Memória de núcleo magnético

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um cartão de 10.8×10.8 cm de memória de ferrite de 64x64 bits, como usado em um CDC 6600.

Memória de núcleo magnético, ou memória de ferrite, é um tipo de memória usada em computadores na década de 1950.[1]

Descrição[editar | editar código-fonte]

Desde os primeiros computadores, como o UNIVAC, aquela máquina enorme criada na década de 50, já utilizava-se memória RAM, que logicamente não era a mesma que a que conhecemos nos dias de hoje.

O UNIVAC marcou a mudança de utilização de grandes válvulas usando então várias pilhas de cartões de memória em módulos, que formava a memória ferrite.

As memórias de ferrite eram compostas de pequenas “rosquinhas” magnéticas onde pequenos fios de cobre se entrelaçavam, formando uma rede protegida por chapas metálicas. A pequena “rosca” se magnetizava por impulsos elétricos, sinalizando “on” ou “off” - também chamados de 0 e 1 dos números binários que os computadores precisam realizar seus cálculos (até os dias de hoje utilizam 0 e 1). Existiam apenas 1024 dessas "rosquinhas" em cada memória, já que elas representavam um bit de informação cada uma.

História[editar | editar código-fonte]

As memórias de ferrite eram utilizadas juntamente com os conhecidos cartões perfurados de Herman Hollerith. O primeiro computador a receber essa nova tecnologia foi o então conhecido como primeiro computador fabricado e comercializado nos EUA, o UNIVAC que foi criado na década de 50. As rosquinhas com impulsos elétricos que definiam "on" ou "off" - ou 1 e 0, respectivamente, eram usadas para entender a memória e realizar cálculos. O UNIVAC possuía 8 níveis de memória ferrite dentro de um stack que forneciam, portanto, 1 byte de memória. Em cada memória dessas, havia 1024 'rosquinhas' o que significa 1Kbyte. Em 1976 praticamente todos os computadores usavam essa tecnologia, inclusive a IBM que começou a comercializar o IBM 705 que possuía 20Kbytes de memória.

UNIVAC, primeiro computador a utilizar as memórias de ferrite

Stacks de Memória[editar | editar código-fonte]

Os stacks eram grandes caixas onde eram encaixadas as memórias e suportava até 8 níveis de memória ferrite, eram feitos à mão e custavam cerca de 6.000 dólares, e era usada para compactar os computadores.

O Fim da Memória de Ferrite e a Criação da DRAM[editar | editar código-fonte]

Apesar de criado em 1966, a DRAM (Dynamic Random Access Memory) o 1103 só foi anunciada em 1970 pela INTEL. E em 1973 acabou com a memória de ferrite. O primeiro computador a fazer uso dessa nova tecnologia foi o HP 9800. A memória DRAM foi criada pelo Dr. Robert H. Dennard funcionário da IBM no Centro de Pesquisa Thomas J. Watson.


Referências

  1. «Soluções de gestão, actividades comerciais e industriais». www.inforap.pt. Inforap. Consultado em 30 de janeiro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.