Johnny B. Goode foi inspirado em um parceiro musical de Berry, Johnnie Johnson (que na verdade era pianista).

O riff de abertura de "Johnny B. Goode" é essencialmente uma cópia nota-a nota do solo de abertura composta por Louis Jordan na música "Ain't That Just Like a Woman" (1946), interpretada pelo guitarrista Carl Hogan.

Foi considerada a 3° melhor música de todos os tempos pelo site Squidoo. Perdendo apenas por Stairway to Heaven do Led Zeppelin e Imagine de John Lennon.

Legado[editar | editar código-fonte]

Em 1985, no primeiro filme da trilogia De Volta para o Futuro, o adolescente Marty McFly (interpretado por Michael J. Fox) em um baile justamente em 1955, toca esta música. Os produtores escolheram a música justamente por ser uma data de quando a música foi escrita e o filme se passava. Nesta parte do filme, Marty McFly ajuda o guitarrista frontend da banda da escola chamado "Marvim Berry". Após tocar a música romântica Earth Angel, todos pediram um bis ao garoto Marty, e no caso, ele escolheu uma "velha música" do lugar de onde ele vinha (1985). Quando tocava o som, Marvin Berry telefona para seu "primo" Chuck Berry e fala: "Sabe aquele novo som que você estava procurando? Então escute isto!". Uma grande piada, claro, que funcionou muito bem. A música não foi tocada de verdade por Michael J. Fox. Apesar de parecer que Michael J. Fox está realmente tocando uma guitarra, o supervisor musical Bones Howe contratou o professor de guitarra e músico Paul Hanson para ensinar Fox como simular todas as suas partes e fazer com que tudo parecesse realista, incluindo tocar com a guitarra atrás da cabeça. O músico veterano Tim May tocou as verdadeiras partes da guitarra com Mark Campbell fazendo o trabalho vocal em "Johnny B. Goode", com Hanson tocando a seção do começo do filme durante a cena com os testes para bandas.Back_to_the_Future#M.C3.BAsica

A canção foi incluída no "Voyager Golden Record", num disco fonográfico de 12 polegadas de ouro levado pela sonda Voyager como representação do Rock And Roll entre muitas outras realizações da humanidade.

Em março de 2005, a Q magazine colocou "Johnny B. Goode", no número 42 em sua lista das 100 melhores faixas de guitarra. Em 2008, a Rolling Stone a colocou em primeiro lugar na sua lista das 100 melhores músicas de guitarra de todos os tempos. "Guitar World" classificou a música em 12º lugar na "Maiores 100 solos de guitarra". A música é classificada atualmente como sexta melhor música de todos os tempos em uma lista de críticos no acclaimedmusic.net.

Versões cover[editar | editar código-fonte]

Lista de artistas[editar | editar código-fonte]

"Johnny B. Goode" é uma das mais amplamente conhecidas música de rock and roll da história. A lista de intérpretes inclui:


Ícone de esboço Este artigo sobre Rock é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.