Nichijou

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nichijou
Nichijou
Capa do primeiro volume do mangá
日常
(Nichijō)
Gêneros
Mangá
Escrito e ilustrado por Keiichi Arawi
Editoração Kadokawa Shoten
Revistas
Demografia Shōnen
Período de publicação Dezembro de 2006 – presente
Volumes 11
OVA
Nichijou Episódio 0
Produção
  • Atsushi Itō
  • Hideaki Hatta
Direção Tatsuya Ishihara
Roteiro Jukki Hanada
Música Yūji Nomi
Estúdio de animação Kyoto Animation
Lançamento 12 de março de 2011
Duração 24 minutos
Anime
Produção
  • Atsushi Itō
  • Hideaki Hatta
Direção Tatsuya Ishihara
Roteiro Jukki Hanada
Música Yūji Nomi
Estúdio de animação Kyoto Animation
Distribuição/
Licenciamento
Crunchyroll
Emissoras de televisão TV Aichi, Chiba TV, TV Saitama, TBS, KBS, Tokyo MX, MRO, FBC
Período de exibição 3 de abril de 201125 de setembro de 2011
Episódios 26
Jogo
Nichijou: Uchuujin
Gêneros Romance visual
Desenvolvimento Vridge
Distribuição/
Licenciamento
Kadokawa Shoten
Plataformas PlayStation Portable
Data de lançamento 28 de julho de 2011
Portal Animangá

Nichijou (日常 Nichijō?, lit.quotidiano) é uma série de mangá escrita e ilustrada por Arawi Keiichi. A série é lançada na revista Shōnen Ace, da Kadokawa Shoten, desde dezembro de 2006, com dez volumes lançados em tankōbon até agora. Uma adaptação da série para anime feita pela Kyoto Animation foi exibida no Japão em 2011. Um jogo para PlayStation Portable foi lançado em julho do mesmo ano. Depois de um hiato de 6 anos o lançamento do mangá foi retomado em 2021.

História[editar | editar código-fonte]

Nichijou conta a vida cotidiana de vários alunos do colegial da cidade de Tokisadame (時定市 Tokisadame-shi?). Apesar de coisas absurdas como uma garota robô e um gato que fala, todos os personagens levam uma vida normal.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Colégio Tokisadame[editar | editar código-fonte]

Classe 1-Q[editar | editar código-fonte]

Aioi Yūko (相生 祐子?)
Voz: Honda Mariko
Uma das personagens principais da série. Geralmente chamada de Yukko (ゆっこ).[3] Bastante curiosa e enérgica, ela é muito amigável, mas também é muito preguiçosa, pois sempre copia a tarefa de casa de suas amigas ou é mandada para fora da sala de aula. Ela também costuma exagerar em seus pensamentos e ações, tornando-os completamente absurdos. Possui o hábito de fazer trocadilhos (muitas vezes fracos) e poemas. Tem o hábito de falar "selamat pagi" que significa "Bom dia" em indonésio. Costuma ficar com feições esquisitas quando algo a abala.
Naganohara Mio (長野原 みお?)
Voz: Aizawa Mai
Uma das personagens principais da série. Melhor amiga de Yukko. Uma das primeiras coisas que se nota nela é que seus cabelos azuis estão amarrados dos dois lados com pequenos cubos de madeira. Pode-se dizer que é a mais normal entre suas amigas. Ela é talentosa desenhando mangá, porém seus desenhos masculinos sempre são parecidos com Sasahara Kōjirō, por quem tem uma queda. Ela também tem uma irmã mais velha, que sempre está "brincando" com ela.
Minakami Mai (水上 麻衣?)
Voz: Togashi Misuzu
Uma das personagens principais da série. Amiga de Yukko e Mio. Sua aparência mostra que é bastante calma e um pouco "lenta", mas na realidade é bastante inteligente e talentosa. Essa sua atitude sempre irrita Yukko. Ela parece gostar de pescar e de cães. Tem dois cães e parece ter conhecimento sobre encantamentos. Quando engana as pessoas, interpreta muito bem.
Nakanojō Tsuyoshi (中之条 剛?)
Voz: Yamamoto Kazutomi
Um garoto bastante normal, exceto seu penteado. Segundo ele, seu cabelo não cresce dos lados, o que o obriga a deixar um moicano.
Tanaka (田中?)
Voz: Yamaguchi Kōta
Outro garoto bastante normal, mas com um corte de cabelo estranho: nesse caso, afro head.
An'naka Haruna (安中 榛名?)
Voz: Sadohara Kaori
Uma garota normal que tem um grande laço amarrado em seu cabelo.

