Maurice Gibb

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Maurice Gibb
Maurice Gibb no TopPop AVRO (um programa de televisão holandês), em 1973
Informação geral
Nome completo Maurice Ernest Gibb
Também conhecido(a) como Mo'
Nascimento 22 de Dezembro de 1949
Origem Douglas (Ilha de Man), Inglaterra
País  Reino Unido
Data de morte 12 de janeiro de 2003 (53 anos)
Miami, FL,  Estados Unidos
Gênero(s) Rock progressivo, rock psicodélico, country rock, R&B, pop, disco, soft rock, balada
Instrumento(s) Piano,Baixo, Guitarra,Teclado, Sintetizador, Violão,órgão
Período em atividade 1959-2003 (como Bee Gees)
1969-1970 (solo)
Entre 1971 e 1985 fez projetos solo paralelos
Gravadora(s) Polydor em todos os seus projetos solo
Afiliação(ões) Bee Gees

Maurice Ernest Gibb CBE (Douglas, Ilha de Man, 22 de dezembro de 1949Miami, 12 de janeiro de 2003) foi um cantor, compositor, pianista, guitarrista, baixista, tecladista, multi-instrumentista britânico, conhecido principalmente por ser um membro dos Bee Gees, um dos grupos de maior sucesso de todos os tempos. Gêmeo de Robin Gibb, Maurice era o mais novo por 35 minutos.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Foi um dos mais reconhecidos pianistas e tecladistas de todos os tempos, arranjando diversas músicas dos Bee Gees. Durante muito tempo, Maurice se dedicou mais em tocar Baixo, instrumento que tocava com uma eficiência única. Outro instrumento que destacou-se muito foi a Guitarra, instrumento que tocava com excelência. Era considerado um guitarrista excepcional, com um som moderno e inovador, arranjando diversas cancões do grupo, entre elas: " This Is Where I Came In", "She Keeps On Coming", "Man in the Middle", "Walking on Air", sendo as duas últimas, composições individuais de Maurice Gibb.

Assim como os irmãos, Maurice, embora quase nunca usasse, tinha um falsete perfeito, fato que pode ser comprovado nas partes finais da música "Nights on Broadway" cantada ao vivo, onde Maurice faz os falsetes enquanto Barry e Robin fazem o coro. Na versão "estúdio", os falsetes ao final da música "Nights on Broadway" são feitos por Barry.

Ao lado de seus irmãos Robin e Barry, Maurice, principal arranjador dos Bee Gees, ajudou a fazer da banda uma das de maior sucesso de todos os tempos, conhecida em todo o mundo pela trilha sonora do filme Os Embalos de Sábado à Noite, de 1977.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Na vida pessoal Maurice era considerado, além de musico competente (tocava quase todos instrumentos), o "ponto de equilíbrio" entre as mentes opostas de Barry e Robin. Era muito brincalhão no palco, mas, como todos, tinha seus pontos fracos: passou 30 anos da sua vida alcoólatra, vício do qual só se viu livre em 1989. Maurice Gibb casou-se com a cantora Lulu em 18 de fevereiro de 1969. Entretanto, o casamento não durou muito e eles se divorciaram em 1973, sem deixar filhos. Maurice depois casou-se com Yvonne Spenceley em 17 de outubro de 1975, com a qual teve dois filhos: Adam Gibb, nascido em 23 de março de 1976, e Samantha Gibb, nascida em 2 de junho de 1980.

Falecimento[editar | editar código-fonte]

Em 2003, aos 53 anos, estava fazendo uma cirurgia de desobstrução intestinal, mas sofreu um ataque cardíaco; então, levaram-no para a UTI. Muitos fãs dos Bee Gees ficaram na porta do hospital esperando notícias de melhora, mas Maurice não resistiu e faleceu no Centro Médico Mount Sinai, em Miami, no domingo de 12 de janeiro, quando sua irmã mais velha, Lesley, faria aniversário de 58 anos. Seu corpo foi cremado e suas cinzas foram guardadas por sua família.[1]

Equipamento[editar | editar código-fonte]

Costumava usar Guitarras: Fender Stratocaster, Gibson Les Paul, Gretsh, Ibanez. No último álbum usou uma Guitarra Gibson Monarch preta (acústica), que lhe foi presenteada por John Lennon, uma Epiphone Casino e uma Epiphone Sheraton li negra. Entre outros diversos instrumentos.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.