Mjölnir

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mjölnir
Martelo de Thor
Portal da Mitologia nórdica

Na mitologia nórdica, o Mjölnir (em português: aquilo que esmaga; pronúncia: miêlnir ou miôlnir, sendo mais comum miôlnir) é o martelo do deus Thor, um deus principal associado com o trovão naquele sistema mitológico.

Descrição[editar | editar código-fonte]

O deus do trovão da mitologia nórdica Thor usando o martelo Mjølner como poderosa arma numa batalha. (quadro de Mårten Eskil Winge de 1872)

Talhado de forma bem característica, o instrumento é representado como uma das mais temíveis armas, capaz de aplainar montanhas. Embora geralmente reconhecido e ilustrado como um martelo, Mjölnir é algumas vezes mencionado como um machado ou um porrete.[1] No século XIII, no Edda em Prosa, Snorri Sturluson relata que os Svartálfar Sindri e Brokk produziram o Mjölnir por ordem de Loki. Ele teria sido criado pelos filhos de Ivaldi numa aposta contra o deus Loki.

O Edda em Prosa dá um sumário das qualidades especiais do Mjölnir quando Thor, com o Mjölnir:

... seria possível atacar tão firmemente como ele desejasse, qualquer que fosse sua finalidade, e o martelo nunca falharia, e se ele o arremessasse contra algo, ele nunca falharia o alvo e nunca voaria para além do alcance de sua mão, e quando ele quisesse, se tornaria tão pequeno que poderia ser carregado dentro de sua túnica.[1]

A pronúncia tem variações, mas é comumente mencionada assim: ‘mai-ou-ner’,‘mirr-ou-nir’,´mi-jol-nir',´´mi-oll-nir' ou somente ‘mr-ou-ner’. A última sigla pode pronunciar-se "ner" ou "nir", aparece dos dois jeitos. Na mitologia nórdica, os trovões seriam Thor usando seu martelo (sendo esse o motivo de ele ser chamado de deus do trovão).

O Mjölnir é tão pesado que só Thor, com sua força gigantesca e usando o cinto Megingjard consiga levantá-lo. O martelo também é o símbolo da força para os nórdicos, e se acredita que quem carrega um consigo terá força e boa sorte. Por isso, era de costume entre os atiradores de martelos levar um pingente na forma de "mjölnir" para as competições e batalhas, acreditando que Thor iria ajudá-los.

Mjölnir na mídia[editar | editar código-fonte]

  • No Anime e Mangá existe uma personagem chamada Marie Mjölnir que pode se transformar em uma arma parecida com um martelo, em clara referencia ao martelo Mjölnir de Thor.
  • O herói da Marvel Comics Thor brande uma versão de Mjölnir que pode ser carregado por outros que fossem considerados dignos de fazê-lo.
  • No jogo Tomb Raider: Underworld, Lara Croft busca pelo Mjölnir, pois no jogo ele é citado como chave para Helheim e "arma" mais poderosa de todo universo.
  • No jogo Defense of The Ancients (DoTA), Mjolnir é um item a venda para heroes(combinando Maelstorm com a Hyperstone) , com a finalidade de dano passivo por ataque e por contra-ataque, com rajadas de trovões em ambos ataques.
  • No jogo Grand Chase, Mjolnir é a capital dos anões aonde Aron o chefe da missão "Mjölnir" no continente de Arquimídia, empunha um martelo muito parecido com o do Deus asgardiano.
  • No jogo Ragnarok Online, Mjolnir é uma das armas divinas mais poderosas.

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Orchard (2002:255).

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Orchard, Andy (2002). Norse Myth and Legend. London: Cassell.
  • Gabriel Turville-Petre|Turville-Petre, E.O.G. Myth and Religion of the North: The Religion of Ancient Scandinavia. London: Weidenfeld and Nicolson, 1964.
Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia nórdica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.