Classe 2-Q[editar | editar código-fonte]

Sasahara Kōjirō (笹原 幸治郎?)
Voz: Kawahara Yoshihisa
Kōjirō é um dos mais estranhos do colégio. Ele costuma se passar como rico na escola, mas na verdade ele é de uma família de simples fazendeiros. Ele aparenta ser bastante intelectual e está no comitê do festival cultural. Ele costuma andar com um mordomo e sempre vai à escola montado em uma cabra, pois diz que por ser o filho mais velho da família não deve andar.
Tachibana Misato (立花 みさと?)
Voz: Horikawa Chika
Membro do comitê do festival cultural. Com um comportamento tsundere, Misato costuma usar armas de fogo para punir as pessoas, principalmente Kōjirō.

Clube de Futebol-Go[editar | editar código-fonte]

Daiku Kenzaburō (大工 健三郎?)
Voz: Yoshizagi Ryōta
Presidente do clube. Membro de uma família muito rica, ele quis unir o futebol e o go em um mesmo clube, mas ele não conseguiu, pois todos os dias não se faz nada no clube.
Sekiguchi Yuria (関口 ユリア?)
Voz: Hirosaka Ai
Único membro feminino do clube, Yuria é uma garota quieta que, quando no clube, sempre lê um mangá pouco conhecido,chamado "Helvetica Standard".
Sakurai Makoto (桜井 誠?)
Voz: Hikami Takahiro
É o irmão mais novo da professora Sakurai Izumi. Quando mais novo, foi MVP em Futebol-Go e por isso decidiu entrar no clube.

Professores[editar | editar código-fonte]

Diretor (校長先生 Kōchō-sensei?)
Voz: Chō
Diretor da escola. 62 anos. Ele costuma tentar animar os alunos com piadas, mas nunca consegue. Quase ninguém sabe na escola, mas ele usa peruca. Seu maior passatempo é comprar presentes para os netos.
Diretor-Assistente (Ōra Kōkuke) (教頭先生 (邑楽 耕介) Kyōtō-sensei?)
Voz: Naka Hiroshi
Diretor-assistente da escola. 59 anos. Era o diretor principal, mas foi rebaixado à assistente. É bastante solitário em casa pois sua esposa está viajando e gosta de passar o tempo com o neto.
Sakurai Izumi (桜井 泉?)
Voz: Kosuke Mami
Professora de inglês e responsável pela classe 1-Q. 24 anos. Irmã mais velha de Makoto. Ela é bastante gentil é tímida, sempre tensa quando fala com alguém. Costuma fazer suas provas com perguntas onde o aluno deve colocar em inglês o nome da figura, mas suas habilidades artísticas não são boas.
Takasaki Manabu (高崎 学?)
Voz: Inada Tetsu
Professor de japonês. 26 anos. Não possui namorada e parece gostar da Sakurai-sensei. Sempre põe o dever como professor em primeiro lugar. Quando jovem, foi MVP jogando futebol-go.
Akagi-sensei (赤城先生?)
Voz: Miyashita Eiji
Professor de matemática. 38 anos. Suas aulas são sempre difíceis e costuma colocar muitos alunos para fora da sala quando não fazem o dever e grita sempre que erram os exercícios.
Tomioka-sensei (富岡先生?)
Voz: Nagasako Takashi
Professor de história. 54 anos. Seu hobby são apostas.
Nakamura Kana (中村 かな?)
Voz: Mizuhara Kaoru
Professora de ciências. Demonstra bastante interesse em Nano, tanto que tenta capturá-la.

Laboratório Shinonome[editar | editar código-fonte]

Shinonome Nano (東雲 なの?)
Voz: Furuya Shizuka
Uma das personagens principais da série. Está na sala 1-Q. Possui a aparência de uma aluna normal, mas sua verdadeira idade é de 1 ano. No anime, sua entrada na escola ocorre durante o desenvolvimento da história. Ela é um robô feito pela Hakase, com aparência e comportamento idêndicos aos humanos, exceto por um grande parafuso em suas costas que gira as vezes (o que faz ela morrer de vergonha, pois ela não pode sentar em cadeiras, deitar de barriga para cima, e etc, ela vive pedindo à Hakase para retirar o parafuso). Ela também possui muitas outras funções, como uma entrada USB em seu dedo, várias comidas em compartimentos secretos (na testa, no braço...), uma arma não-letal e um relógio digital em seu braço.
Hakase (はかせ?)
Voz: Konno Hiromi
Uma das personagens principais da série. A criadora de Nano. 8 anos. Aparentemente seu sobrenome é Shinonome mas seu nome é desconhecido. Ela é bastante esperta para sua idade, mas seu temperamento é muito infantil. Ama tubarões e salgadinhos. Hakase, em japonês, significa professor ou doutor.
Sakamoto-san (坂本さん?)
Voz: Shiraishi Minoru
Um gato achado pela Hakase na rua. Ela fez um lenço vermelho especial para que ele falasse. Seu nome foi baseado na caixa na qual ele foi encontrado. Em idade humana, ele teria 20 anos e, por isso, se considera o mais velho da casa, exigindo que colocassem o sufixo -san quando fossem falar com ele. Adora brincar com coisas que gatos costumam brincar, mas tem vergonha disso.

