Novo Mundo das Trevas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa



Novo Mundo das Trevas
The World of Darkness
Editora(s) White Wolf, Inc.
Local de origem  Estados Unidos
Lançamento Agosto, 2004(EUA), Junho, 2006(Brasil)
Gênero horror
Sistema Storyteller

O Mundo das Trevas (ou World of Darkness) é o novo jogo da da White Wolf, Inc..Ele usa o sistema chamado storytelling, e não é continuação do sistema anterior.

Em 21 de agosto de 2004, a editora White Wolf lançou a sua nova versão do Mundo das Trevas. Embora superficialmente, o cenário seja bastante similar, o tema geral desse é "Mistérios Sombrios", com ênfase no desconhecido e no pessoal. Muitos detalhes do cenário, especialmente a sua história, são deixadas propositadamente vagas ou com múltiplas explicações. Isto é em parte uma resposta à maior parte da crítica do cenário antigo: havia tantos materiais publicados, que era difícil para os narradores surpreenderem os seus jogadores, que conheciam todos os "mistérios do cenário. Adicionalmente, o tema de "fim de mundo" foi abolido dos novos jogos do Mundo das Trevas, o que pode ser pressuposto que a White Wolf não planeja por um fim no novo Mundo das Trevas, como ela fez com o antigo.

Ao invés de publicar as regras completas do sistema em cada livro da série, o novo cenário usa um sistema central para todos os jogos, uma nova versão chamada de "Sistema Storytelling". Um livro básico, chamado simplesmente de O Mundo das Trevas, contém regras completas para jogar com personagens humanos, embora não tenha nenhum material de cenário específico, o livro estabelece o clima para jogos com humanos como protagonistas. Este é outro contraste com os jogos antigos, onde havia tantas criaturas sobrenaturais, que os humanos muitas vezes pareciam sem importância. O livro básico do Mundo das Trevas foi bem recebido nos Estados Unidos e ganhou o premio Origins Gamers' Choice Award de 2004.

O Novo Sistema[editar | editar código-fonte]

As novas regras do Mundo das Trevas são muito mais dinâmicas do que as do sistema antigo. Alguns críticos a comparam negativamente com o sistema d20 usado pela Wizards of the Coast para a terceira edição do Dungeons & Dragons.

Agora, a dificuldade de todas as jogadas foi fixada para 8, diferentemente dos jogos anteriores, onde o Narrador ajustava esse número baseado na dificuldade da ação. Alternativamente, o Narrador pode adicionar ou remover dados da parada de dados do jogador para simular dificuldades variadas. Há também algumas regras que permitem que certos dados sejam rolados novamente. E a regra de falha crítica do sistema anterior foi completamente reformulada.

O jogo agora apresenta um sistema de combate simplificado. No sistema antigo, cada ataque feito durante um combate envolvia 4 jogadas de dados separadas e em alguns casos até mais, devido a certas habilidades sobrenaturais. Essas cenas podiam demorar horas no caso de encontros com grandes números de combatentes. No novo sistema, só é necessário uma única jogada que é ajustada baseada nas capacidades de defesa do oponente, e com essa jogada é possível obter o sucesso ou falha do ataque e quantidade de dano causada no oponente.

As regras de Natureza e Comportamento, que representavam a personalidade do personagem e eram comuns nos jogos antigos também foram removidas. No novo sistema, os personagens tem duas características chamadas virtude e vício, que representa que ações os personagens podem tomar para recuperar pontos de Força de Vontade que fora perdidos durante a história.

Os Livros Principais[editar | editar código-fonte]

Cada cenário novo agora consiste de um livro que detalha apenas as regras específicas daquele tipo de protagonista a ser apresentado, deixando mais espaço para detalhes daquele aspecto do Mundo das Trevas. Isso também melhorou a compatibilidade entre os jogos, particularmente porque todos os personagens começam o jogo como humanos e têm basicamente as mesmas características. As características sobrenaturais ainda variam para cada tipo de personagem, mas as interações entre si são guiadas por um única mecânica. Além disso, todos as criaturas sobrenaturais (incluindo aquelas dos livros de série limitadas), seguem regras similares. Por exemplo:

  • 5 grupos "inerentes", que todo personagem pertence devido as circunstâncias de sua transformação em um ser sobrenatural (Clãs de Vampiro, Augúrios de Lobisomem e as Sendas de Mago).
  • 5 grupos de "afiliação", que um personagem pode pertencer baseado em suas crenças filosóficas, um personagem não é obrigado a pertencer a nenhum desses grupos (Coalizões de Vampire, Tribos de Lobisomem e Ordens de Mago).
  • Atributo de Poder: Medido de 1 a 10 (Potência do Sangue em Vampiro, Instinto Primitovo em Lobisomem, e Gnose em Mago). Níveis altos nessa característica fazem o personagem ser mais poderoso, mas geralmente limitam a habilidade do personagem de interagir com o resto do mundo.
  • Atributo de Energia, que são pontos temporários usados como combustível para usar os poderes(Vitae em Vampiro, Essência em Lobisomem e Mana em Mago).
  • Os poderes aprendidos tem um nível de poder de 1 a 5, e é possível aumentar esse poder quando o atributo de poder for maior que 5 (Disciplinas em Vampiro, Dons em Lobisomem e Arcana em Mago).

Os três jogos principais são os seguintes:

Livros da Série Limitada[editar | editar código-fonte]

Além dos três jogos principais, haverá um jogo adicional por ano. Cada um desses jogos terá um série limitada de apenas seis suplementos. O primeiro desses jogos, foi Promethean: The Created, baseado em Frankenstein e histórias similares de criar vida através da alquimia. O segundo jogo será Changeling, lançado em Agosto de 2007, porém devido ao sucesso, em Abril de 2008 foi anunciado que Changeling excederia número máximo de suplementos, chegando hoje a 12 livros, contando módulo básico.

Livros e Suplementos[editar | editar código-fonte]

  • World of Darkness (Agosto 2004)
  • Ghost Stories (Novembro 2004)
  • Antagonists (Dezembro 2004)
  • Mysterious Places (Junho 2005)
  • Chicago (Dezembro 2005)
  • Armory (Janeiro 2006)
  • Second Sight (Abril 2006)
  • Shadows of the UK (Junho 2006)
  • Skinchangers (Julho 2006)
  • Tales from the 13th Precinct (Julho 2006)
  • Shadows of Mexico (Outubro 2006)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]