Mesa do Resolute

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Barack Obama na Mesa do Resolute.

A Mesa do Resolute (em inglês: Resolute desk) é a mesa utilizada pelo Presidente dos Estados Unidos disposta no Salão Oval da Casa Branca. Esta mesa do século XIX foi um presente da Rainha Vitória para o presidente Rutherford B. Hayes em 1880 e foi confeccionada com partes da fragata britânica HMS Resolute.[1]

Todos os presidentes norte-americanos usaram esta mesa, exceto Lyndon Johnson, Richard Nixon e Gerald Ford. Durante o governo de George H. W. Bush a Mesa do Resolute foi mudada para a Sala do Tratado e trazida de volta para o Salão Oval por Bill Clinton.

História[editar | editar código-fonte]

O HMS Resolute era parte de uma esquadrilha de navios comandados por Edward Belcher durante a década de 1850, cuja missão era encontrar possíveis sobreviventes da tripulação de John Franklin que procurara a Passagem do Noroeste. O Resolute e mais outros seis navios ficaram presos no Gelo durante 2 temporadas inteiras. Durante o segundo Verão, o comandante da expedição ordenou que as tripulações de dois navios retornassem a Inglaterra.

Após o seu regresso, Edward Belcher foi acusado de abandonar um navio em perfeitas condições. Como o Resolute se soltou do gelo no Verão foi encontrado por um baleeiro norte-americano e rebocado. Após o resgate do Resolute, o Congresso dos Estados Unidos comprou o navio por 40 mil dólares e o reformou. O navio reformado foi entregue a Rainha Vitória em 17 de dezembro de 1856 como símbolo de Paz entre as duas nações. O Resolute ainda serviu a Marinha Britânica por mais 23 anos.

Quando o navio foi aposentado e desmontado em 1879, o governo britânico confeccionou uma mesa grande a partir do que sobrou do navio. A mesa foi feita por William Evenden, um marceneiro de trabalhadores qualificados da Real Marinha Britânica e dada ao presidente Rutherford Hayes em 23 de Novembro de 1880.

A mesa foi colocada na Sala Oval Amarela e mais tarde foi colocada no Salão Oval em 1961 pelo presidente John F. Kennedy.

A Mesa do Resolute permanece há 16 anos no Salão Oval e foi utilizada consecutivamenete pelos presidentes Bill Clinton, George W. Bush e pelo atual presidente Barack Obama.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]