Outros[editar | editar código-fonte]

Naganohara Yoshino (長野原 よしの?)
Voz: Kobayashi Motoko
Uma estudante da faculdade, que é a irmã mais velha de Mio. Costumava praticar kendō na escola. Sempre faz brincadeiras com sua irmã, o que a deixa irritada.
Nakanojō-san (中之条さん?)
Voz: Hiramatsu Hirokazu
Pai de Tsuyoshi. Ele vende daifuku e é bastante severo quando falam disso. Assim como seu filho, seu cabelo só cresce em um lugar da cabeça, mas ele esconde isso com seu penteado.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Mangá[editar | editar código-fonte]

Inicialmente, o mangá era para ter curta duração, mas em dezembro de 2006, a série começou a ser lançada regularmente na revista Shōnen Ace, da Kadokawa Shoten. O primeiro tankōbon foi lançado em julho de 2007 e, em abril de 2011, 6 volumes já haviam sido lançados. O mangá usa uma combinação do formato normal com yonkoma.

Anime[editar | editar código-fonte]

Uma série de anime baseada na história original produzida pela Kyoto Animation, com direção de Tatsuya Ishihara foi anunciada em 2011.[4] Anteriormente à estreia da série na TV japonesa, em 12 de março de 2011 junto do sexto volume do mangá, foi lançado um OVA, Nichijou Episódio 0. Em 2 de abril, o anime foi exibido pela primeira vez, na TV Aichi.

O anime exibe aleatoriamente partes do mangá, centradas tanto no cotidiano do colégio e seus estudantes quanto no Laboratório Shinonome. O anime também mostra uma pequena história chamada Helvetica Standard, que seria um mangá lido por alguns dos personagens. Também há em cada episódio uma pequena parte chamada Hitokoto Wado Kotoba (ヒトコトワドコトバ lit. Pensamentos Curtos?), onde curtas frases são apresentadas.

Músicas[editar | editar código-fonte]

Temas de abertura[editar | editar código-fonte]
「ヒャダインのカカカタ☆カタオモイ-C」 (Hyadain no Kakakata☆Kataomoi-C) "A-a-a☆amor não Correspondido do Hyadain-C"
Letra e Música - Maeyamada Ken'ichi / Cantor - Hyadain
「ヒャダインのじょーじょーゆーじょー」 (Hyadain no Jō Jō Yū Jō) "Incrível Amizade do Hyadain"
Letra e Música - Maeyamada Ken'ichi / Cantor - Hyadain
Temas de encerramento[editar | editar código-fonte]
Episódios[editar | editar código-fonte]

A prévia do episódio seguinte é feita por objetos que apareceram no episódio, dublados por diferentes seiyū. Muitas vezes, o seiyū é veterano e o assunto da fala do objeto muitas vezes não corresponde ao episódio seguinte.

Na lista a seguir constam os episódios, com os objetos das prévias e seus respectivos seiyū.

