Maitaca-de-cabeça-azul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicamaritaca-de-cabeça-azul
Pionus menstruus

Pionus menstruus
Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Género: Pionus
Nome binomial
Pionus menstruus
(Linnaeus, 1766)

A maitaca-de-cabeça-azul (Pionus menstruus) é uma espécie de ave da família dos Psittacidae. É residente em países tropicais como a Costa Rica, Venezuela, Bolívia e Brasil. É nomeado pelas suas cabeça e pescoço meio-azuis.

Seus habitats são regiões semiáridas, incluindo áreas cultivadas. A maitaca-de-cabeça-azul coloca de três a quatro ovos brancos em uma cavidade na árvore.

A maitaca-de-cabeça-azul tem, aproximadamente, 27 cm e pesa 245 gramas. É, principalmente, verde com uma cabeça, pescoço e peito azuis, um rabo vermelho, amarelo nos abrigos da asa e tons de rosa no bico. Os sexos são semelhantes, mas os pássaros juvenis têm menos azul na cabeça.

A maitaca-de-cabeça-azul é cada vez mais popular como animal de estimação, comparada a outras espécies de papagaio (Amazona, por exemplo) que são muito quietas.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Maitaca" origina-se do termo tupi mba'é taka, que significa "coisa barulhenta".1

Escala[editar | editar código-fonte]

A maitaca-de-cabeça-azul vive principalmente na Bacia do Rio Amazonas, no sudeste do Rio Araguaia, na costa atlântica sul do Brasil, no litoral de Pernambuco e no norte e no sul do Espírito Santo.

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. pp.1 095, 1 066, 220