# Título Data de exibição (Japão) Objeto Narração
OVA Nichijou Episódio 0
日常ぼ0話 (Nichijou no Zero-wa)
12 de março de 2011
01 Nichijou Episódio 1
日常の第一話 (Nichijou no Dai-ichi-wa)
2 de abril de 2011 Hálux da Nano-chan Katsura Reiko
02 Nichijou Episódio 2
日常の第二話 (Nichijou no Dai-ni-wa)
9 de abril de 2011 Amashoku Ikeda Masako
03 Nichijou Episódio 3
日常の第三話 (Nichijou no Dai-san-wa)
16 de abril de 2011 Wara ningyō Masuoka Hiroshi
04 Nichijou Episódio 4
日常の第四話 (Nichijou no Dai-yon-wa)
23 de abril de 2011 Danchi Ohara Noriko
05 Nichijou Episódio 5
日常の第五話 (Nichijou no Dai-go-wa)
30 de abril de 2011 Onomatopeia Koyama Rikiya
06 Nichijou Episódio 6
日常の第六話 (Nichijou no Dai-roku-wa)
7 de maio de 2011 Peso
10 Ienes
Wadōkaichin
Tachiki Fumihiko
07 Nichijou Episódio 7
日常の第七話 (Nichijou no Dai-nana-wa)
14 de maio de 2011 Cubo de Madeira Wakamoto Norio
08 Nichijou Episódio 8
日常の第八話 (Nichijou no Dai-hachi-wa)
21 de maio de 2011 Gêmeos Idênticos Seki Tomokazu
09 Nichijou Episódio 9
日常の第九話 (Nichijou no Dai-kyū-wa)
28 de maio de 2011 Rei Hirano Aya
10 Nichijou Episódio 10
日常の第十話 (Nichijou no Dai-jū-wa)
4 de junho de 2011 Lagarto-de-gola Nozawa Masako
11 Nichijou Episódio 11
日常の第十一話 (Nichijou no Dai-jū-ichi-wa)
11 de junho de 2011 Lama
Bola de Ferro
Shiraishi Fuyumi
12 Nichijou Episódio 12
日常の第十二話 (Nichijou no Dai-jū-ni-wa)
18 de junho de 2011 Lima-limão Kōrogi Satomi
13 Nichijou Episódio 13
日常の第十三話 (Nichijou no Dai-jū-san-wa)
25 de junho de 2011 Bankokki Ogata Megumi
14 Nichijou Episódio 14
日常の第十四話 (Nichijou no Dai-jū-yon-wa)
2 de julho de 2011 Bola de futebol Chiba Shigeru
15 Nichijou Episódio 15
日常の第十五話 (Nichijou no Dai-jū-go-wa)
9 de julho de 2011 Óleo Sakakibara Yoshiko
16 Nichijou Episódio 16
日常の第十六話 (Nichijou no Dai-jū-roku-wa)
16 de julho de 2011 Parafuso TARAKO
17 Nichijou Episódio 17
日常の第十七話 (Nichijou no Dai-jū-nana-wa)
23 de julho de 2011 3 de Espadas Kazuya Nakai
18 Nichijou Episódio 18
日常の第十八話 (Nichijou no Dai-jū-hachi-wa)
30 de julho de 2011 Frappuccino mocha grande, com chocolate branco, molho de caramelo, xarope de avelã, chantilly e gotas de chocolate, expresso Aikawa Rikako
19 Nichijou Episódio 19
日常の第十九話 (Nichijou no Dai-jū-kyū-wa)
6 de agosto de 2011 Argila Mitsuya Yūji
20 Nichijou Episódio 20
日常の第二十話 (Nichijou no Dai-ni-jū-wa)
13 de agosto de 2011 Papel do Manuscrito de Mangá Koyama Mami
21 Nichijou Episódio 21
日常の第二十一話 (Nichijou no Dai-ni-jū-ichi-wa)
20 de agosto de 2011 Ai-ai Kasa Shimamoto Sumi
22 Nichijou Episódio 22
日常の第二十二話 (Nichijou no Dai-ni-jū-ni-wa)
27 de agosto de 2011 Melon-pan Shibata Hidekatsu
23 Nichijou Episódio 23
日常の第二十三話 (Nichijou no Dai-ni-jū-san-wa)
3 de setembro de 2011 Foto de Formatura Horie Yui
24 Nichijou Episódio 24
日常の第二十四話 (Nichijou no Dai-ni-jū-yon-wa)
10 de setembro de 2011 Máquina de Venda Automática Nagai Ichirō
25 Nichijou Episódio 25
日常の第二十五話 (Nichijou no Dai-ni-jū-go-wa)
17 de setembro de 2011 Parafuso da Nano-chan Yokozawa Keiko
26 Nichijou Episódio 26
日常の第二十六話 (Nichijou no Dai-ni-jū-roku-wa)
24 de setembro de 2011

Referências

  1. Beveridge, Chris (19 de maio de 2016). «Nichijou Vol. #02 Manga Review». The Fandom Post. Consultado em 7 de janeiro de 2020. Cópia arquivada em 18 de junho de 2018. The witty and surreal high school comedy continues in volume 2 of Nichijou! 
  2. «My Ordinary Life Episodes 1-7 Streaming». Anime News Network. 17 de junho de 2011. Consultado em 17 de novembro de 2011. Cópia arquivada em 18 de junho de 2011. [A] rare chance to see talented animators fully indulging their love of the art. / Humor is pretty spotty; leaves you with an aching hunger for substance. 
  3. 「日常」京アニサイト【登場人物・動物とか【メインキャラクター】】 (em japonês) Acesso em 30 de junho de 2011
  4. Anime Nichijou em produção pela Kyoto Animation :: Anime Blade Arquivado em 20 de novembro de 2010, no Wayback Machine. Acesso em 21 de julho de 2011

Ligações externas[editar | editar código-fonte]